segunda-feira, 27 de julho de 2009

Rotações 27 Julho 2009

Roma vence Campos no pódio

A Yser Racing Team chegou ao final da edição de 2009 da Baja Espanha em ambiente de festa, com Filipe Campos/Jaime Baptista num espectacular 3º posto, a corrida ganha por Nani Roma na última etapa, efeito de um azar de Stephane Peterhansel. Na última etapa da prova, num total de 337 quilómetros, a equipa Yser Racing Team confirmou as boas indicações dos dias anteriores, e, cumpriu sem mácula os objectivos que havia estabelecido para esta prova na região de Aragon. Depois do segundo lugar no Prólogo fruto de um prometedor arranque, Filipe Campos cumpriu o prometido e assumiu a luta pelo triunfo. Alguns problemas, durante a primeira especial da segunda etapa, impediram o actual terceiro classificado no Campeonato de Portugal de TT de rodar mais próximo das “lebres” da X-Raid, Stéphane Peterhansel e Nani Roma. A verdade é que no último dia de prova, Filipe Campos não desmanchou e acabou por colher daí os melhores frutos, que foi terminar na terceira posição. Campos não “baixou a guarda” , manteve a concentração e nem o furo no BMW X3 que o atrasou na última especial desta prova da Taça FIA de Bajas impediu o piloto da Yser Racing Team de subir ao pódio. O furo impediu Campos de conseguir manter a segunda posição que ocupava à partida da última especial, na sequência dos problemas de travões e do furo que atrasaram Peterhansel.
Naturalmente agradado com este resultado, Campos revelava no final que “cumprimos aquilo que tínhamos prometido. Demos o nosso melhor em cada quilometro de prova, sem estratégias escondidas. A verdade é que foi isso que nos permitiu chegar ao final e comemorar este terceiro lugar da geral, que tem um sabor especial pelo facto de termos evidenciado um bom andamento, mas também por nos estarmos a bater com os melhores pilotos do TT a nível Mundial, como são o Peterhansel o Roma e o Chicherit. O furo desta tarde é uma contingência das corridas, acontece a qualquer um, e a verdade é que uma incidência de prova semelhante a esta foi o que me tinha levado a subir uma posição durante a manhã... Acima de tudo, estou muito satisfeito e com a sensação do dever cumprido.” A estreia da nova ISUZU D-Max da Prolama Competição foi revestida de sucesso, permitindo a Rui Sousa terminar a edição 2009 da Baja de Espanha Aragon na 6ª posição da classificação final. Todo o trabalho desenvolvido nas instalações de Vila Nova da Rainha, foi testado com sucesso na pista, mesmo que em confronto directo com os melhores carros do panorama mundial da modalidade. Como foi referido pelo piloto; “…encaramos esta participação como um verdadeiro teste de competição, e o resultado final é muito positivo. Retiramos muita informação que vai ser analisada de forma a evoluir ainda mais este novo motor. A base é muito boa e este primeiro embate com viaturas tão evoluídas deu para fazer um primeiro balanço. Temos ainda muito que evoluir, mas estamos no bom caminho…”

Com uma lista de participantes tão recheada de estrelas, seria difícil pensar que a ISUZU D-Max pudesse entrar nesta luta, mas a determinação de Rui Sousa veio contrariar esta ideia e a posição que o piloto conquistou reflecte o esforço de toda a estrutura; “…nas últimas semanas todos trabalharam de forma a tornar possível este resultado, e a melhor forma de demonstrar a minha gratidão é dedicar a todos este resultado. Pensamos sempre fazer melhor, mas olhando para o parque fechado final desta Baja, reconheço que era impossível fazer melhor. Resta voltar ao trabalho para fazer deste carro uma opção ainda melhor…” concluiu. No dia em que comemorou 48 anos, Bernardo Moniz da Maia, que tripulou o segundo BMW X3 da equipa Yser Racing Team, deu a si próprio uma valiosa prenda: terminou a prova na 10ª posição da geral e assumiu, a duas jornadas do fim, a liderança do Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno. Este último dia de Baja Espanha foi particularmente difícil devido a uma notória subida da temperatura ambiente, mas também como consequência do desaparecimento do vento. O muito pó que se levantava sobre a pista complicou de sobremaneira a tarefa dos pilotos e Bernardo Moniz da Maia não foi excepção. Este foi, aliás, o maior obstáculo que a equipa teve de enfrentar durante a última etapa.

Para o piloto de Cascais “este foi o dia mais duro de todos. Na primeira especial desta última etapa cumprimos praticamente 180 quilómetros no pó dos concorrentes que seguiam à nossa frente e que fomos apanhando no percurso. Este factor tornou a nossa vida muito complicada. Somos obrigados a andar mais devagar, perde-se a concentração e corremos mais riscos, até porque alturas há em que deixamos mesmo de ver a pista. Porém, o balanço final deste fim-de-semana é claramente positivo para equipa: o Filipe Campos terminou no terceiro lugar e eu subi à liderança do Troféu Ibérico de TT... Foi uma excelente prenda de aniversário,” esclareceu.

Resultado Final:
1º N. Roma/M. Perin (BMW)
2º S. Peterhansel/J. Cottret (BMW)
3º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW)
4º N. Misslin/J. Polato (Mitsubishi)
5º T. Djeine/W. Rousegaar (Mitsubishi)
6º Rui Sousa/ ISUZU D-Max
10º Bernardo Moniz da Maia (BMW)

Nos motociclos, Gerard Farres, confirmou a liderança com a vitória na primeira especial, e a segunda posição na segunda. O piloto Repsol teve um intenso duelo com Viladoms até o fim, mantendo um ritmo elevado, que tem a sua segunda vitória na prova de empate Aragão. Foi um resultado perfeito para a equipa KTM Repsol, que tem visto um Farres Jordi Viladoms apoiada até agora, ele tinha resistido.Gerard Farres "Estou super feliz, e a pressão já foi feita. Tem tudo ido muito bem, a equipa tem demonstrado um excelente nível. A primeira especial Tentei pressionar um pouco, a fim de assegurar a vitória e a segunda, olhei para a mecânica até ao fim. Marc Coma, que nesta corrida foi para mim o gerente da equipe, enquanto Jordi Duran ajudou Viladoms, a verdade é que tenho estado muito bem, porque ele estava sempre dado-me bons conselhos." Jordi Viladoms "Foi muito difícil virar na etapa, embora tenhamos tentado terminar. De manhã eu tinha que ficar preso a Gerard [Farres] e eu só queria qualificar para ganhar, havia muita poeira e era muito arriscado, porque foi tudo muito rápido em todos os momentos. Ele cometeu um erro, e eu ganhei a segunda especial, mas no final eu era segundo. De qualquer maneira, estou feliz, e também pelo grande sucesso que tivemos alcançado pela equipa. Existem algumas coisas que se tem que trabalhar, mas eu fiz uma corrida muito boa."

Motos:
1. Farrés
2. Viladoms
3. Pedrero

Camiões:
1. Macik
2. Dono
3. Selga

Super GT vê Português em grande

André Couto conseguiu o melhor resultado da temporada 2009 do Super GT ao subir ao pódio nos 300 Km de Sugo numa pista de boa memória para o Portugues. Apesar da eleição do terceiro chefe do Executivo de Macau, o piloto português radicado na ex-colónia portuguesa foi 2º classificado. Na pista do Sugo Sports Club começou a desenhar-se na sessão de qualificação o bom resultado do Toyota Team Sard. Com apenas 4 kg de lastro, contra mais de 40 kg dos seus rivais, Couto rubricou um prometedor 6º melhor tempo. Como é habitual, na corrida com casa cheia, Couto e Kohei Hirate terminaram as 81 voltas ao traçado de Sugo no 2º posto. Com este resultado, o piloto luso e o protegido da Toyota Motorsports saíram da cauda da tabela classificativa aonde se encontravam desde a primeira corrida. O japonês Satoshi Motoyama e o francês Benoit Treluyer, em Nissan GT-R, voltaram a vencer e são líderes tranquilos do campeonato. A próxima prova do Super GT será em Suzuka a 22 e 23 de Agosto.

Salvador Cabral / BandarraFm

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