quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Rotações 22 Janeiro 2009

Formula 1: Buemi domina tudo e todos

F1 Renault revelou frente peculiar no Autódromo Internacional do Algarve a sua equipa e carro de 2009. A escuderia de Enstone revelou o R29 e a sua formação de pilotos, mantendo, como já se sabia, Fernando Alonso e Nelsinho Piquet como titulares e promovendo a tester Romain Grosjean. Também presente na pequena cerimónia que antecedeu o início dos testes esteve Flavio Briatore. O novo carro saído da pena da equipa de engenheiros liderada por Pat Symonds diferencia-se dos seus opositores já conhecidos por um nariz bastante largo e por uns flancos que se prolongam até à zona situada por baixa da asa traseira.

A bateria de testes que tem lugar esta semana no Autódromo Internacional do Algarve iniciou-se sob o signo da chuva, o que não tem permitido que as equipas cumpram os seus programas previstos para esta segunda-feira. Pouco depois da Williams e da Renault terem apresentado os seus contendores de 2009, Sebastien Buemi lançou-se em pista com o seu Toro Rosso STR3 Ferrari equipado ainda com as asas da temporada passada. A Williams apresentou no Autódromo Internacional do Algarve o seu contendor para 2009, carro em que a equipa de Grove deposita grandes esperanças. A formação de Frank Williams e de Patrick Head revelou hoje ao mundo o FW31 Toyota, monolugar que será utilizado este ano por Nico Rosberg e por Kamui Kobayashi. As cores de 2009 não foram ainda desvendadas, apresentando o carro de Grove com o azul que tem caracterizado a decoração de Inverno da Williams nos últimos anos.

Ao longo do dia o Williams FW31 Toyota, que será o único carro a usar um KERS com a tecnologia Flywheel. O piloto suíço foi mais rápido em pista mas, com o asfalto bastante molhado, ficou longe do recorde da pista, assinado por Pedro de la Rosa no sábado passado, ao registar a marca de 1:41,529. O novo recruta da Toro Rosso foi igualmente o piloto que mais rodou, completando quase o dobro das voltas realizadas pelos restantes homens em pista. De la Rosa foi o mais rápido entre os homens dos carros novos, mas a grande surpresa foi o Williams FW31 Toyota que, depois de ter sido apresentado, aproximou-se bastante da marca obtida pelo McLaren MP4-24 Mercedes. Porém, Nico Hulkenberg acabou por promover o aparecimento da única bandeira vermelha da sessão, ao sair de pista logo a seguir ao gancho, pouco depois do meio-dia e meio. O tester da equipa de Grove só depois das quatro voltou à pista, mas as condições da pista não lhe permitiram rolar consistentemente, assim como aos restantes pilotos.
Kamui Kobayashi rodou com o Toyota TF109 e Nelsinho Piquet com o Renault R29, mas qualquer um deles perdeu mais de três segundos para de la Rosa e para Hulkenberg, até ao princípio da tarde. O piloto brasileiro conseguiu melhorar a sua marca pouco antes da chuva se abater com toda a sua força sobre o Circuito Internacional do Algarve, marcava o relógio 14h40m, passando a perder menos de três segundos para o espanhol da McLaren Mercedes.
1 Sebastien Buemi Toro Rosso
2 Pedro de la Rosa McLaren Mercedes
3 Nico Hulkenberg Williams
4 Nelsinho Piquet Renault
5 Kamui Kobayashi Toyota

O piloto de testes Pedro de la Rosa foi o primeiro a experimentar o novo monolugar que será conduzido durante a semana também por Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen. O piloto de testes Pedro de la Rosa foi o primeiro a rodar na pista do Autódromo do Algarve com o novo monolugar da McLaren para 2009, o MP4-24, carro com que a escuderia britânica pretende manter a liderança na Fórmula Um na época que se aproxima e com ele vencer mais um campeonato do Mundo da categoria. Apresentado no passado sábado em Woking, o novo modelo surge agora em pista, num evento que vem confirmar a importância que o Autódromo Internacional do Algarve possui já entre os vários destinos possíveis para o desporto automóvel internacional. Pedro de la Rosa, piloto de testes da McLaren há seis anos, realizou assim um total de 18 voltas ao traçado da pista de Portimão, afirmando-se no final particularmente satisfeito pela forma como o carro se comportou e pelos dados que conseguiu retirar desse mesmo comportamento.

“Estou muito contente pela forma como decorreu esta sessão de testes. Obviamente que teremos que levar o MP4-24 ao seu limite, mas ainda assim podemos afirmar que este sábado foi já um dia de trabalho muito construtivo”, afirmou o piloto depois de um dia de testes em que os técnicos da McLaren procuraram avaliar a fiabilidade do monolugar. “Devido ao limite imposto no numero de testes privados ao longo do corrente ano é vital que consigamos desenvolver o carro para a primeira corrida da temporada”, continuou o espanhol, que volta a Algarve esta segunda-feira para novos testes, devendo ser substituído depois por Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen, os pilotos titulares da equipa que ião prosseguir os testes nos dias seguintes. “Temos pela frente semanas de trabalho muito intensas e todos na equipa estão concentrados para conseguirmos os melhores resultados”, concluiu De la Rosa.

Depois da chuva ter marcado os últimos dias de testes no Autódromo Internacional do Algarve, hoje o Sol fez a sua aparição, o que agradou de sobremaneira às equipas presentes, ávidas de prosseguirem com a preparação da temporada de 2009. Sebastien Buemi, mesmo no seco, continuou a ser o piloto mais rápido em pista, aproveitando da melhor forma o facto de estar a rodar com o Toro Rosso Ferrari do ano passado equipado com os apêndices aerodinâmicos de 2008. Fernando Alonso, que se estreou ao volante do Renault R29, foi quem mais se aproximou do piloto suíço, tendo espanhol rodado consistentemente, o que deu motivos de alegria à formação de Enstone, depois dos problemas de motor de ontem.

Também a Williams teve motivos para se regozijar, uma vez que Nico Rosberg mostrou que o novo carro de Grove, após os primeiros quilómetros, pode ser competitivo e fiável. Por seu lado, Lewis Hamilton regressou ao volante do McLaren Mercedes depois de ter alcançado no Grande Prémio do Brasil o seu primeiro título na Fórmula 1, mas o seu primeiro dia de trabalho para a temporada de 2009 não lhe correu da melhor forma. O inglês ainda passou pelo comando da tabela de tempos, mas um problema técnico, provavelmente relacionado com um motor, acabou por imobilizar em pista o McLaren MP4-24 Mercedes, que, à semelhança dos dias anteriores, continua a ostentar uma asa traseira com as dimensões permitidas pelo regulamento de 2008.
Antes da situação de bandeiras vermelhas provocada por Lewis Hamilton, também Timo Glock interrompeu a sessão ao sentir problemas de motor no seu Toyota TF109 quando o relógio apontava 11.02. Tal como o Campeão do Mundo, o jovem germânico permaneceu na sua boxe.

1 Sebastien Buemi Toro Rosso
2 Fernando Alonso Renault
3 Nico Rosberg Williams
4 Lewis Hamilton McLaren Mercedes
5 Timo Glock Toyota

Alonso mostra-se, no Algarve, satisfeito com as novas regras, à excepção do KERS; Piquet sonha com o título e Briatore diz «não» à saída do espanhol Fernando Alonso ainda não começou a testar no Autódromo Internacional do Algarve, mas, no terceiro dia de trabalho, tornou-se num dos principais protagonistas.«Nesta temporada, todas as equipas vão começar do zero, o que pode ser uma vantagem, porque a Ferrari e a McLaren já não podem dar continuidade ao trabalho efectuado nos outros anos. Tenho vontade de vencer. Este é o meu objectivo e, por isso, oxalá consiga ganhar», afirma o espanhol, satisfeito com o primeiro dia de trabalho realizado pela equipa francesa no Algarve.

Nélsinho Piquet, que continua como companheiro de Fernando Alonso, defende que pode lutar pelo primeiro lugar do Mundial se tiver as mesmas condições do asturiano: «Ainda é muito cedo para falar, queremos, como é lógico, estar melhor ainda. Temos essa ambição, mas não sabemos quais os segredos das outras equipas e o que vão mostrar na Austrália. Se o carro estiver competitivo e se tiver mesmas hipóteses do que o Fernando, tenho a certeza que posso lutar pelo título». O brasileiro, que concorda com a presença da pista algarvia no calendário da Fórmula 1, admite que está este ano mais experiente: «Vai ser um ano bem mais tranquilo do que o ano passado, porque conheço todas as pistas e estou mais preparado.
Algumas mudanças não agradam a muita gente, porque se gasta mais dinheiro do que se economiza, mas outras foram positivas, como os pneus «slicks». De vez em quando é bom mudar e as alterações feitas são positivas. A Renault, que é uma equipa vencedora, tem mais hipóteses de andar na frente e disputar o campeonato.»

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: