A sétima edição da Festa da História em Trancoso realiza-se durante dois dias (28 e 29 de Junho) na zona nobre da antiga vila de Trancoso. À semelhança dos anos anteriores há vários espaços dedicados às tendas de artesanato, tabernas, tendas militares e de ofícios medievais, com animação de folgedos, danças, torneios de armas, bobos, saltimbancos e desfiles. E ainda a rememoração do casamento real de D. Dinis e Isabel de Aragão. O cerimonial de abertura acontece no sábado, pelas 14 horas, com a visita dos Fiscais e Meirinhos às diversas tendas. Uma hora depois começa o cortejo régio pelas praças do burgo, com a recepção D´El Rei D. Dinis a D. Isabel de Aragão, seguindo-se um torneio de armas na Praça Principal e representação da lenda de “João Tição”. E ainda, o toque a rebate e recrutamento de homens para a defesa do Burgo; assédio e assalto ao burgo por tropas castelhanas, bem como, o resgate do burgo por uma mesnada conduzida pelo próprio Rei D. Dinis. Às 20h30 realiza-se a Ceia Medieval no Largo Padre Francisco Ferreira, «com bailias e folias no terreiro do mercado» segundo o programa.
No domingo, às 14 horas, repete-se o cortejo régio pelas ruas de Trancoso, seguindo-se o esposamento e bodas de D. Dinis e D. Isabel de Aragão, entre outros episódios da história, como o auto dos Histriões e corridas de carroças ou o torneio de armas e investidura de novos cavaleiros. A festa termina com o Juízo Eclesiástico às 21 horas.
O evento é organizado pela Trancoso Eventos e conta com o apoio da Escola Profissional de Trancoso, Raia Histórica, Câmara Municipal de Trancoso e outras associações do Concelho.
Trancoso Eventos EM / Guarda.pt
Trancoso Eventos EM / Guarda.pt

Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas apresentou o Anuário dos Municípios Portugueses de 2006.
O parque municipal de Trancoso foi palco esta quinta feira do 8º encontro intergeracional do distrito da Guarda.








6 e 7 de Junho
Um rapaz de 11 anos ficou gravemente ferido ao ser atropelado por um automóvel em Touça, localidade do concelho de Vila Nova de Foz Côa, ao sair de um autocarro escolar, disse à Agência Lusa fonte médica.