sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Detonadores Pirotécnicos Apreendidos em Trancoso

A GNR apreendeu 908 detonadores pirotécnicos em situação ilegal a um agricultor residente no concelho de Trancoso.
A investigação que levou à apreensão do material explosivo aconteceu depois de um aluno, de 15 anos, ter sido apanhado, em plena sala de aula, com dois detonadores na mochila.
“Professor, o Nuno (nome fictício) tem explosivos na mochila”, foi a frase que há dez dias alarmou uma turma da Escola Básica e Integrada de Trancoso (EBIT). O docente levou a sério o aviso do aluno e após conferir a mochila do miúdo acusado ficou “estupefacto” quando encontrou o material explosivo.
Chamou os elementos do núcleo da Escola Segura da GNR que apreenderam os detonadores e interrogaram o miúdo. No seguimento das suas declarações, a GNR chegou a um jovem de 17 anos - que lhe terá dado os dois engenhos - e depois a um agricultor, de 57 anos, a quem apreenderam 908 detonadores pirotécnicos. O homem foi constituído arguido.
Segundo o major Cunha Rasteiro, comandante Distrital da GNR da Guarda, o caso está em investigação “para se apurar a forma como o indivíduo conseguiu obter o material explosivo”, sabendo-se que não está ligado à indústria pirotécnica nem tão pouco à construção civil. O caso deixou preocupados os responsáveis da EBIT, estando a equipa pedagógica a analisar o castigo a dar ao aluno que tinha os explosivos.
Trata-se de um assunto grave. Felizmente o professor apercebeu-se a tempo, caso contrário poderia ter acontecido o pior”, disse ontem ao CM Emanuel Simão, presidente do Conselho Consultivo, salientando que o aluno poderá ter de “fazer trabalho comunitário na escola”.
Os 908 detonadores apreendidos ao agricultor residente em Vila Novinha, foram removidos por uma equipa de Inactivação da Engenhos Explosivos da GNR da Guarda.

Correio da Manhã

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Demora “bizarra” na classificação de campo da batalha

O autarca de Trancoso considera “bizarro” que o processo de classificação do Campo da Batalha de São Marcos (1385), como monumento nacional, esteja a ser atrasado no IGESPAR, apesar de aprovado pelo ex-IPPAR.
“É bizarro que tenha sido aprovada pela ministra da Cultura e pelo ex-IPPAR e não seja publicado”, lamentou. A Câmara de Trancoso, em colaboração com a Fundação Aljubarrota tem vindo a desenvolver um campo arqueológico no local.

As duas entidades assinaram, aliás, um protocolo para criação de um Centro de Interpretação da Batalha.Júlio Sarmento referiu que o “processo de classificação tem vindo a emperrar, com graves consequências na requalificação, dignificação e funcionamento do campo de batalha”.Para o local da batalha, disputada a 29 de Maio de 1385, está previsto um Centro de Interpretação e um Núcleo Museológico, com o espólio encontrado ou a encontrar nas escavações arqueológicas e um auditório, num investimento que ronda os três milhões de euros.
Os conteúdos previstos incluem uma réplica animada da batalha que opôs portugueses e castelhanos e que, segundo a tradição, deu a vitória às forças lusas que colocaram os invasores, a mando de D. João I de Castela, a “pão e laranjas”. Aliás, a distribuição de laranjas às crianças é o ritual que ocorre anualmente no ferido municipal de Trancoso, em 29 de Maio, em memória daquela refrega.
O Campo da Batalha de Trancoso vai ficar em rede com os campos das batalhas de Aljubarrota e Atoleiros, todas ocorridas em 1385.


José Domingos / AsBeiraOnline

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Judiciária da Guarda quer registo para memória futura

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda aconselha as paróquias e autarquias da região a estarem atentas ao "fenómeno emergente" relacionado com o furto de obras de arte expostas em praças e largos. E a procederem ao registo documental (fotografia e características essenciais) desses bens para memória futura. "É o que aconselhamos para as peças de arte sacra expostas ou guardadas no interior dos templos. Embora as situações sejam diferentes, as entidades detentoras desse património, sobretudo as juntas de freguesia, devem tomar essas precauções", disse ao JN uma inspectora da PJ da Guarda ligada ao sector da Arte Sacra. A prevenção dos furtos nas igrejas tem levado a PJ a percorrer o país com informações precisas sobre a melhor forma de salvaguardar os diferentes bens. "No caso da arte sacra, temos planos e instrumentos de protecção precisos, definidos em função do espaço onde as peças se encontram. Com as obras de arte expostas no exterior é mais difícil recorrer a esses planos. Neste caso, e também no furto de pedra de muros, com grande expressão nesta zona, aconselha-se vigilância redobrada", disse a mesma fonte.


Jornal de Notícias

Aldeia de Fiães em alvoroço com roubo da padroeira

O furto de duas estátuas em pedra de granito do centro da freguesia de Fiães, nos arredores de Trancoso, uma delas da padroeira Nossa Senhora da Graça, de grandes dimensões, está a alvoroçar as duas centenas de habitantes da pacata localidade do distrito da Guarda. Ultrapassada a surpresa inicial perante um crime que poucos julgariam possível, dadas as características dos objectos furtados, há quem deite contas à vida e comece a pensar duas e três vezes antes de deixar as chaves na porta como era costume na aldeia.
"Está tudo amedrontado. Primeiro andaram por aí, dentro de casas e belgas, a roubar alfaias agrícolas e as pedras dos muros. Agora tiveram a ousadia de levar uma peça em granito, com centenas de quilos e um metro de altura, que precisou de uma retroescavadora para ser posta no pedestal. É assustador", confessava ontem Ana António, de 79 anos, vizinha do largo onde até à madrugada de 2 de Fevereiro pontificou a imagem da padroeira.
Os moradores admitem que o furto da estátua de Nossa Senhora da Graça precisou de muita gente e aparato para ser consumado durante a madrugada. Mas, na aldeia, ninguém deu conta. O alerta seria dado pelo padeiro às primeiras horas do dia 2 de Fevereiro."Quando ia abrir a porta da igreja, às sete horas da manhã, vi o povo em grande alvoroço. Intrigada, perguntei se tinha morrido alguém. Soube então que tinham roubado a estátua. Nem quis acreditar", recorda Maria de Fátima Nunes."Roubaram aquela, e foram ao nicho em pedra, no cruzamento para Aldeia Nova, e levaram ainda uma imagem mais pequena e antiga, também em granito. Costumo passar todos os dias por aqui, de manhã, com uma sachola. Tivesse eu dado com a vista em cima dos gatunos", ameaça José Francisco de 72 anos.
A estátua de Nossa Senhora da Graça, réplica de outra em madeira que existe na igreja, foi colocada no centro de um terreno comprado, murado e ajardinado com dinheiro angariado junto da população e das autarquias. "Foram investidos cerca de 20 mil euros. Mas seria muito mais se a mão-de-obra não tivesse sido gratuita", esclarece Luís Salvador, um dos impulsionadores da obra, que recorda que todo o património foi oferecido à igreja. "Não vamos baixar os braços. Havemos de conseguir recuperar a estátua da nossa padroeira", avançou José Fonseca, presidente da Junta de Freguesia de Fiães.

Luís Salvador - Professor Ensino Secundário

Chegou a trabalhar 16 horas num dia, ao lado de um pequeno grupo de conterrâneos, para que a freguesia de Fiães tivesse um jardim tratado e florido a contextualizar o trono com a imagem da padroeira. E conseguiu. A estátua de Nossa Senhora da Graça dominou, desde o último dia de Dezembro de 2000, o largo principal da freguesia. Até ser furtada em Fevereiro último. Foi com confessada tristeza que Luís Salvador, professor de Geografia na Escola Secundária de Trancoso, soube do furto da estátua. "Ficamos estupefactos. Este crime, pelas suas características, só pode ter sido consumado por um grupo organizado. Uma questão que nos deixa apreensivos. Vamos tentar angariar fundos para repor a estátua. Mas vai ser difícil recuperar a confiança", diz.


Teresa Cardoso - Jornal de Notícias

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Penaverde - Aguiar da Beira

Animação Tuística em Espaço Rural no Concelho de Aguiar da Beira

Esta iniciativa é promovida pela aluna Patrícia Campos, no âmbito do desenvolvimento da Prova de Aptidão Profissional do Curso Técnico de Turismo/PIAT, da Escola Profissional de Trancoso.
A prova prática consiste em organizar e levar à prática um percurso turístico, com visita guiada ao conselho de Aguiar da Beira, passando por sítios de grande interesse turístico do mundo rural,incluindo visitas guiadas a Casas de Turismo Rural. Por volta das 15h30 o grupo, concentra-se em Penaverde, onde terá lugar uma Animação com base na Cultura local com a actuação ao vivo pelos Bombos de Carapito, Grupo de Concertinas e o Rancho Folclórico de Penaverde, terminando com um lanche convívio.
Esta actividade vai contribuir para o desenvolvimento integrado desta região, e dar vitalidade ao turismo em meio rural como uma aposta no desenvolvimento sustentado da região.

Programa:
14:00H – Percurso em autocarro pelo concelho de Aguiar da Beira
Visita guiada a Casas de Turismo Rural
15:30H – Animação Turística em Espaço Rural na freguesia de Penaverde
Actuação dos Bombos de Carapito
16:00H – Actuação do Rancho Folclórico de Penaverde
17:00H – Actuação das Concertinas de Penaverde
18:00H – Lanche Convívio
20:00H – Entrega dos Certificados – Encerramento da Actividade


BandarraFm

Trancoso - Exposição Felina Internacional

A cidade de Trancoso vai ser palco de uma exposição felina internacional, no próxima sexta-feira e sábado, dias 15 e 16, no Pavilhão Multiusos, na qual participarão 160 exemplares de gatos vindos de diversos países.
A exposição vai ser avaliada por quatro juízes internacionais que se deslocam a Trancoso para esse efeito.
Para os visitantes desta exposição está garantida a mostra de raças de gatos como Persas, Exóticos, Bosques da Noruega, Maine Coon, Sagrados da Birmãnia, Ragdoll, Europeu, Abissínios, British, Bengal, Burmeses, Chartreux, Azul Russo, Siameses, Orientais, entre muitas outras.
Esta exposição é organizada pelo Clube Português de Felinicultura, único órgão reconhecido oficialmente em Portugal, detentor do Livro de Origens Português, e membro da federação felina internacional (FIFe), o maior órgão felino a nível mundial.

NG / BandarraFm

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Câmara de Trancoso liquidou excesso de endividamento


A Câmara de Trancoso já liquidou o excesso de endividamento líquido apurado em 2006, após a retenção de cerca de 50 mil euros do duodécimo do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) a que tinha direito nos meses de Dezembro e Janeiro. «Isso não teve qualquer impacto ou consequência na actividade do município, até porque se trata de uma fatia muito pequena se atendermos aos quase 800 mil euros/mês que recebemos do Estado», sublinha Júlio Sarmento.

No final do ano transacto, a autarquia integrou a lista de 22 Câmaras que ultrapassaram os limites de endividamento. No caso de Trancoso, o Governo contabilizou mais de 96 mil euros, um valor corrigido depois do Ministério das Finanças ter apurado inicialmente 425 mil euros. Mesmo assim, a edilidade interpôs uma providência cautelar para esclarecer as contas e a decisão governamental.
«Ainda continuamos à espera de uma resposta do Supremo Tribunal Administrativo, ao qual recorremos não pelo montante em causa – que é baixo – mas sim para clarificar o assunto», refere o autarca. «Sem diferenciar a situação específica de cada caso, as notícias difundidas induzem a erradas e infundadas interpretações que pretendemos esclarecer», acrescentou na altura. Entretanto, segundo Júlio Sarmento, a autarquia conseguiu reduzir o endividamento global «em 20 por cento» no exercício de 2007.
O que, de acordo com a lei, garante que «50 por cento da verba retida ser-nos-á ressarcida ainda este ano e o restante no próximo», adianta o autarca. No distrito, a Guarda (1,4 milhões) e Fornos de Algodres (três milhões) são outros municípios afectados.
No primeiro caso a Câmara receberá menos 90.699 por mês até que seja recuperado o valor de endividamento excessivo.
Já a autarquia de Fornos será privada, mensalmente, de 31.238 euros. Segundo a legislação, se o município eliminar o excesso de endividamento líquido nos três anos subsequentes ao que determinou a redução, será devolvida a totalidade da verba, cessando também a redução. Os montantes retidos às 22 Câmaras incumpridoras têm suprido o Fundo de Regularização Municipal, que conta actualmente com mais de 2,5 milhões de euros.
O secretário de Estado Adjunto da Administração Local, Eduardo Cabrita, revelou esta semana que, se ao fim de três anos, não se verificarem as condições para devolver os montantes aos municípios, os fundos existentes e respectivos juros são afectos ao FEF e servirão para reforçar as dotações dos municípios mais pobres. Isto é, aqueles que tenham uma capitação de impostos locais inferior a 1,25 por cento de média nacional e que estejam a cumprir os objectivos de um plano de saneamento ou reequilíbrio financeiro. Os recursos retidos podem ainda ser valorizados através da sua aplicação em Certificados Especiais de Dívida de Curto Prazo (CEDIC) ou outro instrumento financeiro equivalente de aplicação de saldos de entidades sujeitas ao princípio da Unidade de Tesouraria.
Luis Martins / O Interior

Confraria das Sardinhas Doces


Está em constituição uma Confraria das Sardinhas Doces de Trancoso, produto que continua a aguardar certificação, e isto depois de um processo já preparado e apresentado pela AENEBEIRA - Associação Empresarial do Nordeste da Beira, sediada em Trancoso.

Sendo assim o processo para a Certificação de Sardinha Doce de Trancoso, para já encontra-se a aguardar uma apreciação por parte dos Serviços do Ministerio da Agricultura, Antonio Oliveira, Presidente da AENEBEIRA , afirma que vai aproveitar a presença de alguns reponsáveis do Ministério na Feira do Fumeiro dos Sabores e do Artesanato a ter lugar em Trancoso de 29 de Fevereiro a 2 de Março, para " tentar obter informações" e apelar ao andamento do processo.

Entretanto, em Trancoso vai-se avançando com uma nova forma de valorizar o produto, pois na passada Segunda-feira, foi realizada uma reunião com várias pessoas evolvidas no processo para a criação da Confraria das Sardinhas Doces, onde no programa do encontro constava a discussão do projecto de estatutos da futura associação.

Nova Guarda / BandarraFm

Trancoso - Obras dos Paços do Concelho


O processo de recuperação do Edifício dos Paços do Concelho de Trancoso tem sofrido atrasos devido a divergências por parte do Instituto que gere o patrimonio Arquitectónico em relação ao projecto apresentado.

O IPPAR manifestou discordância relativamente ao que foi apresentado para intervir no piso superior do Edificio, exigindo assim alterações ao projecto de arquitectura.

Agora que as divergências estão ultrapassadas, seguem agora os projectos de especialidade e estes deverão estar concluidos em Março, sendo assim as obras do imóvel devem ter inicio ainda este ano, tal como deseja o Presidente da Autarquia , Júlio Sarmento, que sublinha , em declarações ao Jornal Nova Guarda, " é manifestamente urgente que se inicie a recuperação" , visto tratar-se de um edifício antigo, com o interior todo em madeira que oferece " alguma perigosidade".
Júlio Sarmento, acrescentou, " há a necessidade de responder, com maior eficácia, em termos de áreas, quer à evolução dos próprios serviços, quer à criação de novos espaços ".

Nova Guarda / BandarraFm

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Autarquia da Guarda manda reavaliar projectos de Sócrates

A autarquia da Guarda decidiu criar uma comissão de inquérito para reavaliar os projectos urbanísticos assinados pelo há anos pelo actual primeiro-ministro, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. Três juristas e os dois directores dos departamentos Administrativo e de Planeamento e Urbanismo da Câmara da Guarda estão encarregados de averiguar a legalidade das situações relatadas na polémica dos projectos de engenharia assinados pelo actual primeiro-ministro, na década de 1980, cuja autoria não seria, alegadamente, de José Sócrates.
A criação desta comissão de inquérito foi proposta, ontem, ao Executivo pelo presidente da Autarquia com o argumento da «defesa da verdade».Joaquim Valente (PS) considera que a polémica notícia do jornal Público contém «inverdades e é caluniosa nalguns considerandos».
O antigo colega de Sócrates no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, também visado na investigação do diário, refere-se, sobretudo, a uma suposta violação de procedimentos na construção de uma moradia em zona de Reserva Agrícola Nacional (RAN) na localidade do Porto da Carne.
Contudo, os eventuais ilícitos apurados não terão consequências disciplinares, uma vez que já passaram mais de 20 anos sobre os factos. «Queremos esclarecer tudo, porque, neste momento, há pessoas que estão a ser acusadas infundadamente na praça pública», sublinhou o edil.
Ainda assim, refere o JN, a oposição na Autarquia duvida que a comissão esclareça alguma coisa, por ser formada apenas por funcionários da Câmara.

Jornal de Noticias

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Amendoeiras em Flôr

A CP - Caminhos de Ferro Portugueses vai promover excursões às Amendoeiras em Flor, aos sábados, entre 23 de Fevereiro e 15 de Março, à partida da estação de São Bento, no Porto, e destino ao Pocinho.
No Pocinho, os viajantes poderão optar por dois circuitos em autocarro, um deles com paragem em Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, onde decorre o almoço, Penedo Durão, Barca de Alva, Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa, e o outro por Freixo de Numão, Penedono, Trancoso, onde se realiza o almoço, Marialva, Meda e Vila Nova de Foz Côa.Ao longo do percurso os viajantes poderão observar as riquezas culturais e naturais da região do Douro e Trás-os-Montes, primeiro em comboio e depois em autocarro, com destaque para os campos de amendoeiras.

O preço dos bilhetes para a "Rota das Amendoeiras" é de 35 euros em 1ª classe e 28 euros em 2ª classe, por adulto, e podem ser adquiridos nas estações da.As saídas da Invicta são às 7h35, com chegada ao Pocinho prevista para as 11h10, e o regresso é às 18h10, com chegada prevista para as 21h45

Diario Digital / BandarraFm

Parque Ambiental - Vila Franca das Naves

Um Parque Ambiental (PA) para recolha e tratamento de resíduos industriais e hospitalares vai ser instalado em Vila Franca das Naves, no âmbito de um protocolo assinado entre a autarquia e o Grupo Lena.
Segundo o presidente da cm de Trancoso, o equipamento, que será o primeiro do distrito da Guarda e da zona a norte do Mondego, ocupará uma área total de 16 hectares, numa zona de expansão da freguesia de Vila Franca das Naves.
No Parque Ambiental serão recebidos e tratados resíduos que não são recolhidos habitualmente pelos sistemas multimunicipais, ficando o complexo articulado com outras plataformas do grupo Lena, no âmbito da estratégia daquela estrutura empresarial na área ambiental.
O futuro Parque Ambiental terá valências nas áreas de triagem, selecção e valorização de resíduos, incluindo o seu destino final em aterro.
Serão recebidos resíduos pré-hospitalares, hospitalares, industriais, pneus, automóveis em fim de vida, óleos usados, plásticos, madeiras e inertes.
Segundo o Grupo Lena, a unidade deverá estar pronta a funcionar dentro de ano e meio, criando cerca de meia centena de postos de trabalho, e irá receber resíduos do concelho de Trancoso e dos municípios limítrofes, sendo que a "grande vantagem" para os empresários da região reside no facto de não terem que efectuar deslocações para outros pontos do país.
Pelas contas de um representante do grupo Lena, a unidade a instalar em Vila Franca das Naves deverá tratar um volume anual de resíduos "até dez mil toneladas", sendo que alguns deles serão encaminhados para outras unidades já existentes.
No âmbito do protocolo celebrado, a Câmara Municipal de Trancoso cede o terreno para implantação do Parque Ambiental, infra-estrutura que, no entender do presidente da autarquia, representa uma mais-valia para o concelho e região.
Júlio Sarmento sublinha ainda que este projecto visa dar resposta às exigências da sociedade civil, "porque existem muitos industriais ligados a oficinas de automóveis, venda de pneus, de construção civil e outros, que não têm onde depositar os seus resíduos e, através desta oferta, vão ter a resposta que muitas vezes nem sabiam onde a procurar no país e, quase sempre, longe".

Diario Digita/Bandarrafm

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Taça de Portugal

O Sporting, actual detentor da Taça de Portugal, qualificou-se este sábado para os quartos-de-final da edição 2007/2008 da competição, ao derrotar o Marítimo por 2-1. Os golos do desafio foram apontados na primeira parte.
O Sporting apresentou algumas novidades no onze frente ao Marítimo. Além das presenças de Adrien Silva, Celsinho e Tiuí, destaque para a estreia do defesa-esquerdo argentino Leandro Grimi.
A formação de Alvalade colocou-se muito cedo na frente do marcador (cinco minutos), graças a um cabeceamento certeiro de Tonel. Após um pontapé de canto de Vukcevic, o central bateu o guarda-redes Marcos.
O tento da igualdade também foi apontado por um defesa. Van der Linden aproveitou o desacerto defensivo dos leões para facturar aos 38 minutos. Contudo, o empate durou apenas quatro minutos. Após um excelente cruzamento de Grimi, o brasileiro Liedson cabeceou para o fundo da baliza dos visitantes.
Mas não foram apenas os golos que marcaram o primeiro tempo. Referência para as substituições forçadas em ambas as equipas. Adrien Silva foi substituído por Miguel Veloso no Sporting, enquanto Ricardo Esteves deu o seu lugar a Briguel perto do intervalo.
O Marítimo procurou chegar ao empate no segundo tempo, mas a defesa do Sporting não permitiu que isso acontecesse. Desta forma, a equipa de Paulo Bento garantiu a presença no sorteio dos quartos-de-final da prova.
Diario Digital

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Qualidade de Vida em Portugal

Lisboa e Albufeira têm melhor qualidade de vida de Portugal
Os concelhos de Lisboa e Albufeira são os que têm melhor qualidade de vida no país, de acordo com um índice elaborado pela Universidade da Beira Interior

O Índice Concelhio de Qualidade de Vida, elaborado pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social daquela universidade, coloca nas últimas posições os concelhos de Vinhais e Sabugal, no Norte e Centro do país.O índice baseia-se no anuário estatístico de 2004 do Instituto Nacional de Estatística sobre o qual foi aplicada «uma metodologia original e inovadora», segundo Pires Manso, professor catedrático da UBI e responsável pelo ODES, autor do trabalho juntamente com Nuno Simões, técnico do Observatório.

Os primeiros 20 classificados por IQV:
Lisboa 205,07; Albufeira 181,04; São João da Madeira 168,57; Porto 161,05; Sintra 158,73; Lagos 158,51; Cascais 148,57; Lagoa 143,95; Vila Franca de Xira 142,82; Aveiro 142,81; Loulé 141,43; Portimão 140,04; Oeiras 135,78; Faro 134,13; Coimbra 133,45; Marinha Grande 131,56; Vila Real de Santo António 130,86; Amadora 130,32; Palmela 128,77; Sines 128,65.
Os últimos 20 classificados por IQV:
Murça 32,55; Figueira de Castelo Rodrigo 31,71; Penedono 30,35; Idanha-a-Nova 30,16; Mondim de Basto 28,97; Cinfães 28,42; Vila Flor 27,98; Carrazeda de Ansiães 27,46; Valpaços 26,56; Vila Nova de Foz Côa 25,09; Alcoutim 23,56; Penamacor 21,89; Boticas 19,34; Terras de Bouro 18,33; Aguiar da Beira 14,97; Penalva do Castelo 14,43; Pampilhosa da Serra 13,69; Resende 12,72; Vinhais 5,32; Sabugal 5,29.
Autarcas descontentes com o Estudo sobre Qualidade de Vida
A maioria dos concelhos da região está no fundo do Ranking do Indicador de Qualidade de Vida elaborado pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior

Reacção - Júlio Sarmento, Presidente da Câmara de Trancoso
«Somos um concelho que não está em recessão demográfica»
«Este trabalho de investigação é meramente teórico, usando estatísticas de 2004, sem qualquer trabalho de investigação prática associada, nem pesquisa junto das autarquias locais. Em Trancoso, como noutros municípios, vários equipamentos só se concretizaram depois de 2004. Independentemente do muito, pouco ou relativo mérito do trabalho de investigação, numa matéria complexa, dada a multiplicidade de indicadores e variáveis, constata-se a desactualização dos indicadores face à realidade de hoje, a falta de consideração de outras variáveis e a falta de informação no tratamento de alguns dados. Por exemplo, só a partir de 2004 e 2005 é que surgiram um número significativo de novos equipamentos como o cinema, a biblioteca, o Centro Cultural, o Pavilhão Multiusos ou o hotel Turismo. Trancoso, segundo os Censos de 2001, os últimos publicados, teve no conjunto dos 14 municípios do distrito da Guarda o terceiro melhor resultado demográfico, o que significa que fixou a população. Para além de que, no conjunto da NUT III Beira Interior Norte, Trancoso tem, a seguir à Guarda, o segundo maior número de sociedades e o segundo maior valor de facturação dessas empresas. Pelo que, se tivermos em atenção que o nosso clima e a nossa topografia são pouco atractivos, temos de considerar que se deve à economia, ao emprego e à qualidade de vida o facto de sermos um concelho que não está em recessão demográfica».

Lusa / SOL / O Interior / BandarraFm

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Desfile Carnaval em Trancoso

Realizou-se esta sexta-feira de manhã em Trancoso, o já tradicional desfile de Carnaval.

Com organização da empresa municipal Trancoso Eventos, e com a participação das várias escolas e Jardins de Infância pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Trancoso, do Jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia de Trancoso e da Escola Profissional de Trancoso, foram centenas os figurantes que fizeram o habitual percurso com início junto às piscinas municipais e passagem pelo centro histórico da cidade, espalhando alegria e boa disposição.

Em dia de mercado semanal, foram milhares as pessoas que se juntaram para ver passar o ruidoso e animado cortejo.

Para a tarde do próximo Domingo está marcado o corso em Vila Franca das Naves.

Programa:
15.00 h - Saida do Corso Carnavalesco do Bairro das Flores
17.00 h - Enterro do Entrudo no largo do Mercado
21.30h - Baile de Mascaras com o Conjunto Musical Kristalis

Portal de Trancoso / BandarraFm

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Carnaval Na Região

A poucos dias do Carnaval, o Entrudo já anda à solta e é esperada muita folia –para combater o tédio e a rotina – nos dias que antecedem a Terça-Feira Gorda. Desde corsos carnavalescos, a feiras em que o queijo é o ponto forte da festa ou bailes de máscaras tradicionais, as opções são várias na região para dar asas às extravagâncias próprias da época. Na Guarda, o galo vai voltar a ser o "bode expiatório" de todos os fracassos do ano que findou. Por essas e por outras, será queimado na noite de segunda-feira, na Praça Velha.

Roteiro de Carnaval

Famalicão da Serra

Recebe este ano, também na noite de segunda-feira, o Enterro do Entrudo, uma produção do projecto "Todos à Roda", formado pelo Aquilo Teatro, Centro Cultural de Famalicão e Raiz de Trinta - Associação Juvenil. Além da cómica ritualização da exuberância humana, o evento conta com a novidade da realização de uma comezaina de Entrudo, num desafio para quem quiser jantar com os foliões, antes do cortejo, transformando-se depois em actores. Os interessados só têm que se apresentar com espírito e indumentária à época, reservando o seu lugar até amanhã, através dos contactos ccf@ccfamalicao.com, aquilo.teatro@sapo.pt, raizdetrinta@sapo.pt ou pelos telefones 961710068, 271.222499 e 966482853. A comezaina continua no final do cortejo.

Vila Franca das Naves

O cortejo de Vila Franca das Naves é já uma referência do corso regional organizado. Carros e carretas desfilam, todos os anos, num ambiente de ilustração jocosa e satírica, em que a crítica social e brejeira assumem os papéis de verdadeiros reis da festa.
O Enterro do Entrudo e um baile onde irão rodopiar as figuras trajadas ao gosto de cada um são outros dos ingredientes indispensáveis à folia de Carnaval.
No domingo, o corso sairá do Bairro das Flores pelas 14h30. Para as 15 horas está agendada a Burricada e uma hora depois acontece a Corrida do "Comboio". Segue-se o Enterro do Entrudo, no Largo do Mercado, às 17 horas.
Pela noite dentro, há baile e prémios para os melhores mascarados.
Trancoso

Um desfile onde o burlesco, as carantonhas, as máscaras e as alusões à caricatura social é o ingrediente maior do Carnaval na cidade de Bandarra. O desfile, da responsabilidade da Trancoso Eventos, começa às 10 da manhã nas Piscinas Municipais.

Gouveia

O Carnaval anda de "mãos dadas" com o queijo da serra. No domingo à tarde há desfile subordinado ao tema "Carnaval do Queijo" e, na segunda-feira, um baile com concurso de máscaras, no pavilhão municipal, a partir das 23 horas. "Patrocinam" o evento os actores Vanessa Martins e Ângelo Rodrigues, da série "Morangos com Açúcar". O Entrudo será queimado às 18 horas de terça-feira.

Manteigas

No âmbito da tradicional Mostra de Actividades e Feira de Artesanato, Jorge Palma e os Anjos actuam na vila serrana na noite de segunda-feira. Durante a tarde, acontece o habitual desfile carnavalesco pelas ruas da vila.

Fundão

Cabe aos Caminheiros da Gardunha a organização do Corso Carnavalesco. Na terça-feira, o desfile sai do Pavilhão Multiusos pelas 15 horas e passa pela Rua dos 3 Lagares, Largo da S. da Conceição, Chafariz das 8 Bicas, Rua da Cale, Praça Velha, Rua José Germano da Cunha, Rua de S. António, Avenida da Liberdade.

Penamacor

Segunda-feira há baile de máscaras na Casa do Povo de Penamacor, organizado pelo grupo "Malta do Ano".


Rosa Ramos / O Interior / BandarraFm

Amb3E - No Interior do Pais

Amb3E abre oito centros de recepção no interior do País
A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) irá constituir oito novos locais de recepção de resíduos nos distritos da Guarda e de Castelo Branco, em parceria com a Águas do Zêzere e Côa (AdZC).
Na Guarda, os centros de recepção vão funcionar nos ecocentros de Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Manteigas, Meda e Pinhal. As três restantes instalações ficarão localizadas em Belmonte, Fundão e Penamacor.
Os locais estão preparados para receber todos os fluxos de REEE, como grandes equipamentos, equipamentos de aquecimento e refrigeração, equipamentos diversos, lâmpadas, monitores e aparelhos de televisão.
A Amb3E já conta, no distrito da Guarda, com locais de recepção nos concelhos de Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Sabugal e Trancoso.

DiarioDigital