Peugeot apresenta-se com Pedro Lamy
A marca francesa vai estar presente nas 24 horas de Le Mans, nas 12 de Sebring e nos 1000 km de Spa-Francorchamps. A Peugeot Sport apresentou o seu programa desportivo para a temporada 2009.
Apesar do actual ambiente económico difícil, a Peugeot decidiu prosseguir em 2009 com todos os programas de competição, quer de Endurance de alto nível, quer de promoção desportiva dos seus produtos. Esta crise levou a direcção da Peugeot a utilizar sinergias dentro do Grupo PSA Peugeot Citroën, nomeando Olivier Quesnel para liderar a Peugeot Sport.
Pelo terceiro ano consecutivo Pedro Lamy será piloto oficial, estando prevista a sua participação nas três provas. No que respeita a pilotos, os franceses vão apostar em dez pilotos. O francês Nicolas Minassian, o espanhol Marc Gené, o também gaulês Stéphane Sarrazin e o "nosso" Pedro Lamy que transitam da temporada passada. O francês Franck Montagny e os austríacos Christian Klien e Alexander Würz não foram titulares a época transacta, mas vão conduzir os 908 HDI FAP este ano. Ricard Zonta e Jacques Villeneuve foram dispensados por Olivier Quesnel, e os seus lugares serão ocupados pelo ídolo francês Sebastien Bourdais, que já conduziu pela Peugeot em 2007 e renovou pela Toro Rosso F1 para 2009, e pelo australiano David Brahbam, que o ano conduziu um dos Acura da Highcroft Racing no ALMS e fez parte da equipa oficial da Aston Martin em Le Mans. Para os Estados Unidos da América, já no próximo mês de Março, a medir forças com a Audi e a Acura, a Peugeot apenas enviará dois carros.
A primeira será confiada ao trio composto por Klien/ Lamy/ Minassian e a segunda ao trio 100% gaulês formado por Bourdais/ Montagny/ Sarrazin. Na prova belga do Le Mans Series, o construtor de Sochaux participará com três viaturas: uma para Klien/ Lamy/ Minassian, outra para Montagny/ Sarrazin (Bourdais estará a disputar o GP Espanha F1 nesse fim-de-semana) e uma terceira para Brabham/ Gené/ Wurz. A Peugeot Sport não divulgou as suas equipas de pilotos para a clássica francesa, sendo provável que o faça depois da prova do LMS.Os 908 HDI FAP apresentam este ano uma decoração ligeiramente diferente, agora com o azul a predominar, e com o destaque o capot em alumínio cromado que serve, segundo os técnicos franceses, para diminuir a temperatura dentro do cockpit.
A Peugeot Sport confiando nos 9 pilotos que satisfizeram a equipa durante os dois primeiros anos nas corridas de Endurance:
• Sébastién Bourdais (França), 30 anos.
• David Brabham (Austrália), 43 anos.
• Marc Gené (Espanha), 35 anos.
• Christian Klien (Áustria, 26 anos.
• Pedro Lamy (Portugal), 37 anos
• Nicolas Minassian (França), 36 anos.
• Frank Montagny (França), 31 anos.
• Stéphane Sarrazin (França), 33 anos.
• Alexander Wurz (Áustria), 35 anos
Neve inspira ambição da Ford
Mikko Hirvonen acredita que a neve do Rali da Noruega pode ser-lhe favorável na luta pelo primeiro lugar, à semelhança do que aconteceu em 2007, pois ficou em primeiro lugar. O finlandês procura, no próximo fim-de-semana, redimir-se do terceiro lugar ocupado na Irlanda, sob o domínio da Citroën, embora, no último dia, tenha conquistado quatro das cinco especiais disputadas. «Consegui uma boa quantidade de pontos na primeira prova do ano, na Irlanda, e agora quero ir atrás da vitória num rali que tem condições que me agradam. As especiais de 2007 foram muito boas, mas, também, tremendamente difíceis. Recordo uma especial em que, pela primeira vez, tive medo de uma tempestade de neve.
Nunca tinha estado numa situação assim. Por outro lado, Irlanda foi uma forma difícil de começar o ano, devido à forte chuva, mas estou certo de que me sentirei mais cómodo na neve da Noruega», afirma Hirvonen. Em 2007, Jari-Matti Latavala ficou em quinto, num ano em que o Focus RS World ocupou todos os lugares do pódio, através de Marcus Grönholm e Henning Solberg, que ficaram atrás de Mikko Hirvonen: «Um autêntico rali de Inverno é muito divertido. A superfície obriga a que o piloto seja muito mais agressivo. O carro passa mais tempo a correr de lado, porque isso ajuda a fazer as curvas. Deve-se confiar nos pneus, que oferecem boa aderência, e pisar os bancos de neve para ir mais depressa e servem de guia. Quando o campo está totalmente branco, às vezes é difícil ver onde está a pista. Os óculos com cristais amarelos oferecem-me uma melhor definição e ajudam a ver o percurso de forma mais clara, refere Latava, que terminou a competir em super-rali, na Irlanda, conquistou o 14º posto.
Sábado animado em Sever do Vouga
O Circuito do Alto do Roçario, em Sever do Vouga, teve no passado sábado uma grande animação. Com a presença da Televisão da Galiza (TVG) marcaram presença dois carros de Ralicross e quatro Kartcros.
Na manhã do passado sábado, estiveram no Circuito do Alto do Roçario, em Sever do Vouga, vários elementos do Galicia RAS, um programa de grande audiência, liderado por Juan Carlos Varela, dedicado ao desporto automóvel e que vai para o ar ao início das tardes de domingo na TV Galiza.
A vinda da TVG a Sever do Vouga, teve a ver com os carros de Eduardo Veiga - um Saab 9.3 Turbo - e José Polónio - um Peugeot 206 S1600 - pois os responsáveis pelo Galicia RAS tinham o interesse em mostrar ao público galego - sem dúvida dos mais aficionados pelo automobilismo - carros das Divisões 1 e 1A de Ralicross.
Esta iniciativa, que teve o apoio de Rodrigo Vasconcelos, conceituado jornalista do semanário “Motor”, contou com a indispensável parceria do Vouga Sport Clube que proporcionou todas as condições logísticas para esta acção - a pista, alvo de cuidados redobrados nos dias anteriores, mereceu rasgados elogios pela qualidade do piso - e também da Promolafões, responsável pela promoção das actividades do clube de Sever do Vouga.
A marca francesa vai estar presente nas 24 horas de Le Mans, nas 12 de Sebring e nos 1000 km de Spa-Francorchamps. A Peugeot Sport apresentou o seu programa desportivo para a temporada 2009.
Apesar do actual ambiente económico difícil, a Peugeot decidiu prosseguir em 2009 com todos os programas de competição, quer de Endurance de alto nível, quer de promoção desportiva dos seus produtos. Esta crise levou a direcção da Peugeot a utilizar sinergias dentro do Grupo PSA Peugeot Citroën, nomeando Olivier Quesnel para liderar a Peugeot Sport.
Pelo terceiro ano consecutivo Pedro Lamy será piloto oficial, estando prevista a sua participação nas três provas. No que respeita a pilotos, os franceses vão apostar em dez pilotos. O francês Nicolas Minassian, o espanhol Marc Gené, o também gaulês Stéphane Sarrazin e o "nosso" Pedro Lamy que transitam da temporada passada. O francês Franck Montagny e os austríacos Christian Klien e Alexander Würz não foram titulares a época transacta, mas vão conduzir os 908 HDI FAP este ano. Ricard Zonta e Jacques Villeneuve foram dispensados por Olivier Quesnel, e os seus lugares serão ocupados pelo ídolo francês Sebastien Bourdais, que já conduziu pela Peugeot em 2007 e renovou pela Toro Rosso F1 para 2009, e pelo australiano David Brahbam, que o ano conduziu um dos Acura da Highcroft Racing no ALMS e fez parte da equipa oficial da Aston Martin em Le Mans. Para os Estados Unidos da América, já no próximo mês de Março, a medir forças com a Audi e a Acura, a Peugeot apenas enviará dois carros.
A primeira será confiada ao trio composto por Klien/ Lamy/ Minassian e a segunda ao trio 100% gaulês formado por Bourdais/ Montagny/ Sarrazin. Na prova belga do Le Mans Series, o construtor de Sochaux participará com três viaturas: uma para Klien/ Lamy/ Minassian, outra para Montagny/ Sarrazin (Bourdais estará a disputar o GP Espanha F1 nesse fim-de-semana) e uma terceira para Brabham/ Gené/ Wurz. A Peugeot Sport não divulgou as suas equipas de pilotos para a clássica francesa, sendo provável que o faça depois da prova do LMS.Os 908 HDI FAP apresentam este ano uma decoração ligeiramente diferente, agora com o azul a predominar, e com o destaque o capot em alumínio cromado que serve, segundo os técnicos franceses, para diminuir a temperatura dentro do cockpit.
A Peugeot Sport confiando nos 9 pilotos que satisfizeram a equipa durante os dois primeiros anos nas corridas de Endurance:
• Sébastién Bourdais (França), 30 anos.
• David Brabham (Austrália), 43 anos.
• Marc Gené (Espanha), 35 anos.
• Christian Klien (Áustria, 26 anos.
• Pedro Lamy (Portugal), 37 anos
• Nicolas Minassian (França), 36 anos.
• Frank Montagny (França), 31 anos.
• Stéphane Sarrazin (França), 33 anos.
• Alexander Wurz (Áustria), 35 anos
Neve inspira ambição da Ford
Mikko Hirvonen acredita que a neve do Rali da Noruega pode ser-lhe favorável na luta pelo primeiro lugar, à semelhança do que aconteceu em 2007, pois ficou em primeiro lugar. O finlandês procura, no próximo fim-de-semana, redimir-se do terceiro lugar ocupado na Irlanda, sob o domínio da Citroën, embora, no último dia, tenha conquistado quatro das cinco especiais disputadas. «Consegui uma boa quantidade de pontos na primeira prova do ano, na Irlanda, e agora quero ir atrás da vitória num rali que tem condições que me agradam. As especiais de 2007 foram muito boas, mas, também, tremendamente difíceis. Recordo uma especial em que, pela primeira vez, tive medo de uma tempestade de neve.
Nunca tinha estado numa situação assim. Por outro lado, Irlanda foi uma forma difícil de começar o ano, devido à forte chuva, mas estou certo de que me sentirei mais cómodo na neve da Noruega», afirma Hirvonen. Em 2007, Jari-Matti Latavala ficou em quinto, num ano em que o Focus RS World ocupou todos os lugares do pódio, através de Marcus Grönholm e Henning Solberg, que ficaram atrás de Mikko Hirvonen: «Um autêntico rali de Inverno é muito divertido. A superfície obriga a que o piloto seja muito mais agressivo. O carro passa mais tempo a correr de lado, porque isso ajuda a fazer as curvas. Deve-se confiar nos pneus, que oferecem boa aderência, e pisar os bancos de neve para ir mais depressa e servem de guia. Quando o campo está totalmente branco, às vezes é difícil ver onde está a pista. Os óculos com cristais amarelos oferecem-me uma melhor definição e ajudam a ver o percurso de forma mais clara, refere Latava, que terminou a competir em super-rali, na Irlanda, conquistou o 14º posto.
Sábado animado em Sever do Vouga
O Circuito do Alto do Roçario, em Sever do Vouga, teve no passado sábado uma grande animação. Com a presença da Televisão da Galiza (TVG) marcaram presença dois carros de Ralicross e quatro Kartcros.
Na manhã do passado sábado, estiveram no Circuito do Alto do Roçario, em Sever do Vouga, vários elementos do Galicia RAS, um programa de grande audiência, liderado por Juan Carlos Varela, dedicado ao desporto automóvel e que vai para o ar ao início das tardes de domingo na TV Galiza.
A vinda da TVG a Sever do Vouga, teve a ver com os carros de Eduardo Veiga - um Saab 9.3 Turbo - e José Polónio - um Peugeot 206 S1600 - pois os responsáveis pelo Galicia RAS tinham o interesse em mostrar ao público galego - sem dúvida dos mais aficionados pelo automobilismo - carros das Divisões 1 e 1A de Ralicross.
Esta iniciativa, que teve o apoio de Rodrigo Vasconcelos, conceituado jornalista do semanário “Motor”, contou com a indispensável parceria do Vouga Sport Clube que proporcionou todas as condições logísticas para esta acção - a pista, alvo de cuidados redobrados nos dias anteriores, mereceu rasgados elogios pela qualidade do piso - e também da Promolafões, responsável pela promoção das actividades do clube de Sever do Vouga.
Durante toda a manhã, os quatro elementos do Galicia RAS recolheram imagens, tanto estáticas como em movimento, do Saab e do Peugeot e dos respectivos pilotos. Um trabalho exaustivo e muito profissional que irá para o ar na TVG – canal também incluído nas grelhas da TV Cabo e da MEO – no início do mês de Março.
Depois dos homens do Galicia RAS terem dado por concluído o seu trabalho, já a tarde se iniciava, o Circuito do Roçário continuou a acolher máquinas de competição, desta vez Kartcrosses, com quatro pilotos - Luís Caseiro, Ricardo Antunes, Paulo Brochado e Sérgio Castro - a rodarem com o intuito de treinar e de serem conseguidas melhores afinações, já para a primeira prova do Campeonato de Portugal de Crosscar, em Vila Nova de Foz Côa, dentro pouco mais de uma semana.
Curioso foi ver que, mesmo sem prévio anúncio desta iniciativa, pelo Circuito do Roçário foram passando muitos aficionados, talvez alertados não só pelo barulho dos motores como também pela informação de amigos. A privilegiada localização do circuito, paredes-meias com a A25, a isso não será alheia.
Carlos Silva, Presidente do Vouga Sport Clube, referiu-nos, “o Vouga está sempre disponível para este tipo de iniciativas. É uma mais-valia para nós, clube, e para o concelho de Sever e até para toda esta região, que a Televisão da Galiza tenha vindo cá e vá passar imagens da nossa pista num programa de grande audiência. Quero aqui deixar uma palavra de agradecimento ao Rodrigo Vasconcelos pela ajuda que nos deu”. Sobre projectos futuros, “o objectivo do clube é dinamizar a pista e se possível, conseguirmos tê-la, pelo menos aos fins-de-semana, sempre em actividade. Além do Ralicross, do Autocross e do Crosscar, temos também a pista de Karting, que tem tido uma frequência sempre crescente. Para um futuro que desejamos seja próximo temos vários projectos, que a serem concretizados, potenciarão sobremaneira este espaço. Para isso estamos a trabalhar, em sintonia com a Promolafões, para conseguirmos os apoios necessários”, concluiu Carlos Silva.
Salvador Cabral / BandarraFm
Depois dos homens do Galicia RAS terem dado por concluído o seu trabalho, já a tarde se iniciava, o Circuito do Roçário continuou a acolher máquinas de competição, desta vez Kartcrosses, com quatro pilotos - Luís Caseiro, Ricardo Antunes, Paulo Brochado e Sérgio Castro - a rodarem com o intuito de treinar e de serem conseguidas melhores afinações, já para a primeira prova do Campeonato de Portugal de Crosscar, em Vila Nova de Foz Côa, dentro pouco mais de uma semana.
Curioso foi ver que, mesmo sem prévio anúncio desta iniciativa, pelo Circuito do Roçário foram passando muitos aficionados, talvez alertados não só pelo barulho dos motores como também pela informação de amigos. A privilegiada localização do circuito, paredes-meias com a A25, a isso não será alheia.
Carlos Silva, Presidente do Vouga Sport Clube, referiu-nos, “o Vouga está sempre disponível para este tipo de iniciativas. É uma mais-valia para nós, clube, e para o concelho de Sever e até para toda esta região, que a Televisão da Galiza tenha vindo cá e vá passar imagens da nossa pista num programa de grande audiência. Quero aqui deixar uma palavra de agradecimento ao Rodrigo Vasconcelos pela ajuda que nos deu”. Sobre projectos futuros, “o objectivo do clube é dinamizar a pista e se possível, conseguirmos tê-la, pelo menos aos fins-de-semana, sempre em actividade. Além do Ralicross, do Autocross e do Crosscar, temos também a pista de Karting, que tem tido uma frequência sempre crescente. Para um futuro que desejamos seja próximo temos vários projectos, que a serem concretizados, potenciarão sobremaneira este espaço. Para isso estamos a trabalhar, em sintonia com a Promolafões, para conseguirmos os apoios necessários”, concluiu Carlos Silva.
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário