terça-feira, 7 de julho de 2009

Rotações 07 Julho 2009

Parlamento Aprovou por Unanimidade
Nova Lei de Motociclos

Conforme já tinha noticiado, estava para aprovação a nova lei de condução de motociclos.
O diploma agora aprovado transpõe finalmente para a legislação nacional a Directiva Comunitária 91/439/CE. A lei determina que os detentores de cartas de condução da categoria B (automóveis ligeiros), maiores de 25 anos de idade, ficam automaticamente habilitados a conduzir motociclos da categoria A-1, até 125cc e com potência limitada a 11 Kw. Em termos de preceitos legais, agora fica apenas a faltar a promulgação por parte do Presidente da República, e a consequente publicação em Diário da República, para a lei entrar em vigor – sendo bastante provável que tal aconteça durante o mês de Agosto.

As previsões relativas à nova lei sobre condução de motociclos tiveram confirmação absoluta.
Em sessão plenária, o Parlamento aprovou por unanimidade o diploma que possibilita a condução de motociclos, até 125cc e com potência limitada, a detentores de carta de condução da categoria B (veículos ligeiros).Quanto aos menores de 25 anos detentores de carta de condução da categoria B, mas que não possuam licença para a condução de ciclomotores, terão de efectuar uma prova específica, em termos a regulamentar por portaria.Além das vantagens individuais que a nova lei consagra aos cidadãos, que passam a usufruir do direito a conduzir motociclos da categoria A-1, importa uma vez mais sublinhar os proveitos colectivos decorrentes da medida agora aprovada – com destaque para a menor ocupação de espaço por veículos nos centros urbanos, benefícios na mobilidade dos cidadãos, diminuição da emissão de gases nocivos para a atmosfera e no consumo de combustíveis fósseis, reduzindo assim o impacto do transporte individual sobre o ambiente.

Campeonato da Madeira de Ralis.
Bruno Magalhães Ganhou

O campeão nacional em título foi o mais forte nas 8 especiais que compunham a 6ª prova do Campeonato da Madeira de Ralis.O piloto continental ao volante de um Peugeot 207 S2000 que respirava e de que maneira, não deu hipóteses aos madeirenses e acabou por vencer 7 das 8 provas especiais terminando com uma vantagem para o campeão em título madeirense, Alexandre Camacho. O piloto madeirense não conseguiu fazer face ao ritmo imposto por Magalhães, acabando ainda assim por vencer a segunda passagem pela Serra d’Água. Alexandre Camacho superou ainda assim Miguel Nunes que terminou no 3º posto a 33,6 segundos. Ao volante de um Peugeot 207 S2000 que não lhe deixou de pregar uma partida, já que a viatura francesa denotou alguma perca de rendimento pensando a equipa que o problema reside no sistema de escape, Miguel Nunes atrasou-se e não conseguiu rodar ao ritmo esperado e os tempos averbados nas segundas passagens eram constantemente piores dos averbados nas primeiras, estando agora o piloto com uma vantagem escassa de 2 pontos no campeonato.

O primeiro do agrupamento de produção surge na 4ª posição, João Magalhães. Pressionado desde cedo pelo andamento fortíssimo de Vítor Sá, o veterano piloto acabou por levar a melhor ao pluri-campeão após a 6ª especial, já que Sá foi obrigado a desistir com o diferencial partido, ficando Magalhães com caminho aberto para a vitória nos grupo N, saltando também para a frente no campeonato dedicado a estas viaturas. A mais de 40 segundos de Magalhães ficou Rui Pinto. Líder do agrupamento de produção até esta data, e tendo resolvido os problemas que o apoquentaram na última prova, Rui Pinto voltou a não conseguir acompanhar o ritmo dos homens da frente e terminou num segundo posto que não o arreda da luta pelo título.

Filipe Freitas foi sexto classificado e primeiro da S1600, numa prova onde acabou por apanhar um susto quando a viatura ficou sem qualquer sinal eléctrico. Uns toques nos bornes da bateria e lá o Clio S1600 voltou a funcionar perfeitamente até ao final da prova, garantindo mais uma vitória. Rui Fernandes terminou no 7º posto, isto após ter percorrido algumas especiais sem pressão de turbo, facto que explica a diferença enorme para os seus mais directos adversários. A encerrar o Top10, Duarte Ramos e o Opel Corsa S1600 tiveram um rali positivo, pondo final a uma fase menos boa da equipa, Isabel Ramos foi nona classificada levando de vencida as senhoras e a Júnior, e Pedro Coelho num regresso esporádico conseguiu terminar num excelente 10º posto e levar de vencida a Rafael Costa. Na competição dedicada aos Citroën Saxo, João Sousa foi o vencedor.

Classificação Final:
1 Bruno Magalhães / Carlos Magalhães Peugeot 207 S2000
2 Alexandre Camacho / Pedro Calado Peugeot 207 S2000
3 Miguel Nunes / Victor Calado Peugeot 207 S2000
4 João Magalhães / Jorge Pereira Mitsubishi Lancer EVO IX
5 Rui Pinto / Duarte Lagos Mitsubishi EVO IX
6 Filipe Freitas / Daniel Figueiroa Renault Clio S1600
7 Rui Fernandes / Roberto Castro Mitsubishi EVO IX
8 Duarte Ramos / Luís Ramos Opel Corsa C S1600
9 Isabel Ramos / Carina Barros Renault Clio R3
10 Pedro Coelho / Artur França Citroen Saxo

Open de Ralis Madeira
Rui Nunes à vontade


Rui Nunes e Nuno Rodrigues, Ford Escort MKII, voltaram a arrecadar mais uma vitória no Campeonato Open de Ralis, desta feita no Rali do Marítimo.A dupla do Team C.S. Marítimo não deu hipóteses aos seus adversários, aumento de especial para especial o foço para os seus seguidores. A diferença para os seus mais directos opositores, Miguel Andrade/Bruno Gouveia, veio a aumentar no decorrer da primeira passagem pela Referta, dado que a dupla do Renault 5 GT Turbo deu um pequeno toque que acabou por fazer com que equipa perdesse perto de 30 segundos. Ainda assim conseguiram segurar o 2º posto final, fazendo assim com que consigam manter a liderança da competição destinada aos VSH e Clássicos durante mais algum tempo. A fechar esta competição ficou o regressado Duarte Pereira, que ao volante do seu Ford Escort MKI deram algum espectáculo mas também passaram por alguns momentos mais perigosos (saídas de estrada). 2 minutos e 56 segundos foi a diferença para a equipa vencedora.

Classificação Final:
1 Rui Nunes / Nuno Rodrigues Ford Escort MKII
2 Miguel Andrade / Roberto Freitas Renault 5 GT Turbo
3 Duarte Pereira / Nélio Martins Ford Escort

Internacional GT Open em Donington
Gião/Couceiro, Segundos e Quartos


Manuel Gião e Pedro Couceiro conseguiram esta tarde mais um pódio, desta feita com o segundo lugar conseguido na primeira corrida do Internacional GT Open em Donington. A dupla do Porsche da Autorlando saiu da quarta posição da grelha e chegou mesmo a liderar a corrida, contudo os cinco segundos de ‘handicap’, a quando da troca de pilotos, obrigou a dupla portuguesa a ceder o primeiro lugar. Manuel Gião que efectuou o quarto lugar do qual saiu da grelha foi também quem arrancou para a corrida: “Fiz um bom arranque que me fez ganhar algumas posições. O carro estava bom dentro da medida do possível. Procurei manter um andamento constante que não deteriorasse os pneus e que permitisse ao Pedro, no final da corrida manter o mesmo andamento. Consegui fazer isso e entreguei o carro na frente da corrida”, disse Gião.Os cinco segundos de penalização tiraram Gião e Couceiro da liderança da prova. Este segundo lugar vem reforçar a posição da dupla portuguesa junto dos seus adversários.

Depois do segundo lugar do pódio na primeira corrida do Internacional GT Open em Donington, a dupla Manuel Gião/Pedro Couceiro ficou perto de subir ao pódio com o quarto lugar depois de terem saído da sétima posição da grelha e de terem 15 segundos de 'handicap' aquando da troca de pilotos. No arranque estava Pedro Couceiro que conseguiu de forma imediata recuperar uma posição, Depois foi a vez de Manuel Gião fazer o seu turno: "Com a penalização de 15 segundos quando entrei em pista estava em 10º. Dei o tudo por tudo para recuperar posições. O carro fugia muito de frente mas lutei até à recta de meta. Aliás, foi mesmo a passar a bandeira xadrez que cheguei ao quarto lugar", disse Gião. A dupla portuguesa do Porsche da Autorlando ocupa, na mesma, a quarta posição do campeonato: "Foi mais um fim-de-semana positivo para nós apesar das corridas terem sido muito exigentes e complicadas. Este Campeonato está tão renhido que vai ser uma guerra até ao final. O nosso objectivo é mantermo-nos na luta", concluíu Gião. O Internacional GT Open faz agora um interregno para as férias regressando à actividade no final do mês de Agosto para a jornada de Valência.
Salvador Cabral / BandarraFm

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