Um estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine e pelo jornal britânico The Independent aponta que a pandemia de gripe A (H1N1) pode ter resultado de um «acidente» de pesquisa em algum laboratório no final dos anos 1970.
Investigadores acreditam que o vírus, extinto entre os humanos, foi reintroduzido acidentalmente por cientistas e causou a pandemia em 1977, iniciada na Rússia e na China.
Shanta Zimmer e Donald Burke, da Universidade de Pittsburgh (EUA), disseram que a gripe suína desapareceu entre os humanos depois de uma pandemia de outra linhagem do vírus em 1957. Depois, o H1N1 não foi detectado até Janeiro de 1976, quando ocorreu um novo surto.
O alarme desse surto levou cientistas de todo o mundo a voltar a estudar o vírus, com amostras congeladas e armazenadas desde os anos 1950. «Eu imagino que a maioria dos laboratórios possuía a linhagem dos anos 1950. Mas não podemos dizer qual deles deixou que ele acidentalmente escapasse», disse Zimmer. Depois da pandemia de 1977, a gripe suína reapareceu anualmente, mas só agora acabou por se tornar uma nova pandemia.
Diário Digital / Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário