terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Aquecimento global pode ser irreversível...

Uma equipa de cientistas especializados em ambiente nos EUA lançou um alerta de que muitos dos efeitos das alterações climáticas podem ser irreversíveis.

Num artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas afirmam que as temperaturas na Terra podem manter-se altas durante até mil anos, mesmo se as emissões de dióxido de carbono (CO2) fossem eliminadas hoje. Segundo os investigadores, se o nível de CO2 na atmosfera continuar a subir, vai chover menos em áreas que já são secas no sul da Europa, na América do Norte e em partes da Ásia e da Austrália.
Também afirmam que, actualmente, os oceanos estão a desacelerar o aquecimento global ao absorver calor, mas que em algum momento vão libertar este calor para a atmosfera.
A divulgação das conclusões dos ambientalistas coincide com o pedido feito pelo presidente dos EUA, Barack Obama, para que a Agência Americana de Protecção Ambiental reveja as regras de emissão de dióxido de carbono por veículos de passageiros.

Vários Estados norte-americanos, liderados pela Califórnia, querem introduzir leis para obrigar os fabricantes de automóveis a melhorar drasticamente a eficiência do uso de combustíveis.
A medida encontrou oposição de vários sectores, que argumentam que essa decisão poderia derrubar a procura por novos carros neste período de recessão.
Os cientistas envolvidos na nova pesquisa dizem que os políticos precisam de agir imediatamente para contrabalançar os danos já provocados no ambiente.

Diário Digital

Sem comentários: