Benfica e Sporting, com vantagens teóricas, e Nacional, perante o mais poderoso Werder Bremen, entram esta quinta-feira em acção na Liga Europa, para testar o novo formato da extinta Taça UEFA e enfrentar a experiência dos cinco árbitros. Num figurino mais próximo do da Liga dos Campeões, em que a primeira fase é disputada em 12 grupos de quatro a duas voltas, a segunda competição europeia vai ser pioneira na utilização de cinco árbitros, uma experiência que, se correr bem e o International Board aprovar, o presidente da UEFA, Michel Platini, quer estender à Champions na próxima época e ao Euro2012.
A partir de hoje, as equipas portuguesas presentes vão começar a perceber os efeitos desta medida, com a qual se pretende diminuir erros de arbitragem sem recurso a meios tecnológicos. O Benfica, inserido no Grupo I, onde reparte o favoritismo com os ingleses do Everton e os gregos do AEK Atenas, começa a aventura europeia frente à praticamente desconhecida equipa bielorrussa do BATE Barisov.
Quatro novidades nos convocados no Nacional para Liga Europa
O defesa Clebão e os avançados Amuneke, Edgar Costa e Edgar Silva são as novidades na convocatória do Nacional para o encontro de quinta-feira com o Werder Bremen, de estreia no Grupo L da Liga Europa de futebol. A única baixa na equipa de Manuel Machado é o castigado Patacas, admoestado com dois cartões amarelos nos jogos disputados com o Zenit de São Petersburgo, da eliminatória de acesso à fase de grupos.Na lista de 18 jogadores convocados para o jogo de quinta-feira com os alemães entraram Clébão, Amuneke, Edgar Costa e Edgar Silva, jogadores que à data da pré-eliminatória não se encontravam inscritos no Nacional. O encontro no Estádio da Madeira está agendado para as 20:05 de quinta-feira, e será arbitrado pelo norueguês Svein Oddvar Moen, que chefia uma equipa de cinco elementos.
BATE Borisov na Luz com «filosofia de vitória»
O técnico do BATE Borisov, Viktor Goncharenko, afirmou hoje que a sua equipa vai defrontar o Benfica, na jornada de estreia do Grupo I da Liga Europa de futebol, de «forma descontraída» e com «filosofia de vitória». «Claro que um empate fora é bom, mas nós temos filosofia de vitória e somos vencedores», garantiu o jovem técnico de 32 anos, na conferência de imprensa de antevisão do encontro de quinta-feira, no Estádio da Luz.Com dez pontos de vantagem no topo do campeonato bielorusso, Viktor Goncharenko assumiu que os seus jogadores vão actuar de «forma descontraída» e que não fizeram qualquer preparação especial para a partida com os «encarnados».
Sporting não quer empate e Bento aponta aos 16 avos.
Paulo Bento foi claro e conciso no que são os objectivos do Sporting nesta deslocação à Holanda, onde hoje defronta o Heerenveen para a Liga Europa. O técnico espera nada menos do que a vitória na ronda inaugural da prova.Paulo Bento assegurou que o empate não é um resultado que interesse aos leões nesta deslocação á Holanda, ao contrário do que acontecia quando defrontaram o Twente ainda no apuramento para a Liga dos Campeões."Não viemos à Holanda para procurar um ponto. Viemos à procura da vitória. O jogo com o Twente tinha outras características, pois houve um primeiro jogo. O que posso dizer é que o resultado que fizemos com o Twente não serve agora", afirmou categoricamente o técnico. Aliás, o responsável leonino revelou qual a ambição da sua equipa na competição, razão pela qual considera que só a vitória interessa no encontro de hoje.
Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário