quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Rotações 25 Novembro 2009

Algarve decidiu títulos

Bruno Magalhães / Carlos Magalhães e Paulo Antunes / Hugo Magalhães sagraram-se respectivamente campeões nacionais de ralis absoluto e campeões nacionais de ralis 2 litros. Com a eficácia que lhes é reconhecida, os homens da equipa Peugeot só falharam a super-especial de Sábado que foiganha por Ricardo Teodósio, mas venceram os sete troços do segundo dia e garantiram o terceiro título absoluto. Vitor Pascoal foi o 2º, consciente de que só um azar do vencedor lhe permitiria chegar ao título absoluto. Miguel Campos conseguiu um lugar no pódio e o triunfo entre os carros do CPR2. Teve uma luta interessante com Francisco Barros Leite até o homem do SEAT desistir com uma saída de estrada. Ricardo Moura completou o rali no 4º lugar, que é muito positivo depois de alguns ralis de asfalto menos bem conseguidos. Desiludido estava Ricardo Teodósio que foi 5º, mas rodou grande parte da prova num inquestionável 2º lugar até um furo (pneu descolou da jante) o obrigar a perder posições. Aliás, os furos deixaram muita gente atrasada, como foi o caso de Adruzilo Lopes que perdeu o 2º posto do Grupo N por essa razão, ou até Fernando Peres que teve dois furos que o obrigaram a parar em dois troços para mudar rodas e assim "arrumar" o seu rali. Sem furos, mas também sem diferencial andou Pedro Meireles que foi 6º. Ainda no campo dos precalços, Bernardo Sousa desistiu na 4ª PE devido a uma saída de estrada (motivada por um pneu que descolou da jante), perdendo o 3º lugar que ocupava.

Na Taça de GT's Mex levou a melhor ao superiorizar-se a José Pedro Fontes, o 7º lugar final deu-lhe o troféu. Frederico Gomes foi o melhor do "Citroen Racing Trophy", mas o lugar mais saboroso foi o 3º de Paulo Antunes, posição que equivale ao 4º lugar do CPR2 e garante o título ao piloto de Fafe. Carlos Matos, o líder do campeonato, atrasou-se muito na fase inicial da prova, deixando o caminho facilitado para Antunes. Ainda em matéria de vitórias, João Fernando Ramos foi 19º, desta feita ao volante de um Skoda Fabia TDi, mas com isso garantiu a Taça de Portugal de Ralis. Os furos marcaram a última prova do Campeonato de Portugal de Ralis. Adruzilo Lopes, Nuno Barroso Pereira, Fernando Peres, Paulo Antunes, Frederico Gomes e Ricardo Teodósio foram alguns dos pilotos que, especialmente no troço da Fóia, tiveram pelo menos um furo. Em muitos casos estes furos condicionaram a excelentes prestações que estavam a fazer.

A dupla Nuno Pinto / João Silva triunfou no Rali Casinos do Algarve relativo ao Campeonato Regional de Ralis do Sul, numa espécie de "prenda" obtida mesmo no final. O rali não começou bem para a dupla do Mitsubishi Lancer Evo III que sofreu uma penalização de 50 segundos. No dia de Domingo rapidamente subiram ao 2º lugar, no encalce do seu adversário no título Pedro Leone. Este impunha o Ford Sierra 4x4 com mestria, não permitindo que Pinto chegasse perto. No derradeiro troço dá-se um volte-face na prova, com Leone a perder mais de 1 minuto e Nuno Pinto a conseguir chegar ao 1º lugar e vencer. A diferença de 1m05s separou os dois primeiros, com José Carlos Paté a fechar o pódio no BMW 325IX, mas já a 2m34,1s do vencedor. João Pedro Marcelino acompanhado por Pedro Peres foi 4º o volante do Mitsubishi Carisma GT deste último. Márcio Marreiros num Opel Corsa 1.6 foi o 5º e melhor dos duas rodas motrizes.

Classificação final:
1º Bruno Magalhães / Carlos Magalhães - Peugeot 207 S2000
2º Vitor Pascoal / Mário Castro - Peugeot 207 S2000
3º Miguel Campos / Aloísio Monteiro - Renault Clio R3
4º Ricardo Moura / Alberto Silva - Mitsubishi Lancer Evo IX
5º Ricardo Teodósio / Pedro Conde - Mitsubishi Lancer Evo X
6º Pedro Meireles / Jorge Henriques - Subaru Impreza N2009
7º Mex / Sérgio Paiva - Porsche 997 GT3
8º Nuno Barroso Pereira / Nuno R. Silva - Subaru Impreza WRC STI
9º Pedro Rodrigues / Daniel Araújo - Subaru Impreza WRX
10º Adruzilo Lopes / José Janela - Subaru Impreza N2009
11º José Pedro Fontes / António Costa - Aston Martin DBRS9
12º Frederico Gomes / Paulo Primaz - Citroen C2 R2 Max
13º Armando Olveira / Joaquim Duarte - Citroen C2 R2 Max
14º Paulo Antunes / Hugo Magalhães - Citroen C2 R2 Max
15º Pedro Lança / José Martins - Citroen Saxo Cup

Título para Sandro Marcos

Campeonato Nacional de Cross-Country de 2009 Sandro Marcos é o novo campeão nacional, e isso significa que ao longo da sua carreira já conquistou títulos seniores em quatro modalidades diferentes. Este é o primeiro no Cross-Country, garantido em Ourém com a vitória na penúltima prova do Campeonato.Um triunfo em Ourém dava automaticamente o título a Sandro Marcos, e o piloto cumpriu esse objectivo, averbando aos 28 anos de idade mais um êxito para o recheado palmarés, no qual já cintilavam seis coroas seniores distribuídas por três modalidades distintas. Na verdade, sagrou-se campeão absoluto de Supercross em 2001, e na classe SX2 em 2005 e 2007; no Enduro, classe 125cc, em 2002, e de Motocross MX2 em 2007 e 2008.Esta quarta e penúltima ronda do Campeonato disputou-se em Rio de Couros, perto de Ourém, num percurso com alguns sectores bastante lamacentos devido à chuva caída nos dias anteriores, embora hoje não tenha chovido durante a corrida, de duas horas consecutivas mais uma volta. Para a função compareceram 26 concorrentes.

Sandro Marcos tomou as rédeas da corrida desde o início, perseguido por Paulo Gonçalves e Paulo Felícia em renhido confronto. Sensivelmente a meio da prova, por ocasião da paragem na assistência, Gonçalves ainda surgiu no comando durante um par de voltas, mas depois Marcos repôs a hierarquia inicial, para vencer com 2m05s de vantagem sobre Paulo Gonçalves. Quanto a Paulo Felícia, foi desclassificado por ter atalhado o percurso, o mesmo acontecendo a outro piloto, Marco Vicente.Na classe "Nacional", o aguardado duelo entre Joel Paiva e Norberto Teixeira saiu frustrado, pois nos treinos uma avaria na moto de Teixeira impossibilitou-o de disputar a prova. Joel Paiva obteve o 3.º lugar absoluto e dominou as operações na classe, terminando com 3m08s sobre António Pereira e 6m01s face a Daniel Xavier.Por sua vez, Alberto Faria alcançou a segunda vitória consecutiva na classe "Promoção", na qual foi seguido por CarlosTeixeira a 4m40s, enquanto já com uma volta de atraso ficou o 3.º colocado, João Reis. Este "Nacional" de Cross-Country tem a jornada de encerramento marcada para 6 de Dezembro, em Gondomar.

Também os pilotos dos Quad estiveram em actividade nesta prova, a segunda pontuável para o respectivo Troféu de Cross-Country, com Humberto Santos a alcançar a vitória após animado despique com Paulino Cruz.Os 17 pilotos presentes na categoria de Quad não cumpriram exactamente o mesmo percurso das motos, pois um sector particularmente enlameado não foi utilizado, além da alternativa aplicada na passagem de um curso de água.A corrida durou hora e meia (mais uma volta) e Paulino Cruz foi o primeiro comandante durante um par de voltas, perdendo a seguir essa posição para Humberto Borrego. A seguir vinha Carlos Sá, que a meio da prova saíu de pista numa zona muito lamacenta, baixando para 13.º, de onde recuperaria até ao 7.º lugar final.Humberto Santos surgiu inicialmente no quarto posto, mas foi evoluindo em ritmo muito certo e sensivelmente a meio da corrida conseguiu ascender ao comando. Na segunda parte da prova travou bom duelo com Paulino Cruz – os dois pilotos alternara então na liderança, mas na ponta final Humberto Santos conseguiu impor-se, para ganhar com 1m33s sobre Cruz. Roberto Borrego completou o pódio, a 5m24s do vencedor, e com o mesmo número de voltas chegou ainda o 4.º classificado, Bernardo Mendes.

Classificações absolutas:
Motos – Consagrados:
1.º Sandro Marcos (Yamaha)
2.º Paulo Gonçalves (BMW).

Classe Nacional:
1.º Joel Paiva (BMW)
2.º António Pereira (Yamaha)
3.º Daniel Xavier (Suzuki)
4.º José Vieira (Yamaha)
5.º Pedro Vitorino (Husqvarna).

Classe Promoção:
1.º Alberto Faria (Honda)
2.º Carlos Teixeira (Husqvarna)
3.º João Reis (KTM)
4.º Tiago Lopes (KTM)
5.º Nuno Pereira (Yamaha).

Quads:
1.º Humberto Santos (Polaris)
2.º Paulino Cruz (Suzuki)
3.º Roberto Borrego (KTM)
4.º Bernardo Mendes (Yamaha)
5.º Avelino Luís (KTM).

Salvador Cabral/BandarraFm

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