segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Rotações 30 Novembro 2009

Andrade de fio a pavio…

Na 12.ª edição das 24 Horas TT Vodafone/Vila de Fronteira, a equipa constituída por Mário e Alexandre Andrade, Stephane Barbry e Georges Lansac começou da melhor forma e logo na primeira curva após o arranque já estava na frente passando a dominar as hostilidades de forma precisa e com grande facilidade impondo um ritmo alucinado na primeira hora de corrida, vantagem essa que a partir dai deu para controlar a corrida chegando a ter uma vantagem de 3 voltas no final das seis primeiras horas referia: «não tivemos quaisquer problemas até ao momento, tendo iniciado com pneus de chuva mas depois tivemos de mudar para pneus de seco, para evitar o desgaste excessivo daqueles com consequências no comportamento do carro. A pista está muito rápida e nunca pensámos que secasse tão rapidamente, com algumas pedras a surgirem que podem aumentar o perigo de furosNa segunda posição encontravam-se os vencedores de 2008, os franceses Nicolas Gibon, Thierry Charbonnier, Patrick Martin e Yves Fromont, num Bowler Wildcat, que têm vindo a recuperar posições à medida que as voltas se sucedem, já que no final da primeira hora eram apenas oitavos da geral.Confirmando a excelente actuação levada a cabo em 2008, a formação constituída por Manuel Inácio, Jorge Silva, Carlos Rolla e José Cunha fazia da regularidade de andamento da Toyota Hilux o seu ponto mais forte, ocupando um magnífico terceiro lugar e sendo a melhor formação portuguesa na tabela classificativa.Já a equipa de Pedro Lamy ocupava a 12.ª posição, a 4 voltas dos líderes.Luta ao rubro em termos de Desafio Elf/Mazda, com Bruno Oliveira num espectacular quarto lugar da geral, com apenas 22 segundos de vantagem sobre José Pais, com o primeiro a garantir novo triunfo nesta iniciativa monomarca.


No final das 12 primeiras horas a equipa portuguesa de Manuel Inácio passava a ocupar o segundo lugar trocando com Nicolas Gibon.Excelente era agora a participação de João Pais que ocupava a 4º posição ao volante da Mazda BT 50.A equipe da Pedro Lami vinha a recuperar de forma significativa e era já 5º na classificação geral, lugar em que deixou a equipa após 9 horas, mas caiu nas seguintes 3 horas para nono.Quando da sua reentrada Pedro Lami era 23º mas subiu ate 16º, o que demonstrou bem a forma de condução do piloto português ate terminar a sua ronda de actuação, apesar de ter partido a suspensão e depois ainda o cubo das rodas.No final da 18 hora na frente tudo na mesma apesar de Andrade ter estado empatado em numero de voltas na 15ª hora recuperando e já novamente estava com 1 volta sobre o seu mais directo adversário Nicolas Gibon. Surpreendente era a fiabilidade da Mazda que colocava-se de pedra e cal no terceiro lugar da classificação geral. Duas mazdas nos seis primeiros lugares com as equipes portuguesas de destaque no meio da armada francesa que parecia não ter rivais a altura nestas andanças onde a chuva teve um papel preponderante nestas ultimas horas.No final das 24 horas uma vez mais a festa do desporto automóvel viveu momentos áureos e fronteira, pilotos de velocidade de ralis de todo terreno, motards e amigos do TT estiveram satisfeitos por terem terminado esta 12º edição da prova alentejana que foi obra do grande José Megre que continua a ser e a perpetuar o criador do TT Nacional.A equipa constituída por Mário e Alexandre Andrade, Stephane Barbry e Georges Lansac venceu a 12.ª edição das 24 Horas TT Vodafone/Vila de Fronteira, regressando aos triunfos depois dos sucessos conseguidos em 2004 e 2007, mantendo ainda o domínio dos pilotos franceses na prova alentejana, com vitórias nas últimas seis edições.Rodando praticamente sem problemas de ordem mecânica, o maior susto surgiu apenas já no final da prova, quando o carro teve um princípio de incêndio num dos últimos reabastecimentos, rapidamente debelado pela assistência e sem grandes consequências técnicas.



Para o veterano Mário Andrade, este terceiro triunfo na prova alentejana "deixa-me particularmente feliz por vários motivos. Em primeiro lugar, porque é a minha quinta vitória em provas de 24 horas; depois, porque mudámos este ano de equipa mecânica e foi bom verificar que isso contribuiu para uma maior fiabilidade do nosso carro; finalmente porque esta era uma edição muito especial da prova de Fronteira, a primeira depois do desaparecimento do José Megre, pelo que este triunfo tem um sabor que não se pode dissociar da sua memória."Na segunda posição terminaram os vencedores de 2008, os franceses Nicolas Gibon, Thierry Charbonnier, Patrick Martin e Yves Fromont, num Bowler Wildcat, que voltaram a primar pela sua extrema regularidade de andamento, tendo ascendido a esta posição no final da quarta hora e praticamente não mais a cederam até final. Grande actuação da melhor equipa portuguesa, constituída por João Pais, João Rato, Francisco Cabral e António Pais, que terminaram no derradeiro lugar do pódio com a Mazda BT-50, um resultado que permitiu a João Pais impor-se no Desafio Elf/Mazda, que teve em Fronteira a sua última jornada. Rodando de uma forma muito conscienciosa e rápida, João Pais acabou por fechar a temporada com chave de ouro, numa performance a todos os títulos brilhante. Da República Checa vieram Zdenek Porizek, Miroslav Zapletal e Petr Zabransky para conseguirem um excelente quarto lugar final com o imponente Hummer H3 que, apesar de alguns ligeiros problemas mecânicos, conseguiu superar com brilhantismo a dureza da prova. A família Picard (Bruno, Morgan e Alban) levou o Subaru Forester ao quinto posto, terminando à frente de mais uma Mazda BT-50, a de Paulo e Carlos Pinto, Ricardo Cortiçadas e Pedro Marcelo, enquanto a formação constituída por Manuel Inácio, Jorge Silva, Carlos Rolla e José Cunha voltou a não ter a sorte pelo seu lado: depois de andar pelas posições do pódio, acabou por descer na geral, vítima de uma saída de pista que arrancou uma roda ao Toyota Hilux, terminando no sétimo posto. Saliência ainda para o 11.º lugar final do regressado Santinho Mendes o piloto mais velho que esteve nas pistas de Fronteira e para os problemas do Toyota Land Cruiser de Carlos Sousa, João Ramos, Francisco Pita e Rui Lopes, que acabou por parar ao fim de quase 13 horas, fruto de problemas de transmissão, enquanto a equipa de Pedro Lamy e António Coimbra teve alguns problemas mecânicos no Proto RMA Racing, sobretudo a nível dos cubos de rodas traseiros, terminando bastante atrasada na classificação (25.º). Uma nota final para Helder Oliveira que, ao terminar na 10.ª posição, garantiu a conquista do Memorial José Megre, uma iniciativa com que o ACP homenageou a figura do “pai” do todo-o-terreno nacional, falecido em Fevereiro deste ano, com o piloto de Barcelos a terminar com 318 pontos, à frente de João Pais, com 242, e Bernardo Moniz da Maia, com 216.


Classificação final:
1.º M. Andrade/A. Andrade/S. Barbry/G. Lansac (Moncé Clio V6) 1.º da categoria E;
2.º N. Gibon/T. Charbonnier/P. Martin/Y. Fromond (Bowler Wildcat) 1.º da categoria T1;
3.º J. Pais/J. Rato/F. Cabral/A. Pais (Mazda BT-50)
4.º Z. Porizek/M. Zapletal/P. Zabransky (Hummer H3),
5.º B. Picard/M. Picard/A. Picard (Subaru Forester)
6.º P. Pinto/R. Cortiçadas/C. Pinto/P. Marcelo (Mazda BT-50)
7.º J. Lopes/A. Bernardo/I. Portela/L. Mota (Mitsubishi Pajero) 1.º categoria C;
8.º M. Inácio/J. Silva/C. Rolla/J. Cunha (Toyota Hilux)
9.º R. Lopes/J Alberto/J. Pereira/G. Fino (Mazda BT-50)
10.º H. Oliveira/N. Tordo/E. Rodrigues/C. Silva (Isuzu Rodeo)
12.º
Y. Morize/P. Godet/P. Goyout/D. Royer (Mercedes Benz 430 ML) 1.º categoria T2;
30.º
V. Gonçalves/J. Gonçalves/F. Almeida (Datsun 1600 SSS) 1.º categoria B;
36.º F. Santos/P. Silva/P. Lima/A. Barbosa (UMM Troféu) 1.º categoria A


Salvador Cabral/BandarraFm

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Quarto filme da série Crepúsculo deve ser filmado em 2010

Ashley Greene, que interpreta Alice nos filmes «A Saga Crepúsculo», revelou que o quarto filme, «Amanhecer», deve começar a ser rodado no primeiro semestre de 2010. Segundo Greene, a realização do quarto filme depende do sucesso de «Lua Nova». Como a longa-metragem arrecadou 250 milhões de dólares apenas no primeiro final de semana, é provável que ocorram as filmagens. Enquanto se especula sobre o quarto filme, a notícia é que o terceiro, «Eclipse», terminou de ser filmado em Outubro, em Vancouver (Canadá).

Na longa-metragem, Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) estão juntos, mas a sua relação proibida é ameaçada de ser destruída novamente com o surgimento de um vampiro, que procura vingança. E Bella é forçada a escolher entre o seu amor verdadeiro - Edward - e a sua amizade com Jacob Black (Taylor Lautner), já que a luta entre vampiros e lobisomens continua. Mas há ainda outra escolha para Bella fazer: a mortalidade ou imortalidade?

Diàrio Digital

Google busca e agrupa imagens por sentido e visual

Uma nova ferramenta de busca de imagens está a ser testada no Google. O «Image Swirl» separa o resultado das pesquisas de figuras de acordo com o seu visual e significado. Além disso, apresenta os resultados agrupados em blocos facilmente navegáveis. Segundo o Google, essa ferramenta pode resolver ambiguidades nas buscas por imagens - por exemplo, quando se procura a palavra «apple», que representa uma marca e uma fruta.

Nessa pesquisa, a ferramenta separa as frutas dos resultados ligados à fabricante do iPod em blocos diferentes. Clicando sobre cada bloco, é possível explorar o que cada um dos significados tem a oferecer. Outra possibilidade do «Image Swirl» é exibir as figuras de modo a explorar diferentes perspectivas de uma palavra. Se procurar por «beach» (praia, em inglês), por exemplo, tem blocos com imagens de praias de dia e blocos com fotos de praias durante a noite. O Google afirma que a organização das imagens em blocos pode conter erros e abre um canal para receber sugestões. O sistema já traz mais de 200 mil consultas, segundo a empresa.

Diário Digital

FIFA ameaça tirar Chile do Mundial de 2010

A FIFA (Federação Internacional de Futebol) deu um prazo de 72 horas à ANFP (Associação de Futebol Profissional) do Chile para que solucione a questão que envolve o clube Rangers, que recorreu à justiça comum após ser punido pela justiça desportiva, sob pena de tirar a selecção chilena da Mundial de 2010. «Se a associação (chilena) não adoptar as medidas necessárias, o caso será submetido ao Comité Executivo da FIFA, para que o órgão considere a suspensão da Federação de Futebol do Chile», adverte uma carta enviada à ANFP pela máxima entidade do futebol.

Num desafio aberto à FIFA, que proíbe qualquer recurso à justiça comum para decidir questões desportivas, o Rangers apresentou um recurso judicial contra a perda de três pontos no Campeonato Chileno por convocar seis jogadores estrangeiros, um a mais que o permitido. «Pedimos à ANFP que convença o clube em questão a retirar o recurso apresentado à justiça comum do Chile no prazo de 72 horas, de contrário, a federação chilena deve sancionar o clube afiliado», destaca a carta assinada pelo subsecretário-geral da Fifa, Markus Katthner.

Diário Digital

UE analisa forma de impulsionar a digitalização de livros

Os ministros da Cultura da União Europeia debatem, hoje, em Bruxelas, como hão-de impulsionar a digitalização de livros e de outros conteúdos culturais europeus através de iniciativas como a Europeana, a biblioteca virtual comunitária.

No âmbito do Conselho de Cultura e Juventude, os 27 vão analisar os principais obstáculos a uma maior disponibilidade de livros digitalizados na União Europeia e propor medidas para fomentar as iniciativas públicas e privadas nesta área, apostando em facilitar o acesso às obras que já estão em domínio público.

A UE quer, igualmente, incentivar as contribuições dos Estados-membros para a Europeana - a biblioteca virtual que já coloca à disposição dos cibernautas cerca de cinco milhões de documentos digitais - face ao avanço de iniciativas privadas como o Google Books.

Diário Digital / Lusa

Banco Alimentar recolhe alimentos nos supermercados

O Banco Alimentar Contra a Fome organiza sábado e domingo uma nova campanha de recolha de alimentos em supermercados de 17 regiões do país, na maior acção de voluntariado organizada em Portugal. Em 17 regiões do país (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Beja, Aveiro, Abrantes, São Miguel, Setúbal, Cova da Beira, Leiria, Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu e Viana do Castelo), cerca de 25 mil voluntários vão estar à porta dos estabelecimentos comerciais a convidar os portugueses a doarem as suas contribuições em alimentos.

Segundo o Banco Alimentar Contra a Fome, leite, atum, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas e óleos são os produtos que devem ser privilegiados. Os produtos recolhidos na campanha, ainda com recurso ao voluntariado, serão distribuídos de imediato localmente a pessoas com carências comprovadas através de mais de 1650 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas e acompanhadas ao longo de todo o ano pelos bancos alimentares. Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, disse à Agência Lusa que os alimentos que vão ser recolhidos na campanha vão complementar as recolhas feitas diariamente. Além das campanhas de recolha em supermercados, organizadas duas vezes por ano, os Bancos Alimentares Contra a Fome recebem diariamente excedentes doados pela indústria agro-alimentar, agricultores, cadeias de distribuição e operadores dos mercados abastecedores.

Desta forma, são recuperados produtos alimentares que, de outro modo, teriam como destino provável a destruição, sendo estes excedentes recolhidos localmente e a nível nacional, de acordo com o Banco Alimentar Contra a Fome. «Queremos que os alimentos sejam um meio para que as pessoas dêem uma volta à sua vida e possam reencontrar a dignidade e, no caso dos idosos, que possam minorar as suas carências alimentares», sublinhou Isabel Jonet. De acordo com o Banco Alimentar Contra a Fome, na campanha de Maio foram recolhidos um total de 1935 toneladas de géneros alimentares em 1219 superfícies comerciais. No ano passado, os 14 Bancos Alimentares Contra a Fome operacionais distribuíram um total de 17 500 toneladas de alimentos, equivalente a um valor global estimado superior a 27 352 milhões de euros). O primeiro Banco Alimentar nasceu em 1992 e actualmente estão em actividade 17, congregados na Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com o objectivo comum de ajudar as pessoas carenciadas, pela doação e partilha.

Diário Digital / Lusa

População portuguesa, crescimento de 0,09%

Em 2008, a população portuguesa praticamente estagnou, com um crescimento de apenas 0,09%. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados nos Anuários Estatísticos Regionais, foi raro o concelho do interior que não perdeu população.

O INE conta 195 municípios, quase todos no interior do país, que perderam população no último ano. Na grande maioria, a perda de pessoas deve-se a resultados negativos na taxa de crescimento natural, ou seja, mais mortes do que nascimentos.

Ao contrário do interior, a maioria dos municípios do litoral viram a população aumentar em 2008 - o litoral alentejano é uma excepção. Pampilhosa da Serra, Gavião e Almeida, são, no Continente, os concelhos que mais pessoas perderam no ano passado, segundo o INE. Na lista de concelhos com descidas na população destaca-se o interior do país.

No Litoral, Lisboa e Porto são, no entanto, algumas das excepções. A capital terá tido uma descida de 2,05% na população. Com menos 2,61%, o Porto é o sexto concelho do país onde se perderam mais habitantes. Sesimbra, Alcochete e Mafra (na Área Metropolitana de Lisboa) registaram os maiores crescimentos populacionais (acima de 3%). Esses aumentos devem-se sobretudo à taxa de crescimento migratória.

Diário Digital

Rotações 27 Novembro 2009

Provas em Destaque este Fim-de-Semana:

24 Horas TT Vodafone,Fronteira

Rali Terras Do Norte


Miguel Oliveira 3.º no campeonato


Uma queda impediu Miguel Oliveira de marcar pontos na jornada final do Campeonato de Espanha de Velocidade (CEV), mas mesmo assim o piloto português terminou essa competição no pódio, pois manteve o 3.º lugar que já ocupava à entrada para o Circuito de Valência.Miguel Oliveira conquistou um resultado global muito bom, considerando que só pontuou em quatro das sete jornadas do CEV. Mas quando isso aconteceu, fê-lo bem, com três segundos lugares e um quarto no activo, reforçando o estatuto que o situa como um dos mais promissores talentos da sua geração a nível internacional. Em Valência, na sétima e derradeira prova do Campeonato, o português ainda tinha hipóteses de chegar à 2.ª posição na tabela, mas o fim-de-semana esteve longe de correr bem.


Nos treinos Oliveira debateu-se com diversos problemas técnicos, nomeadamente de electrónica e na suspensão traseira, e só conseguiu o 11.º tempo para a grelha, entre um nutrido lote de 62 concorrentes.Miguel Oliveira entrou bem na corrida, pois já ocupava a 5.ª posição à terceira volta, quando um inesperado problema provocou a sua queda, e consequente desistência. "De repente, uma fortíssima rajada de vento abanou a moto de tal maneira, numa travagem, que a Aprilia me atirou ao chão", explicou o lusitano, confessando ainda que "nunca me tinha acontecido tal coisa."A corrida de Valência foi ganha pelo alemão Jonas Folger, com 9,8s sobre o vencedor da prova anterior, Joahnn Zarco. Por outro lado, o 10.º lugar serviu a Alberto Moncayo para assegurar o título, visto que o outro pretendente, Maverick Viñales, terminou na 4.ª posição.


Campeonato:

1.º Alberto Moncayo (Aprilia) 107 pontos;

2.º Maverick Viñales (Aprilia) 103;

3.º Miguel Oliveira (Aprilia) 73;

4.º Isaac Viñales (Aprilia) 63;

5.º Louis Rossi (KTM) 54;


Fabio Maricato, Campeão…


Campeonato Nacional de Motocross – Iniciados de 2009 Fábio Maricato confirmou o favoritismo para se sagrar campeão nacional de Motocross, na classe de Iniciados. O jovem piloto arrumou o assunto a seu favor nos Açores, onde ganhou de forma concludente as duas última mangas da competição.A sétima e última prova do Campeonato MX de Iniciados disputou-se na ilha do Faial, e Fábio Maricato teve a prenda mais desejada. O jovem piloto, que no início da semana tinha completado 15 anos de idade, não deu qualquer hipótese ao outro candidato ao título – curiosamente, o seu irmão mais novo, Jorge – pois ganhou autoritariamente estas duas mangas finais, que liderou "de fio a pavio".Na Pista dos Cedros estiveram 14 pilotos Iniciados, e enquanto Fábio escapava cedo à concorrência para vencer, na primeira manga Diogo Graça apareceu inicialmente no 2.º posto, mas após um par de voltas Jorge Maricato subiu em definitivo a essa posição, enquanto a quatro voltas do fim Bruno Serra desalojou Graça do 3.º lugar.


Na segunda manga Bruno Serra obteve a 2.ª posição, à qual subiu na oitava volta, após ultrapassar Jorge Maricato. Diogo Graça e Ruben Luís bisaram nos 4.º e 5.º postos, respectivamente.A nova Pista dos Cedros, com 1400 metros de perímetro, foi igualmente cenário da última prova do "Regional" dos Açores, com alguns pilotos do Continente a participarem também nas duas mangas Elite. Ambas foram ganhas sem contestação por Marco Garcia, sendo na primeira secundado pelo famalicense Paulo Marques. Na restante corrida o segundo classificado foi Nélson Ventura – ausente na primeira manga por ter furado o pneu traseiro na volta de reconhecimento – enquanto Mário Sousa completou o pódio nas duas corridas.


Classificações – Iniciados

1.ª Manga:

1.º Fábio Maricato (KTM)

2.º Jorge Maricato (KTM)

3.º Bruno Serra (Yamaha)

4.º Diogo Graça (KTM)

5.º Ruben Luís (Suzuki)

6.º Álvaro Gonçalves (Suzuki) .


2.ª Manga:

1.º Fábio Maricato,

2.º Bruno Serra,

3.º Jorge Maricato,

4.º Diogo Graça,

5.º Ruben Luís,

6.º Ricardo Santos (Kawasaki)


Regional – Elite

1.ª Manga:

1.º Marco Garcia (KTM)

2.º Paulo Marques (Honda)

3.º Mário Sousa (Kawasaki)

4.º Vítor Silveira (Honda)

5.º José Cipriano (KTM) .


2.ª Manga:

1.º Marco Garcia,

2.º Nélson Ventura (Honda)

3.º Mário Sousa,

4.º Nélson Gonçalves (Yamaha)

5.º Vítor Silveira


Salvador Cabral/BandarraFm

Party People Sugere:

Olá amig@s!
É com enorme entusiasmo que venho convidar-te para uma festa altamente bombástica, electrizante, profunda e divertida...Assim sendo no próximo sábado o programa dedicado a musica de dança da BandarraFm, vai apresentar ao "vivo e a cores" Deep Dimensions com DJ Sengal num Special All Night Set @ Ponto G Guarda!
Numa viagem por ondas magnéticas e hertzianas numa toada electrónica o Local de embarque vai ser onde te levar as coordenadas:

lat 40.538654
long 7.269043

A hora prevista para a descolagem é ás 23H, por isso traz apenas boa vontade de divertimento, alegria, boa disposição e vontade de dançar, porque depois de começares o difícil é mesmo parares...

Contudo o ruído dos "motores" da nave intergalactica vão ser gravados e na semana seguinte é publicado no melhor programa de dança do interior, cibernautas... play atenction: http://www.bandarrafm.blogspot.com/ este é o link onde podes depois ouvir o teu DJ...

Aventura-te!!!Vem...

Cumprimentos interplanetários
DJ Sengal

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Disco de Susan Boyle bate recorde de vendas no Reino Unido

O primeiro álbum de Susan Boyle, a escocesa de 48 anos que ganhou fama mundial depois de participar num concurso televisivo de talentos, transformou-se no disco mais vendido no Reino Unido.
A Companhia Oficial de Discos informou quarta-feira que o álbum «I Dreamed a Dream» vendeu na segunda-feira, dia em que foi posto à venda, 130 mil cópias, um número maior do que os outros quatro discos mais vendidos. Tudo parece indicar que o trabalho de Susan Boyle vai superar com facilidade o recorde de Leona Lewis, com 375.872 discos vendidos, na primeira semana de vendas.

Nova vocalista dos Nouvelle Vague tem ascêndencia portuguesa.

Helena Noguerra é a nova vocalista dos Nouvelle Vague. A cantora vai estrear-se com a banda nos concertos marcados para Portugal no início de Dezembro. Helena cresceu na Bélgica, e depois mudou-se para França mas as suas origens são portuguesas. Em França editou vários álbuns e alcançou a notoriedade como cantora, actriz e modelo.
A relação com Portugal materializou-se no disco «Cinema», de Rodrigo Leão, em que cantou duas canções. Mais recentemente, deu voz à banda sonora do telefilme «A Vida Privada de Salazar».Os Nouvelle Vague actuam na Aula Magna, em Lisboa, no dia 4 de Dezembro, e no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, no dia 5. Os bilhetes custam 24 euros.
Pete Doherty quase morreu
Pete Doherty quase faleceu muito recentemente. Diz o artista que o seu coração «parou».
Tudo aconteceu quando Doherty cancelou uma série de concertos na Irelanda. «Exaustão» foi o argumento apresentado pelo management.
No entanto, Doherty veio agora dizer ao NME que o caso foi bastante mais grave. No entanto, é o próprio a assumir que o que se passou «nada teve a ver com drogas». A que se deveu então o problema de saúde? «Não sei».De resto, Pete Doherty garante estar «bem de saúde» e os concertos com os Babyshambles, marcados para Dezembro, têm a benção «do médico».

Beyoncé com novo disco em 2010

Beyoncé vai regressar em 2010 com um novo álbum.
A cantora disse aos fãs ingleses que esgotaram um concerto em Nottingham que estará de regresso «daqui a um ano e com um novo álbum».
De acordo com a Billboard, o produtor Darkchild já escreveu na sua página do Twitter que estará ligado ao projecto.

Justiça suíça aprova libertação de Roman Polanski

O realizador franco-polaco Roman Polanski, detido na Suíça há dois meses, poderá sair da prisão depois do pagamento de uma fiança de 4,5 milhões de francos (3 milhões de euros). A sentença foi determinada pelo Tribunal Penal Federal, que aceitou o recurso do cineasta contra a sua prisão preventiva.
«O tribunal considerou que a fiança, combinada com outras medidas, tais como o depósito dos seus documentos de identidade e a sua transferência para uma residência sob controlo electrónico, deve ser suficiente para evitar o risco de fuga», de acordo com a decisão judicial.
A sentença determina que a decisão de liberdade pelo pagamento de fiança ainda pode ser recorrida.Polanski, de 76 anos, foi detido a 26 de Setembro ao chegar ao aeroporto de Zurique, cidade em que seria premiado num festival de cinema local.

DD/Lusa/Supersónico

Cigarros podem conter centenas de bactérias

Além de ser composto por centenas de produtos químicos prejudiciais à saúde, o cigarro pode conter diversas bactérias causadoras de doença, segundo um estudo da Universidade de Maryland, nos EUA. O exame do ADN de quatro marcas de cigarro – Camel, Kool Filter Kings, Lucky Strike Original e Marlboro – mostrou que «os cigarros comercialmente disponíveis testados estavam surpreendentemente cheios de bactérias», incluindo algumas associadas a infecções nos pulmões, sangue e de origem alimentar.

Entre as bactérias encontradas, os cientistas destacaram a Acinetobacter (associada a infecções no sangue e nos pulmões), bacilos (alguns tipos associados com intoxicação alimentar), Burkholderia (algumas estirpes associadas a infecções respiratórias), Clostrídio (infecções pulmonares e intoxicações alimentares), Klebsiella (infecções diversas, incluindo sangue e pulmões) e Pseudómonas aeruginosa (responsável por 10% das infecções hospitalares).«Se estes organismos podem sobreviver ao processo de fumar – e nós acreditamos que podem –, então, poderiam contribuir para doenças infecciosas e crónicas em fumadores e naqueles expostos ao fumo do tabaco», destacam os investigadores. Agora, os estudiosos pretendem continuar as investigações para verificar se essas bactérias podem contribuir directamente para as doenças associadas ao tabagismo.

Diário Digital

Enfermeiro acusado de sodomizar mais de 100 pacientes

Um enfermeiro anestesista foi acusado de molestar e sodomizar pacientes anestesiados em gabinetes de médicos e de dentistas, e a polícia disse que os abusos registados em vídeo podem envolver 100 ou mais vítimas. Paul Patrick Serdula, que trabalhou em consultórios de médicos e de dentistas em toda a área de Atlanta, foi detido segunda-feira à noite, acusado de sodomia e de molestar crianças.
A polícia do Condado de Cobb disse ter encontrado vídeos que mostravam «conduta criminal inapropriada» contra pessoas que estavam sob o efeito de anestesia em vários consultórios. O agente do Condado de Cobb Joe Hernandez disse que pode haver «mais de 100 vítimas».Serdula, de 47 anos, que está agora em prisão preventiva, foi capturado pelas autoridades a 18 de Novembro e voltou a ser detido por mais acusações menos de uma semana depois.
Diário Digital / Lusa

Liga Campeões: Simão salva Atlético, no dia do regresso de Ronaldo

O futebolista português Simão salvou hoje o Atlético de Madrid da derrota em Nicósia, frente ao APOEL (1-1), num dia de Liga dos Campeões marcado pelo regresso aos relvados de Cristiano Ronaldo.O golo do Simão, que pode valer o ''passaporte'' para a Liga Europa, foi marcado aos 62 minutos, num embate em que os cipriotas, com três portugueses no “onze” (Paulo Jorge, Hélio Pinto e Nuno Morais), marcaram logo aos cinco, pelo sérvio Nenad Mirosavljevic.
No Grupo A, o Bordéus garantiu o primeiro lugar ao vencer a Juventus por 2-0, deixando em aberto quem vai acompanhar o campeão francês para a fase seguinte, tendo em conta a vitória do Bayern por 1-0 frente ao Maccabi Haifa, em Munique. Com essa vitória, ''arrancada a ferros'', o campeão alemão mantém acesa a chama do apuramento, já que passou a contar sete pontos, contra oito dos italianos: tudo se via decidir a 08 de Dezembro, em Turim.
No Grupo B, os turcos do Besiktas protagonizaram a surpresa da jornada, ao baterem os actuais vice-campeões europeus, o Manchester United, por 1-0, com a curiosidade do golo ter sido marcado pelo ex-sportinguista Rodrigo Tello. O Manchester United não perdia em casa para a Liga dos Campeões desde 2005, quando o “grande” AC Milan foi vencer por 1-0 a Old Trafford, na primeira “mão” dos oitavos-de final da competição (golo do avançado argentino Hernan Crespo, aos 78 minutos, a 23 de Fevereiro de 2005). Depois desse desaire, a equipa inglesa somou 23 jogos sem conhecer a derrota - 17 dos quais venceu -, uma série sem paralelo no futebol europeu.
Para encontrar a última derrota caseira do Manchester United na fase de grupos é preciso recuar a 2001, quando a equipa de Alex Ferguson foi derrotada em casa pelo Deportivo da Corunha, por 3-2. Apesar da derrota com o Besiktas, o Manchester United manteve a liderança isolado, com 10 pontos, mais três do que o campeão alemão, o Wolfsburg, que, com Ricardo Costa no “onze”, não evitou a derrota por 2-1 na deslocação a Moscovo, frente ao CSKA, sendo alcançado pelos russos.
No Grupo C, Cristiano Ronaldo regressou à competição após 55 dias de paragem por causa de uma lesão no tornozelo direito, sofrida frente ao Marselha, ao ser utilizado na segunda parte do Real Madrid-Zurique, ganho pelos espanhóis com um golo solitário do argentino Higuaín, aos 21 minutos. Com esta vitória, o Real aproveitou o empate (1-1) entre o AC Milan e o Marselha, em San Siro, onde o argentino e ex-portista Lucho Gonzalez “facturou”, para se isolar no topo da classificação, com 10 pontos, contra oito dos italianos e sete dos gauleses.

Futebol 365

Dragões em segundo no grupo

O FC Porto, já apurado para os oitavos-de-final, perdeu esta quarta-feira as últimas hipóteses de vencer o Grupo D da Liga dos Campeões em futebol, ao cair novamente por 1-0 frente ao Chelsea, agora no Dragão.O avançado internacional francês Nicolas Anelka marcou aos 69 minutos e voltou a ser o "carrasco" do "onze" de Jesualdo Ferreira, que já tinha perdido por 1-0 em Stamford Bridge, em Londres, a 15 de Setembro.

Com este resultado, o Chelsea, a segunda equipa inglesa a vencer no reduto do FC Porto - depois do Manchester United, a época passada, com um golo de Cristiano Ronaldo -, passou a contar 13 pontos, contra nove dos tetracampeões lusos. Desta forma, a formação portista vai terminar o agrupamento no segundo posto e defrontar nos "oitavos" um dos vencedores dos outros sete grupos, com primeira "mão" no Dragão (16, 17, 23 ou 24 de Fevereiro) e segunda fora (09, 10, 16 ou 17 de Março). Antes, o FC Porto fecha a sua participação no Grupo D no reduto do Atlético de Madrid, a 08 de Dezembro.

RTP

Roatções 26 Novembro 2009

Luís Carreira oitavo em Macau

Luís Carreira foi novamente o melhor representante lusitano no G.P. de Macau, ao terminar a edição deste ano no 8.º lugar. No final das quinze voltas ao Circuito da Guia, o escocês Stuart Easton triunfou pela segunda vez consecutiva nesta reputada prova internacional.A corrida do 43.º G.P. de Motos de Macau disputou-se no Sábado, no sinuoso circuito urbano com 6120 metros de perímetro. Três portugueses fizeram a deslocação – Luís Carreira, Tiago Magalhães e Nuno Farias – mas este último não conseguiu qualificar-se entre 32 participantes nos treinos, sendo ele o único lusitano estreante nesta competição.Luís Carreira (em Suzuki 1000) conseguiu o 14.º tempo nos treinos, mas na corrida teve desempenho superior, entre 29 concorrentes. O campeão nacional de StockSport 1000 foi 8.º classificado, a 35,2s do vencedor e a 0,8s do sétimo colocado. Trata-se do segundo melhor resultado de Carreira nesta prova, em cinco participações, só superado pelo 4.º posto obtido no ano passado

Tiago Magalhães fez a sua segunda aparição em Macau, onde já tinha estado em 2005, integrando a lista dos sete inscritos na classe SuperSport, num pelotão em que a maioria dos pilotos alinhava potentes máquinas de 1000cc. Com a sua Suzuki 600cc, nos treinos Magalhães conseguiu o 27.º tempo absoluto (4.º da classe), enquanto na corrida foi 24.º e penúltimo classificado (6.º da SuperSport), registando duas voltas de atraso para o primeiro.Referência também para João Fernandes, português radicado em Macau há alguns anos, a competir com licença desportiva local. Pela nona vez à partida deste G.P., Fernandes foi o segundo da classe SuperSport nos treinos. Quanto à corrida, na condução de uma Yamaha 600cc obteve o 21.º posto absoluto e 3.º da classe, na qual ficou a 27,1s do francês Amaury Baratin (em Triumph 675), e a 23,8s de Wai On Cheung (Suzuki), piloto de Hong-Kong.A vitória absoluta foi alcançada por Stuart Easton, líder desde o arranque até à penúltima volta, quando foi ultrapassado por Connor Cummins. No entanto, Easton aproveitou a dobragem a pilotos atrasados, já na derradeira volta, para no meio do tráfego surpreender Cummins com um incisivo ataque na curva do Hotel Lisboa.

Apesar de se debater com o desgaste do pneu traseiro desde meio da corrida, Stuart Easton conquistou assim o seu segundo triunfo consecutivo em Macau, batendo Cummins por escassos 381 milésimos de segundo. O piloto escocês, de 26 anos, estabeleceu também um novo recorde da pista, ao fazer a melhor volta (a quinta) em 2m25,170s, à média de 151,76 Km/h.Ao terceiro degrau do pódio subiu Gary Hutchinson, que na ponta final desalojou da posição outro britânico, Gary Johnson. O recordista de vitórias (seis) em Macau, Michael Rutter, desta vez terminou apenas no 6.º lugar, numa prova em que só desistiram quatro pilotos, entre os quais um antigo vencedor em Macau, John McGuiness.

Classificação:

1.º Stuart Easton (Honda) 15 voltas em 36m50,910s,

2.º Connor Cummins (Kawasaki) a 0,381;

3.º Ian Hutchinson (Kawasaki) a 9,792;

4.º Gary Johnson (Suzuki) a 15,598;

5.º Rico Penzkofer (BMW) a 24,609;

…. 8.º Luís Carreira (Suzuki) a 35,207;

… 21.º (3.º SuperSport) João Fernandes (Yamaha) a 1 volta; …

… 24.º (6.º SuperSport) Tiago Magalhães (Suzuki) a 2 volta..

Hugo Basaúla campeão MX2

Campeonato Nacional de Motocross MX2 de 2009 Hugo Basaúla é o novo campeão nacional de Motocross na classe MX2. A confirmação do título sucedeu na derradeira jornada do Campeonato, em Freixo de Espada à Cinta, onde Luís Correia ganhou as duas mangas, mas o segundo lugar na primeira delas rendeu a Basaúla os pontos suficientes para arrebatar a coroa.Na pista Multiusos de Freixo de Espada à Cinta, Hugo Basaúla tinha um objectivo específico bem definido: terminar uma manga entre os três primeiros para, de imediato, se sagrar campeão. O piloto de Cascais cumpriu essa tarefa logo na primeira corrida, e aos 20 anos de idade conquistou assim o seu primeiro título nacional sénior de Motocross, a completar uma época bem sucedida – pois este ano Basaúla também foi 8.º classificado no Campeonato do Mundo MX3, que disputou integralmente, além de vice-campeão nacional na categoria Elite.

Com o céu encoberto durante a tarde mas sem chuva – salvo breves "pingos" durante uma manga Vintage – 19 pilotos estiveram em acção nesta quinta e última jornada do Campeonato Nacional MX2, proporcionando duas corridas bastante movimentadas na pista transmontana.Na primeira manga Luís Ferreira liderou na volta inaugural, na seguinte Hugo Basaúla ainda rodou à frente, mas na terceira volta Luís Correia instalou-se em definitivo no comando, escapando à concorrência para vencer destacado. Basaúla seguiu até ao fim no 2.º posto, suficiente para desde logo assegurar a coroa. Mais atrás, na antepenúltima volta Nuno Gonçalves desalojou Luís Ferreira do 3.º lugar, enquanto Nélson Silva bateu Daniel Pinto no confronto pela 5.ª posição. Já Henrique Venda teve de recuperar de queda sofrida logo na primeira curva, enquanto Ivo Fernandes não participou nesta corrida, devido a problemas mecânicos detectados na volta de reconhecimento.

Ivo Fernandes, precisamente, na segunda manga apareceu na dianteira durante duas voltas, mas a seguir Luís Correia apoderou-se da liderança para fechar a temporada com mais um triunfo. Entretanto, na sexta e sétima voltas Fernandes foi ultrapassado sucessivamente por Basaúla e Venda, e este acabaria mesmo por ascender ao 2.º posto a quatro voltas do fim. Já na derradeira Fernandes subiu ao 3.º lugar por troca com Basaúla, e muito próximo chegou também Luís Ferreira na 5.ª posição.Em Freixo de Espada à Cinta, realizaram-se ainda duas mangas Vintage, extra-Troféu. Armindo Nascimento comandou a primeira durante cinco voltas, mas depois atrasou-se com o amortecedor traseiro partido, enquanto na antepenúltima volta Nuno Carvalho ultrapassava Cristóvão Teixeira para vencer. Na restante corrida Nuno Carvalho comandou durante todo o tempo e ganhou destacado, desta vez com Armindo Nascimento no 2.º posto.

Vintage (Prova Extra-Troféu)

1.ª manga:

1.º Nuno Carvalho (Yamaha 250) 11 voltas em 13m38,1s;

2.º Cristóvão Teixeira (Suzuki 250) a 7,5;

3.º Nuno Martins (Honda 125) a 1 volta;

4.º Armindo Nascimento (Honda 250) a 1 volta;

5.º Raul Amorim (Yamaha 250) a 1 volta.

2.ª Manga:

1.º Nuno Carvalho, 10 voltas em 12m52,6s;

2.º Armindo Nascimento, a 14,4;

3.º Cristóvão Teixeira, a 23,5;

4.º Nuno Martins, a 1 volta;

5.º António Herdeiro (Honda) a 1 volta.

Mundial de Trial mudou de data

O G.P. de Portugal em Trial Outdoor, pontuável para o Campeonato do Mundo da especialidade, tem nova data. Assim, em vez de 17 e 18 de Abril, essa jornada irá efectivamente disputar-se uma semana mais tarde, nos dias 24 e 25 de Abril, em Paços de Ferreira.A mudança foi solicitada pela F.M.P., para evitar a coincidência de datas com a ronda portuguesa do "Mundial" de Enduro, marcada para 17 e 18 de Abril em Fafe.Ainda sobre o Trial, diga-se que os dois dias da competição lusitana serão inteiramente dedicados ao respectivo Campeonato do Mundo.Recorde-se que Portugal vai receber, em 2010, seis jornadas válidas para Campeonatos do Mundo. Além das já mencionadas, de Trial e Enduro, teremos também as seguintes:

26-28 Março – Superbikes em Portimão;

3-4 Abril – Motocross MX3 na Cortelha;

8-9 Maio – Motocross MX1/2 em Águeda;

29-31 Outubro – Velocidade no Estoril.

Salvador Cabral/BandarraFm

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Novo álbum de Rihanna tem música sobre Chris Brown

O novo trabalho de Rihanna, lançado na passada segunda-feira, inclui uma música sobre a agressão que sofreu do ex-namorado, Chris Brown, em Fevereiro, intitulada «Cold Case Love», de acordo com o The Sun. «Foi uma das primeiras músicas que compus para o álbum», revelou a cantora. Dois meses depois de ter sido violentamente agredida, após a cerimónia de entrega dos Grammy, a artista estava de volta ao estúdio, para trabalhar em «Rated R», o seu novo álbum. Para Rihanna, o tema que compôs para o rapper «é um dos mais emocionantes». «Quando me deram folga em Março, foi uma loucura», revela a cantora, referindo-se ao período que viveu logo após a agressão.

«Ficar em casa estava a deixar-me maluca», acrescentou, referindo que se sentiu muito envergonhada quando a sua fotografia, com o rosto desfigurado, surgiu na imprensa, até porque não queria ser tratada como vítima.O facto de existir uma música sobre a situação que viveu no seu novo disco pode ser a razão que levou Rihanna, de 22 anos, a falar pela primeira vez em público sobre a agressão, em diversos programas de televisão e ainda mais entrevistas a revistas. Até agora, a artista ter-se-ia mantido em silêncio, mesmo depois das declarações de Chris Brown sobre o assunto e os rumores que surgiam na imprensa.

Em entrevista à edição da Glamour, na qual é apresentada como «a mulher do ano», a jovem explicou que a sua história «foi acompanhada pelo mundo todo», assim como a sua recuperação. «Se houve alguma coisa de bom nisto tudo foi poder mostrar às pessoas que é possível levantarmo-nos de um tombo», declarou«As pessoas podem aprender com isto e as mulheres podem passar a denunciar os seus agressores», aconselhou, acrescentando que, no seu caso, valeu- lhe o apoio dos amigos e da família. «Eles estiveram ali o tempo todo», agradeceu. «Adormeci Rihanna e acordei Britney Spears», acusou a artista, referindo- se ao comportamento da imprensa. «Esse foi o nível de perseguição da comunicação social no dia seguinte», relatou.

Victoria Beckham desiste de emprestar voz em «Madagáscar 3»

Victoria Beckham desistiu de emprestar a sua voz a um dos animais de «Madagáscar 3», porque se encontra «muito ocupada» com a sua nova linha de pronto-a-vestir, de acordo com o site Pop Crunch. «Ela estava animada para participar», disse o seu representante. A ex-Spice Girl teria sido convidada depois de ter feito uma participação especial em «Betty Feia» e participar na animação «Bob Esponja» este ano, mas a mulher de David Beckham acabou por recusar o convite, uma vez que quer dedicar-se à sua actividade como estilista.
«Madagáscar 3», que deve estrear em 2012», terá a voz de Ben Stiller, que interpreta o leão protagonista, e David Schwimmer, o Ross de «Friends», que faz a voz da girafa assustada. Victoria Beckham, por sua vez, poderá ser a próxima convidada especial da série «Gossip Girl», uma vez que, de acordo com o jornal britânico Daily Mirror, teria sido convidada por Blake Lively e Leighton Meester para a série televisiva de sucesso, que estreou recentemente em Portugal.

«Blake e Leighton são fãs das roupas de Victoria e usam os seus vestidos», explicou uma fonte, acrescentando que Blake assistiu ao desfile da sua nova colecção na Semana de Moda de Nova Iorque, ao lado de Eric Damen. «O trio conversou muito e Victoria disse que era fã de Gossip Girl, Blake então pediu para que pensasse em fazer uma participação em fazer uma participação e acabou por levar a ideia aos produtores», continuou. O papel ainda não teria sido definido, mas Victoria «não é actriz e gostaria que a sua personagem não tivesse muitas falas», argumentou a mesma fonte, concluindo que «fazer dela a mãe de uma das outras personagens está fora de questão».

Regresso dos Cranberries também prevê um disco

O regresso dos Cranberries ao activo não se vai ficar por uma digressão.
A vocalista Dolores O`Riordan admitiu que a banda está entusiasmada com a hipótese de voltar a gravar. «Não vejo porque não possa acontecer», comentou ao jornal Chicago Sun-Times.

«De certeza que vai aparecer alguma coisa», acrescentou ainda. «O Noel Hogan (guitarrista) envia-me constantemente música nova, revelou ainda. A banda actua a 10 de Março no Campo Pequeno. Os bilhetes já estão à venda e custam entre 22 e 36 euros.

DD/Supersónico

FC Porto e Chelsea disputam hoje liderança

O FC Porto pode ascender à liderança do Grupo D da Liga dos Campeões, caso vença na recepção aos ingleses do Chelsea, em encontro que se disputa a partir das 19h45 no Estádio do Dragão.

Depois de terem garantido na ronda passada o apuramento para os oitavos-de-final da mais importante competição europeia de clubes, portugueses e espanhóis lutam por garantir o primeiro posto do grupo, que poderá conferir alguma vantagem na fase seguinte.

Diário Digital / Lusa

Crimes aumentaram 9% no 1º semestre face a 2008

O número de crimes de violência doméstica registados pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) aumentou nove por cento face ao mesmo período de 2008, revelou hoje aquela organização não-governamental (ONG).

Os dados da APAV, divulgados quando se assinala o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres, foram contabilizados tendo em conta o número de processos que chegaram aos 15 Gabinetes de Apoio à Vítima da ONG e à Linha de Apoio à Vítima.Nos primeiros seis meses do ano, a APAV registou um total de 8496 crimes, enquanto no primeiro semestre de 2008 foram contabilizados 7788 crimes.

Diário Digital / Lusa

Quatro em dez esperam pelo menos um mês por consulta no SNS

Quatro em cada dez pacientes aguardam pelo menos um mês por uma consulta com o médico de família, concluiu a Deco Proteste num inquérito, cujos resultados foram hoje difundidos.

«A situação piorou face ao último estudo da associação em 2004», sendo que «a longa espera atinge agora mais seis por cento de utentes», indica, em comunicado, a associação de defesa de direitos dos consumidores, que para o seu estudo inquiriu 4.300 utentes dos serviços de saúde. A associação concluiu, também, que «os portugueses estão mais satisfeitos com os centros de saúde do que em 2004, mas ainda esperam muito pelas consultas», sendo as regiões Norte e do Algarve as mais afectadas pela demora.

Diário Digital / Lusa

Cavaco promove assessor das escutas a assessor da Casa Civil

Envolvido no caso das escutas a Belém, como a suposta fonte que terá feito chegar a notícia à Comunicação Social, o assessor da Presidência da República (PR), Fernando Lima, foi promovido por Cavaco Silva, passando a assessorar o chefe da Casa Civil do Presidente. A notícia faz manchete na edição desta terça-feira do Diário de Notícias, que cita informações divulgadas ontem no site oficial da Presidência da República, as quais anunciam ainda o nome de Ana Zita Gomes como a nova consultora de Cavaco Silva para a Comunicação Social. Quanto a Fernando Lima, é alvo, segundo o diário, de uma inegável promoção orgânica, embora se mantenha em aberto a hipótese de se tratar igualmente de uma promoção política.

Contactado pelo DN, Alfredo Barroso, ex-chefe da Casa Civil de Mário Soares, não tem dúvida que sim, uma vez que «esta é uma promoção e até significa mais poder, pois lida com todas as áreas e não apenas com a da comunicação social.» Em jeito de ironia, Alfredo Barroso diz mesmo que «Fernando Lima passa a ser o “vice-chefe da Casa Civil”, o que na prática já era». A tese de Alfredo Barroso não, contudo, unânime. Um dos membros fundadores da estrutura da Casa Civil, no tempo de Ramalho Eanes, disse ao DN que não considera esta subida no organograma uma «promoção», mas sim «um arranjo interno», até porque o «assessor já é o topo, por isso, não pode subir mais. Pode é passar a consultor para ganhar mais liberdade».

Diário Digital

EUA não assinarão tratado que proíbe minas terrestres

Os Estados Unidos reiteraram hoje a posição de que não assinarão o tratado internacional de proibição de minas terrestres, anunciou o porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly. O governo do presidente Barack Obama finalizou recentemente uma revisão do tratado e optou por não mudar a política de seu antecessor, George W. Bush. «Decidimos que a nossa política sobre minas terrestres continuará em vigor», disse o porta-voz em conferência de imprensa, na qual anunciou que os EUA enviarão um grupo de especialistas em minas à conferência que será realizada na Colômbia na próxima semana para rever o tratado.

Apesar não fazer parte dos países que assinaram a Convenção de Ottawa, os EUA estarão presentes como «país interessado na segurança global», salientou. Kelly lembrou que no começo do ano o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, convidou o presidente Obama para que os EUA estivessem presentes na segunda conferência de revisão da Convenção de Ottawa, que será realizada em Cartagena. Os EUA aceitaram o convite e enviarão uma delegação com funcionários do Departamento de Estado, e do USAID (Departamento de Defesa e da Agência de Cooperação Americano), que participarão observadores. Em 1997 mais de 150 países, incluídos todos os membros da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) excepto os EUA, assinaram em Ottawa o tratado para a proibição do uso, armazenamento, produção ou transferência de minas antipessoais.

Ainda há 39 países que seguem sem somar-se à Convenção de Ottawa, entre eles, EUA, Rússia e China, que também rejeitam assinar o tratado para a proibição de munição de fragmentação que assinaram uma centena de estados. Kelly disse, no entanto, que os Estados Unidos estão comprometidos com os projectos humanitários para atenuar os danos pessoais que provocam estas armas e desde 1993 destinou 1,5 mil milhões de dólares para limpar campos minados em países afectados como a Colômbia.

Diário Digital

Rotações 25 Novembro 2009

Algarve decidiu títulos

Bruno Magalhães / Carlos Magalhães e Paulo Antunes / Hugo Magalhães sagraram-se respectivamente campeões nacionais de ralis absoluto e campeões nacionais de ralis 2 litros. Com a eficácia que lhes é reconhecida, os homens da equipa Peugeot só falharam a super-especial de Sábado que foiganha por Ricardo Teodósio, mas venceram os sete troços do segundo dia e garantiram o terceiro título absoluto. Vitor Pascoal foi o 2º, consciente de que só um azar do vencedor lhe permitiria chegar ao título absoluto. Miguel Campos conseguiu um lugar no pódio e o triunfo entre os carros do CPR2. Teve uma luta interessante com Francisco Barros Leite até o homem do SEAT desistir com uma saída de estrada. Ricardo Moura completou o rali no 4º lugar, que é muito positivo depois de alguns ralis de asfalto menos bem conseguidos. Desiludido estava Ricardo Teodósio que foi 5º, mas rodou grande parte da prova num inquestionável 2º lugar até um furo (pneu descolou da jante) o obrigar a perder posições. Aliás, os furos deixaram muita gente atrasada, como foi o caso de Adruzilo Lopes que perdeu o 2º posto do Grupo N por essa razão, ou até Fernando Peres que teve dois furos que o obrigaram a parar em dois troços para mudar rodas e assim "arrumar" o seu rali. Sem furos, mas também sem diferencial andou Pedro Meireles que foi 6º. Ainda no campo dos precalços, Bernardo Sousa desistiu na 4ª PE devido a uma saída de estrada (motivada por um pneu que descolou da jante), perdendo o 3º lugar que ocupava.

Na Taça de GT's Mex levou a melhor ao superiorizar-se a José Pedro Fontes, o 7º lugar final deu-lhe o troféu. Frederico Gomes foi o melhor do "Citroen Racing Trophy", mas o lugar mais saboroso foi o 3º de Paulo Antunes, posição que equivale ao 4º lugar do CPR2 e garante o título ao piloto de Fafe. Carlos Matos, o líder do campeonato, atrasou-se muito na fase inicial da prova, deixando o caminho facilitado para Antunes. Ainda em matéria de vitórias, João Fernando Ramos foi 19º, desta feita ao volante de um Skoda Fabia TDi, mas com isso garantiu a Taça de Portugal de Ralis. Os furos marcaram a última prova do Campeonato de Portugal de Ralis. Adruzilo Lopes, Nuno Barroso Pereira, Fernando Peres, Paulo Antunes, Frederico Gomes e Ricardo Teodósio foram alguns dos pilotos que, especialmente no troço da Fóia, tiveram pelo menos um furo. Em muitos casos estes furos condicionaram a excelentes prestações que estavam a fazer.

A dupla Nuno Pinto / João Silva triunfou no Rali Casinos do Algarve relativo ao Campeonato Regional de Ralis do Sul, numa espécie de "prenda" obtida mesmo no final. O rali não começou bem para a dupla do Mitsubishi Lancer Evo III que sofreu uma penalização de 50 segundos. No dia de Domingo rapidamente subiram ao 2º lugar, no encalce do seu adversário no título Pedro Leone. Este impunha o Ford Sierra 4x4 com mestria, não permitindo que Pinto chegasse perto. No derradeiro troço dá-se um volte-face na prova, com Leone a perder mais de 1 minuto e Nuno Pinto a conseguir chegar ao 1º lugar e vencer. A diferença de 1m05s separou os dois primeiros, com José Carlos Paté a fechar o pódio no BMW 325IX, mas já a 2m34,1s do vencedor. João Pedro Marcelino acompanhado por Pedro Peres foi 4º o volante do Mitsubishi Carisma GT deste último. Márcio Marreiros num Opel Corsa 1.6 foi o 5º e melhor dos duas rodas motrizes.

