terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Tabaco: Consumo caiu...

A entrada em vigor da lei do tabaco reduziu entre dez a 15 por cento as vendas de cigarros em Portugal, naquela que é uma das descidas mais significativas entre os países-membros da União Europeia. Segundo a edição desta terça-feira do Diário de Notícias, os dados das associações de armazenistas e de grossistas de tabaco mostram que as novas regras sobre o fumo que começaram a ser aplicadas há quase um ano tiveram um forte impacto no consumo. Mas a maior quebra foi mesmo a registada em Janeiro, altura em que as vendas de cigarros baixaram 17 por cento.

«No último ano houve uma redução de 15 por cento das vendas de tabaco», afirmou ao DN Helena Manuela da Associação Portuguesa de Armazenistas de Tabaco. A responsável alerta, contudo, que parte desta descida está também relacionada com o aumento da contrafacção. Já a Associação Nacional de Grossistas de Tabaco disse ao DN que a quebra mensal nas vendas tem sido superior a dez por cento: «Até Outubro as vendas caíram 13,2 mas até ao final do ano a quebra deverá atingir os 14 por cento», afirmou o presidente do organismo, Jorge Duarte.

Já quanto ao número de portugueses que terá deixado de fumar, o director-geral da Saúde, Francisco George mostra-se animado mas fecha-se em copas, remetendo para amanhã um balanço oficial dos efeitos da nova lei. «Os dados que temos até agora apontam para um resultado superior às expectativas», limita-se a dizer Francisco George, que amanhã apresentará o balanço oficial da aplicação da lei que entrou em vigor há um ano. O director-geral da Saúde avança ainda que, no panorama europeu, os indicadores sobre os resultados de aplicação das novas regras em Portugal ficam acima dos registados noutros países que adoptaram legislação semelhante.

DN / Diário Digital

2 comentários:

Anónimo disse...

lol,so nice

Anónimo disse...

Although there are differences in content, but I still want you to establish Links, I do not know how you advice!