sexta-feira, 25 de abril de 2008

Lusiadas - Manuscrito e Ilustrado

Está à disposição do público na Biblioteca do Centro Cultural de Trancoso, o exemplar dos Lusíadas que se pretende copiado por todos aqueles que queiram participar nesta iniciativa.
Para isso, todos aqueles que queiram deixar a sua marca nesta obra colectiva, através do seu punho, basta dirigirem-se à Biblioteca e solicitarem o livro, escolhendo a estrofe que pretendem copiar.

Merece uma publicação com carácter de excepcionalidade a narrativa épica, em verso, do maior vulto da cultura portuguesa. Nesse sentido, a Empresa Municipal Trancoso Eventos, pretende dar a oportunidade aos cidadãos portugueses em geral e aos do termo de Trancoso em particular, de escreverem pelo seu próprio punho as estrofes de “Os Lusíadas”; paralelamente, será oferecida a oportunidade de ilustração desta obra a todos os artistas, profissionais ou amadores, que queiram ilustrar as estrofes da grande obra de Camões.
Nesta obra, reunida em um só volume (50 x 35 cm), escrita a duas colunas e ilustrada ao longo dos cantos (cerca de 100 ilustrações), de acordo com a estrofe evidenciada, em plena liberdade do artista, pretende-se que a verdadeira personagem, o herói, seja todo o povo português, o colectivo nacional antanho, contemporâneo e futuro, a sua magma e a sua epopeia - o “peito ilustre lusitano”.

O objectivo parcelarizante que a Trancoso Eventos propõe, consiste em obrar um painel homegéneo de contributos individualizados, manuscritos (tal como o fez o seu Autor), através do punho de cada colaborador (e serão 1.102 colaboradores).
Cada estrofe será, dessa forma, entregue a cada colaborador, que se identificará como cooperante a título gracioso.
Findo o volume, escrito, ilustrado e encadernado, este poderá estar disponível para iniciativas de exposição pública, cópia tipográfica e depósito em instituição, arquivo ou biblioteca que melhor se entender.

Trancoso Eventos EM / BandarraFm

Encontro de Concertinas - Reboleiro


Iº Encontro de Concertinas Reboleiro - Trancoso

Dia 27 de Abril de 2008

Programa:
11H00 - Recepção dos Grupos, seguido de arruada
12H30 - Almoço convivio para elementos dos grupos de concertinas
14H00 - Inicio de actuações

Grupos participantes

Casal de São João
Centro Cultural da Guarda
As concertinas - Vale do Tejo
Estrelas de Pinhel
Vila Nova de Tázem
Figueira de Castelo Rodrigo
Penaverde
CSC - Coriscada
Torre do Terrenho
Concertinas do Reboleiro

Se houver algum tocador de concertinas interessado em fazer uma actuação deve fazer a sua inscrição pelo seguinte número de telefone 271829806 até dia 25 de Abril.

BandarraFm

Café Concerto - Centro Cultural de Trancoso


24 de Abril - 21h30

Café Concerto no Centro Cultural de Trancoso
Trivenção " Tributo a "Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira "

O grupo “Trivenção” nasceu em Junho de 2001, na Guarda. Este grupo dá especial ênfase à música portuguesa de intervenção. José Afonso, Fausto, Adriano Correia de Oliveira ou José Mário Branco são alguns dos autores que a banda da Guarda interpreta.


Trancoso Eventos EM / BandarraFm

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Trancoso recebe Seminário sobre Turismo

A Região de Turismo da Serra da Estrela vai promover no dia 23 de Abril, em Trancoso, o seminário «QREN e o sector do Turismo».

Esta iniciativa decorrerá no cine-auditório Jacinto Ramos, em Trancoso com início às 15h, e contará com a participação do Turismo de Portugal, a empresa António Paquete - Economistas Associados, empresários e diversos agentes do sector turístico.
Entre os temas abordar destacam-se os protocolos do Turismo Portugal e a banca, fontes de financiamento e candidaturas e o novo regime jurídico dos empreendimentos turísticos.
O objectivo central do seminário centra-se no esclarecimento das linhas de financiamento no âmbito do Quadro de Referencia Nacional.



Diario da Guarda

sábado, 19 de abril de 2008

Cinema em Trancoso


18 a 21 de Abril - JUMPER

Cine Auditório Jacinto Ramos - Trancoso
Horários: Sextas, Sábados e Segundas - 21:30h Domingos - 16:00h

David Rice (Hayden Christensen) é um “Jumper”, alguém capaz de se teletransportar, podendo ir a qualquer lugar, a qualquer momento.
Ele pode ver o Sol a pôr-se 20 vezes em num único dia, levar a namorada à volta do mundo num piscar de olhos e apoderar-se de milhões de dólares em minutos.
A vida de David sofre uma reviravolta quando ele percebe que está a ser implacavelmente perseguido por uma organização secreta cuja missão é matar todos os Jumpers.
David alia-se a outro Jumper, e embarca em uma guerra que já vem sendo travada há milhares de anos.
Caçado pelo mundo todo, aos poucos ele descobre uma verdade surpreendente sobre seu próprio passado e o de sua família. A odisséia global de David é o primeiro capítulo de uma aventura épica que vai do Meio Oeste americano às ruas de Tóquio, passando pelas ruínas de Roma.

BandarraFm

19 de Abril - Noite de Cabo Verde - Centro Cultural de Trancoso

Noite de som de Cabo Verde, pelos alunos caboverdianos residentes em Trancoso.

Projecção de Imagens de Cabo Verde
Participação de Danças e Cantares; várias coreografias e danças, como o funaná, batuque e kuduru; Hino de Cabo Verde e trajes do país.
Cantares com batuque tradicional e coreografia nativa durante a tarde, as alunas caboverdianas da Residência de Estudantes, gerida pela Trancoso Eventos, estarão à disposição de senhoras, jovens e meninas para penteados tradicionais de Cabo Verde.
Está Convidado, Não Falte!

Trancoso Eventos EM / BandarraFm

19 de Abril - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - Freches

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado, pelo ICOMOS, em 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade.
O ICOMOS elegeu como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2008 o tópico “Património Religioso e Espaços Sagrados”, com o objectivo de contribuir para o reconhecimento, protecção e valorização dos edifícios e obras de arte religiosas, bem como de todos os espaços investidos de valor sagrado pelas respectivas comunidades humanas.

Programa:
Sábado 19 de Abril
Local: Junta de Freguesia de Freches

14h30m- Apresentação da Comunicação: “O património religioso escondido de Freches” da autoria da Dr.ª Inês Amoedo.
15h00m- Lançamento do livro “Recordar Freches” (org: Junta de Freguesia de Freches)
15h30m- Visita Guiada às marcas mágico-religiosas gravadas nas ombreiras das portas do núcleo urbano antigo de Freches, à igreja matriz e à capela do Divino Senhor das Preces.
17h00m- Lanche Convívio

Organização:
Câmara Municipal de Trancoso,
Junta de Freguesia de Freches
Trancoso-Eventos Empresa Municipal.
Apoio:
BandarraFm

Trancoso Eventos EM / BnadarraFm

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Território nacional menos vulnerável a incêndios

O Governo quer tornar o território nacional menos vulnerável a incêndios florestais com o reforço da Rede de Salvaguarda do Território Florestal, nomeadamente com a criação de 60 novas equipas de sapadores por ano, anunciou o ministro da Agricultura.
"Temos 205 equipas, o nosso objectivo é ter, até 2012, 500 equipas", afirmou Jaime Silva numa apresentação da Rede de Salvaguarda do Território Florestal (RSTF), considerando que a criação de cerca de 60 novas equipas de sapadores florestais por ano é um objectivo definido para os próximos anos.
A RSTF está integrada no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que prevê que 60 por cento do território tenha a rede delineada até 2009. O reforço e alargamento da RSTF prevê a continuidade da limpeza de matas e florestas, a abertura de uma rede viária de acesso aos terrenos florestais, a utilização de uma rede de pontos de água que permitam o abastecimento dos meios de combate aos incêndios e a integração dos meios da rede de vigilância nacional, assim como das infra-estruturas de combate aos fogos.

SEM RISCOS PARA AGRICULTORES
Jaime Silva garantiu que não existe qualquer risco para os agricultores no que se refere à utilização dos terrenos agrícolas. "O plano não afecta o uso dos terrenos agrícolas, porque foi tida em conta a estrutura fundiária. Nalguns casos, a largura da rede viária e das faixas de contenção é de tal ordem que tornaria uma pequena exploração de meio hectare reduzida a dezenas de metros. No entanto, o plano foi concebido para ter em conta a especificidade da pequena propriedade portuguesa", disse à Agência Lusa o ministro.

Diario XXI

terça-feira, 15 de abril de 2008

Centro de Interpretação Judaica arranca

Em Trancoso, vão arrancar nos próximos dias as obras do Centro de Interpretação Judaica “Isaac Cardoso”, instalado na antiga Judiaria (Bairro Judeu), anunciou a Câmara local. O projecto é do arquitecto Gonçalo Byrne e pretende recordar a presença Judaica no concelho, que remonta desde há muitos séculos.
Segundo o presidente do município, Júlio Sarmento, o Centro vai situar-se no “percurso judaico de Trancoso, próximo da rua da Alegria, uma artéria com maior número de marcas de cristianização ou cruciformes insculpidos nos umbrais das portas em local onde os judeus colocavam a Mezuzah ( pequena caixa contendo pergaminho com passagem da Torah)”.
Nesta zona urbana terá existido a primeira Judiaria de Trancoso.
O Centro de Interpretação Judaica será constituído por uma sala de exposições, pequeno templo de oração para visitantes judeus (sinagoga com o nome de Poço das Águas Vivas) e um espaço museológico dedicado ao passado da presença Judaica em Trancoso.

QUEM FOI ISAAC CARDOSO?

Fernando Cardoso, aliás Isaac Cardoso, nasceu no início do século XVII em Trancoso. Foi viver em 1610 para Espanha com a família, onde estudou e doutorou-se em Salamanca. Médico, filósofo e defensor do judaísmo, foi uma das figuras proeminentes da época e das personalidades mais ilustres de Trancoso. Publicou várias obras de que se destacam “Las Excelências de los hebreus”, dedicada ao judeu português Jacob de Pinto, em que cita Bandarra, o “profeta” de Trancoso.

Diario XXI

Delphi/Guarda....

Os 100 despedimentos de trabalhadores da Delphi da Guarda previstos para Maio foram adiados para o segundo semestre deste ano, revelou hoje o sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas dos Distritos de Aveiro, Viseu e Guarda.
O dirigente sindical Júlio Balreira disse à Lusa, no final de uma reunião com um elemento da direcção da Delphi, que os despedimentos previstos para Maio "não se vão concretizar", mas "mantém-se a intenção da empresa em despedir os trabalhadores no decorrer do ano de 2008, a partir de Julho".
No ano passado, a Delphi da Guarda adiou para 2008 a concretização dos 524 despedimentos previstos para os meses de Setembro e Dezembro, anunciando que seriam despedidos 100 trabalhadores em Maio, cerca de 400 em Julho e os restantes em Agosto.
Hoje, o dirigente do sindicato referiu desconhecer a intenção da empresa em relação à calendarização dos despedimentos, anunciando que serão pedidas reuniões "para saber quando é que se vão concretizar os despedimentos e em que condições".
Segundo o responsável, o adiamento é justificado pela "manutenção de alguns projectos que vão garantir os postos de trabalho até ao mês de Julho".
Júlio Balreira recordou que o processo se desenrola há um ano e que o sindicato questiona o que já foi feito pelas entidades competentes para absorver os futuros desempregados.
"Nós perguntamos às entidades oficiais o que é que foi feito de há um ano a esta parte para responder a este drama social que vai acontecer na região da Guarda e nesta cidade em particular", disse o sindicalista.
"Todos estamos recordados das afirmações feitas pelo Governo, nomeadamente pelo senhor ministro da Economia e pelo senhor presidente da Câmara da Guarda, e hoje estamos, com certeza, todos a questionar o que é que foi feito, o que é que vai ser feito para que estes postos de trabalho possam ter resposta nesta região", acrescentou.
Para obter respostas o sindicato anunciou que irá pedir reuniões ao Ministério da Economia, Agência Portuguesa para o Investimento, Governo Civil e Câmara da Guarda.

Júlio Balreira lamentou a situação vivida na empresa há já cerca de um ano, considerando que "cria instabilidade nos trabalhadores e nas próprias famílias".
O mesmo dirigente referiu que, no ano passado, os sindicatos já tinham acordado com a administração que cada trabalhador despedido receberia "dois meses [de salário] por cada ano de trabalho" e "é nessa base" que as negociações irão ser feitas.
A Delphi da Guarda possui neste momento 1.060 trabalhadores e as previsões apontam para o despedimento de cerca de metade.
A Agência Lusa tentou, sem sucesso, obter mais esclarecimentos da parte de Elisabete Cruz, responsável pelo sector de recursos humanos da Delphi da Guarda.

Lusa

Beira Interior ainda precisa qualidade de vida...

Um ranking sobre qualidade de vida, elaborado em 2007 pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior (UBI), dá conta que 20 dos 24 concelhos do distrito de Viseu estão abaixo do meio da tabela, que analisa 278 municípios do país. Apenas os concelhos de Viseu (63º lugar a nível nacional), Mangualde (104º lugar), Nelas (116º lugar) e Santa Comba Dão (130º lugar) surgem acima dos 139 primeiros. O estudo, coordenado pelo professor José Pires Manso, responsável pelo Observatório da UBI, analisa variáveis como educação, população, mercado de trabalho, rendimento e consumo, cultura, saúde e infra-estruturas básicas. A nível nacional, Lisboa é a cidade com melhor qualidade de vida do país, seguida de Albufeira, S. João da Madeira e Porto. "Da análise do ranking, é de realçar a posição dos municípios de área da grande Lisboa e dos municípios do Algarve. Olhando para o fundo do ranking, a grande conclusão que se tira é que os últimos lugares são maioritariamente ocupados por municípios do Norte e do Centro do país", revela o documento da UBI.

Quanto ao distrito de Viseu, a capital, não estando numa posição confortável a nível nacional, lidera de forma distanciada o quadro dos 24 concelhos. Em segundo lugar aparece Mangualde, seguido de Nelas e Carregal do Sal. Só depois se encontra Oliveira de Frades, Tondela e Mortágua. S. Pedro do Sul está no meio da tabela, que tem o concelho de Resende em último lugar, encostado a Penalva do Castelo, Cinfães e Penedono. Os dados permitem observar a nível distrital, a grande diferença existente entre os municípios do Sul e do Norte de Viseu. Abaixo do meio da tabela estão todos os concelhos localizados a Norte (nove dos 10 concelhos do Douro Sul). Por outro lado, são os concelhos onde hoje existem as grandes zonas industriais da região, que apresentam maior qualidade de vida, nomeadamente, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades e Tondela. O relatório, nas suas considerações, faz uma breve abordagem aos principais municípios da Beira Interior, onde inclui Viseu: "O município melhor classificado é o de Viseu, seguido de Castelo Branco (75º lugar).

Estas classificações revelam que, em termos de qualidade de vida, os municípios do interior centro do país, têm ainda um longo caminho a percorrer, no sentido de proporcionar um maior bem-estar às populações e, dessa forma, serem também mais atractivos em termos de fixação de novos habitantes, contrariando a tendência da desertificação". A base de dados fundamental para este estudo do Observatório da UBI foi o Anuário Estatístico do Instituto Nacional de Estatística de 2004. O estudo, com base em 11.398 valores de amostras, permitiu aos observadores chegarem ao ranking dos 278 concelhos. "Este estudo, com todas as limitações e virtudes que lhe estão inerentes, tem a particularidade de mostrar o quão importante é a selecção dos indicadores quando se pretende medir a qualidade de vida", conclui. Numa análise à Beira Interior, Viseu é o distrito mais bem classificado, acima de Castelo Branco, Covilhã e Guarda. Lisboa apresenta o dobro da qualidade de vida de Viseu.

Kaminhos

sábado, 12 de abril de 2008

Tempo : Fim de Semana







Sábado, 12 de Abril de 2008

Regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela:
Céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas regiões doInterior até ao início da manhã.
Vento fraco, tornando-se gradualmente fraco a moderado e moderado a forte com rajadas, nas terras altas.
Períodos de chuva ou aguaceiros, mais intensos e frequentes no Minho e Douro Litoral a partir da tarde, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Neblina ou nevoeiro matinal.

Domingo, 13 de Abril de 2008

Períodos de céu muito nublado, sendo por nuvens altas a partir da tarde.
Vento em geral fraco,soprando temporariamente moderado nas terras altas.
Aguaceiros mais frequentes até ao início da tarde.
Pequena subida da temperatura, mais significativa da mínima nasregiões do Interior.
Neblina ou nevoeiro matinal.

Instituto de Meteorologia / BandarraFm

Rastreio na escola secundária depois de detecção de aluna com tuberculose

Alunos, professores e funcionários da Escola Secundária de Seia estão hoje a ser alvo de um rastreio à tuberculina, na sequência da detecção de tuberculose pulmonar numa estudantes daquele estabelecimento de ensino, informou a delegada de Saúde local.
No total estão a ser rastreadas cerca de 60 pessoas, o universo das que tiveram contacto próximo com a aluna em quem foi detectada a tuberculose pelos Hospitais da Universidade de Coimbra.
A família da estudante está a ser seguida pelo Centro de Doenças Pulmonares de Coimbra.Entretanto, segundo a delegada de Saúde de Seia, Assunção Prata, "o resultado dos testes [de hoje] serão conhecidos na segunda-feira, pois a análise precisa de dois dias para poder ser lida".

Terras da Beira

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Estádio de Trancoso vai ter relvado...


Investimento de 450 mil euros
A autarquia pretende dar melhores condições aos jovens para a prática desportiva. Os melhoramentos são co-financiados pelo Instituto do Desporto de Portugal .

O Estádio Municipal Dr. Fernando H. Lopes, em Trancoso, vai ser, brevemente, arrelvado, num investimento da autarquia estimado em 450 mil euros. A Câmara apresentou uma candidatura à Medida 2 – “O Primeiro Relvado”, aprovada tecnicamente pelo Instituto do Desporto de Portugal. A adjudicação da empreitada é financiada em 70 por cento no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT).
O edil de Trancoso, Júlio Sarmento, considera que a obra “vai dignificar um importante espaço desportivo que, certamente, vai ter condições para que os jovens, especialmente, possam de forma mais salutar e segura desenvolver as suas aptidões desportivas e físicas”.
A autarquia não refere, no entanto, o prazo de execução.
O recinto desportivo foi inaugurado em Novembro de 2002, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio. “Além desta estrutura, o concelho dispõe de outros equipamentos desportivos, desde o Pavilhão Multiusos, as Piscinas Municipais cobertas e descobertas, as Piscinas Municipais de Vila Franca das Naves, Campos de Ténis, Polivalentes Desportivos e Campo de Futebol de Vila Franca das Naves”, enumera uma nota da autarquia.

Diário Digital / Portal de Trancoso / BandarraFm

Guarda: Três centros de saúde com novas instalações este ano

Os centros de saúde de Pinhel, Guarda e Manteigas vão ter até final do ano novas instalações, disse hoje à Lusa Isabel Coelho, coordenadora da Sub-Região de Saúde da Guarda.
Segundo a responsável, o primeiro serviço a ficar com as condições melhoradas será o centro de saúde de Manteigas, cujo edifício foi ampliado e remodelado, num investimento de 600 mil euros.
"Dentro de quinze dias está aberto", garantiu hoje Isabel Coelho, indicando que o atraso na sua reabertura se deveu ao facto de as obras efectuadas "terem sido mais profundas do que estava inicialmente previsto, porque o edifício existente estava completamente degradado".
Para transferir os serviços, que nos últimos três anos têm ocupado instalações cedidas pela Santa Casa da Misericórdia Local, faltará apenas transferir os telefones e "mudar a rede informática".
"São os técnicos da sub-região de Saúde que, de um dia para o outro, fazem a mudança. Vai aproveitar-se um fim-de-semana para que a mudança não interfira com as consultas normais", adiantou.
A coordenadora da Sub-Região de Saúde referiu que o centro de Manteigas foi "ampliado e remodelado para dar mais conforto, qualidade e espaço" aos utentes, acrescentando que todo o edifício dispõe de ar condicionado, situação que não acontecia anteriormente.
Quanto ao centro de saúde de Pinhel, disse que será instalado num novo edifício, que está em fase de acabamento, no mês de Junho.
"Dentro de dois meses está pronto", adiantou, explicando que o atraso na execução da obra se deveu à falência da firma construtora, pelo que houve necessidade de proceder à transferência da empreitada para outra empresa.
Com a entrada em funcionamento do novo equipamento a população de Pinhel ganha "um moderno e funcional" centro de saúde, considerou.
As obras em curso estão relacionadas com acabamentos interiores, electricidade, ar condicionado e instalação de bancadas.

O novo centro de saúde de Pinhel começou a ser construído em 2006 e representa um investimento da ordem dos dois milhões de euros.
Como o edifício do antigo centro de saúde, nas proximidades do local onde está a ser construído o novo, também está em obras de recuperação para acolher uma Unidade de Cuidados Continuados, as consultas externas funcionam num contentor.
Estas instalações provisórias não reúnem as melhores condições de trabalho, situação que motivou o protesto dos funcionários, que promoveram um abaixo-assinado a pedir celeridade nas obras.
Por último, na cidade da Guarda, até ao final do ano, o Ministério da Saúde tenciona abrir as portas a duas novas instalações que substituirão a actual sede do centro de saúde, que funciona num antigo pavilhão do Sanatório Sousa Martins, e segundo Isabel Coelho "não reúne o mínimo de condições para a prática de medicina familiar.

Uma das unidades, a sede do centro de saúde, ocupará um edifício que está a ser construído na cerca do Parque da Saúde, e a outra, uma Unidade de Saúde Familiar (USF), que terá o nome de "Ribeirinha", o antigo Pavilhão Gulbenkian do Hospital da Misericórdia, no centro da cidade, que será adaptado para o efeito.
O edifício sede, actualmente em construção, custa 1,5 milhões de euros e está previsto que seja ocupado em Outubro, referiu a fonte.
Adiantou que a adaptação do segundo andar do imóvel do antigo Pavilhão Gulbenkian para USF deverá concretizar-se até final do ano.
Os dois equipamentos vão contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos cerca de 23 mil utentes do centro de saúde da Guarda, uma vez que as actuais instalações não possuem as melhores condições de trabalho.
"O actual edifício não reúne condições, nomeadamente de acessibilidades, de segurança, de higiene, de privacidade", reconheceu a coordenadora da Sub-Região de Saúde.

Diário Digital / Lusa

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Corte de trânsito na EM 531














A circulação do trânsito está interrompida na Estrada Municipal 531, entre a rotunda da Estrada Nacional 233 (Sabugal) e a povoação da Gata, devido a obras na via. A interrupção ocorre por um período de um mês, até 30 de Abril.

Como alternativa, a circulação automóvel deve ser efectuada pelas localidades de Monte Barro e Carapito da Légua (concelho da Guarda).

Nova Guarda

sábado, 5 de abril de 2008

Cinema em Trancoso


Cine Auditório
Jacinto Ramos -Trancoso

John Rambo
( Rambo IV )
04-07 Abril





Horários: Sextas, Sábados e Segundas - 21:30h , Domingos - 16:00h


John Rambo...
Vinte anos após o último filme da série, “Rambo" (Sylvester Stallone) retirou-se para a Tailândia do Norte. Nas proximidades de Thai-Burma (Mynamar), a guerra civil com a maior duração da história da humanidade, o conflito Birmanês, vai já no seu 60.º ano. John Rambo, que agora vive uma vida solitária, simples, nas montanhas e nas selvas pescando, e caçando serpentes para retirar o seu veneno e o vender....

Sylvester Stallone escreve, realiza, produz e actua como JOHN RAMBO, filmado em e em torno de Chiang Mai, Tailândia.
Contando ainda com as actuações de Julie Benz ("Dexter"), Matthew Marsden ("Resident Evil, A extinção, "Black Hawk Down""), Graham McTavish (HBO`s "Rome"), Rey Gallegos ("American Wedding"), Jake la Botz ("Ghost World"), Tim Kang ("Third Watch") e Paul Schulze ("The Sopranos").

Portal de Trancoso / BandarraFm

Musica em Trancoso


César Prata
Canções do Ceguinho

Centro Cultural de Trancoso
Sabado 05 Abril - 21h30m

Cinco anos volvidos sobre o primeiro espectáculo “Canções do Ceguinho” de César Prata, regressam as histórias de faca e alguidar - as canções que povoavam o universo sonoro das feiras e romarias, desta feita com outros instrumentos, novos arranjos e novas histórias.

TrancosoEventos EM / BandarraFm

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Homem Desaparecido de Baiol Encontrado...

Um homem de 59 anos, residente em Baiol, localidade do concelho de Seia, que estava desaparecido desde domingo, foi encontrado morto segunda-feira pelos bombeiros de Loriga.
Fonte da GNR adiantou à Agência Lusa que o homem foi encontrado já sem vida, junto da viatura que conduzia, no fundo de uma ravina, próximo do cruzamento da localidade onde vivia.
A mesma fonte referiu que a morte terá ocorrido no seguimento do despiste da viatura, estando o caso a ser investigado por uma equipa da Brigada de Trânsito da GNR da Guarda especializada em acidentes rodoviários.

Diario XXI

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Empresa luso-francesa vai construir jactos na Covilhã

Uma empresa de aeronáutica luso-francesa vai produzir aviões a jacto, na Covilhã a partir de 2011, revela a TSF.
De acordo com a estação de rádio, a empresa em questão, Aleia, de capitais luso-franceses, espera ter um volume de negócios anual de 160 milhões de euros, fruto da construção de aviões a jacto de quatro e seis lugares, «integralmente concebidos, construídos e montados na Covilhã a partir de 2011».
A par destes projectos, a Aleia espera ainda desenvolver outros projectos de maior fôlego, como «mini-jets», aeronaves que, segundo a gerente da CEBATE - Criação de Empresas de Base Tecnológica, responsável pela fixação deste investimento, «o mercado procura», com «base num motor desenvolvido em França».
Maria de Jesus Botelho, a gerente da empresa, adiantou, em declarações à TSF, que, em 2010, os protótipos de aviões a jacto estarão a voar, para depois se iniciar a produção em paralelo com os ultra-ligeiros.
O projecto vai criar «20 postos de trabalho directos» e exigir um investimento de «7,5 milhões de euros, que deverá ser aumentado» quando os «mini-jets» forem desenvolvidos, acrescentou a mesma responsável.

Diario Digital / TSF

Exposição : Trancoso

27 de Março a 25 de Abril - Dia Mundial do Teatro assinalado com Exposição - Centro Cultural de Trancoso

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, que se assinala a 27 de Março, a Trancoso Eventos, E.E.M. vai organizar a Exposição “O que é o Teatro?”.
Esta Exposição vai ser inaugurada a 27 de Março, no Centro Cultural de Trancoso, onde vai estar patente ao público até 25 de Abril.

Integrada na acção de grande desenvolvimento nacional/AGEN, cuja edição de 2008 é dedicada ao Teatro, a exposição “O que é o Teatro?” pretende, através de imagens e textos, abordar de forma pedagógica o Teatro, a sua expressão ao longo do tempo, os intérpretes, aos autores, os textos, os públicos, os aspectos sociais e os espaços de representação.

Concebida como objecto de grande divulgação, com o propósito de atingir um público alargado e não familiarizado com o Teatro, a Exposição apresenta-se também como um suporte de referência para o público jovem e escolar.

A Exposição é constituída por 25 painéis e será inaugurada no dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, em todos os municípios aderentes.Esta iniciativa é apoiada pelo Território Artes, Direcção Geral das Artes e Ministério da Cultura.

BandarraFm / TrancosoEventos EM