segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Rotações 04 Janeiro 2010

Dakar organização pode ser colocada em causa

Dakar cada vez mais associado com assombração de mortes, pode-se começar a empolar que se não houver mortes não há Dakar.Dakar que já nada tem do nome pois disputa-se pelo segundo ano na Argentina e Chile.E aí, as coisas começam a ser alvo de alguma polémica, em termos organizativos.


Depois de no ano passado ter falecido o motociclista francês, Pascal Terry, de 49 anos, foi achado distante uns 15 metros de sua moto, sem capacete, por baixo de uma árvore, com comida e água ao redor. O acesso difícil, fora do trilho, em terreno acidentado, de densa vegetação. O piloto avisara a organização da prova na segunda especial do rally que estava sem gasolina, porém um outro piloto competidor lhe cedeu alguns litros, só foi encontrado passados dois dias, surge agora uma ligação e algumas controvérsias que deixam a pensar que não há preparação da prova por parte da organização.Organização que já veio a publico na Argentina dizer que Portugal não tem condições para o Dakar.Caso volte ao "continente negro", Lavigne aponta a Tunísia, Líbia e Egipto como os países mais aconselháveis para o trajecto africano da prova, sendo mais difícil voltar à Mauritânia, onde a ameaça de terrorismo aos interesses franceses ainda existe. Este roteiro não será benéfico a Portugal que realizou a últimas partidas da Europa, pela distância dos portos de transbordo para África.


Este ano um acidente ao quilómetro 75 da ligação, em Alpa Corral, vitimou uma espectadora e mandou várias pessoas em estado grave para o hospital. O Desert Warrior em que seguia a dupla germânico-suíça Mirco Schulte/Ulrich Leardi despistou-se e atingiu grupo de espectadores, isto conforme foi revelado pela organização. Duas das vítimas, uma mulher e um homem, foram transferidas de helicóptero para o Hospital Central de Río Cuarto, em estado grave. As demais, entre elas um fotógrafo brasileiro, foram de ambulância. Após o embate, a espectadora Natalia Gallardo, de 44 anos, teve duas paragens cardíacas. Ainda foi transportada para o hospital, onde viria a falecer.De acordo com a imprensa argentina. O acidente ocorreu à entrada da localidade de Alpa Corral, no quilómetro 75 da especial entre Colon e Cordoba. O piloto alemão fugiu do local, para evitar ser linchado pela população, e declarou o abandono da prova. Já antes, devido a enchentes no trecho Colon-Córdoba, o percurso da primeira etapa especial do Rali Dakar 2010 foi encurtado e passou para 199 km para carros e camiões – as quilometragens anteriores eram de 219 km e 251 km, respectivamente. Além dos trajectos, os horários de largada foram atrasados em 30 minutos para cada categoria.


Na primeira etapa, entre os portugueses Carlos Sousa foi o melhor ao colocar o Mitsubishi no 11º lugar. Miguel Barbosa foi 16º e Ricardo Leal dos Santos ocupa o 18º lugar.Roma bateu o VW Racing Touareg de Carlos Sainz por 2m07s, tendo Stephane Peterhansel fechado o pódio.Nos camiões Vladimir Chaguin colocou a Kamaz na liderança da categoria.Nas motos 3 lusos nas 10 primeiras posições, 1.º David Casteu (Sherco) 2.º Cyril Despres (KTM) 3.º Marc Coma (KTM) 8.º Paulo Gonçalves (BMW) 9.º Ruben Faria (KTM) 10.º Hélder Rodrigues (Yamaha) 28.º Bianchi Prata (BMW) 51.º João Rosa (KTM) 107.º Fernando Sousa (Yamaha)


Monte Carlo, Rei do IRC 2010


Cada vez mais a aposta da BandarraFm ganha consistência ao ir acompanhar o rali de Monte Carlo, face ao enorme plantel de nomes.Alguns já confirmados e outros ainda por confirmarComeçam a confirmar-se, mas são muitos os nomes para o Monte Carlo e IRC 2010 ainda por confirmar...Ford, Peugeot, Skoda, Proton, Abarth e Opel nos S2000. Mitsubishi e Subaru no Grupo N, Clio R3 e Fiesta R2 nas 2 rodas motrizes.Com o aproximar da data da primeira prova da época de 2010, são diversas as certezas, mas também muitas as incertezas para a próxima época além fronteiras.Sendo o Rally de Monte Carlo a prova de abertura do IRC, é natural que as principais movimentações surjam relativas ao IRC.Nos S2000 espera-se um ano muito animado com a chegada da Ford com os novos Fiesta, que vão competir com os vencedores Peugeot 207 e os Skoda Fabia, a que se juntam os Abarth Grande Punto, Proton Satria ou Opel Corsa, e o prometedor Citroen.


FORD:
- A M-Sport prepara-se para uma época de 2010 “em cheio”, quer como habitualmente no WRC, mas também no IRC com a estreia dos novos Fiesta S2000;- Mikko Hirvonen, o piloto dos Focus do Mundial, estará aos comandos do primeiro Fiesta S2000 no Rally de Monte Carlo, a que junta o piloto francês Julien Maurin,- Andreas Mikkelsen poderá alinhar com um Ford da equipa Rampsport, mas, pode vir a optar por participar no Monte Carlo num Fabia S2000, como os com que alinhou no Rally Bohemia e Costa Brava no final deste ano de 2009.


PEUGEOT:
– Sébastien Ogier, o vencedor do Rally de Monte Carlo 2009, já está confirmado para voltar a participar este ano, a que se junta Stéphane Sarrazin ao volante dos 207 S2000 das estruturas semi-oficiais mantidas pela PH Sport,- Kris Meeke, o campeão do IRC 2009 terá um dos três carros franceses preparados pela Kronos conforme foi divulgado por Marc van Dalen, a que se devem juntar a jovem promessa belga Thierry Neuville e provavelmente Freddy Loix, isto porque Loix ainda está em conversações com René Geordes e a Skoda,- Bruno Magalhães, o campeão de Portugal está mais que confirmado num programa no IRC com a Peugeot Portugal que começa já no Monte Carlo,- Jean-Sebastien Vigion deverá estar aos comandos de um dos carros da 2C-Combronde Compétition,- Franck Philips, o piloto monegasco alinhará com a equipa Munaretto,- Luca Betti, o piloto italiano prepara a presença com a sua estrutura, a Kimera Motorsport no Monte Carlo estendendo a participação no Europeu.


SKODA:
- A equipa oficial do Fabia S2000 tem já confirmado os nomes de 2009, Jan Kopecky e Juho Hanninen a que se junta Nicolas Vouilloz apoiado pela Skoda França para o Monte Carlo,- A BRR, a equipa de René Georges deverá fazer alinhar os Skoda Fabia S2000, falando-se do nome de Guy Wilks,- Franz Wittman ainda não confirmou a marca que irá utilizar em 2010, estando em negociações quer com a Skoda, quer com a Peugeot


ABARTH (sem participação oficial):
Apesar de a participação oficial estar cada vez mais longe em 2010, a Abarth estará presente na prova mais antiga do mundo através de várias equipas privadas;- Renaud Poutot é o único piloto confirmado, mas a GPC Motorsport poderá fazer alinhar uma segunda unidade italiana,- A Automobiles Gecem prepara a inscrição de um, ou dois carros, para os pilotos franceses Cédric Robert, ou Olivier Marty,- Albert Llovera, o piloto de Andorra que corre habitualmente em Espanha, também se prepara para o Monte Carlo ao volante do Grande Punto S2000,- Também o piloto italiano Gabriele Noberasco “Odeon”, o irlandês Keith Cronin que participou com a Procar na Escócia e o italiano Manuel Villa que recentemente comprou um Grande Punto S2000, esperam marcar presença ao volante dos Abarth já no Monte Carlo.


PROTON:
- Com os Satria S2000 irão ter aos seus comandos Anton Alen e Matti Rantanen, mas provavelmente vão faltar ao Monte Carlo, optando por integrar mais tarde a caravana do IRC, numa altura em que François Duval já deve estar recuperado das fracturas que sofreu numa queda no gelo em França.


OPEL:
- Gareth MacHale, o piloto irlandês deve estar presente aos comandos de um Corsa S2000 em Monte Carlo,- Toni Garemeister que participou no Príncipe das Astúrias com um Corsa espera ainda a sua participação na prova monegasca.Fora dos S2000, no Grupo N com os Mitsubishi surgem nomes como os irlandeses Eamonn Boland, Daniel Barry, o campeão da Martinica, Johan Héloise.


Pelos lados da Subaru temos o checo Vojtech Staif ou o belga Vincent Verschueren.Não se descarta ainda a participação de uma equipa semi-oficial da Subaru com o espanhol Enrique Garcia Ojeda.Jérôme Aymard, o piloto amador francês também deverá tripular um Impreza N12.Nas duas rodas motrizes ainda poucos pilotos confirmaram a sua participação, embora o anúncio do Troféu Clio R3 Europeu tenha despertado o interesse de muitos pilotos.Já confirmaram a presença, os franceses Éric Mauffrey, Cristophe Fontainey e Guy Dutreil, os italianos Giacomo Ogliari, Fabrizio Ferrari e Marco Asnaghi.Espera-se ainda a participação do vencedor da edição de 2009 das 2 Rodas Motrizes, Kris Princen, de Pierre Campanha, ou Timo van der Marel.O piloto italiano Vinicio Terranova já confirmou a participação com um Fiesta R2, depois de se ter imposto este ano no troféu mono marca da Ford do seu país natal.


Salvador Cabral/BandarraFm

Sem comentários: