A estrada entre Foz Côa e Almendra vai ser requalificada num investimento total de sete milhões de euros para melhorar uma via com interesse turístico e económico para a região. o troço de 17,5 quilómetros da Estrada Nacional 332 (EN332) irá ser sujeito a obras de beneficiação num projecto que deverá estar concluído no final de 2009.
O concurso público foi já aberto e as propostas têm de ser entregues até 7 de Outubro para a obra que deverá estar pronta durante um ano.
Em comunicado, o presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, Emílio Mesquita, mostrou-se satisfeito com o anúncio do concurso para uma obra decisiva para a região. 'Esta é, sem dúvida, uma das mais importantes vias de acesso ao concelho. Por essa via nos ligamos mais rapidamente a Espanha e consequentemente à Europa', explicou o autarca.
Nesse sentido, 'desde o início do nosso mandato autárquico, tenhamos procurado sensibilizar o poder central para a necessidade de melhorar esta estrada', acrescentou Emílio Mesquita. No seu entender, 'é portanto mais uma conquista do concelho, nesta luta contínua pelo desenvolvimento'.
As povoações de Almendra, Castelo Melhor e Orgal de Foz Côa, só a partir da segunda metade da década de 70, ficaram ligadas à sede de concelho, em Vila Nova de Foz Côa, trocando a ‘balsa’ do rio por uma nova ponte rodoviária.
Este troço melhora também a ligação entre os concelhos de Vila Nova de Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo mas também é mais uma etapa de uma nova ligação a Espanha, com a futura construção da estrada Almendra - Barca d’Alva. Foz Côa vê a ligação viária a Almendra como uma das mais importantes.
Diario XXI