quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Rotações 30 setembro 2009

Lamy no pódio

Pedro Lamy concluiu o Petit Le Mans, disputado este fim-de-semana no circuito de Road Atlanta na segunda posição. Apesar de ter estado sempre na luta pela liderança da prova americana, as hipóteses de conquistar a tão desejada vitória foram “por água abaixo”, quando um dilúvio obrigou a direcção da prova a dar a corrida por concluída no final de 5 horas de competição. A Peugeot acabou por conseguir uma dobradinha, com Stephane Sarrazin e Franck Montagny na primeira posição e Pedro Lamy e Nicolas Minassian no segundo posto. Foi um bom resultado para a nossa equipa, contudo, tenho a certeza que se a corrida não tivesse sido interrompida e tivéssemos regressado à pista para completar as 10 horas de prova, teríamos todas as condições de vencer. Infelizmente, as condições meteorológicas francamente más e até perigosas, não o permitiram e tivemos que nos contentar com a segunda posição, resultado que no computo geral é muito bom, pois conseguimos uma dobradinha no Petit Le Mans, acabando com a saga de vitórias da Audi”, comentou Pedro Lamy que foi um dos grandes protagonistas do dia.

Depois de três dias de sol e para “desespero” da Peugeot, a chuva compareceu mesmo antes do início da corrida, com a equipa francesa a não ter hipóteses de alterar as afinações do Peugeot 908 Hdi FAP. Contudo, Pedro Lamy, o primeiro a assumir os comandos do carro nº 7, imprimiu um ritmo fortíssimo no seu turno de condução, mantendo-se sempre em luta pela vitória da prova. “Apesar de na parte inicial o Audi do Capello/McNish estar ligeiramente mais rápido e de na chuva o nosso carro escorregar demasiado de traseira, consegui manter um bom ritmo, que me permitiu entregar o carro ao meu colega de equipa no segundo posto”, prosseguiu o piloto português. Com a conclusão da prova a acontecer passadas apenas 5 horas de corrida, a vitória acabou por sorrir a Stephane Sarrazin e Franck Montagny com Pedro Lamy e Nicolas Minassian no segundo posto e Rinaldo Capello/ Allan McNish na terceira posição. Entre a aguerrida classe GT2, a Ferrari levou de vencida com uma táctica arrojada por parte da Risi Competizione, que chamou Mika Salo no momento certo para montar pneus de chuva quando a chuva que acabaria por precipitar o aparecimento das bandeiras vermelhas se abateu sobre Road Atlanta. O carro italiano, o único oriundo de Maranello presente nesta competição, suplantou o BMW M3 de Muller/Milner/Muller, enquanto que Beretta/Gavin/Fassler, que impuseram o seu Corvette no início da corrida, quedaram-se pelo terceiro posto. O melhor dos LMP2, que sofreram uma autêntica razia, foi o Lola Mazda de Leitzinger/Franchitti/Devlin que se impôs, ficando, ainda assim, atrás dos mais rápidos GT2.
Classificação:
1. Sarrazin/Montagny P1 Peugeot
2. Minassian/Lamy P1 Peugeot
3. Capello/McNish P1 Audi
4. Luhr/Werner P1 Audi
5. Panis/Lapierre/Dumas P1 ORECA
6. Brabham/Sharp/Franchitti P1 Acura
7. Dyson/Smith UNC Lola-Mazda
8. Melo/Kaffer/Salo GT2 Ferrari
9. Muller/Milner/Muller GT2 BMW
10. Henzler/Werner GT2 Porsche
Em Vila Real vence Barata e Coutinho

Paulo Barata e António Santos foram os vencedores do Rali de Vila Real, a antepenúltima etapa do Campeonato Regional Douro, que teve lugar esta sexta e sábadoA dupla, aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo VI, apenas não venceu uma das cinco especiais em disputa, perdendo-a por apenas 0,1s. Assim, concluíram a prova com 28 segundo exactos de vantagem sobre os segundos classificados. Nesta posição ficaram José Conceição e Hugo Lisboa, que venceram a outra classificativa, travando uma luta forte com Luís Bastos e Paulo Marques, terceiros classificados, perdendo o lugar intermédio do pódio por apenas 1,9s. Júlio Bastos e Aníbal Pereira, foram quartos na estrada, mas penalizaram um minuto e perderam a posição para Paulo Silva e Sofia Mota,Em termos de Classificação do Campeonato, Rui Morais e Rui Teixeira, entraram nesta prova no comando, mais com o sexto lugar e o terceiro de Luís Bastos (segundo à entrada de Vila Real), as contas ficaram mais apertadas para as duas provas que faltam.Na prova extra campeonato, que o Clube Automóvel de Vila Real fez disputar em paralelo, Manuel Coutinho/Manuel Babo não tiveram grandes dificuldades em levar a melhor, vencendo as cinco classificativas em disputa.

RALI DE VILA REAL
CRRD
Paulo Barata / António Santos
Júlio Bastos / Aníbal Pereira
Paulo Silva / Sofia Mota
José Conceição / Hugo Lisboa
Luís Bastos / Paulo Marques
Rui Morais / Rui Teixeira
Jorge Leite / Estefânio Pinto
José Lourenço / Américo Ribeiro
Fernando Sesto / Enrique Vila
David Puiq / Nicolas Cernadas
José Esteves / António Moreira

PROVA EXTRA
Manuel Coutinho / Manuel Babo
Cesar Velasco / Francisco Yasto
André Martins / Filipe Carvalho
Paulo Torres / José Vieira
José Del Rio / Oscar Del Rio
Daniel Mariño / Daniel Castro
Nuno Gouveia / Ricardo Torres
Hélder Miranda / Bruno Teixeira
Antonio Garcia / Rafela Moreno
Ricardo Vallehermoso / José Bada
Paulo Castro / Paulo Gonçalves
António Fernandes / António J. Fernandes

Fiesta 2000 já fez testes

Depois de ter trabalhado em Agosto e Setembro na construção do primeiro Fiesta S2000, a Ford já colocou os primeiros exemplares a caminho dos testes. O objectivo da M-Sport é o de conseguir homologar o carro em Janeiro de 2010 para poder competir na WRC S2000 Cup do próximo ano.Matthew Wilson foi o homem que esteve pela primeira vez ao volante do Fiesta S2000, sendo ele um dos grupo de pilotos que irão testar o carro nas próximas semanas. Os próximos meses serão de intensos testes em vários pontos do continente europeu, estando inclusivé prevista a presença de clientes da marca e potenciais interessados no novo Ford de ralis. Segundo um comunicado da marca, esta 2ª feira foi feito o "shake-down" ao primeiro chassis próximo das instalações da M-Sport em Cumbria. Um segundo chassis está já em fase final de acabamento, devendo ficar pronto no mês de Outubro, estando os trabalhos a decorrer dentro do planeado.Vamos tentar saber mais novidades aqui na Catalunha, para levar aos nossos ouvintes tudo do novo S2000.

Ferrari 458 Italia pronto para encomenda.


As vendas do sucessor do Ferrari F430 arrancam no próximo mês de Janeiro. O Ferrari 458 Italia foi apresentado em Frankfurt, pela mão do ex-piloto de F1 Michael Schumacher e do presidente da marca Luca di Montezemolo. As vendas do sucessor do F430 arrancam em Janeiro, sendo que a marca italiana dará preferência aos que já são clientes Ferrari. No mercado português, o seu preço não será inferior a 200 mil euros. Recorde-se que o 458 Italia beneficia do motor 4.5 V8 de 570 cv de potência. Associado a uma caixa de dupla embraiagem com sete velocidades, permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 325 km/h. Apesar do novo bloco ser consideravelmente mais potente do que o anterior V8, o Ferrari 458 Italia emite 320 g/km de CO2 e apresenta um consumo médio de 17,3 l/100km.

Salvador Cabral / BandarraFm

Sem comentários: