terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Rotações 13 Janeiro 2009

Per-Gunnar Andersson vence na Noruega

Sueco Per-Gunnar Andersson venceu o Sigdalsrally prova de abertura do rali da Noruega no Skoda Fabia WRC. Martin Sten Horne ficou em segundo lugar com o Mitsubishi Lancer. Per-Gunnar Andersson no campeonato norueguês, vibrou como a vitoria no Sigdalsrally sob condições climatéricas graves, com oito a dez graus negativos. Mads Ostberg foi um dos mais rápido desde o início, mas os últimos dois troços teve que quebrar para o campeão na terceira etapa. Ostberg estreou o novo Subaru Impreza WRC.

Um carro que nunca anteriormente tinha sido conduzido em neve. Como Andersson não conta nas contas do campeonato, foi o veterano Morten Ostberg de Varna que ficou com a maioria dos pontos. Como Ostberg júnior, também dirige um Subaru Impreza WRC, e terminou em 4. No Grupo N nos últimos três anos foi o vencedor Martin Sten Horne que terminou com uma boa margem para Andreas Mikkelsen que foi segundo. Mikkelsen conduzir um Subaru Impreza Sti-Copa, o que não é um óptimo grupo N. Em 3 do grupo N terminou Bernt Kolle Violências e Veronica Engan com seu Mitsubishi Lancer. Na classe até 2000 ccm, Osterdal aproveitou a vitória com o seu Ford Fiesta ST. Desde o início Petter Rolfsen foi o mais rápido, mas teve de se contentar com o 2 lugar, 14 segundo atrás Okseter. Em um 3 lugar ficou Marius Dahl. Próxima ptova é Rally Hadeland a 24 Janeiro.
Classificação
1. Per-Gunnar Andersson / Jonas Andersson (S), Skoda Fabia WRC
2. Martin Sten Horne / Ove Johnny Andersen, Mitsubishi
3. Andreas Mikkelsen / Ola Floene, Subaru Impreza
4. Morten Ostberg / Christian Ostberg, Subaru Impreza WRC
5. Bernt Kolle Violência / Veronica Engan, Mitsubishi

Carros até 2000 ccm
1. Peder Okseter NAF Sul Osterdal Ford Fiesta 30
2. Stig Rune Corte Moen NMK Elverum Peugeot 206 25
3. Petter Rolfsen NMK Modum & Sigdal Ford Fiesta 23
4. Jim Roger Haugom KNA Kongsvinger Peugeot 206 19
5. Marius Dahl NMK Modum & Sigdal Ford Fiesta 18
Grupo N 4WD 2000 ccm
1. Martin Sten Horne NMK Modum & Sigdal Mitsubishi Evo 9 30
2. Andreas Mikkelsen NAF MSP. Asker & Bærum Subaru Impreza 23
3. Bernt Kolle Violência NAF Motorsports A & B Mitsubishi Lancer 18
4. Sveinung Bieltvedt NAF Ovre Ostfold Subaru Impreza 15
5. Anders Kjær NMK Larvik Subaru Impreza 12
Grupo A 4WD 2000 ccm
1. Morten Ostberg KNA Varna Subaru Impreza WRC 30
2. Christian Selmer KNA Oslo região Ford Focus WRC 23
3. Egil Bentzen KNA Oslo região Subaru Impreza WRC 18

Dakar 2009 - Portugueses no Atacama

Carros:

As dunas tem-se revelado vantajosa para o espanhol Carlos Sainz. Embora não seja o seu local favorito, o piloto madrileno tem garantido boas opções para a vitória final, correndo com Miller, que quase passou à frente do início ao fim, mais de 430 km da especial do dia, lado a lado com o seu companheiro. Infelizmente, Miller deparou com uma pedra e carregar no seu caminho. As vicissitudes da sorte permitiram Sainz a chegada triunfante. O duas vezes campeão mundial WRC vê aumentar as suas opções concedidas para a vitória final. A hierarquia está a surgir cada vez mais claramente na equipa Volkswagen, como em geral, onde Sainz aproveitou seus dois companheiros de equipe, Miller e De Villiers. Nani Roma, o quarto no ranking, que atingiu um sétimo torna-se claro em um dos grandes perdedores do dia. O melhor tempo da terceira fase foi para Robbie Gordon, confortavelmente entrincheirados em quinto lugar na classificação.
Adelio Machado e Laurent Flament ultrapassaram hoje mais uma longa e dura etapa do Dakar, que rumou ao deserto do Atacama em território chileno, ocupando agora um lugar no pódio T2.
ETAPA 10 a mais longa e a mais difícil do rali! Será já na parte final da especial que os pilotos encontrarão uma série de dunas de cerca de 100 km. Neste âmbito, inclusive os maiores especialistas terão um sentimento de novidade. As dunas chilenas são verdadeiras montanhas de areia que requer alguma experiência para as escalar e, descer pelos seus lados, em mais de um quilómetro. Com o intenso calor da região, poucos serão aqueles que passaram ilesos ao desgaste físico e, ninguém conhece com precisão o comportamento da área. Aconteça o que acontecer, será importante manter a lucidez até ao final

