O mau tempo continua a atingir Portugal continental com chuva e vento fortes que já levaram ao corte de algumas estradas e que promete manter-se até ao próximo domingo. Uma situação que levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a avançar com o alerta Amarelo para onze distritos.
Apesar do Instituto de Meteorologia apenas prever para hoje a queda de aguaceiros, mas que serão acompanhados de vento forte, a Autoridade Nacional de Protecção Civil decidiu colocar em alerta Amarelo onze distritos de Portugal Continental. Desde ontem e até ao próximo domingo às 12 horas estão em alerta Amarelo os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Portalegre, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Para já e segundo a ANPC quatro distritos de Portugal continental, Viana do Castelo, Castelo Branco, Guarda e Coimbra, têm hoje troços de estradas cortados devido à neve ou por inundação. Em Viana do Castelo estão fechados os troços das estradas municipais entre Lamas de Mouro e Parada do Monte e entre Lamas de Mouro e Penedo do Lagarto, devido à neve.
Também por causa da neve, na Guarda estão encerradas as nacionais 338 entre Piornos e Manteigas e entre Portela e Lagoa Comprida e a 339 entre Sabugueiro e Lagoa Comprida. No distrito de Castelo Branco estão cortadas a estradas nacionais 338 entre Piornos/Torre e Entroncamento de Loriga e a 339 entre Covilhã e Piornos, devido à neve. Em Coimbra mantêm-se vedadas ao trânsito os troços das municipais 341, entre Alqueidão e Amieira, e a municipal entre Campo Ereira e Lares. Aguaceiros e queda de neve para hoje O Instituto de Meteorologia prevê para esta quarta-feira que o céu se apresente geralmente muito nublado com a queda de aguaceiros, por vezes fortes, assim como queda de neve acima dos 800 metros.
Haverá ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada e de queda de granizo com o vento a soprar moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste, soprando forte (35 a 50 km/h) e com rajadas da ordem dos 70 km/h no litoral. Já nas terras altas o vento será forte a muito forte (50 a 70 km/h) de sudoeste e com rajadas da ordem dos 90 km/h. Em relação à temperatura o Instituto de Meteorologia prevê uma pequena subida da temperatura mínima e com as máximas a chegarem hoje aos 12 graus no Porto, aos 13 em Lisboa e 14 para Faro. Quanto ao estado do mar a previsão aponta para a costa Ocidental ondas de oeste com 4 a 5 metros, aumentando gradualmente para 6 a 7 metros situando-se a temperatura da água do mar entre os 12 e os 14 graus. Já para a costa Sul a ondas vão surgir de sudoeste com 2 a 3 metros de altura, aumentando gradualmente para os 4 a 5 metros e com a temperatura da água do mar a atingir os 15 graus.
Rtp
Sem comentários:
Enviar um comentário