quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Rotações 14 Outubro 2009

Elisabete Jacinto pronta para o Shamrock

Elisabete Jacinto e o Team Oleoban/MAN Portugal ultimam os preparativos para o Rallye du Maroc Shamrock 2009, competição africana de todo o terreno que se disputará em Marrocos, de 24 a 30 de Outubro. Nela terá lugar a estreia competitiva do novo MAN TGS, camião que a piloto apresentou no passado mês de Maio. Com uma lista de participantes de excelente nível nas três categorias – carros, motos e camiões – Elisabete Jacinto irá defrontar, nos T4, pilotos habituados aos primeiros lugares no Dakar. É o caso do checo Tomas Tomecek (Tatra) ou de Miklos Kovacs (Scania), piloto hungaro que terminou num dos lugares de pódio do Africa Race 2009.Para além do plano desportivo, onde irá lutar por um dos primeiros lugares entre os camiões, Elisabete Jacinto considera que a participação neste Shamrock, onde já triunfou, é a preparação mais indicada para o Africa Race.“O formato do Shamrock, com etapas muito variadas e extremamente competitivas, é sempre um desafio aliciante. Este Rallye constitui também uma excelente preparação para a grande maratona africana, que iremos disputar a partir do dia 27 de Dezembro”, refere Elisabete Jacinto que acrescenta: “Já fizemos alguns testes com este novo camião, mas a competição é sempre a melhor forma de testar todas as opções que foram feitas ao nível da mecânica. Por outro lado, é também na competição que se fazem verdadeiros progressos na condução e é um facto que começo uma nova fase, já que o MAN TGS é bem diferente do MAN M2000”.

Lourenço em busca da vitória

Consolidar liderança no Campeonato é o objectivo de Ricardo Bravo e Lourenço Beirão da Veiga para JerezA liderar o Campeonato de Espanha de GT com 10 pontos de vantagem para o segundo classificado Ricardo Bravo e Lourenço Beirão da Veiga preparam-se para mais uma jornada difícil onde a principal preocupação passa por consolidar a primeira posição da tabela e relegar para Portimão, onde decorre a última jornada do ano, a decisão do título.Apesar de se apresentarem como candidatos à vitória, há uma certa cautela no discurso da dupla da Santogal ASM Team: “Temos muito ‘handicap’ e isso será certamente um aspecto contra, mas por outro lado, os nossos principais rivais também têm penalização, pese embora menor que a nossa. Apesar de qualquer equipa entrar em pista para vencer certo é que para nós é mais importante a pontuação para o Campeonato, por isso não vamos entrar em guerras desmedidas mas procurar fazer duas corridas com cabeça para somarmos o maior número de pontos possíveis”, explicou Lourenço Beirão da Veiga.

Com quatro vitórias conseguidas esta época (Valência e Estoril) e com uma enorme regularidade em termos de performance, ambos os pilotos estão optimistas quanto a mais este fim-de-semana: “Estamos na frente do Campeonato e apesar de sentirmos alguma pressão, a realidade é que somos muito calmos em corrida e essa pressão acaba por desaparecer. Os nossos objectivos são muito claros e é com isso em mente que vamos entrar em mais uma jornada. Não vai ser um fim-de-semana fácil, mas estamos confiantes em conseguir consolidar a primeira posição no Campeonato e controlar ao máximo os nossos adversários”, disse Ricardo Bravo.Na Sexta-feira, dia 16 realizam-se as duas sessões de treinos livres. No Sábado terá lugar os treinos cronometrados e a primeira corrida às 16.45h (hora local). No Domingo a segunda prova decorre às 13.25h.

Classificação do Campeonato:
1º Ricardo Bravo/Lourenço Beirão da Veiga - Ferrari 430 GT2 com 138 pontos
2º Miguel Castro – Porsche 997 RSR com 128 pontos

International Six Days Enduro 2009Luís Correia em destaque

Segundo dia de prova e mais uma jornada positiva para as cores nacionais, com Luís Correia a liderar a Selecção portuguesa na 84ª edição dos Maxxis International Six Days Enduro. O piloto da Yamaha conseguiu terminar o segundo dia competitivo no sétimo posto da geral, tendo mesmo tido a possibilidade de ganhar mais uma posição, não fosse uma queda na derradeira especial do dia e que lhe custou preciosos segundos.Ainda assim, o balanço é amplamente positivo para o actual segundo da classe e sétimo à geral. "Hoje foi ainda melhor que ontem! Já conhecia as especiais e por isso pude andar mais rápido e arriscar um pouco mais. Nunca pensei em conseguir entrar nos dez primeiros e agora estar em sétimo é espectacular. A Selecção portuguesa está no bom caminho. Ontem fomos sétimos, o que não é mau. Combinámos atacar um pouco mais hoje, por isso talvez consigamos melhorar o resultado colectivo. Os próximos dias vão ser mais difíceis para mim devido ao piso duro, mas continuarei a dar o meu máximo", reconheceu o piloto de Santarém.

Mais atrás, Mário Patrão coloca-se como segundo melhor luso em prova, sendo 44º da geral e 19º na classe. "Para mim está a ser bom e está a correr bem em termos de Selecção. Estamos no caminho certo. O Luís Correia está muito rápido e os restantes estão a ser regulares. Não sou especialista em areia por isso espero melhorar nos próximos dias com o piso duro. Julgo que a Selecção também pode subir mais uns lugares".Quanto a Gonçalo Reis, o piloto que participa pela quarta vez nos ISDE está três lugares abaixo do colega de selecção, em 47º, sendo ainda 15º da classe, ou seja, dentro dos objectivos a que se propôs: "O dia correu bem e só uma queda na última especial me aborrece um pouco, mas não foi grave. Estou em excelente forma física e amanhã é que vou atacar a sério. Hoje tive que poupar o motor porque a minha moto é uma 250 e é mais complicado rodar em piso de areia. A Selecção está a ser bastante regular e o balanço é muito positivo. Se tudo continuar a correr bem julgo que podemos entrar nos cinco primeiros".

Hélder Rodrigues encontra-se em 53º da geral, enquanto Diogo Ventura, actual segundo classificado na Classe Júnior, é 66º à geral. "Hoje senti-me bem melhor que ontem e consegui rodar mais rápido e consistente. A seguir vamos ter piso duro, o que não é favorável para mim, mas mesmo assim vou atacar para tentar melhorar o resultado. Ainda estou a adaptar-me à moto, que é uma 250. Tenho apenas as suspensões preparadas e um escape diferente. Importante agora é lutarmos todos para um bom resultado da selecção portuguesa", lembrou Rodrigues."Ontem entrei muito nervoso e cometi alguns erros. Depois fui melhorando e consegui afinar a moto para este tipo de condições. Hoje já me senti bem melhor e optei por poupar forças para atacar mais amanhã. O resultado deixa-me muito satisfeito e está de acordo com os meus objectivos. Estou aqui para lutar com os melhores e evoluir o meu andamento. Em termos de selecção está também a correr bem e vamos tentar lutar por um lugar no pódio", afirmou Diogo Ventura.

Classificação Geral 2º Dia:
1º Samuli (Filândia)
2º Eero Remes (Filândia)
3º Christophe Nambontin (França)
7º Luís Correia (Portugal)
44º Mário Patrão (Portugal)
47º Gonçalo Reis (Portugal)
53º Hélder Rodrigues (Portugal)

Salvador Cabral-Figueira da Foz/BandarraFm

Sem comentários: