terça-feira, 30 de junho de 2009

Gripe A: Confirmados mais quatro casos em Portugal

O Ministério da Saúde confirmou hoje mais quatro casos de gripe A (H1N1), elevando para 17 o número total de pessoas infectadas em Portugal. A ministra da Saúde, Ana Jorge, disse em Évora que os quatro novos casos estão internados no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

São portugueses que tinham viajado para Londres, Irlanda, Palma de Maiorca e Valência, adiantou a governante. Por outro lado, encontram-se em investigação cinco casos suspeitos, referiu também Ana Jorge. Durante a tarde de hoje ou na quarta-feira deverão ser conhecidos os resultados laboratoriais desses casos em investigação, segundo o Ministério da Saúde.

Um estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine e pelo jornal britânico The Independent aponta que a pandemia de gripe A (H1N1) pode ter resultado de um «acidente» de pesquisa em algum laboratório no final dos anos 1970.
Investigadores acreditam que o vírus, extinto entre os humanos, foi reintroduzido acidentalmente por cientistas e causou a pandemia em 1977, iniciada na Rússia e na China.
Shanta Zimmer e Donald Burke, da Universidade de Pittsburgh (EUA), disseram que a gripe suína desapareceu entre os humanos depois de uma pandemia de outra linhagem do vírus em 1957. Depois, o H1N1 não foi detectado até Janeiro de 1976, quando ocorreu um novo surto.
O alarme desse surto levou cientistas de todo o mundo a voltar a estudar o vírus, com amostras congeladas e armazenadas desde os anos 1950. «Eu imagino que a maioria dos laboratórios possuía a linhagem dos anos 1950. Mas não podemos dizer qual deles deixou que ele acidentalmente escapasse», disse Zimmer. Depois da pandemia de 1977, a gripe suína reapareceu anualmente, mas só agora acabou por se tornar uma nova pandemia.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: