segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Rotações 11 Janeiro 2010

O mais rápido do mundo

Com o lema "a melhor tecnologia para melhor desempenho", o fabricante 9ff, especialista em modelagem Porsche lançou o GT9-R, o carro de produção mais rápido do mundo. Um mecânico com 1120cv potencia, com uma aerodinâmica estudada, são responsáveis por este super carro com que são alcançados 418 km / h velocidade máxima, batendo o todo-poderoso Bugatti Veyron, carro desportivo americano SSC Ultimate Aero TT Tecnologia da Concorrência O GT9-R é um carro que tem um objectivo: o melhor desempenho em todas as situações. O chassi leve com aerodinâmica e desempenho do motor, é o resultado de 7 anos de desenvolvimento deste turbo mecânico tornam este carro de circuito num carro real, mas aprovado para a estrada. O motor utilizado é um 4,0 de seis boxer cilindro 9ff profundamente modificada por uma quadra da Porsche, que é capaz de entregar um escalonamento 1.120 hp e 1050 Nm de troque. Além dos 418 km / h velocidade máxima, todos os serviços declarados são igualmente impressionantes, com a aceleração de 0 a 100 km / h em GT9-R para o relógio em apenas 2,9 segundos e pode chegar a 300 km / h de paralisação em 14,9 segundos. Exclusivo e como apenas 20 unidades serão fabricadas este modelo, a um preço que não tenha sido tornada pública, mas provavelmente muito superior a 500.000 €. Além disso, cada uma das 20 unidades será única, pois, como bom treinador que é 9ff, cada carro será fabricado como o comprador personalizar ao mais ínfimo pormenor. Enquanto aguardam essa velocidade recorde é quebrado, provavelmente por a anunciada Keatin TKR, o carro mais rápido do mundo.

Africa Eco Race

A piloto Portuguesa Elisabete Jacinto e os seus companheiros de equipa regressaram à caravana do Africa Eco Race, depois de dois dias passados em Nouakchott onde o material suplente, que aí foi entregue, vai permitir ao seu MAN TGS chegar até Dakar,A piloto do Team Oleoban Man Portugal, naturalmente, desolada por ter sido forçada a abandonar, quando ainda lutava pela vitória, está cada vez mais convicta de que tomou a opção correcta quanto à escolha do Africa Eco Race, em detrimento do Dakar Argentina Chile.“Infelizmente para nós, que muito trabalhámos para aqui estar nas melhores condições que alguma vez tivémos para enfrentar esta longa maratona africana, o ter surgido uma situação que foge do nosso controle e que nos impediu de poder alcançar, quem sabe, aquela que seria uma importantíssima vitória. Senti-me confiante, com uma excelente máquina e travei um duelo dos mais interessantes da minha carreira” explica Elisabete Jacinto que, em Nouakchott, teve oportunidade de se inteirar do que vai acontecendo na América do Sul.

“Sei que os portugueses estão a conseguir boas prestações e faço votos para que assim seja até ao final da corrida. Soube, por outro lado que, tal como eu suspeitava, o traçado não tem sido minimamente interessante para os camiões e o desconforto é enorme, por parte da maioria dos presentes. Essa foi uma das razões que me levou a optar pelo Africa Eco Race e percebo que fiz uma excelente escolha. Já disse e repito: o René Metge fez um trabalho fabuloso na escolha dos percursos, com road-books muito próximo do perfeito e fazer estas pistas sem encontrar grandes traços e muito menos regos e tudo cavado, como sempre me aconteceu no passado, é de um prazer que supera tudo o que pode faltar à prova noutros domínios”.Tudo na mesma num Africa Race que dificilmente se poderá considerar como competitivo, pelo menos a nível participativo.
No ultimo dia Jacky Loomans voltou a vencer uma etapa mas apenas conseguiu 5 segundos de vantagem para Jêrome Pelichet. Loomans fica, com a consolação das 4 vitórias e da segunda posição à geral quando apenas falta a etapa que levará a curta comitiva até Dakar.Jean Louis Schelesser foi apenas terceiro mas mantém a primeira posição presa por quase uma hora e meia.Nos camiões, depois da desistência de Elisabete Jacinto, não há história: Miklos Kovacs voltou a triunfar na etapa e tem uma eternidade a separá-lo do segundo classificado, o belga Noel Essers.

Carros
1 SCHLESSER Jean louis (F) DEBRON Arnaud (F) SCHLESSER
2 LOOMANS Jacky (B) DRIESMANS Frits (B) NISSAN
3 LETHIER Francois (F) LURQUIN Jean marie (B) BUGGY

Camiões
1 KOVACS Miklos (H) CZEGLEDI Peter (H) TOTH Tamas (H) SCANIA
2 OLIVIER Stephane (F) TURLAIS Xavier (F) VIVIER Frederic (F) RENAULT
3 ESSERS Noel (B) DE PAUW Hans (B) BAETEN Richard (B) MAN

Gala do Clube Escape Livre

É já na próxima sexta-feira, dia 15 de Janeiro, que o Clube Escape Livre organiza pelo 12º ano consecutivo a Gala Spal.Muito perto de quarenta pilotos de nove modalidades distintas, recebem o Diploma e o Troféu correspondente à sua participação em provas oficiais dos diversos campeonatos. Trata-se do reconhecimento público do esforço e dedicação dos pilotos de desportos motorizados em participarem nos respectivos Campeonatos.Mário Patrão, detentor de 19 títulos nacionais, cinco deles consecutivos.António Matias que em 2009 alcançou o primeiro título da sua já longa carreira no autocross.Francisco Carvalho piloto de velocidade que mais vezes foi eleito Piloto do Ano.3 Distinções especiais, a divulgar, apenas na noite da Gala: O Troféu Piloto do Ano – que resulta da votação entre todos os presentes - e duas escolhas da Direcção do Clube: o Troféu Prestígio e o Troféu Manuel Gião. Estes dois prémios têm como finalidade homenagear entidades ou individualidades que através da sua acção tenham dado um contributo importante e fundamental para as actividades do Clube e para a promoção da região da Guarda.

Lista dos pilotos a Homenagear
Autocross
Ana Matias
António Matias
Joaquim Frade
José Blanco
Nuno Paixão
Ralis
Nuno Rodrigues da Silva

Velocidade
Francisco Carvalho
David Saraiva

Ralis Clássicos
João Queiroz

Ecomaratonas
David Marques
João Gomes

Navegação
Alexandre Faro
António Cruz Pereira
Carlos Alberto Lourenço
Carlos Coelho
João Pedro Borges
João Esteves
Jorge Nuno Brioso
Luis Filipe Poço
Nuno Neta da Costa
Nuno Martins
Paulo Fernandes Dias
Sérgio Loureiro
Radiomodelismo
Ângelo Fonseca
Diogo Fonseca
Nuno Costa
Rui Brites

Motocross
André Ruano
Márcio Ferreira
Vinícius Ferreira

Todo Terreno e Enduro
Mário Patrão
Telmo Conde
João Pedro
Luis Coelho
Paulo Oliveira

FIA divulga inscritos

A FIA divulgou as listas de inscritos no S2000 Cup, PWRC e JWRC, deixando de fora os pilotos do SWRC. Em cada um dos casos as provas onde vão estar presentes para pontuar.Apesar das inscrições terem terminado oficialmente, a FIA estendeu o prazo e aceitará com algumas reservas inscrições até 9 de Abril (PWRC) e 30 de Abril (JWRC).
Fique com as listas de inscritos:
S2000 Cup
Barwa Worlr Rally Team (MX, JOR, NZ, P, FI, J, GB)
Dynamic World Rally Team (MX, JOR, P, FI, D, F, GB)
Skoda - René Georges Rally Sport (S, MX, JOR, P, D, F, GB)
Janpro - (S, JOR, NZ, P, FI, D, GB)
Czech Ford National Team - (S, MX, NZ, FI, D, F, GB)
Red Bull Rally Team (S, JOR, NZ, FI, D, F, GB)

PWRC:
Toshi Ara - Subaru Team Arai (MX, NZ, D, J, F, GB)
Gabor Mayer - Gaboko Hungary ASE (MX, JOR, NZ, FI, J, GB)
Nicholai Georgiou - Pirelli Star Driver (FI, D, F, GB)
Peter Horsey - Pirelli Star Driver (FI, D, F, GB)
Hayden Paddon - Pirelli Star Driver (FI, D, F, GB)
Alex Raschi - Pirelli Star Driver (FI, D, F, GB)
Ott Tanak - Pirelli Star Driver (FI, D, F, GB)
Armindo Araujo - Ralliart Italy (S, MX, JOR, D, F, GB)
Czech National Team (S, JOR, NZ,FI, J, F)
Gianluca Linari (S, MX, JOR, NZ, J, F)
Fabio Frisiero - Hawk Racing Club s.r.l. (S, MX, NZ, FI, F, GB)

JWRC:
Egoi Eder Valdes Lopez (P, BUL, D, F, E)
Loïc Mattei (Tur, P, BUL, D, F)
Todor Slavov (Tur, BUL, D, F, E)
Team Sab Motorsport (Tur, P, BUL, F, E)

Salvador Cabral/BandarraFm

Sem comentários: