terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Rotações 03 Fevereiro 2009

Speedcar Series,Qatar na ronda

Speedcar Series com corrida nocturna
Agendada para o Qatar entre 12 e 14 de Fevereiro, a próxima ronda da Speedcar Series tem como atractivo extra o facto de ser o primeiro evento nocturno da competição de ‘stock cars’ sedeada no Médio Oriente. Actualmente e após duas jornadas, a liderança da tabela é dividida por dois nomes da Fórmula 1, Johnny Herbert e Heinz-Harald Frentzen, ambos com 21 pontos. O fim-de-semana engloba ainda no programa a G2 Ásia, que conta com a presença da equipa portuguesa Ocean.

A Ocean Racing Technology é a primeira equipa portuguesa a tomar parte no difícil plateau da GP2, depois de Tiago Monteiro e José Manuel Guedes terem comprado a BCN Competicion. A escuderia lusa continua a estruturar-se, tendo o piloto português da SEAT adiantado algumas novidades. O duo oriundo do Porto tomou as rédeas da ex-equipa de Enrique Scalabroni a tempo da ronda do Dubai da GP2 Asia, tendo os responsáveis da formação portuguesa encarado este campeonato como um ensaio para a temporada europeia.

Desde que Tiago Monteiro e José Manuel Guedes adquiriram a Enrique Scalabroni a BCN Competicion que tem vindo a edificar a estrutura que dá corpo à Ocean Racing Technology, não estando ainda, no entanto, escolhido o local onde a equipa será sediada. O Centro Tecnológico do Autódromo Internacional do Algarve é uma possibilidade forte, mas nada está ainda confirmado. ”Temos um camião nosso no Autódromo Internacional do Algarve, onde estamos de momento a preparar tudo para a Main Series, enquanto não tomamos a decisão final sobre as futuras instalações da nossa equipa”, salientou o piloto/chefe de equipa que em 2009 voltará a disputar o WTCC ao volante de um SEAT Leon TDI.

Campeonato Portugal de Montanha em Declínio

Uma disciplina das mais económicas do panorama nacional e que durante muitos anos atribuiu títulos a (quase) todos, mas que nem assim tem conseguido ter listas de inscritos atraentes. Vamos ver esta época, com menos provas e com alguns novos projectos de participação que se vão falando.
O Calendário do Campeonato de Portugal de Montanha já foi reduzido por duas vezes este ano, encontrando-se neste momento com 7 eventos. No início do mês foi o Motor Clube de Guimarães que retirou a Rampa da Penha do calendáro. No final da semana passada foi a vez do Clube Automóvel da Marinha Grande retirar a Rampa de Figueiró dos Vinhos.

Calendário:
Abril 18.19 Rampa Do Clube Automovel Da Regua C Aut Regua Murça
Maio 08.10 Rampa Int S. Da Estrela Acp – Cidade Da Covilhã Acp Covilha
Maio 23.24 Rampa Porca De Murça C A Vila Real Murça
Junho 20.21 Rampa De Bragança Nordeste A C Bragança
Setembro 04.05 Rampa Do Caramulo Targa Clube Caramulo
Setembro 19.20 Rampa Sentir Penafiel – Acp Acp Penafiel
Outubro 03.04 Rampa Da Penha Demoporto Guimaraes

Apesar das ameaças do ACP o Rali de Portugal está ai…

Depois de já ter alertado há umas semanas atrás, Carlos Barbosa voltou à carga, desta vez aos microfones da TSF. Segundo o presidente do ACP, em 2007 estavam contractualizados 2,5 milhões de Euros com o governo, sendo 1 milhão proveniente do Turismo de Portugal e outro milhão do Instituto do Desporto. A parte relativa a 2008 do Instituto do Desporto ainda não foi paga. Carlos Barbosa referiu que sem garantias escritas de que esse dinheiro será pago, não avança com a edição de 2009 do Rali de Portugal.
De regresso ao Mundial de Ralis em 2009, o Rali de Portugal, que se realiza de 2 a 5 de Abril, será disputado sensivelmente nos mesmos troços dos últimos anos, embora existam diversas novidades.
A prova conta com 3 etapas e um percurso total de aproximadamente 1165 km, integrando 18 provas de classificação que perfazem 361 km, o que representa 31% do itinerário do rali. De salientar que, em 2009, a super especial do Estádio do Algarve estará de volta, sendo disputada por duas vezes, uma logo a abrir a parte competitiva da prova, na quinta-feira, dia 2 de Abril, e a segunda a encerrar esse mesmo quadro, no domingo, dia 5 de Abril, antecedendo a cerimónia de consagração dos vencedores.

O Vodafone Rally de Portugal manterá uma estrutura global semelhante à da edição de 2007, embora apresente muitas novidades em termos de traçado.
A primeira etapa vai para a estrada na sexta-feira, dia 3 de Abril, com uma dupla passagem por 3 classificativas:
• OURIQUE, numa nova versão, com cerca de 23,5 km
• SILVES, um troço totalmente novo com 21,5 km
• MALHÃO, numa nova versão de uma classificativa utilizada em 2007, agora com uma extensão de 22 km.

Do programa da segunda etapa, a disputar no sábado, dia 4 de Abril, constam mais três classificativas a percorrer por 2 vezes:
• SANTA CLARA, numa nova versão de cerca de 22,5 km
• ALMODOVAR, também uma nova versão com um pouco mais de 27 km.
• VASCÃO, introduzido na edição de 2008, mantém-se inalterado com quase 23 km
A terceira e decisiva etapa, que terá lugar no domingo de manhã, dia 5 de Abril, inclui uma dupla
passagem por duas classificativas já tradicionais no Rally de Portugal, para além da já referida super especial no Estádio Algarve:
• LOULÉ surge este ano numa nova versão, com cerca de 22,5 km
• S. BRÁS DE ALPORTEL, com 16 km
Refira-se que o Vodafone Rally de Portugal será pontuável para diversos campeonatos e competições: WRC - Absoluto, WRC - Junior e WRC - Produção, para além do Ford Fiesta Sporting International Trophy e ainda o Campeonato de Portugal de Ralis.

Salão de Detroit sim, Barcelona não! Japão… talvez

O Salão Automóvel de Detroit fechou as suas portas no domingo, dia 25 de Janeiro, tendo recebido um total de 650 000 visitantes, entre os quais 5500 jornalistas de mais de 40 países. Na mostra norte-americana foram revelados 53 novos veículos, 34 dos quais eram estreias mundiais e 19 estreias em solo americano. Na gala de caridade realizada anualmente no âmbito deste salão foram angariados 2.6 milhões de dólares, uma soma que será distribuída por várias instituições infantis.

Entre as principais estreias mundiais já reveladas, no Cobo Hall de Detroit, a principal surpresa é o novo VW Concept BlueSport. Um roadster que tem como principal rival o Mazda MX-5. As primeiras informações divulgadas indicam que o novo dois lugares consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6.2 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 225 km/h. O BlueSport será equipado com motores TSI e TDI, a apresentação oficial das primeiras versões de produção estão previstas para 2010. Em Detroit, a Audi estreia o novo A7, a BMW o Z4, a Toyota o restyling do Prius, a Jaguar o XF-R, a Honda o Insight (rival do Prius), enquanto que na Mercedes o principal motivo de interesse é a nova geração Classe E. A Cadillac exibiu no Salão Internacional do Automóvel de Detroit 2009, a próxima geração do Crossover SRX 2010.

O Salão de Barcelona, com realização prevista entre os dias 9 e 17 de Maio, foi cancelado.
A ANFAC, a Associação dos Construtores Espanhóis, anunciou que o Salão de Barcelona, com realização prevista entre os dias 9 e 17 de Maio, será cancelado. O fraco interesse dos construtores em participarem na mostra espanhola ditou o seu cancelamento. A Nissan, a Peugeot, a Seat, a Citroën, a Renault e a General Motors são algumas das marcas que já tinham feito saber que não iriam participar no salão. Recorde-se que, no início do ano, o Salão de Detroit, um dos maiores certames norte-americanos, abriu as suas portas sem a presença de marcas como a Nissan, a Porsche, a Ferrari, a Mitsubishi, e a Land Rover. A Associação de Fabricantes de Automóveis do Japão, por seu turno, também equaciona o cancelamento da mostra a realizar-se entre os dias 21 de Outubro e 8 de Novembro, deste ano.

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: