quinta-feira, 16 de abril de 2009

Rotações 16 Abril 2009

Encurtada pela chuva corrida de 125cc Iannone vence

Ao cabo de apenas quatro voltas a corrida de 125cc do Commercialbank Grande Prémio do Qatar foi encurtada devido a forte chuva que se abateu no deserto arábico, levando a que o líder Andrea Iannone fosse declarado vencedor.Os pilotos de 125cc levaram a cabo apenas quatro voltas ao Circuito Internacional de Losail antes da chuva se abater sob a primeira corrida do ano, resultando em bandeira vermelha, levando a que o líder Andrea Iannone fosse declarado vencedor da jornada.O italiano da Ongetta Team I.S.P.A. Largou de terceiro da grelha e lutou ao longo de quatro voltas com Julián Simón, da Bancaja Aspar, que rodava em segundo quando a bandeira vermelha foi mostrada. O espanhol, que partiu da pole, caiu depois das bandeiras serem mostradas, mas mesmo assim foi-lhe atribuído o segundo posto, isto enquanto todos os pilotos somaram metade dos pontos do Campeonato do Mundo, fazendo com que Iannone deixe o Qatar com 12,5 pontos na frente da classificação e Simón com 10.

A completar o pódio ficou Sandro Cortese, da Ajo Interwetter, que largou de quinto e subiu a terceiro antes da chuva entrar na equação. Também nos cinco primeiros ficaram Pol Espargaró, da Derbi Racing Team, e Bradley Smith, da Bancaja Aspar, que fez fraca largada de segundo da grelha.A lista dos dez primeiros foi completada por Jonas Folger (Ongetta Team I.S.P.A.), Nico Terol (Jack & Jones Team), Stefan Bradl (Viessmann Kiefer Racing), Danny Webb (DeGraaf Grand Prix) e Esteve Rabat (Blusens Aprilia).Marc Márquez sofreu aparatosa queda momentos antes da apresentação da bandeira vermelha, o que fez com que ficasse a zeros nesta ronda, isto apesar de rodar em quinto na altura em que sofreu o acidente.

Classificação Corrida 125cc:
1 Andrea IANNONEAprilia
2 Julian SIMONAprilia
3 Sandro CORTESE Derbi
4 Pol ESPARGARO Derbi
5 Bradley SMITHAprilia
6 Jonas FOLGERAprilia
7 Nicolas TEROL Aprilia
8 Stefan BRADL Aprilia
9 Danny WEBB Aprilia
10 Esteve RABAT Aprilia

A corrida mais curta de 250cc sai glorioso Barberá


O soberbo regresso após grave lesão viu Héctor Barberá arrebatar a vitória na primeira corrida de 2009 das quarto de litro em Losail.Dramaticamente encurtada devido à chuva que atrasou os procedimentos, a corrida de 250cc do Commercialbank Grande Prémio do Qatar terminou com Héctor Barberá a somar o máximo de pontos na estreia com a Pepe World Team. O espanhol fez excelente regresso depois da lesão nas costas contraída no ano passado no GP do Japão e que o fez terminar a campanha de 2008 mais cedo. O início da corrida foi atrasado devido à chuva, pelo que foi encurtada para 13 voltas com o intuito de não afectar o início da corrida de MotoGP às 23 horas locais.Assim que começou bem, vindo de quarto da grelha e lutando pela liderança com a surpresa da noite Jules Cluzel (Matteoni Racing). Barberá acabou por levar a melhor e terminar no topo do pódio, mas Cluzel juntou-se a ele com o segundo posto depois de espectacular partida desde 13º.

De facto, Cluzel estreou-se no pódio depois de ter passado por difícil temporada em 2008 nas 125cc sem somar um único ponto. Enquanto isso, Mike di Meglio (Mapfre Aspar) ficou no mais baixo do pódio, o que foi uma excelente estreia nas 250cc para o Campeão do Mundo de 125cc, isto apesar de só ter garantido a terceira posição na última volta.Os seis primeiros contaram ainda com Hiroshi Aoyama (Scot Racing Team), Raffaele de Rosa (Scot Racing Team) e Thomas Lüthi (Emmi-Caffe Latte), todos eles a terminarem a menos de meio segundo de Di Meglio.Logo atrás deste grupo ficou o homem da pole e candidato ao ceptro Álvaro Bautista (Mapfre Aspar) que não conseguiu recuperar mais depois de um toque na primeira curva e tirar o máximo partido da ausência do rival e Campeão do Mundo Marco Simoncelli.A lista dos primeiros ficou completa com Ratthapark Wilairot (Thai Honda PTT SAG), Roberto Locatelli (Metis Gilera) e Gabor Talmacsi (Balaton Racing Team).

Classificação Corrida 250 cc:
1 Hector BARBERA Aprilia
2 Jules CLUZEL Aprilia
3 Mike DI MEGLIO Aprilia
4 Hiroshi AOYAMA Honda
5 Raffaele DE ROSA Honda
6 Thomas LUTHI Emmi Aprilia
7 Alvaro BAUTISTA Aprilia
8 Ratthapark WILAIROT Honda
9 Roberto LOCATELLI Gilera
10 Gabor TALMACSI Aprilia

Na segunda-feira à noite Soberba vitória de Stoner no Qatar

A primeira corrida de 2009 de MotoGP, adiada para esta noite de segunda-feira devido à forte chuva de domingo, foi ganha por Casey Stoner. Com a acção da categoria rainha do Campeonato do Mundo FIM de MotoGP de 2009 finalmente a começar no espectacular Circuito Internacional de Losail na noite de segunda-feira foi Casey Stoner que reclamou o triunfo, garantindo a terceira vitória consecutiva na prova de abertura da temporada no Qatar.Depois do excepcional adiamento da primeira corrida do ano de MotoGP devido à chuva no deserto arábico, a noite de segunda-feira assistiu à primeira corrida da era de fornecedor único de pneus, mas a história foi semelhante à de outros anos com Stoner a cruzar a meta em primeiro, à frente do Campeão do Mundo Valentino Rossi.

Stoner esteve impressionante, partindo da pole e construindo logo na primeira volta uma vantagem de dois segundos. A vitória do Campeão do Mundo de 2007 nunca pareceu estar em dúvida com o australiano a controlar a corrida na frente depois de ter sido o mais rápido em todas as sessões de treinos do fim-de-semana. A margem de Stoner no final foi de mais de sete segundos, uma prestação brilhante que colocou de parte qualquer dúvida quando ao estado físico do piloto após a operação ao pulso.A completar o pódio atrás dos dois primeiros ficou o companheiro de equipa de Rossi na Fiat Yamaha, Jorge Lorenzo, que repetiu o resultado da sua estreia no MotoGP em 2008 agora naquela que foi a sua primeira corrida com pneus Bridgestone.Colin Edwards, da Monster Yamaha Tech 3, iniciou a sua sétima temporada na categoria rainha na sexta posição da grelha para terminar em quarto, também em estreia com a marca nipónica de borrachas.Andrea Dovizioso, a estrear-se com a moto de fábrica da Repsol Honda e com as borrachas japonesas em 2009, foi quinto, mas perdeu ímpeto na segunda metade da corrida depois de ter sido terceiro durante várias voltas.

Alex de Angelis também fez boa prestação ao cruzar a linha de meta em sexto depois de ter largado da nona posição naquele que é o seu segundo ano com a San Carlo Honda Gresini. Chris Vermeulen, da Rizla Suzuki, também fez bom início de campanha ao levar a sua melhorada GSV-R até ao sétimo lugar.Excelente estreia no MotoGP teve o piloto satélite da Ducati Mika Kallio, que logrou terminar como melhor debutante com o oitavo posto aos comandos da máquina da Pramac Racing.Em máquina oficial e de regresso à Honda Gresini este ano, Toni Elías desapontou um pouco por não ter ido além de nono, isto enquanto o gaulês Randy de Puniet levou a LCR Honda RC212V satélite ao décimo posto, apenas a três segundos do espanhol.Dani Pedrosa, a correr com lesões no joelho, rodou contra as dores para somar importantes pontos com a 11ª posição.

Já Nicky Hayden, a estrear-se com a Ducati Marlboro, foi 12º; um bom resultado para o norte-americano que se lesionou nas costas e peito em consequência de forte queda na qualificação de sábado à noite. O bravo Campeão do Mundo de 2006 até estabeleceu o seu melhor tempo na última volta.Sete Gibernau finished 13th on his MotoGP comeback with the satellite Ducati Grupo Francisco Hernando team, unable to push into the top ten due to his ongoing shoulder injury.Marco Melandri fez a primeira prova com a Hayate Racing Team e saiu de pista no início, mas conseguiu recuperar para terminar em 14º.Já Loris Capirossi, que deu início à sua 20ª temporada no Mundial, segunda com a Rizla Suzuki, caiu na oitava volta e não conseguiu voltar à prova.

Classificação Corrida Gp:
1 Casey STONER Ducati
2 Valentino ROSSI Yamaha
3 Colin EDWARDS Yamaha
4 Jorge LORENZO Yamaha
5 Alex DE ANGELIS Honda
6 Loris CAPIROSSI Suzuki
7 Mika KALLIO Ducati
8 Andrea DOVIZIOSO Honda
9 Marco MELANDRI Kawasaki
10 Randy DE PUNIET Honda

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: