quinta-feira, 30 de abril de 2009

Party People Sugerem:

Sexta, 01 Maio 2009

FaiaBar Presents, Time to Remember...
80's & 90's Coming Back

Party Time:22h/04h

Do Pop ao Rock, as Grandes Recordações, os Grandes Exitos e até aquelas que já não ouvia há....
with Dj TimTim
FaiaBar, Since 1990
Sernancelhe - Viseu

E.A. The Producer / BandarraFm

Rotações 30 Abril 2009

Campeonato do Mundo de Motocross
Brilhante triunfo de Rui Gonçalves


Rui Gonçalves consagrou-se como o primeiro piloto português a ganhar um Grande Prémio no Campeonato do Mundo de Motocross. Aconteceu no G.P. do Benelux, na classe MX2, com Gonçalves a ser o mais forte na pista holandesa de Walkenswaard, onde a bandeira das quinas subiu no mastro mais alto.Aí está! Finalmente Rui Gonçalves conquistou o tão desejado primeiro triunfo no "Mundial" de Motocross, num terreno onde tem um rendimento superior – o piso arenoso de Walkenwaard, onde o lusitano começou hoje por ser segundo classificado na manga de abertura, para depois vencer categoricamente a segunda manga."É uma sensação fantástica, ganhar o meu primeiro G.P.", declarou Gonçalves após este sucesso. "É para isso que tenho vindo a trabalhar, trabalho esse que foi agora recompensado," disse o piloto de 23 anos de idade, a cumprir a sua oitava época consecutiva no Campeonato do Mundo.

O êxito é tanto mais saboroso, visto que no Sábado o português tinha sido infeliz na corrida de qualificação. Uma queda quando rodava no 4.º lugar, e problemas de carburação na moto atrasaram-no no último terço da corrida, pelo que conseguiu apenas o 24.º posto para a grelha de partida. No entanto, apesar dos contratempos, o piloto deixou um sinal claro sobre a sua motivação: "Sei que sou rápido, sinto-me forte, encaro cada G.P. com confiança e nunca desisto"!...Palavras que tiveram a melhor expressão nas corridas desta quarta jornada do "Mundial". Na primeira manga, após ter concluído a volta inicial no 4.º posto, logo na segunda passagem à pista Rui fixou-se no 2.º lugar, que manteve até à meta, atrás do companheiro na equipa oficial da KTM, o britânico Shaun Simpson. "Depois da má qualificação de ontem, hoje o objectivo inicial era passar as primeiras curvas sem cair, pois sabia que estava rápido. Consegui isso, andei bem e só tive uma queda na última volta, quando estava próximo do primeiro," explicou Gonçalves.

O momento mais alto estava guardado para a segunda manga. O piloto de Vidago rodou na 3.ª posição durante a primeira metade da corrida, para depois passar ao ataque. Na décima primeira volta subiu ao 2.º lugar, e na passagem seguinte ascendeu ao comando. A partir daí, Gonçalves dedicou-se a ampliar a vantagem sobre os perseguidores, para vencer com expressivos 19,9s de vantagem sobre o perseguidor imediato."Nesta segunda manga correu tudo bem. Andei muito tempo em 3.º, mas sabia que ia estar forte na parte final," esclareceu o piloto, que no momento da vitória fez questão de "agradecer à minha equipa e ao meu treinador, pois temos uma grande atitude, e também aos meus pais."Com este resultado, e após diversos azares sofridos nas provas anteriores, Rui Gonçalves subiu na tabela do Campeonato MX2 para a 8.ª posição, e segue com o "moral em alta" para a próxima jornada, que será precisamente o G.P. de Portugal, a disputar em Águeda nos dias 9 e 10 de Maio.Ainda sobre o G.P. do Benelux, mas na classe MX1, o italiano António Cairoli ganhou a primeira manga e lidera o Campeonato, enquanto na segunda corrida levou a melhor o espanhol Jonathan Barragan.

Campeonato Mundial
MX2:
1.º Gautier Paulin (Kawasaki) 140 pontos;
2.º Marvin Musquin (Honda) 125 ;
3.º Davide Guarneri (Yamaha) 111 ;
4.º Zach Osborne (Yamaha) 100 ;
5.º Shaun Simpson (KTM) 97 ;
8.º Rui Gonçalves (KTM) 78.

MX1:
1.º Antonio Cairoli (Yamaha) 143 ;
2.º Jonathan Barragan (KTM) 128 ;
3.º Ken De Dycker (Suzuki) 124 ;
4.º David Philippaerts (Yamaha) 118 ;
5.º Joshua Coppins (Yamaha) 112.

Campeonato Motosport – Open de Velocidade / Vodafone
Rui Reigoto ganha duas boas corridas no Autódromo do Estoril


Rui Reigoto iniciou da melhor forma a sua participação no Campeonato Motosport – Open de Velocidade Vodafone, ao ganhar hoje no Autódromo do Estoril as duas corridas da classe Stocksport 1000, a segunda das quais após uma entusiasmante batalha com Luís Carreira, que durou até à linha de meta.A primeira jornada do Campeonato proporcionou um bom conjunto de corridas no Autódromo do Estoril, com os momentos mais emotivos a acontecerem na prova que fechou o programa, na qual o duelo pela vitória fez vibrar todos os presentes nesta solarenga mas ventosa tarde de Domingo. Ainda em termos climatéricos, apenas durante a manhã caíram alguns chuviscos, não afectando o programa de corridas.

Autor da "pole position", Rui Reigoto liderou durante todo o tempo a primeira manga de Stocksport 1000 – na qual alinharam 19 pilotos – vencendo com 2,3s de vantagem sobre Luís Carreira. Este último só subiu à 2.ª posição na sexta volta, quando conseguiu ultrapassar José Leite, cujo rendimento baixou devido ao piloto se ressentir de um dedo fracturado na mão direita, lesão essa sofrida nos treinos de ontem. Depois, Leite abandonaria mesmo a meio da segunda manga.

Na segunda corrida das motos mais potentes Reigoto voltou a sair na frente, mas na 5.ª volta teve uma ligeira saída de pista, bem explorada por Luís Carreira para assumir o comando. A partir daí, a luta foi frenética entre os dois pilotos, que alternaram diversas vezes na liderança.

O despique durou até à linha de chegada, pois Reigoto conseguiu bater o rival por apenas 56 milésimos de segundo!"Foi bom vencer e já tinha saudades, pois no ano passado não ganhei nenhuma corrida", confessou Rui Reigoto. "Mas este ano trabalhei muito em termos de preparação física na pré-época, para conseguir resultados como este."

Na classe Stocksport 600cc, com 13 pilotos em acção, André Carvalho deu seguimento ao domínio que já tinha exercido nos treinos cronometrados. Campeão em título da classe, Carvalho chamou sempre seu ao primeiro lugar, recebendo a bandeirada de xadrez 3,6s mais cedo que Sérgio Batista. Este travou um renhido duelo com Tiago Magalhães, também só decidido na última volta, com Batista a impor-se ao adversário por apenas 0,292s.


No Troféu PromoMoto, que reuniu 42 pilotos, Paulo Santos liderou durante toda a prova e foi o primeiro a cortar a meta, mas posteriormente foi-lhe averbada uma penalização de 1m30s, pois os discos de travão da sua moto não estavam conforme a respectiva ficha de homologação. Em consequência, o piloto acabou classificado apenas no 18.º lugar. Ainda, refira-se que pelos mesmos motivos foi igualmente penalizado Fernando Freitas. Em consequência, a vitória acabou por ser atribuída a Tiago Araújo, que na fase inicial na corrida rodou no 3.º posto, até ultrapassar Eusébio Nogueira na 7.ª volta. Estes dois concorrentes chegaram ao fim separados por 2,145s, enquanto Jorge Paulo completou o pódio. Quanto à classe 600cc, o vencedor foi Marco Castro, 5.º da "geral", com 1,6s de vantagem sobre Miguel Martins.

Em 85cc, Romeu Leite dominou os acontecimentos e venceu, com 6,5s relativamente a Hélder Bessa. Mais distanciado chegou o 3.º classificado e melhor da "Open", Ruben Nogueira. Quanto à Copa Cool, entre três participantes impôs-se Francisco Corbill. Finalmente, Miguel Arias (Yamaha) ganhou a corrida do Campeonato Galego de SporProdução. Recorde-se ainda que, no final da tarde de ontem, disputou-se a prova de Moto Clássicas, ganha pelo espanhol Mauro Abbadini.O Campeonato Motosport – Open de Velocidade Vodafone, constituído por seis jornadas, prossegue nos dias 23 e 24 de Maio, no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.

Campeonato 85cc Júnior:
1.º Ruben Nogueira (Minareli) 25;
2.º Fábio Lopes (Honda) 20.

Troféu Open 85cc:
1.º Romeu Leite (Yamaha) 25;
2.º Hélder Bessa (Honda) 20;
3.º Salvador Nery (Honda) 16;
4.º Alcides Ribeiro (Honda) 13;
5.º Frederico Martins (Yamaha) 11.

Copa Cool:

1.º Francisco Corbill (Metrakit) 25;
2.º David Ferreira (Metrakit) 20;
3.º Pedro Barbosa (Metrakit) 16.

Salvador Cabral / BandarraFm

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Extra Dj Agency & Party People Sugerem:




The Rangers na ribalta 40 anos depois

The Rangers, uma banda que fez furor nos anos 60, volta aos palcos 40 anos depois, no próximo dia 22 de Maio, pelas 21h30 no Cine-Teatro Caracas em Oliveira de Azeméis.A banda nasceu em 1965 e animou diversos bailes e festas, especialmente no norte e centro do país, tendo coleccionado fãs por onde passava.

Cinco jovens uniram-se através do gosto pela música e formaram os “The Rangers”. Carlos Flores (viola solo), João Carlos Tavares (viola baixo), Zeferino Teque (bateria), Elísio Guilherme (vocalista) e César Pinho (viola ritmo), juntando-se mais tarde Daniel Pintor (órgão).As dificuldades foram muitas desde a compra dos instrumentos, para a qual necessitaram de pedir aos pais para avalizar letras, até ao local para os ensaios que começou por ser em casa de um dos elementos, Carlos Flores, passando pela oficina de Artur Teque, pai do baterista, pelo salão dos Bombeiros e sede da Legião Portuguesa.

Artur Teque foi sempre quem os acompanhou e orientou por este país fora, servindo de boleia para o grupo poder actuar em locais tão diversos como Aveiro, Coimbra, Gouveia, Curia, Guarda, Leiria e até em Espanha.Histórias divertidas e hilariantes são agora recordadas com saudade, por esta banda que terminou em 1969 devido à guerra colonial que impôs o serviço militar obrigatório aos seus elementos e que pôs fim a uma banda promissora que já se encontrava em negociações para a gravação de um disco.

Passaram por diversas peripécias desde a interrupção de um baile no salão dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis pelo sacristão, pois o padre tentava rezar o terço e só se ouvia música, até terem de ajudar o pai de João Carlos Tavares, pasteleiro, a fazer os bolos, para este dar permissão ao filho para ir actuar.Volvidos 40 anos, estes seis elementos agora “cotas” decidiram, por brincadeira, há um ano voltar a formar o conjunto, e para tal compraram os instrumentos e ensaiando duas vezes por semana, em casa de Carlos Flores.

Com músicas dos anos 60 de grupos tão emblemáticos como os Beatles, Shadows, Bee Gees, etc., vão agora fazer a sua reaparição na cidade que os viu nascer, no velhinho Cine-Teatro Caracas, inserido no programa do Ciclo da Primavera da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.Garra e coragem demonstram estes “jovens” que esperam proporcionar a todos os que assistirem ao espectáculo, boas recordações dos famosos e gloriosos anos 60.Para mais informações e curiosidades não deixe de visitar o site da banda em http://www.therangers.com.pt/.

Supersónico / BandarraFm

terça-feira, 28 de abril de 2009

Trabalho: Acidentes mortais cairam para 120 entre 2007 e 2008

O número de acidentes de trabalho mortais em Portugal caiu de 163 em 2007 para 120 em 2008 mostrando que «a sociedade está a valorizar a prevenção», de acordo com o responsável nacional pela Segurança e Saude no Trabalho.

«As mentalidades estão a mudar, a sociedade está a ir no bom caminho e a valorizar a prevenção», disse em entrevista à agência Lusa o Coordenador Executivo para a Promoção da Segurança e Saúde no trabalho, Luis Lopes. De acordo com os dados divulgados pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)a maioria dos acidentes laborais mortais ocorreram na construção civil - em 2007, foram 82 de um total de 163 e, em 2008, foram 59 de um total de 120.

Diário Digital / Lusa

Registos e Notariado: avaliação motiva greve dias 29 e 30

Sistema de avaliação, vínculos, carreiras e remunerações são problemas que levam o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado (STRN) a fazer greve na quarta e quinta-feira, paralisação que pretende ser «a maior de sempre» no sector.

A greve foi convocada juntamente com a Associação Sindical dos Conservadores dos Registos (ASCR) e segundo João Barros, presidente do STRN Sul e Ilhas, conta com a solidariedade da Associação Sindical dos Oficiais dos Registos (ASOR).
Segundo o dirigente sindical, esta greve abrange Conservatórias, Cartórios do sector público, Lojas do Cidadão, Centro de Formalidades de Empresas e cartórios de competência especializada, entre outros serviços prestados aos cidadãos.

Diário Digital / Lusa

Rotações 28 Abril 2009

Miguel Nunes a primeira vitoria

A dupla do Team Tomiauto Competições/Total Miguel Nunes/Victor Calado estrearam-se a vencer no Campeonato da Madeira de Ralis ao triunfarem no V Rali da Calheta, a terceira prova da época de 2009 realizaram uma boa prestação nas estradas da zona oeste da ilha, levando a melhor sobre os campeões Alexandre Camacho/Pedro Calado que à entrada para a segunda secção foram forçados a abandonar com problemas na bomba de água.Alexandre Camacho foi líder, ganhando 4 especiais, com Miguel Nunes a ter também um bom desempenho, registando bons tempos, muito perto de Camacho.Com os campeões de fora, Miguel Nunes ficou mais tranquilo e com grande à vontade venceu quatro das cincos especiais da tarde, terminando o rali com um vantagem para Filipe Freitas/Daniel Figueiroa a dupla do Renault Clio S1600, que não tiveram uma boa entrada no rali mas que acabariam por subir um lugar depois do abandono de Camacho.

Depois de duas exibições menos conseguidas nas provas anteriores, sobretudo no Porto Santo, Filipe Freitas voltou a mostrar que é o principal candidato ao 3º lugar e o melhor de entre os S1600 em cada rali.O lugar mais baixo do pódio foi para João Magalhães/Jorge Pereira que, uma vez mais, voltaram a dar-se bem na Calheta, registando uma prestação de grande nível alcançando a vitória no Agrupamento de Produção onde desde a primeira especial se instalaram na liderança.4º e 5º foram Rui Pinto e Vítor Sá respectivamente, com o homem do Mitsubishi Evo X a chegar ao fim do rali nada contente com o rendimento do novíssimo carro do qual continua a não conseguir tirar o melhor rendimento e sem que os homens da Rallyart Itália, presentes na Calheta, encontrem as soluções adequadas.João Silva voltou a estar igual a si próprio, levando o Renault Clio R3 ao 6º lugar, acrescentando ainda ao seu pecúlio de troféus a vitoria na Júnior e nos 2 Litros/2 Rodas Motrizes, ele que andou em luta interessante com Samir Sousa até ao momento em que o jovem piloto do Porto Santo abandonou com problemas no motor do Peugeot S1600.

Rui Fernandes, que voltou a não ter uma exibição à altura dos seus pergaminhos, ficou-se pelo 7º lugar e o quarto no Grupo N.Também uma boa prestação registou o jovem Wilson Aguiar, novamente com Nuno Gomes a navegador, que levou o Citroen C2 ao 8º lugar da Geral e vencendo o Troféu Engº. Rafael Costa, deixando atrás de si, João Ferreira, que no início da época se apresentava como o principal candidato à vitória entre os C2.Duarte Ramos, ainda com algumas dificuldades para encontrar o melhor acerto no Opel Corsa S1600, fechou o top 10.Isabel Ramos/Carina Barros, na estreia do Renault Clio R3, venceram a Taça Feminina, e Filipe Bettencourt/Cora Teixeira venceram a competição particular monomarca reservada aos Citroen Saxo.O Campeonato de Ralis da Madeira ganha mais animação com os dois primeiros separados agora por dois pontos, com as expectativas a concentrarem-se todas no “Rali Município de Santa Cruz” que vai para a estrada nos dias 19 e 20 de Junho.

Classificação Prova:
1º Miguel Nunes / Victor Calado - Peugeot 207 S2000
2º Filipe Freitas / Daniel Figueiroa - Renault Clio S1600
3º João Magalhães / Jorge Pereira - Mitsubishi Lancer EVO IX
4º Rui Pinto / Duarte Lagos - Mitsubishi Lancer EVO IX
5º Vitor Sá / José Camacho - Mitsubishi Lancer Evo X
6º João Silva / Vitor Martins - Renault Clio R3
7º Rui Fernandes / Roberto Castro - Mitsubishi Lancer Evo IX
8º Wilson Aguiar - Citroen C2

Júlio Bastos ganha vantagem

Têm estado carregadas de emoção as provas do Regional Douro, e o Rali Rota do Folar não fugiu à regra., Júlio Bastos desde que se viu na frente, não mais baixou os braços para alcançar a vitória e reforçar a liderança no Regional Douro.Luís Bastos esteve próximo do primeiro lugar, depois de efectuar uma excelente prova, tendo mesmo vencido a derradeira especial.Luís Mota também embora o asfalto não seja o seu terreno de eleição, esteve muito competitivo, e subiu ao pódio.Rui Morais, vencedor do Baião, voltou a efectuar uma boa operação em termos de campeonato, depois de uma prova em que esteve entre os primeiros.António Oliveira sempre regular, somou mais um bom resultado em termos de regional.Jorge Santos venceu entre os concorrentes extra.

Classificação Prova:
1º Julio Bastos / Anibal Pereira - BMW M3
2º Luis Bastos / Paulo Marques - BMW M3
3º Luis Mota / André Mota - Mitsubishi Lancer Evo IV
4º Rui Morais / Rui Teixeira - VW Golf VR6
5º António Oliveira / António Campos - Peugeot 205 GTi
6º Jorge Leite / Estefânio Pinto - Nissan Sunny
7º José Lourenço / Américo Ribeiro - Subaru Impreza 555
8º Filipe Leite / Daniel Ribeiro - Renault Clio

Classificação do Campeonato
1º Júlio Bastos 62
2º Luís Bastos 46
3º Rui Morais 39
4º José Lourenço 39
5º António Oliveira 34
6º José Vieira 32

Nuno Pinto obteve excelente vitória

Excelente vitória em Lagos de Nuno Pinto, com uma condução limpa e sem cometer erros, contando com um excelente Lancer Evo III e também com a sorte, que lhe tem faltado noutras provas.Na sombra de Nuno Pinto andou Pedro Leone durante toda a prova, mas o tempo perdido na primeira especial não foi recuperável, ficando mesmo assim no segundo lugar.O primeiro grande protagonista da prova foi João Monteiro, liderou nas duas primeiras especiais até o motor do Sierra dar problemas e obrigar o piloto a abandonar.Rui Chaparro também foi uma das figuras, contudo o Subaru deu problemas de motor que obrigaram ao abandono.

Subiu também ao pódio, António Lampreia evidenciando um bom andamento, não conseguindo contudo lutar pela vitóriaCom um BMW acabado durante a noite, José Carlos Paté, apresentou-se muito rápido e consistente nesta prova, ficando em 4º lugar.Bruno Andrade mais uma boa prova, levando o Subaru legacy ao 5º lugar, conseguindo superar as dificuldades de uma caixa demasiado longaJá se esperava que Rui Coimbra quando terminasse uma prova ficasse bem classificado, foi o que aconteceu em Lagos, com o piloto do VW Golf a ficar em 6º lugar, sendo o melhor das duas rodas motrizes.José Neves foi outros dos desistentes que passaram pelos primeiros lugares, mas um toque num pontão acabou com as aspirações a um bom resultado, a meio da prova.

Classificação:
1º Nuno Pinto / João Silva - Mitsubishi Lancer Evo III
2º Pedro Leone / Bruno Ramos - Ford Sierra Cosworth
3º António Lampreia / Nelson Ramos - Ford Escort Cosworth
4º José Carlos Paté / José Gago - BMW 325 Ix
5º Bruno Andrade / Ricardo Barretto - Subaru Legacy Turbo
6º Rui Coimbra / José Martins - VW Golf GTi
7º João Tabaio / Rui Ventura - Ford Escort Cosworth
8º Márcio Marreiros / Paulo da Costa - Opel Corsa

Pedro Meireles decidiu apostar nesta nova versão do Impreza para a restante época, o que se traduz num aumento de competitividade no Grupo N.O Rali de Portugal serviu para apresentar a nova decoração do Impreza.Pedro Meireles vai agora ao Sata Rali dos Açores já com a versão 2009 do modelo da Subaru.Dadas as estreitas relações entre a Equipa apoiada pela Galp e a Prodrive, foi possível esta tomada de decisão em tão curto espaço de tempo.

“Penso que é uma decisão acertada para a nossa Equipa, e estamos esperançados que a chegada do novo carro seja um volte-face nos tantos azares que temos tido. Estamos bastante motivados para o futuro”, disse o piloto.Navegado por Jorge Henriques, Meireles já mostrou capacidade para lutar pelas melhores posições do Grupo N, e só uma notória falta de sorte o tem arredado de melhores resultados finais.Agora, com o Subaru Impreza N2009, o piloto de Guimarães quer continuar a lutar pelas posições cimeiras do Agrupamento, de forma a pontuar o mais possível em todas as provas do Campeonato.

Salvador Cabral / BandarraFm

Figueira e Proença com balcões públicos

Figueira de Castelo Rodrigo e Proença-a-Nova são as localidades na região onde já estão disponíveis os mais recentes balções públicos de Heranças e de Divórcio com Partilha. São dois dos 25 que entraram em funcionamento na última sexta-feira, totalizando 156 postos de atendimento em todo o País, anunciou o Ministério da Justiça. No mês passado abriram também os postos da Covilhã e Sabugal.

O Balcão das Heranças é um serviço de atendimento que permite realizar todas as operações e actos relacionados com a sucessão por morte. O Balcão Divórcio com Partilha é um serviço de atendimento que permite que, nos divórcios por mútuo consentimento realizados nas conservatórias do registo civil, se possam partilhar os bens do casal e realizar todas as formalidades envolvidas.Com mais estes 25 balcões, estes serviços estão já disponíveis em 156 postos de atendimento em todos os distritos de Portugal Continental, incluindo 14 capitais de distrito e na Região Autónoma dos Açores. O Sabugal já tem ao dipor o balcão desde Março.

Diário XXI

Delphi suspende turno da noite

Empresa da Guarda informou funcionários da decisão na sexta-feira .
A partir de hoje 30 trabalhadores vão ficar em casa por tempo indeterminado. A redução de encomendas foi a justificação dada A fábrica Delphi da Guarda, que fabrica cablagens para o sector automóvel, suspende a partir de hoje e por tempo indeterminado a laboração do turno da noite.

Segundo José Ambrósio, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas (STIMM), de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu, a administração da empresa decidiu 'suspender o turno da noite', o que faz com que 'cerca de trinta trabalhadores fiquem em casa', 'Os restantes dez trabalhadores do mesmo turno [que labora entre as 00h00 e as 7h00] vão ser distribuídos pelos dois turnos diurnos, o primeiro, entre as 7h00 e as 15h40 e o segundo das 15h40 às 23h50', contou.

José Ambrósio referiu que a decisão foi tomada na passada sexta-feira e comunicada aos operários 'por um responsável de turno, com base na decisão da direcção da empresa', Salientou que a directora de Recursos Humanos da Delphi da Guarda, confrontada com a situação, confirmou a decisão ao Sindicato e alegou que a medida foi tomada 'porque actualmente há uma redução nas encomendas', devido à actual crise económica.Disse que a responsável informou que a suspensão da laboração do turno da noite 'tanto poderá durar um dia ou dois, como uma semana ou duas, tudo depende dos pedidos dos clientes da fábrica',

José Ambrósio referiu que os cerca de trinta operários que ficam temporariamente em casa, 'recebem o salário na mesma', mas aqueles que mudaram de turno 'deixam de receber o subsídio nocturno, o que, nalguns casos, significa uma redução de cerca de 150 euros mensais', O sindicato vai acompanhar o evoluir da situação na empresa que emprega cerca de 960 trabalhadores, garantiu o sindicalista.

O mesmo dirigente salientou que os operários têm 'preocupações em relação ao futuro', e apelou ao Governo 'para que, uma vez mais, olhe para a Delphi como uma empresa nacional e importante para o distrito da Guarda', pois é a maior unidade empregadora da região. A Delphi da Guarda tem previsto despedir, em Dezembro, cerca de metade dos actuais trabalhadores, cenário que José Ambrósio espera que não se concretize. Com a suspensão do turno da noite, 30 trabalhadores ficam em casa e 10 serão distribuídos pelos turnos diurnos.

Diario XXI

Fernando Santos: "Foi uma época espantosa"

Fernando Santos actual treinador do PAOK de Salónica que lançou Liedson no Sporting, referiu esta segunda-feira em entrevista à Antena 1 que o «levezinho» além de ter capacidade para jogar em qualquer campeonato deveria terminar a Carreira nos «Leões», quer pelo carinho dos adeptos, quer por estar já muito adaptado a Lisboa e ao clube.
Fernando Santos assegurou ontem, domingo, a 2.ª melhor classificação de sempre para os gregos do PAOK, a melhor dos últimos 25 anos, um 2.º lugar no campeonato e a possibilidade de discutir um lugar na Liga dos Campeões.Na Grécia, para se chegar ao apuramento para a liga milionária, Fernando Santos tem de disputar um play-off que envolve mais 3 equipas, ouça as criticas que o treinador, faz a todo este processo.Para o ano o passo é: "Acabar com a hegemonia do Olimpiakos e levar o PAOK ao titulo".
Rtp

Gripe Suína - 4 nível de alerta de pandemia

A Organização Mundial de Saúde modificou o alerta de pandemia do nível 3 para o 4, numa escala de 6. Esta alteração representa o reconhecimento de que existe transmissão entre humanos de um vírus capaz de causar um surto ao nível da comunidade. A OMS reviu esta tarde a escala de 6 pontos relativa a ameaças de pandemia.
A OMS utiliza esta escala de 6 pontos de alerta de pandemia como sistema de informação sobre a gravidade de uma ameaça e da necessidade de se lançar progressivamente medidas de combate à doença.
A decisão de alterar o nível de alerta é da responsabilidade da directora-geral da OMS que, para tomar a decisão, recebe conselhos de especialistas de saúde pública de todo o mundo. Esses membros da Organização Mundial de Saúde estiveram esta segunda-feira reunidos durante horas para decidirem sobre a alteração do nível de alerta de pandemia.Ao início da noite, Keiji Fukuda, assistente da directora-geral da OMS, afirmou que nesta altura "o confinamento não é uma opção viável" uma vez que o vírus alastrou a outros países.A OMS recomenda a concentração de esforços na mitigação da doença e afirma que o risco de pandemia não é inevitável. A Organização Mundial de Saúde vai continuar a acompanhar a situação.


As 6 fases do alerta de pandemia da OMS:
Fase 1
Nenhum vírus influenza animal a circular entre animais causou infecções em humanos.
Fase 2
Vírus influenza animal causou infecções em humanos e é por isso uma ameaça potencial de pandemia.
Fase 3
Vírus influenza animal ou humano-animal causa esporádicos casos em pessoas, mas sem transmissões humano-humano, excepto em circunstâncias específicas.
Fase 4
Transmissão entre humanos de um vírus influenza animal ou humano-animal capaz de causar um surto ao nível da comunidade. "A capacidade de causar surtos sutentáveis da doença numa comunidade marca uma alteração significativa no sentido ascendente sobre o risco de pandemia".
Fase 5
O mesmo vírus que causou surto ao nível da comunidade registado em dois ou mais países de uma região. "Enquanto que a maior parte dos países não serão afectados nesta fase, a declaração de Fase 5 representa um sinal forte de que uma pandemia pode estar iminente e que o tempo para finalizar a organização, comunicação e implementação das medidas de mitigação previstas é curto".
Fase 6
O vírus causa surtos sustentáveis ao nível da comunidade em mais do que uma região. "A designação desta fase indica que uma pandemia global está em curso".

Rtp

domingo, 26 de abril de 2009

Orientação Vocacional

Todas as pessoas têm o direito de terem uma vida feliz, realizada satisfatoriamente e produtiva. Como é que os pais podem ajudar os filhos a escolherem uma decisão vocacional? Esta é sem duvida uma preocupação da grande maioria de cada família.
N
a base da preocupação partilhada entre pais e filhos na escolha de uma carreira profissional está muitas vezes a ideia, que para ser feliz e viver realizado implica uma vida de grande sucesso profissional e ainda ter tirado um curso superior.
Na verdade não é essa a única maneira de uma pessoa ser feliz e sentir-se realizada. Muitas pessoas encontram outros meios de realização mais importantes sem se empenharem em alcançar um grande sucesso.
Todavia, aqueles que gostam de aprender e aprofundar seus conhecimentos em determinada área é importante prosseguirem os estudos, ingressando no ensino superior. É claro que não é nenhuma chave mágica para abrir todas as portas. Constatamos muitas pessoas licenciadas desempregadas e muitas outras obtendo cursos profissionais com óptimos empregos.

É importante que os pais saibam ajudar os filhos. Essa ajuda poderá incluir, não forçá-los a escolher a profissão que gostaram de ter alcançado mas não conseguiram. Nem convence-los a terem o mesmo trabalho dos pais.

Com certeza, encaminhar para uma profissão mais prática, um jovem desinteressado dos estudos e que tenha chumbado várias vezes pode ser a decisão mais coerente do que teimar em querer que ele siga para um curso superior. Mas é de todo contraproducente desanimá-lo nos seus sonhos e ambições. É muito importante com realismo procurar dialogar e compreender o que vai no interior de cada jovem. Acreditar nos seus sentimentos, nas suas potencialidades, alimentar o seu sonho sem ficar preso apenas a uma possibilidade é permitir no tempo que ele possa construir a sua própria vida com maior auto-estima, confiança, autonomia e criatividade.
Sabemos que todos os pais querem que os filhos sejam felizes e realizados.
Se notar muita indefinição e duvida provavelmente é altura de ajuda junto ao psicólogo com uns testes psicotécnicos. Embora não seja milagreiro, são instrumentos que vão ajudá-lo a conhecer-se melhor, a arrumar as ideias e comparar as suas potencialidades com as dos outros jovens do seu grupo etário.
Desejamos que se sinta à vontade a contactar a Associação de Pais e

Encarregados de Educação para qualquer outro assunto ou alguma dica no desenrolar dessa orientação vocacional do seu filho. Continuamos sempre disponíveis além do horário estabelecido no nosso gabinete, junto ao Palco situado por cima da papelaria da escola, em qualquer horário que lhe seja mais conveniente.
Desejo a todos continuação de um Excelente Ano Lectivo.
Que Deus vos abençoe. Até breve,
O Presidente da Associação de Pais/E.E.
Daniel Alberto Rodrigues da Costa

sábado, 25 de abril de 2009

Pais e Filhos: Estreia Sabado

Pais e Filhos, é um novo Programa na BandarraFm, da responsabilidade da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Trancoso, com emissão aos Sábados das 13h ás 14h, onde todos os temas relacionados com a Escola, Familia, Educação e muito mais vão ser aqui discutidos.
Agora basta sintonizar o seu rádio em 92.1 Fm ou escutar a Emissão On-Line aqui no Blog da sua Rádio.
Para saber mais sobre as actividades desta Associação e alguns conteudos do Programa, consulte também aqui a secção Pais e Filhos.

E-Mail: escolafamiliaamiga@hotmail.com
Visite: escolafamiliaamiga.blogspot.com

BandarraFm

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Rotações 23 Abril 2009

Campeonatos da Europa e Nacional de Todo-Terreno
Mário Patrão e Paulino Cruz triunfam no Algarve


A Baja Terras D’el Rei teve como vencedores absolutos Mário Patrão nas motos, e Paulino Cruz nos quad. A prova algarvia proporcionou um bom espectáculo de Todo-Terreno, com grande animação na luta pelos lugares cimeiros, nesta jornada também pontuável para o Campeonato da Europa de Bajas.Nas hostes motociclísticas, 98 concorrentes alinharam à partida em Monte Gordo, dos quais 39 em moto, 43 nos quads e 16 na nova categoria dedicada aos "UTV-Buggy", que fez aqui a sua estreia no "Nacional" de Todo-Terreno com estatuto de Troféu. Esta foi a segunda prova do Campeonato lusitano, e a primeira do "Europeu" de Bajas, tendo comparecido 15 pilotos estrangeiros (6 nas motos e 9 nos quads).

O pelotão usufruiu de boas condições para a prática da modalidade, pois a chuva caída até Sexta-feira deixou o terreno livre de pó para os sectores selectivos a disputar no fim-de-semana. No Sábado ainda caíram alguns chuviscos do céu nebulado, mas hoje o dia esteve solarengo, pelo que o piso proporcionou boa tracção. Após o Prólogo realizado na Sexta-feira, na etapa de Sábado foram disputados dois sectores selectivos, e mais um no Domingo – para efeitos de Campeonato, os resultados de cada dia funcionam de forma independente, sendo atribuídas outras tantas pontuações.

Nas motos, Paulo Gonçalves e Gustavo Gaudêncio foram os mais rápidos no primeiro sector selectivo (SS1), mas ambos conheceriam problemas no segundo troço de Sábado – Gonçalves desistiu a contas com problemas eléctricos, enquanto Gaudêncio se afundava na classificação também devido a problemas na sua moto. O mais rápido no SS2 seria António Maio, mas o piloto alentejano estava fora de combate para os lugares cimeiros, pois o seu tempo foi acrescido em 37 minutos de penalização por não ter efectuado o Prólogo.Terceiro mais rápido no SS1 e segundo no seguinte, Fernando Ferreira acabou por levar a melhor nesta etapa de Sábado, batendo Mário Patrão por apenas 45 segundos, tendo ambos rodado sem contratempos assinaláveis.

No 3.º lugar surgia o melhor classificado da classe TT1, David Megre, enquanto Ruben Faria renunciava no SS2 na sequência de problemas com o travão traseiro.No sector selectivo de encerramento, António Maio efectuou o melhor tempo, com 1m01s sobre Ruben Faria, tendo este acabado com o pneu traseiro muito desgastado. Na luta pela vitória absoluta na prova impôs-se Mário Patrão, (3.º nesta etapa), apesar de uma queda no início do troço, pois conseguiu ultrapassar Fernando Ferreira (5.º na etapa), que caiu duas vezes. O piloto de Seia ganhou a Baja apenas com 41 segundos de vantagem sobre Ferreira.

Em termos de Campeonato da Europa – no qual só pontuam pilotos especificamente inscritos para essa competição – dois portugueses estão no topo da tabela, com Fernando Ferreira diante de David Megre.Ao 3.º lugar do pódio absoluto subiu Fausto Mota, que conciliou rapidez e grande regularidade ao longo da prova, e foi também o vencedor da classe TT1, batendo Pedro Oliveira apenas por 11 segundos, e David Megre por 2m27s. Mais atrás, no 6.º posto absoluto, classificou-se Luís Portela de Morais. Em termos de Troféu, João Rosa impôs-se entre os Veteranos (foi 12.º da "geral") e na Promoção levou a melhor Jorge Delfino. Referência ainda para Paulo Gonçalves que, uma vez resolvidos os problemas na sua moto, voltou à carga e foi o 4.º mais rápido na etapa final.

Nos Quads, Carlos Pereira começou por ser o mais veloz no SS1, diante de Paulino Cruz e Filipe Leal. Todavia, Pereira terminou esse troço já afectado por problemas mecânicos, que não conseguiu resolver antes do SS2 e se agravaram, obrigando o piloto a moderar drasticamente o andamento, pelo que caiu imenso na tabela classificativa. Então, Paulino Cruz foi o mais rápido e ascendeu ao comando, posição que manteria hoje, pois voltou a dominar as operações para consolidar o triunfo na Baja.

Sempre situado no lote dos mais rápidos, Filipe Leal culminou a sua boa actuação com a conquista do 2.º lugar final, seguido por Roberto Borrego, este também o melhor da classe "Stock". Nas posições seguintes ficaram, por esta ordem, Valério Gonçalves, João Simões e Valter Vasconcelos. O 7.º e melhor da classe Q1 foi António Moreira, logo seguido na "geral" pelo primeiro da classe Promoção, Nuno Rodrigues.Menção ainda para alguns pilotos de topo que registaram contratempos significativos. Logo no SS1 desistiu João Lopes, pois uma pedra projectada por uma moto atingiu-o num olho; Humberto Pinto e Luís Engeitado ficaram fora de combate nos SS1 e SS2, respectivamente, devido a problemas mecânicos nos seus quads.No que respeita ao "Europeu" de Quad-Bajas, Paulino Cruz é o comandante após esta prova inaugural, enquanto João Nazareth surge no 3.º posto, em igualdade de pontos com o 2.º classificado.

Entre os UTV – Buggy, João Carvalho começou por liderar o pelotão no SS1, mas desistiria no seguinte. Apenas seis dos 16 concorrentes completaram a etapa de Sábado, com Manuel Agonia na frente, ele que foi o mais rápido no SS2. Este piloto voltou hoje a ditar a sua lei no SS3, pelo que foi o destacado vencedor da Baja nesta categoria, com um total de 9h06m11s. No 2.º lugar ficou Nuno Carvalho, a 25m35s do vencedor, seguindo-se Nuno Van Uden, a 56m13s, e Alberto Costa, a 1h05m25s do primeiro classificado.

Campeonato Nacional de Supermoto
Marcos Baqueiro entra a vencer


Marcos Baqueiro ganhou as duas mangas da jornada inaugural do Campeonato Nacional de Supermoto. No Kartódromo de Alcanede, o piloto espanhol foi sempre o primeiro nas corridas que reuniram quinze concorrentes, muito empenhados na busca do melhor resultado.Normalmente, os circuitos de Supermoto integram uma parte de asfalto e outra, mais pequena, em terra. Porém, os terrenos circundantes da pista de Alcanede apresentavam-se demasiado lamacentos, devido à chuva caída nos dias anteriores, pelo que a organização decidiu utilizar apenas a mancha de asfalto deste kartódromo ribatejano. Em benefício da acção hoje não choveu, embora a pista estivesse húmida no início da jornada.

O espanhol Marcos Baqueiro, bem conhecido pelo seu envolvimento na Velocidade nacional, decidiu também "fazer uma perninha" no Supermoto, ele que já em 2008 tinha disputado uma prova da modalidade nesta mesma pista. Mais rápido nos treinos, Baqueiro liderou todo o tempo da primeira manga de corrida (15 minutos mais 2 voltas), para vencer com quase cinco segundos de avanço sobre o segundo colocado, Nuno Pinto. Este também cedo ficou isolado no 2.º posto, pelo que o confronto mais animado travou-se pelo 3.º lugar, com Fábio Assis a bater Luís Ferreira por escassos três décimos de segundo.Numa pista bastante sinuosa, a segunda manga foi mais interessante de seguir. Apesar de Marcos Baqueiro ter comandado novamente desde o arranque até à bandeirada de xadrez, a diferença para os imediatos perseguidores foi bastante mais pequena – na meta, superou em pouco um segundo no cronómetro. Por outro lado, Fábio Assis e Luís Ferreira reeditaram o seu particular duelo, desta vez pela 2.ª posição, com o mesmo resultado da corrida anterior e outra vez por escassa diferença – quatro décimos de segundo – favorável a Assis.

Mais atrás, um estreante no "Nacional", Luís Charana, conseguiu agora o 4.º lugar (tinha sido 6.º na manga anterior), levando a melhor no confronto directo com Nuno Pinto, que teve um desempenho menos profícuo.Em acção estiveram também quatro pilotos de Minimotos. Hélder Batista ganhou sem contestação as duas mangas, sempre secundado por Duarte Figueiredo, que averbou uma queda na segunda corrida. Quanto ao "Troféu Séries", não houve corridas por falta de participantes.Após esta prova de abertura, o "Nacional" de Supermoto irá prosseguir a 17 de Maio, no Kartódromo de Almeirim.

Mini-Supermoto
1.ª Manga:

Hélder Batista, 12 voltas em 12m42,5s;
2.º Duarte Figueiredo, a 12,5;
3.º Rodrigues Ferreira, a 37,5;
3.º Luís Moreira, a 37,7.

2.ª Manga:
1.º Hélder Batista, 12 voltas em 12m27,1s;
2.º Duarte Figueiredo, a 27,5;
3.º Rodrigues Ferreira, a 37,7;
4.º Luís Moreira, a 45,1.

Salvador Cabral / BandarraFm

quinta-feira, 23 de abril de 2009

GNR identifica suspeitos de fogo posto em Trancoso

Dois pastores de 52 e 56 anos residentes no concelho de Trancoso, são suspeitos de fogo posto. Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, os dois homens, foram surpreendidos por uma patrulha do posto de Trancoso a meio da tarde de terça-feira, "após terem lançado um incêndio florestal".

Os homens, residentes na Castanheira, freguesia deste concelho, foram surpreendidos pela GNR numa zona onde "ocorreram muitos incêndios nos últimos tempos", referiu."Os indivíduos estavam a ser observados por uma patrulha e foram detectados em flagrante delito", contou à Agência Lusa a mesma fonte da GNR. Acrescentou que "foi-lhes apreendido um isqueiro" que, alegadamente, terão utilizado para lançar as chamas.

Os pastores justificaram o acto com a necessidade de "procederem à renovação dos pastos".As chamas destruíram uma área de cerca de mil metros quadrados de pinhal e mato e "só não ardeu mais devido à pronta intervenção dos bombeiros de Trancoso" que foram chamados ao local, acrescentou. Os pastores foram constituídos arguidos e o processo vai ser comunicado ao Tribunal de Trancoso, segundo a GNR da Guarda.

Portal de Trancoso

Livro conta a história de Cogula

Foi lançado o livro 'COGULA – Apontamentos para a monografia de uma freguesia de Trancoso', da autoria de Sérgio Gorjão, director dos museus da Terra de Miranda e do do Abade do Baçal.O presidente do município de Trancoso, Júlio Sarmento, elogia 'o trabalho de investigação histórica e bibliográfica realizado', Sérgio Gorjão apresenta na sua obra o património construído, a arte, a história dos locais e dos monumentos de Cogula.

A apresentação do livro inseriu-se nas celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e na inauguração do Centro Interpretativo Turístico e Cultural e do Vale do Côa.

Diario XXI

Mais de 90 empresas faliram em 2008

Lanifícios, confecções e construção são os sectores mais atingidos. Pires Manso assinala variação 'positiva', em relação a 2007.
94 empresas encerraram ou entraram em processo de insolvência em 2008, nos distritos de Castelo Branco e Guarda. Os dados constam do estudo 'Insolvências e Constituições de Empresas – Portugal 2008/2007', efectuado pela Coface Portugal com base no registo de acções de insolvência e constituições publicadas nestes dois anos.Os distritos ocupam os lugares cimeiros, em toda a faixa Interior do País atingindo, no total, 2,6 por cento. Mais uma décima em relação ao distrito de Viseu, o mais atingido no Interior. Em 2008, em Castelo Branco fecharam ou entraram em processo de insolvência, 49 empresas, ou seja, 1,5 por cento das 3.267 acções verificadas em Portugal.

No distrito da Guarda, os dados indicam o encerramento de 45 empresas, ou seja 1,1 por cento.Apesar dos números, Pires Manso, docente do Departamento de Economia da Universidade da Beira Interior considera que os dois distritos apresentam uma 'variação positiva', em relação a 2007. 'Em termos comparativos Castelo Branco teve mais acções de insolvência em qualquer dos anos do que a Guarda por também ter maior número de empresas', assinalou. A Beira Interior apresenta uma forte vulnerabilidade, em especial, no sector dos lanifícios e confecções, onde as taxas de insolvência são mais elevadas, sublinhou Pires Manso. No entanto, o docente assinala desaparecimentos no comércio, agricultura e na construção civil, designadamente 'pequenos empresários que trabalhavam como subempreiteiros e que não têm conseguido resistir à falta de trabalho', ao longo dos últimos nove anos.

EMPRESAS COM UMA DÉCADA MAIS ATINGIDAS
No ano passado em Portugal foram entregues 3.267 contra 2.123 em 2007. O aumento foi de 53,9 por cento. Do total de falências, perto de metade (46 por cento) são de empresas com mais de 10 anos de existência, refere o estudo.As empresas com mais de 50 empregados foram as menos afectadas, com uma percentagem de apenas cinco por cento do total dos valores, quando comparadas com companhias, com menos de cinco funcionários.No primeiro trimestre de 2009, a Coface revela que 1.207 empresas iniciaram uma acção de insolvência, mais 80 por cento em relação a igual período do passado. Castelo Branco e Guarda somados ultrapassam Viseu que lidera o top de encerramento na faixa Interior do País.

Francisco Cardona/ DiárioXXI

FC Porto na final da Taça frente ao Paços de Ferreira

O FC Porto qualificou-se esta quarta-feira para a final da Taça de Portugal de futebol, na qual defrontará o Paços de Ferreira, apesar da derrota sofrida no estádio do Estrela da Amadora, por 2-1, na segunda mão das meias-finais.

O tricampeão nacional marcou primeiro, por intermédio do argentino Ernesto Farias, aos quatro minutos, mas a equipa anfitriã deu a volta ao resultado ainda antes do intervalo, com golos de Rui Varela (34) e Anselmo (42). O FC Porto capitalizou a vantagem de dois golos (2-0) obtida na primeira mão, no Estádio do Dragão, graças aos remates certeiros do argentino Lucho González e de Raul Meireles, e apurou-se para a final da competição, que se disputa a 31 de Maio, no Estádio do Jamor.

O clube portuense vai encontrar no jogo decisivo o Paços de Ferreira, que esta quarta-feira se impôs por 3-2 no reduto do Nacional da Madeira, depois de as duas equipas terem empatado 2-2 na primeira mão. Os pacenses abriram as "portas" da UEFA, tendo chegado rapidamente a uma vantagem de 2-0, com tentos de Pedrinha, aos 15 minutos, na marcação de uma grande penalidade, e de Rui Miguel, aos 20. O Nacional anulou a desvantagem, com golos de Luís Alberto, aos 39 minutos, e Mateus, aos 47, mas novo castigo máximo, convertido por Pedrinha no primeiro minuto de compensação, colocou o Paços de Ferreira na final.

Rtp

terça-feira, 21 de abril de 2009

Novo álbum dos Simple Minds em Maio

No dia 25 de Maio, os Simple Minds editam um novo álbum, «Graffiti Souls».
No final de Novembro, a banda parte em digressão e levam, os Orchestral Manoeuvres In The Dark.
A digressão apenas vai contemplar palcos britânicos e realiza-se entre 30 de Novembro e 11 de Dezembro.
Novo DVD dos Nirvana mostra Kurt Cobain numa cadeira de rodas

No próximo dia 4 de Maio, é editado o DVD «Life Takes No Prisoners», que mostra Kurt Cobain a entrar em palco numa cadeira de rodas.
O DVD não é mais do que um concerto no Festival de Reading, em Inglaterra, no ano de 1992. Depois, Cobain tocou de bata.

DD / Supersónico

Adam Sandler é o comediante mais rentável

Adam Sandler foi considerado o comediante mais rentável da indústria cinematográfica, de acordo com uma lista, publicada pela revista Forbes. No ranking das estrelas mais desejadas pelos produtores, ele aparece em 12º lugar.
O protagonista de «Histórias Para Adormecer» está à frente de outros actores de comédia, como Will Ferrel, Ben Stiller e Jim Carrey. Nenhuma mulher marcou presença na lista, que contou com a opinião de 1.400 actores, considerando o potencial de retorno financeiro.
O último trabalho de Sandler foi, precisamente, «Histórias Para Adormecer», que estreou nas salas de cinema portuguesas no passado dia 25 de Fevereiro. O actor interpreta um vulgar empregado de hotel, cuja vida sofre uma total reviravolta quando as histórias que ele conta para adormecer os sobrinhos, começam misteriosamente a acontecer.

Diario Digital

Sub-21: Pereirinha admite erro e respeita suspensão

O médio Pereirinha classificou hoje de «um pouco arriscada» a forma como marcou uma grande penalidade frente a Cabo Verde, no Torneio Internacional da Madeira em futebol, assegurando respeitar a suspensão que foi alvo, juntamente com Rui Pedro. «É um assunto passado, foi um erro que cometemos. Fomos chamados à atenção por isso e não é um regresso porque não deixei de vir», afirmou hoje o médio do Sporting, acrescentando ter «a noção que foi uma atitude um pouco arriscada».

Ambos os jogadores foram suspensos pelo seleccionador português de futebol, Carlos Queiroz, e não jogaram a última jornada do torneio madeirense, na sequência da marcação de grande penalidade, em que Pereirinha tocou a bola para Rui Pedro e este acabou por ser desarmado, quando Portugal já vencia Cabo Verde por 2-0. «Foi uma opção tomada por superiores da selecção e há que respeitar. Já passou, agora é continuar a trabalhar e preparar o próximo Torneio de Toulon», disse Pereirinha, recusando entrar em euforias: «sabemos do passado do torneio mas não vamos falar já em ganhar. Vamos chegar, fazer o melhor possível e se der para ganhar vamos tentar fazê-lo». Para o médio dos «leões», a «montra» da selecção apenas resulta com resultados colectivos: «a selecção é uma montra, mas não é uma montra de individualidades, só se tivermos êxito como equipa é que temos êxito individualmente».

Diário Digital / Lusa

UNESCO lança biblioteca digital mundial

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lança esta terça-feira a Biblioteca Digital Mundial, que permitirá consultar gratuitamente pela Internet o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles Portugal.
Dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco (http://www.wdl.org/).

A nova biblioteca virtual terá sistemas de navegação e busca de documentos em sete línguas, entre elas o português, e oferece obras em várias outras línguas. Entre os documentos, há tesouros culturais como a obra da literatura japonesa «O Conde de Genji», do século XI, considerado um dos romances mais antigos do mundo, e também o primeiro mapa que menciona a América, de 1507, realizado pelo monge alemão Martin Waldseemueller e que se encontra na biblioteca do Congresso americano.

Entre outras preciosidades do novo site estão as primeiras fotografias da América Latina, que integram o acervo da Biblioteca Nacional do Brasil, o maior manuscrito medieval do mundo, conhecido como a Bíblia do Diabo, do século XVIII, que pertence á Biblioteca Real de Estocolmo, na Suécia, e manuscritos científicos árabes da Biblioteca de Alexandria, no Egipto. Até ao momento, o documento mais antigo da Biblioteca Digital da Unesco é uma pintura de oito mil anos com imagens de antílopes, que se encontra na África do Sul. O projecto contou com a colaboração de 32 instituições, de países como a China, EUA, França, Grã-Bretanha, México, Rússia, Arábia Saudita, Egipto, Uganda, Israel e Japão. O lançamento do site será acompanhado de uma campanha para conseguir aumentar o número de países com instituições parceiras para 60 até ao final do ano.

Diário Digital

Escudo teria protegido Portugal contra crise

Quase dois terços dos portugueses defende que o país estaria melhor protegido contra a crise económica e financeira se a antiga moeda nacional, o escudo, ainda existisse, segundo um estudo de opinião divulgado em Bruxelas.

Um Eurobarómetro publicado pelo Parlamento Europeu sobre os «Europeus e as Crises Económica e Financeira» revela que 62 por cento dos mil portugueses inquiridos na sondagem concorda com a afirmação de que «mantendo a anterior moeda nacional teria assegurado uma melhor protecção contra a crise», a percentagem mais elevada dos 15 países da Zona Euro. O inquérito realizado entre 16 de Janeiro e 22 de Fevereiro último a 26.718 cidadãos da União Europeia mostra que nos países que adoptaram o euro apenas 45 por cento dos inquiridos concorda com aquela afirmação.

Mesmo assim, 43 por cento dos inquiridos portugueses (39 por cento na UE) concorda que «o euro atenuou os efeitos negativos da crise» contra 37 (44) que pensa o contrário. A maioria dos portugueses, 57 por cento (61 por cento na UE) defende que os 27 devem coordenar as suas políticas na luta contra a crise mas apenas 43 por cento (39) está convencido que essa coordenação se tem verificado efectivamente.

Diário Digital / Lusa

Rotações 21 Abril 2009

Europeu viveu-se em Foz Côa

Vitórias para Engel, Nosálek e Fejfar no Autocross.Na Divisão 1 o domínio dos Skoda Fabia, com Václav Fejfar a impor-se a Vadim Makarov, ficando o interesse da corrida centrado na luta pelo terceiro lugar, que envolveu Gianluca Ferretti e Tamás Kárai, numa luta particular de Mitsubishi que terminou favorável ao Húngaro, que ultrapassou Ferretti já com a meta à vista!No quinto lugar terminou Alexandr Faleev, seguido de Nikita Kondrakhin e Paulius Pleskovas.Joaquim Santos, o único português a alinhar nesta categoria, foi o oitavo classificado, na frente de Marcel Egg e Pavel Sorochinsky.

Na Divisão 3A, Vit Nosálek o piloto do Skoda impôs-se desde o arranque para concluir as sete voltas em menos cinco segundos que Ladislav Hanak, o campeão em título, que a partir de certa altura teve que se defender dos ataques de Ondrej Musil (Suzuki).Jiri Svoboda, no quarto lugar, completou o domínio total dos pilotos do Czech National Team, sendo seguido por John Lagodny e Olivier Dufour.Quanto aos pilotos portugueses, Luis Santos foi o melhor classificado, ocupando o décimo primeiro posto, ficando a apenas um lugar do apuramento para a Final A.Quanto a Carlos Moreira, o piloto do Luna Sport teve vários problemas ao longo do dia e já não foi ás finais.
Na Final da Divisão 3, Petr Turek, Roman Kerka e Dennis Engel ocupavam a linha da frente e na reacção ao semáforo foi o alemão do Engel EB/VW foi o mais rápido, mas a discussão na primeira curva sobre a liderança da corrida foi muito discutida, com alguns toques pelo meio.

Aguentando a pressão de Petr Turek (BMW), Engel seguiu então rumo ao triunfo, num regresso ás vitórias depois de Foz Côa e Bauska 2007.Petr Turek teve que se conformar com o segundo posto.Roman Kerka levou o Pro-Pulsion Tatra até ao degrau mais baixo do pódio, terminando a prova com mais oito segundos que o vencedor.Seguiram-se na classificação Glenn Van Rosmalen da Holanda e Petr Bartos, enquanto o tricampeão francês, Teddy Baudet foi o sexto classificado, na frente de Jaroslav Hosek e Jaromir Stetina.Paula Lourenço satisfeita com o desenrolar da prova em todos os aspectos que foi sem sombra de duvida a melhor após 3 realizações de alto nível.

António Lourenço o mentor do autocross em Vila Nova de Foz Côa, director de prova tinha razões mais do que suficientes para estar satisfeito com a forma como foi acarinhado pelos elementos da FIA que se deslocaram a Foz Côa.Os concorrentes do Europeu de Autocross rumam agora para Espanha, onde no próximo fim de semana disputam a segunda prova do calendário, em Alcañiz, nos arredores de Lérida.

Kartcross Ludgero Santos regressa ás vitórias

Numa Final empolgante, Ludgero Santos regressou ás vitórias no campeonato de Portugal de Crosscar neste fim de semana em Foz Côa.Partindo da pole position, Hugo Castro assumiu a liderança da corrida após o arranque, levando na traseira do JB Racing o ASK de Luis Caseiro e o Semog de Pedro Rosário. Nessa altura, Ludgero Santos, que havia partido de segundo, caiu várias posições, ocupando o quarto posto após a primeira volta.No entanto, Santos encetou uma recuperação a partir da segunda volta, passando Pedro Rosário e Luís Caseiro num curto espaço de tempo e partindo em busca de Hugo Castro, assumindo a liderança á quinta volta.Com Ludgero Santos a confirmar a vitória, sendo o terceiro vencedor diferente em outras tantas provas, Hugo Castro foi segundo e Luís Caseiro terceiro.No quarto lugar terminou Mauro Reis, seguido de Valter Cardoso e Sérgio Castro. Mário Dias foi sétimo, seguido de Ricardo Antunes e Luis Oliveira. Saulo Dias, foi décimo e ultimo a completar a prova.O nacional de Crosscar regressa no próximo mês, em Mação.

Salvador Cabral / BandarraFm

Foz Côa: As Corridas