Classificação Geral:
1 Sainz (Esp) Perin (Fra) Volkswagen
2 Miller (Usa) Pitchford (Zaf) Volkswagen
3 De Villiers (Zaf) Von Zitzewitz (Deu) Volkswagen
4 Roma (Esp) Cruz Senra (Esp) Mitsubishi
5 Gordon (Usa) Grider (Usa) Hummer
9 Kuipers (Nld) Palmeiro (Prt) Bmw
39 Machado (Prt) Flament (Fra) Toyota
47 Inocencio (Prt) Fiuza (Prt) Mitsubishi
49 Leal Dos Santos (Prt) Pires De Lima (Prt) Bmw

Motos

Encurtada em 20 quilómetros, para evitar uma área particular sofrido alterações do itinerário final com um cordão de dunas de passagem difícil. Muita navegação, e extensas áreas de dunas Pedra foram a ordem do dia em Navarra, criando uma cena das mais belas etapas com passagem célebres Atacama foi o deserto. A nona etapa do Dakar foi certamente jus às expectativas, coroado o holandês Frans Verhoeven, apesar da saída para assumir a 33 ª posição, esta manhã. Marc Coma continua líder global. A competição na categoria motos já começou bem cedo com o quarto piloto da geral e líder do especial em San Rafael, Jonah Street. Após a degustação das dunas há poucos dias ao lado da Cordilheira dos Andes, os motares tiveram que provar a sua coragem em um trecho de dunas de areia e pode ficar louco andaluzia corajoso... Não era ainda o caso dos dirigentes em a categoria de motos. Os três primeiros da véspera, Despres, Coma e Lopez, foram cumpridos.

Depois de ter andado mais cauteloso na véspera, o piloto português mostrou-se bastante à vontade, ao longo dos 430 quilómetros do troço cronometrado, rodando em constante progressão.12º na partida e 10º aos quilómetros 57 e 95, Hélder Rodrigues imprimiu um bom andamento Rodando em sexto lugar durante grande parte da especial, para terminar em sétimo. Em luta Aguerrida pela vitória da etapa, David Frétigné e Francisco Lopez acabariam por ser
surpreendidos, na parte final, pelo holandês Frans Verhoeven, grande vencedor do dia.
O piloto de Sintra recuperou assim dois lugares na classificação geral, com a desistência do norte-americano Jonah Street, devido a mazelas físicas e com a má prestação de Pal Ullevalseter, que
terminou no 24º lugar. Hélder Rodrigues está a 29 segundos do quinto lugar, ocupado por
Viladoms.“Foi uma etapa bastante dura, principalmente na parte final onde houve muita navegação e muita gente a perder-se. Hesitei duas vezes e a partir dessa altura apostei num ritmo mais calmo concentrando-me no road-book e no GPS, em detrimento da velocidade. A minha Aposta pagou dividendos e estou contente por ter reconquistado o sexto lugar”, referiu
Hélder Rodrigues.

Classificação Geral:
1 Coma (Esp) Ktm
2 Fretigne (Fra) Yamaha
3 Despres (Fra) Ktm
4 Lopez (Chl) Ktm
5 Viladoms (Esp) Ktm
6 Rodrigues (Prt) Ktm
11 Goncalves (Prt) Honda
40 Bianchi Prata (Prt) Bmw

Camiões
Os Russos a mostrarem todos os dotes e a liderarem com bastante vantagem sobre a concorrência.

Classificação Geral:
1 Chagin (Rus) Savostin (Rus) Nikolaev (Rus) Kamaz
2 Kabirov (Rus) Belyaev (Rus) Mokeev (Rus) Kamaz
3 De Rooy (Nld) Colsoul (Bel) Van Melis (Nld) Ginaf
4 De Azevedo (Bra) Justo (Bra) Martinec (Cze) Tatra

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: