Nunca um país tinha ficado com a domínio total dos Campeonatos na história do Europeu de Rallycross. Isachsen foi até à República Checa apenas com um pensamento: ser Campeão. E para que isso acontecesse bastava ao norueguês terminar na frente de Jernberg (Skoda Fabia), o seu único e grande rival na luta pelo título. Uma vez mais Isachsen provou a sua grande velocidade patenteada ao longo de 2009, com as duas vitórias nas duas primeiras mangas a garantirem-lhe a pole-position para a decisiva Final A.
O seu rival Jernberg partia em terceiro, enquanto que os restantes 4 pilotos presentes na última corrida do dia eram todos outsiders: Koutny (Ford Fiesta), Smerud (Citroen Xsara), Doran (Ford Fiesta) e Henning Solberg (Ford Fiesta), que voltava a fazer uma boa exibição após a vitória na Final B. No arranque da Finalíssima, Isachsen foi mais rápido no arranque e liderava após a primeira curva na frente de Jernberg, Solberg e Smerud, enquanto Koutny como Doran completavam a Joker-Lap na primeira volta. Isachsen esteve sempre ao ataque e acabou por ganhar a vantagem suficiente para ficar na frente após a sua ida à Joker-Lap na última volta.
Jernberg foi sempre o piloto que se mostrou mais próximo de Isachsen mas teve de se contentar com o 2º posto e consequente Vice-Campeonato. Koutny fazia um brilharete em casa ao terminar no pódio e Doran, Solberg e Smerud seguiram-lhe na classificação final da corrida.
Sverre Isachsen alcança assim o título de Campeão Europeu da Divisão Rainha, depois de se estrear no Campeonato em 2002 e de ter tido como melhor resultado um 3º posto na época de 2005. Naturalmente que o piloto norueguês explodiu de alegria no final: “Nós somos os melhores. Melhor é impossível.
Sverre Isachsen alcança assim o título de Campeão Europeu da Divisão Rainha, depois de se estrear no Campeonato em 2002 e de ter tido como melhor resultado um 3º posto na época de 2005. Naturalmente que o piloto norueguês explodiu de alegria no final: “Nós somos os melhores. Melhor é impossível.
Parabéns ao Mats Lysen e ao Knut Borseth pelos seus títulos. O Rallycross da Noruega está de volta e o céu é o limite!” Esta última prova da temporada viu ainda as vitórias de Leganov (VW Polo S1600) na Divisão 1A e de Borseth (Ford Fiesta) na Divisão 2 e marcou a despedida da caravana do Campeonato Europeu de Rallcyross 2009. É tempo de festejos e de celebrações e de um longo período de férias até o regresso deste espectacular Campeonato em Abril de 2010. E felizmente Portugal continuará a ser um dos exclusivos países a receber esta emocionante modalidade, no circuito de Montalegre e numa organização do Clube Automóvel de Vila Real. Que assim seja e que em Maio possamos desfrutar novamente desta emotiva competição ao vivo no nosso país.
Classificações:
Divisão 1
1º Sverre Isachsen (N) Ford Focus RS
2º Michael Jernberg (S) Skoda Fabia
3º Pavel Koutny (CZ) Ford Fiesta ST
4º Liam Doran (GB) Ford Fiesta ST
5º Henning Solberg (N) Ford Fiesta ST
6º Kjell Smerud (N) Citroen Xsara
Campeonato:
1º Isachsen 141,
2º Jernberg 132 pts,
3º Hansen 110
1º Isachsen 141,
2º Jernberg 132 pts,
3º Hansen 110
Divisão 1A
1º Eduard Leganov (RUS) VW Polo S1600
2º Ildar Rakhmatullin (RUS) Renault Clio S1600
3º Mats Lysen (N) Renault Clio S1600
4º Timur Timerzyanov (RUS) Renault Clio S1600
5º Andreas Bakkerud (N) Peugeot 206 S1600
6º Zdnek Cermak (CZ) Skoda Fabia S1600
Campeonato:
1º Lysen 141 pts,
2º Leganov 115,
3º Tymerzianov 114,
1º Lysen 141 pts,
2º Leganov 115,
3º Tymerzianov 114,
Divisão 2
1º Knut Borseth (N) Ford Fiesta
2º Guino Kenis (B) BMW 120i
3º Roman Castoral (CZ) Opel Astra
4º Jos Sterkens (B) Ford Focus
5º Ole Habjorg (N) BMW 120i
6º Tony Tjelle (N) Peugeot 207
Campeonato:
1º Borseth 150 pts,
2º Sterkens 128,
3º Kenis 123,
Braga ditou Velocidade
Vitórias para Duarte Félix da Costa e José Monroy no PTCC Duarte Félix da Costa, na primeira corrida, e José Monrroy, na segunda, foram os vencedores da penúltima jornada do Campeonato de Portugal de Circuitos (PTCC) que teve lugar em Braga, em mais uma organização do Clube Automóvel do Minho.
A primeira corrida do Campeonato de Portugal de Circuitos (PTCC) ficou marcada por um acidente logo nos primeiros metros que envolveu três carros. Patrick Cunha, Joffrey Didier e João Figueiredo. Os três tocaram-se em plena recta da meta depois da partida lançada, obrigando à interrupção da prova. Os carros de Cunha e Didier ficaram um pouco mal tratados, enquanto Figueiredo conseguiu recuperar o seu carro, mas teve que partir das boxes.No reatar da corrida, Duarte Félix da Costa foi para a frente, tendo atrás de si José Pedro Fontes e José Carlos Ramos. José Monroy, chegou depois a terceiro, e até ao final não houve mais alterações, apesar dos três primeiros rodarem sempre muitos juntos. A determinada altura. Nuno Batista venceu a Categoria 3, levando a melhor sobre Fábio Mota.
Na segunda corrida, com a grelha de partida invertida em relação aos oito primeiros da primeira prova, José Monroy arrancou muito bem e instalou-se logo na primeira posição.José Figueiredo e José Pedro Fontes lutavam, entretanto pelo segundo lugar. Monroy conseguiu aos poucos ganhar uma vantagem que deu para gerir até ao final. Fontes, conseguiu na décima volta passar para segundo enquanto mais trás, Figueiredo ainda perdeu um lugar para Duarte Félix da Costa, com os pilotos ainda a tocarem-se.José Pedro Fontes, com os resultados alcançado agora já é virtual campeão da Categoria 1.
Carlos Barbot foi o vencedor da primeira corrida do Campeonato de Portugal de Circuitos. Depois de arrancar em segundo, atrás de Ribeirinho Soares, este perdeu uma roda na segunda volta, quando já era segundo e obrigou à entrada do «Safety-Car». No reatamento, Carlos Barbot continuou na liderança, tendo atrás de si Joaquim Jorge, pois Luís Barros, que rodava em segundo, ficou pelo caminho com problemas de alimentação de gasolina no seu carro. Até final, as três primeiras posições não se alteraram, com Joaquim Jorge a ser segundo e António Nogueira, o terceiro. Rui Alves e Pedro Fins, completaram a lista dos cinco primeiros.Na segunda corrida, Carlos Barbot dominou de início a fim, não dando hipóteses aos seus adversários. Joaquim Jorge, que ainda andou perto nos primeiros instantes da corrida, teve que se contentar com o segundo lugar. Carlos Santos e Luís Barros, que arrancaram da última fila da grelha, discutiram a terceira posição, mas a partir da sétima volta, Santos instalou-se definitivamente no lugar mais baixo do pódio.
Partindo da primeira posição da grelha, João Ramos rapidamente se instalou no comando da primeira corrida do Campeonato de Portugal de Clássicos 1300. Aos poucos, o piloto do Porto conseguiu fugir à concorrência e ganhar alguma vantagem. A quatro voltas do final o «safety-car» entrou em pista em virtude de uma saída de pista de Carlos Abreu, quando este rodava em quinto, juntando assim os concorrentes. No final, apenas foram dadas mais duas voltas, mas João Ramos assegurou o triunfo.Miguel Ferreira foi o segundo classificado, depois de ascender a esta posição logo no início quando Rui Azevedo parou com problemas num injector do seu carro. Ferreira foi o mais sério perseguidor de Ramos, mas teve que se contentar com o segundo posto. O pódio ficou completo com Vítor Araújo que fez uma recuperação que o trouxe da última posição da grelha de partida. Depois de problemas com a caixa de velocidades, o piloto do Datsun recuperou até onde pôde. Eurico Silva e Fernando Soares completaram os cinco primeiros.
Na segunda corrida, a história foi um pouco diferentes, pois três pilotos passaram pelo comando e Rui Azevedo foi o vencedor. Miguel Ferreira começou por comandar, sempre seguido de perto por João Ramos e Rui Azevedo. À quinta volta Ramos consegue passar para a dianteira, mas continuavam todos a rodar muito juntos. A três voltas do final, Ferreira abandona a prova, para na volta seguinte Azevedo passar brevemente pela primeira posição. Na última volta consumou mesmo o ataque final e venceu a corrida com uma breve vantagem sobre o seu adversário directo. Paulo Alagoa fechou as presenças no pódio, por troca com Eurico Silva, que rodou muito tempo em terceiro. E teve problemas de caixa de velocidades. Logo atrás ficou José Fafiães, a completar os cinco primeiros.
Campeonato de Portugal Clássicos
1 Carlos Barbot Lola T70 1 9 H71
2 Joaquim Jorge Ford Escort Rs 1600 2 11 H74
3 António Nogueira Ford Escort Rs 2 11 H74
4 Rui Alves Ford Escort Mki 2 11 H74
5 Pedro Fins Lotus Elan 26r 1 7 H71
Campeonato De Portugal Clássicos 1300
1 João Ramos Toyota Starlet 3 6 H81
2 Miguel Ferreira Ford 1300 Gthc 2 4 H74
3 Victor Araújo Datsun 1200 2 4 H74
4 Eurico Silva Datsun 1200 2 4 H74
5 Fernando Soares Mini Cooper's
Campeonato De Portugal Circuitos - Cpc / Ptcc
1 Duarte F. Costa Seat Leon Supercopa
2 José P. Fontes Bmw 320 Si
3 José Monroy Mitsubishi Lancer Evo Ix
4 José C. Ramos Seat Leon Supercopa
5 Gonçalo Manahu Seat Leon Supercopa
Salvador Cabral / BandarraFm
1º Borseth 150 pts,
2º Sterkens 128,
3º Kenis 123,
Braga ditou Velocidade
Vitórias para Duarte Félix da Costa e José Monroy no PTCC Duarte Félix da Costa, na primeira corrida, e José Monrroy, na segunda, foram os vencedores da penúltima jornada do Campeonato de Portugal de Circuitos (PTCC) que teve lugar em Braga, em mais uma organização do Clube Automóvel do Minho.
A primeira corrida do Campeonato de Portugal de Circuitos (PTCC) ficou marcada por um acidente logo nos primeiros metros que envolveu três carros. Patrick Cunha, Joffrey Didier e João Figueiredo. Os três tocaram-se em plena recta da meta depois da partida lançada, obrigando à interrupção da prova. Os carros de Cunha e Didier ficaram um pouco mal tratados, enquanto Figueiredo conseguiu recuperar o seu carro, mas teve que partir das boxes.No reatar da corrida, Duarte Félix da Costa foi para a frente, tendo atrás de si José Pedro Fontes e José Carlos Ramos. José Monroy, chegou depois a terceiro, e até ao final não houve mais alterações, apesar dos três primeiros rodarem sempre muitos juntos. A determinada altura. Nuno Batista venceu a Categoria 3, levando a melhor sobre Fábio Mota.
Na segunda corrida, com a grelha de partida invertida em relação aos oito primeiros da primeira prova, José Monroy arrancou muito bem e instalou-se logo na primeira posição.José Figueiredo e José Pedro Fontes lutavam, entretanto pelo segundo lugar. Monroy conseguiu aos poucos ganhar uma vantagem que deu para gerir até ao final. Fontes, conseguiu na décima volta passar para segundo enquanto mais trás, Figueiredo ainda perdeu um lugar para Duarte Félix da Costa, com os pilotos ainda a tocarem-se.José Pedro Fontes, com os resultados alcançado agora já é virtual campeão da Categoria 1.
Carlos Barbot foi o vencedor da primeira corrida do Campeonato de Portugal de Circuitos. Depois de arrancar em segundo, atrás de Ribeirinho Soares, este perdeu uma roda na segunda volta, quando já era segundo e obrigou à entrada do «Safety-Car». No reatamento, Carlos Barbot continuou na liderança, tendo atrás de si Joaquim Jorge, pois Luís Barros, que rodava em segundo, ficou pelo caminho com problemas de alimentação de gasolina no seu carro. Até final, as três primeiras posições não se alteraram, com Joaquim Jorge a ser segundo e António Nogueira, o terceiro. Rui Alves e Pedro Fins, completaram a lista dos cinco primeiros.Na segunda corrida, Carlos Barbot dominou de início a fim, não dando hipóteses aos seus adversários. Joaquim Jorge, que ainda andou perto nos primeiros instantes da corrida, teve que se contentar com o segundo lugar. Carlos Santos e Luís Barros, que arrancaram da última fila da grelha, discutiram a terceira posição, mas a partir da sétima volta, Santos instalou-se definitivamente no lugar mais baixo do pódio.
Partindo da primeira posição da grelha, João Ramos rapidamente se instalou no comando da primeira corrida do Campeonato de Portugal de Clássicos 1300. Aos poucos, o piloto do Porto conseguiu fugir à concorrência e ganhar alguma vantagem. A quatro voltas do final o «safety-car» entrou em pista em virtude de uma saída de pista de Carlos Abreu, quando este rodava em quinto, juntando assim os concorrentes. No final, apenas foram dadas mais duas voltas, mas João Ramos assegurou o triunfo.Miguel Ferreira foi o segundo classificado, depois de ascender a esta posição logo no início quando Rui Azevedo parou com problemas num injector do seu carro. Ferreira foi o mais sério perseguidor de Ramos, mas teve que se contentar com o segundo posto. O pódio ficou completo com Vítor Araújo que fez uma recuperação que o trouxe da última posição da grelha de partida. Depois de problemas com a caixa de velocidades, o piloto do Datsun recuperou até onde pôde. Eurico Silva e Fernando Soares completaram os cinco primeiros.
Na segunda corrida, a história foi um pouco diferentes, pois três pilotos passaram pelo comando e Rui Azevedo foi o vencedor. Miguel Ferreira começou por comandar, sempre seguido de perto por João Ramos e Rui Azevedo. À quinta volta Ramos consegue passar para a dianteira, mas continuavam todos a rodar muito juntos. A três voltas do final, Ferreira abandona a prova, para na volta seguinte Azevedo passar brevemente pela primeira posição. Na última volta consumou mesmo o ataque final e venceu a corrida com uma breve vantagem sobre o seu adversário directo. Paulo Alagoa fechou as presenças no pódio, por troca com Eurico Silva, que rodou muito tempo em terceiro. E teve problemas de caixa de velocidades. Logo atrás ficou José Fafiães, a completar os cinco primeiros.
Campeonato de Portugal Clássicos
1 Carlos Barbot Lola T70 1 9 H71
2 Joaquim Jorge Ford Escort Rs 1600 2 11 H74
3 António Nogueira Ford Escort Rs 2 11 H74
4 Rui Alves Ford Escort Mki 2 11 H74
5 Pedro Fins Lotus Elan 26r 1 7 H71
Campeonato De Portugal Clássicos 1300
1 João Ramos Toyota Starlet 3 6 H81
2 Miguel Ferreira Ford 1300 Gthc 2 4 H74
3 Victor Araújo Datsun 1200 2 4 H74
4 Eurico Silva Datsun 1200 2 4 H74
5 Fernando Soares Mini Cooper's
Campeonato De Portugal Circuitos - Cpc / Ptcc
1 Duarte F. Costa Seat Leon Supercopa
2 José P. Fontes Bmw 320 Si
3 José Monroy Mitsubishi Lancer Evo Ix
4 José C. Ramos Seat Leon Supercopa
5 Gonçalo Manahu Seat Leon Supercopa
Salvador Cabral / BandarraFm
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