segunda-feira, 13 de julho de 2009

Rotações 13 Julho 2009

Skoda Team Rally faz história na Rússia

A 11 de Julho, terminou em Vyborg Rally Rússia, a sexta prova do internacional série do IRC. O vencedor da corrida foi o piloto finlandês Juho Hanninen. Mas se para o piloto finlandês, este foi o segundo êxito depois de 2008, a equipe Skoda teve a sua primeira na história. Equipa checa Skoda Motorsport comemorou o seu primeiro êxito desde a estreia no IRC. Desde o início da competição, nas imediações de Vyborg o duo Hanninen e Kopecky pareciam mais fortes rivais. Na esmeralda o Fabia não só foi mais rápido do que ninguém, mas parece ter obtido a chave secreta para um astucioso triunfo perto da fronteira finlandesa. Embora todos os concorrentes, Finlandeses e Checos em plena corrida de topo.
Como resultado, Juho Hanninen ganhou cada espectador no primeiro e no segundo dia. No entanto, no ano passado, o vencedor do Rally Rússia confiava ganhar a corrida. «Tivemos um bom começo na corrida que permitiu não arriscar no final para além medida que permitiu ganhar, de forma muito feliz. Felicito toda a equipe com o sucesso», disse o vencedor. Jan Kopecky acabou no segundo lugar no quadro geral de IRC. «A equipa poderia ter dado para o meu companheiro andamentos mais lentos, e então eu teria vencido e tornado o líder da época, comentou o Checo. Mas este resultado não é uma alegria para mim. Hyanninen nesta corrida foi um pouco mais rapido, e estou feliz por ele e toda a nossa equipa». Terceiro a terminar Rally Rússia foi o italiano em FIAT Abarth Giandomenico Basso.

Para ex-campeão da Europa já é o segundo «bronze» Rally Rússia nos últimos dois anos. Seguiu-se o britânico Guy Wilkes, apesar um furo no último dia, ele ainda trouxe a sua brilhante viatura Proton a concluir. Para a marca Malaia, estes pontos foram os primeiros que venceram numa série do IRC. Além disso, os pontos ganhos sobre o jovem austríaco Franz Wittmann em (Mitsubishi), para o resultado de Anton Alen (FIAT Abarth foi o melhor da época no sistema SupeRally, bem como o do russo Boris Zimin (Mitsubishi) e do Estónio Koytla Caspar (Honda) . Este última, aliás, foi o mais forte em 2WD. O mais rápido dos russos foi o actual campeão Alexander, que no último dia da prova foi forçado a parar a lutar para não colocar em risco o motor do seu Peugeot. A próxima prova do IRC é o Rali Vinho da Madeira.

Classificação (Após 6 provas):
1º Kris Meeke 30
2º Jan Kopecky 29
3º Freddy Loix 24
4º Giandomenico Basso 17
5º Nicolas Vouilloz 14
6º Juho Aniñen 14

Patrão e Cruz bisam no Nacional

No Campeonato Nacional de Todo-Terreno tal como já tinha acontecido na prova anterior do Campeonato, Mário Patrão piloto de Seia (nas motos) e Paulino Cruz (em quads) foram os vencedores absolutos do Raid TT do Marco. No entanto, ambos tiveram de aplicar-se perante aguerrida concorrência, que tornou muito renhido o confronto nas classificativas em Marco de Canaveses.Noventa concorrentes alinharam à partida para esta terceira jornada do "Nacional" de Todo-Terreno, distribuídos por 42 motos, 34 quads e 14 UTV-Buggy. Em cada dia de prova, e além do Prólogo, o "programa das festas" era sempre o mesmo: dupla passagem pelos troços da Aboboreira (com 32,1 Km) e Montadeiras (17,85 Km), mais a Super-Especial de 1,3 Km em plena cidade. Os troços mais longos tinham perfil rápido na parte inicial, acentuando-se depois a sinuosidade, num terreno em que o pó também acompanhou o pelotão.Nas motos, no primeiro troço de Sábado foi atribuído o mesmo tempo a todos os pilotos, devido a uma falha no sítio de instalação da tomada final de tempos. Já no segundo troço, dois pilotos, Luís Portela de Morais e Jorge Oliveira, erraram o percurso e fizeram tempos "estratosféricos", acabando por receber uma hora de penalização no final da etapa por terem falhado um controle de passagem.

Tirando aqueles "pormenores", o primeiro no Prólogo, Mário Patrão, foi também o mais rápido em todas as classificativas do dia, sempre seguido por Fernando Ferreira, a diferença final entre eles cifrou-se em 34 segundos. O 3.º em todos os troços foi Paulo Gonçalves, que ficou a 1m17s do vencedor, diante de Gustavo Gaudêncio e Ruben Faria. Entre os azarados, destaque para os abandonos de Fausto Mota no segundo troço e António Maio no terceiro, este último a contas com problemas de motor.No segundo dia de prova a história foi outra, com Paulo Gonçalves e Mário Patrão a partilharem entre si os melhores tempos nos troços mais longos. A intensidade da luta está bem expressa nos 8 segundos de diferença final, com Gonçalves a conquistar a primeira vitória em provas do Campeonato para a BMW. Fernando Ferreira foi agora o 3.º, a 46s, novamente seguido por Gustavo Gaudêncio, Ruben Faria e, desta vez, António Maio.

Na classe TT1, e tal como já tinha acontecido na véspera, Pedro Oliveira voltou a impor-se no duelo com David Megre. Na classe de Promoção o melhor classificado foi Nuno Pereira, bem como Carlos Gouveia voltou a dominar entre os Veteranos, e a representante feminina, Liliana Calado, também completou os dois dias de prova.Nos Quads, e em termos de situações anormais, Valério Gonçalves foi desclassificado no primeiro dia por ter disputado o Prólogo com pneus não homologados, enquanto dois pilotos, Amílcar Simões e João Neves, receberam uma hora de penalização, por terem falhado um controle após engano de percurso no segundo troço.No Sábado a luta pela vitória foi frenética, acabando os quatro primeiros por caber num intervalo de 32 segundos. Levou a melhor Carlos Pereira, com 12s sobre o espanhol Óscar Montoya, seguidos por Humberto Pinto e João Lopes. Quanto ao futuro vencedor da prova, Paulino Cruz, terminou esta primeira etapa apenas no 5.º posto, a 1m17s do comandante.

Já bem adaptado ao terreno, Paulino Cruz esteve ao seu melhor nível, sendo o mais rápido nas duas passagens pelos troços da Aboboreira e Montedeiras. Assim, o piloto anulou o atraso da véspera e ainda conseguiu mais alguns segundos de vantagem para assegurar a vitória absoluta neste Raid TT. Na verdade, neste dia Cruz bateu João Lopes por 1m44s, vindo depois Humberto Pinto, Carlos Pereira e Filipe Leal. Nas classes de Troféus, Tony Cunha foi o mais rápido nos dois dias na Promoção, o mesmo acontecendo com Roberto Borrego na Stock, e António Moreira dominou entre os Veteranos. Quanto aos UTV-Buggy, Nuno Van Uden foi o claro dominador nos dois dias de prova. No Sábado deixou o segundo classificado, Paulo Pereira, a 5m114s, vindo depois a dupla João Nascimento/ Nuno Soares, a 9m36s. Estes conseguiram subir à 2.ª posição na etapa derradeira, na qual ficaram a 1m21s de Van Uden, enquanto Pedro Ludovico agora o 3.º colocado.O Campeonato Nacional TT completou aqui a sua primeira metade, e prossegue no primeiro fim-de-semana de Setembro, em Góis.

Salvador Cabral / BandarraFm

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