quinta-feira, 2 de abril de 2009

Rali de Portugal - Prova "arranca" com superespecial

A superespecial de abertura no estádio Algarve marca hoje o arranque oficial do Rali de Portugal de 2009, quarta prova do campeonato do Mundo, que regressa a terras algarvias após um ano de interregno.

Pelas 16h50, os melhores pilotos da actualidade, entre eles o pentacampeão do Mundo e líder do Mundial, o francês Sébastien Loeb (Citroen), e o finlandês Mikko Hirvonen (Ford), seu perseguidor directo no campeonato, percorrerão os 2,21 quilómetros da pista construída no interior do estádio. Loeb parte como incontestado favorito à vitória no Rali de Portugal, que se disputa nas estradas algarvias até domingo, depois de não ter tido rivais nas três primeiras provas do campeonato, impondo-se na Irlanda, Noruega e Chipre.

A prova algarvia pode também servir para coroar um piloto português no agrupamento de Produção, já que Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer Evo IX) tem "ameaçado" algo mais do que a tangente à glória obtida no Chipre, prova que liderou, mas terminou no segundo lugar devido a problemas mecânicos. A nível absoluto, o comandante destacado do Mundial procura dar continuidade a uma temporada em que se prepara para rescrever o livro dos recordes e reeditar o triunfo de 2007 no Algarve, no último ano em que a etapa lusa recebeu os melhores pilotos do Mundo.

O finlandês Mikko Hirvonen (Ford Focus WRC) prometeu tentar contrariar o favoritismo do francês e procurar chegar desta vez ao primeiro lugar do pódio, depois de um terceiro e dois segundos lugares. Armindo Araújo lidera o contingente português de pilotos prioritários FIA, que será composto pelo outro representante luso no Mundial de Produção, Bernardo Sousa (Fiat Punto), além do bicampeão nacional, Bruno Magalhães (Peugeot 207), e de Ricardo Moura (Mitsubishi Lancer).

Rtp / BandarraFm - Salvador Cabral ( Faro )

Sem comentários: