A caminho para Mikolajki onde vamos acompanhar a 66ª Edição do Rally da Polónia no Rotações,
O nosso país rebece pela primeira vez Le Mans Séries
O Autódromo Internacional do Algarve vai receber no fim-de-semana de 30 de Julho a 2 de Agosto, e pela primeira vez em Portugal, o Campeonato Le Mans Series – 1000 Kms do Algarve.Portimão recebe assim os carros que no passado fim-de-semana disputaram as míticas 24 Horas de Le Mans, prova tão acarinhada pelos aficionados portugueses de desportos automóveis.O evento irá marcar certamente o Verão algarvio, já que será a primeira vez que se realiza em Portugal uma corrida nocturna. Os 1000 kms do Algarve terão início às 19h numa prova que se irá prolongar por seis horas ou seja até à uma da manhã. O plantel será repleto de estrelas, com cerca de 50 carros na grelha de partida num total de quatro dias de muita adrenalina.A honrar as cores nacionais vamos ter Pedro Lamy, Tiago Monteiro, João Barbosa, Miguel Ramos, Miguel Pais do Amaral ou Francisco Cruz Martins em máquinas tão variadas que vão desde Peugeot a Ferrari passando por Aston Martin ou Porsche.
O nosso país rebece pela primeira vez Le Mans Séries
O Autódromo Internacional do Algarve vai receber no fim-de-semana de 30 de Julho a 2 de Agosto, e pela primeira vez em Portugal, o Campeonato Le Mans Series – 1000 Kms do Algarve.Portimão recebe assim os carros que no passado fim-de-semana disputaram as míticas 24 Horas de Le Mans, prova tão acarinhada pelos aficionados portugueses de desportos automóveis.O evento irá marcar certamente o Verão algarvio, já que será a primeira vez que se realiza em Portugal uma corrida nocturna. Os 1000 kms do Algarve terão início às 19h numa prova que se irá prolongar por seis horas ou seja até à uma da manhã. O plantel será repleto de estrelas, com cerca de 50 carros na grelha de partida num total de quatro dias de muita adrenalina.A honrar as cores nacionais vamos ter Pedro Lamy, Tiago Monteiro, João Barbosa, Miguel Ramos, Miguel Pais do Amaral ou Francisco Cruz Martins em máquinas tão variadas que vão desde Peugeot a Ferrari passando por Aston Martin ou Porsche.
Mas, o fim-de-semana vai ser repleto de outras emocionantes corridas. No total serão 12 provas correspondentes a sete Campeonatos: Le Mans Series, Fórmula Le Mans, Classic Endurance Racing, Super Copa Seat Leon, Radical European Masters, Superstars e Fórmula Reanult 3.5. Um conjunto de provas que fará do evento um dos mais emocionantes e atractivos do ano.Os bilhetes vão estar à venda nos locais habituais já na próxima semana e variam entre os 10€ e os 65€. As crianças com menos de 12 anos não pagam. Para Paulo Pinheiro, CEO do Autódromo Internacional do Algarve: “É uma honra receber pela primeira vez no nosso país as Le Mans Series, sobretudo numa inédita prova nocturna. Queremos atrair para o evento o número elevado de turistas que se encontram no Algarve para as habituais férias de Verão. Vamos ter em pista 240 carros que perfazem 75 milhões de Euros num total de sete Campeonatos. Acho que temos todas as condições para fazer um dos melhores eventos do ano”, começou por dizer.“Será ainda um orgulho acrescido poder contar com a participação de Pedro Lamy e Tiago Monteiro neste evento que queremos que marque o início do melhor Verão dos últimos tempos. Vai ser, sem sombra de dúvida um fim-de-semana de festa”, concluiu.
Patrick Peter, Chairman da Le Mans Series reforçou as condições ímpares do Autódromo do Algarve: “No dia em que visitei o Circuito, em Julho do ano passado, ficou de imediato decidido que faríamos uma das nossas corridas em Portimão. O projecto é simplesmente fantástico e vai ser um desafio efectuar a prova nocturna”.Pedro Lamy que no passado fim-de-semana disputou a mítica prova das 24 Horas de Le Mans salientou que estas corridas: “São simplesmente espectaculares e disputá-las no Algarve e à noite vai ser um momento único. Entro em todas as provas para vencer, e pese embora não tenha ainda definido com que carro marcarei presença, o certo é que será com a vitória em mente que vou entrar em pista”, disse.Tiago Monteiro confirmou também a sua participação nos 1000 kms do Algarve depois da sua participação o fim-de-semana passado nas 24 Horas: “Vou efectuar esta corrida com o Team Oreca, a mesma equipa com que estive nas 24 Horas. É um orgulho poder estar presente. Correr em Portugal tem sempre um significado especial, e nesta pista magnífica, vai ser um momento único. Tenho a certeza que vai ser uma enorme festa. Espero que o público adira em massa e que venha apoiar os pilotos portugueses”, concluiu.
Bragança: Salvador soma e segue
Pedro Salvador venceu esta a rampa de Bragança disputada debaixo de temperaturas abrasadoras no nordeste transmontano. Os mais de 12 segundos de vantagem para António Nogueira deixam bem patente o andamento do piloto do Juno SSE que é cada vez mais primeiro no campeonato. António Nogueira logrou colocar o Porche 911 GT2 na 2ª posição ao bater o Juno de Paulo Ramalho que foi 3º. A este resultado António Nogueira somou também o habitual triunfo na Categoria 1. Os lugares a seguir ao pódio foram ocupados por António Barros no BRC CM05 e Luís Nóvoa no BRC CM02. Na categoria 3 o triunfo foi para Rui Mendonça num Ford Escort e na categria 4 Martine Pereira no Lola T70 foi o vencedor.
Bragança: Salvador soma e segue
Pedro Salvador venceu esta a rampa de Bragança disputada debaixo de temperaturas abrasadoras no nordeste transmontano. Os mais de 12 segundos de vantagem para António Nogueira deixam bem patente o andamento do piloto do Juno SSE que é cada vez mais primeiro no campeonato. António Nogueira logrou colocar o Porche 911 GT2 na 2ª posição ao bater o Juno de Paulo Ramalho que foi 3º. A este resultado António Nogueira somou também o habitual triunfo na Categoria 1. Os lugares a seguir ao pódio foram ocupados por António Barros no BRC CM05 e Luís Nóvoa no BRC CM02. Na categoria 3 o triunfo foi para Rui Mendonça num Ford Escort e na categria 4 Martine Pereira no Lola T70 foi o vencedor.
Classificação final:
1º 2 - Pedro Salvador - Juno SSE
2º 1 - António Nogueira - Porsche 911 GT2
3º 2 - Paulo Ramalho - Juno SSE
3º 2 - Paulo Ramalho - Juno SSE
4º 2 - António Barros - BRC CM05
5º 2 - Luís Nóvoa - BRC CM02
6º 2 - Joaquim Rino - BRC CM05
7º 2 - João Fonseca - BRC CM02
8º 1 - António da Cunha - BMW M3
9º 2 - Ricardo Lima - Radical SR3
9º 2 - Ricardo Lima - Radical SR3
10º 1 - Nuno Guimarães - Mazda MX5
Rali Amarante:
Rui Morais venceu com margem mínima
A quarta prova do Regional de Ralis Douro revelou-se bastante disputada até final. Com apenas 0,6s de vantagem sobre os 2ºs classificados, Rui Morais / Rui Teixeira em VW Golf VR6 levaram a melhor sobre Paulo Barata / António Santos em Ford Escort RS Cosworth. Vencendo 4 da 6 PE que compunham o Rali de Amarante, Rui Morais / Rui Teixeira partiram para a última classificativa da prova a apenas 1,9s da liderança, atingindo a vitória em cima da linha de meta: “foi um bom Rali, difícil até ao fim! Entramos com muita calma e muita atenção, mas acreditámos que esta vitória seria possível. Atacámos no final e conseguimos vencer na última PE.” conclui o piloto. Para a dupla do carro Inglês, que foi líder da 2ª até à 5ª PE, ficou a verdadeira sensação que não há vencedores sem vencidos: “Sem dúvida que foi um rali bastante disputado, tal como se pode ver pelos resultados. Penso que os troços eram um pouco desfavoráveis para o nosso carro, mas correu tudo sem qualquer problema.”
Rali Amarante:
Rui Morais venceu com margem mínima
A quarta prova do Regional de Ralis Douro revelou-se bastante disputada até final. Com apenas 0,6s de vantagem sobre os 2ºs classificados, Rui Morais / Rui Teixeira em VW Golf VR6 levaram a melhor sobre Paulo Barata / António Santos em Ford Escort RS Cosworth. Vencendo 4 da 6 PE que compunham o Rali de Amarante, Rui Morais / Rui Teixeira partiram para a última classificativa da prova a apenas 1,9s da liderança, atingindo a vitória em cima da linha de meta: “foi um bom Rali, difícil até ao fim! Entramos com muita calma e muita atenção, mas acreditámos que esta vitória seria possível. Atacámos no final e conseguimos vencer na última PE.” conclui o piloto. Para a dupla do carro Inglês, que foi líder da 2ª até à 5ª PE, ficou a verdadeira sensação que não há vencedores sem vencidos: “Sem dúvida que foi um rali bastante disputado, tal como se pode ver pelos resultados. Penso que os troços eram um pouco desfavoráveis para o nosso carro, mas correu tudo sem qualquer problema.”
Tal como na geral, também na divisão I a vitória foi decidida na espectacular Super Especial Restaurante Quinta do Outeiro. Fazendo uma prova de trás para a frente, Jorge Leite / Estefânio Pinto em Nissan Sunny conseguiram o último lugar do pódio e a vitória entre os carros de duas rodas motrizes, com apenas 2,9s de vantagem sobre os 2ºs classificados, Nuno Pinheiro / Ricardo Pinto em Opel Kadett. Para a dupla do Nissan “entramos bastante cautelosos, adormecendo um pouco nos primeiros troços, mas o balanço é naturalmente positivo. Era uma posição que não contávamos, pois os restantes adversários amarantinos são bastante fortes, mas acabamos por conseguir boas exibições nas segundas passagens que nos levaram à vitória final. Sem dúvida que beneficiamos de alguns azares da concorrência, mas os ralis só acabam no fim!” Filipe Leite / Daniel Ribeiro foram também uns dos principais animadores, sendo relegados na última PE para a 5ª posição da geral e 3ª entre os duas rodas, depois de terem dominado a categoria da 2ª à 5ª PE.
Na prova extra Vitor Pascoal e Martim Azevedo dominaram de início a fim, impondo naturalmente o Peugeot 207 S2000 à concorrência. Manuel Pinto e Tiago Bica, ambos em Citroën Saxo, completaram o pódio. Pascoal divertiu-se bastante, “é sempre um orgulho correr na minha cidade e dar espectáculo para o público que tanto nos incentiva ao longo da temporada. Esta prova serviu também fazer um agradecimento muito especial ao meu “navegador de serviço”. O Martim Azevedo há muito que apoia o desenvolvimento dos meus projectos, pelo que este é apenas um pequeno gesto de agradecimento a toda a ajuda que me dá." Como nota final, Paulo Silva, Presidente do Clube Automóvel de Amarante fez um balanço positivo: “estamos bastante satisfeitos com o desenrolar da prova. Tivemos um rali bastante disputado com luta ao segundo até à ultima PE da prova nas duas categorias em disputa. O público aderiu em força e penso que o Clube Automóvel de Amarante está preparado para subir de “divisão”!
Classificação final:
1º Rui Morais / Rui Teixeira - VW Golf VR6
2º Paulo Barata / António Santos - Ford Escort Cosworth
2º Paulo Barata / António Santos - Ford Escort Cosworth
3º Jorge Leite / Estefânio Pinto - Nissan Sunny GTI
4º Nuno Pinheiro / Ricardo Pinto - Opel Kadett GSI
5º Filipe Leite / Daniel Ribeiro - Renault Clio Williams
6º António Oliveira / António Campos - Peugeot 205 GTI
7º José Lourenço / Américo Ribeiro - Subaru Impreza GC8
8º Luís Bastos / Paulo Marques - BMW M3 - a 2m58,4s
9º José Esteves / António Moreira - Toyota Celica
10º Paulo Mendes / luís Cardoso - Citroen AX Sport
Salvador Cabral / BandarraFm
Salvador Cabral / BandarraFm
Sem comentários:
Enviar um comentário