Classificação final:
1º Bruno Magalhães / Carlos Magalhães - Peugeot 207 S2000
2º Vitor Pascoal / Mário Castro - Peugeot 207 S2000
3º Miguel Campos / Aloísio Monteiro - Renault Clio R3
4º Ricardo Moura / Alberto Silva - Mitsubishi Lancer Evo IX
5º Ricardo Teodósio / Pedro Conde - Mitsubishi Lancer Evo X
6º Pedro Meireles / Jorge Henriques - Subaru Impreza N2009
7º Mex / Sérgio Paiva - Porsche 997 GT3
8º Nuno Barroso Pereira / Nuno R. Silva - Subaru Impreza WRC STI
9º Pedro Rodrigues / Daniel Araújo - Subaru Impreza WRX
10º Adruzilo Lopes / José Janela - Subaru Impreza N2009
11º José Pedro Fontes / António Costa - Aston Martin DBRS9
12º Frederico Gomes / Paulo Primaz - Citroen C2 R2 Max
13º Armando Olveira / Joaquim Duarte - Citroen C2 R2 Max
14º Paulo Antunes / Hugo Magalhães - Citroen C2 R2 Max
15º Pedro Lança / José Martins - Citroen Saxo Cup

Título para Sandro Marcos

Campeonato Nacional de Cross-Country de 2009 Sandro Marcos é o novo campeão nacional, e isso significa que ao longo da sua carreira já conquistou títulos seniores em quatro modalidades diferentes. Este é o primeiro no Cross-Country, garantido em Ourém com a vitória na penúltima prova do Campeonato.Um triunfo em Ourém dava automaticamente o título a Sandro Marcos, e o piloto cumpriu esse objectivo, averbando aos 28 anos de idade mais um êxito para o recheado palmarés, no qual já cintilavam seis coroas seniores distribuídas por três modalidades distintas. Na verdade, sagrou-se campeão absoluto de Supercross em 2001, e na classe SX2 em 2005 e 2007; no Enduro, classe 125cc, em 2002, e de Motocross MX2 em 2007 e 2008.Esta quarta e penúltima ronda do Campeonato disputou-se em Rio de Couros, perto de Ourém, num percurso com alguns sectores bastante lamacentos devido à chuva caída nos dias anteriores, embora hoje não tenha chovido durante a corrida, de duas horas consecutivas mais uma volta. Para a função compareceram 26 concorrentes.

Sandro Marcos tomou as rédeas da corrida desde o início, perseguido por Paulo Gonçalves e Paulo Felícia em renhido confronto. Sensivelmente a meio da prova, por ocasião da paragem na assistência, Gonçalves ainda surgiu no comando durante um par de voltas, mas depois Marcos repôs a hierarquia inicial, para vencer com 2m05s de vantagem sobre Paulo Gonçalves. Quanto a Paulo Felícia, foi desclassificado por ter atalhado o percurso, o mesmo acontecendo a outro piloto, Marco Vicente.Na classe "Nacional", o aguardado duelo entre Joel Paiva e Norberto Teixeira saiu frustrado, pois nos treinos uma avaria na moto de Teixeira impossibilitou-o de disputar a prova. Joel Paiva obteve o 3.º lugar absoluto e dominou as operações na classe, terminando com 3m08s sobre António Pereira e 6m01s face a Daniel Xavier.Por sua vez, Alberto Faria alcançou a segunda vitória consecutiva na classe "Promoção", na qual foi seguido por CarlosTeixeira a 4m40s, enquanto já com uma volta de atraso ficou o 3.º colocado, João Reis. Este "Nacional" de Cross-Country tem a jornada de encerramento marcada para 6 de Dezembro, em Gondomar.

Também os pilotos dos Quad estiveram em actividade nesta prova, a segunda pontuável para o respectivo Troféu de Cross-Country, com Humberto Santos a alcançar a vitória após animado despique com Paulino Cruz.Os 17 pilotos presentes na categoria de Quad não cumpriram exactamente o mesmo percurso das motos, pois um sector particularmente enlameado não foi utilizado, além da alternativa aplicada na passagem de um curso de água.A corrida durou hora e meia (mais uma volta) e Paulino Cruz foi o primeiro comandante durante um par de voltas, perdendo a seguir essa posição para Humberto Borrego. A seguir vinha Carlos Sá, que a meio da prova saíu de pista numa zona muito lamacenta, baixando para 13.º, de onde recuperaria até ao 7.º lugar final.Humberto Santos surgiu inicialmente no quarto posto, mas foi evoluindo em ritmo muito certo e sensivelmente a meio da corrida conseguiu ascender ao comando. Na segunda parte da prova travou bom duelo com Paulino Cruz – os dois pilotos alternara então na liderança, mas na ponta final Humberto Santos conseguiu impor-se, para ganhar com 1m33s sobre Cruz. Roberto Borrego completou o pódio, a 5m24s do vencedor, e com o mesmo número de voltas chegou ainda o 4.º classificado, Bernardo Mendes.

Classificações absolutas:
Motos – Consagrados:
1.º Sandro Marcos (Yamaha)
2.º Paulo Gonçalves (BMW).

Classe Nacional:
1.º Joel Paiva (BMW)
2.º António Pereira (Yamaha)
3.º Daniel Xavier (Suzuki)
4.º José Vieira (Yamaha)
5.º Pedro Vitorino (Husqvarna).

Classe Promoção:
1.º Alberto Faria (Honda)
2.º Carlos Teixeira (Husqvarna)
3.º João Reis (KTM)
4.º Tiago Lopes (KTM)
5.º Nuno Pereira (Yamaha).

Quads:
1.º Humberto Santos (Polaris)
2.º Paulino Cruz (Suzuki)
3.º Roberto Borrego (KTM)
4.º Bernardo Mendes (Yamaha)
5.º Avelino Luís (KTM).

Salvador Cabral/BandarraFm

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Miley Cyrus celebra 17º aniversário com festa surpresa

Miley Cyrus recebeu uma festa surpresa para comemorar o seu 17º aniversário, de acordo com a revista People. Na presença dos familiares, dos amigos e do alegado namorado, Liam Hemsworth, a protagonista de «Hanna Montana» soprou as velas do bolo, baseado nos anos 80, o tema da festa, e inspirado em Madonna.

Recentemente, em entrevista à revista TV Digital, a também cantora disse que não é «boa para namorar», recusando, subtilmente, os rumores de que teria começado um relacionamento com o co-protagonista do seu novo trabalho cinematográfico. «Alguém sai sempre com o coração partido e eu sei o quanto dói um coração partido, por isso não faria isso a ninguém», garantiu, acrescentando que ser famosa atrapalha as situações com os rapazes. «É frustrante, porque todas as vezes que quero ficar sozinha com alguém, há um fotógrafo a seguir-nos», acusou.

«Às vezes, gostaria de usar uma peruca como a da Hannah Montana, com certeza eu teria mais vida privada», desabafou, referindo-se à história da sua personagem que tem uma espécie de vida dupla, durante a qual é uma vulgar estudante de liceu e, ao mesmo tempo e sem ninguém saber, uma estrela da música.

Concerto de Nelly Furtado é no Coliseu dos Recreios

O concerto de Nelly Furtado em Lisboa, esta quinta-feira, vai decorrer no Coliseu dos Recreios.
A actuação faz parte dos Secret Shows e será em formato acústico.

A primeira parte é da portuguesa Margarida Pinto.Para obter um convite, adicione o Optimus Secret Show ao seu grupo de amigos do MySpace através do endereço www.myspace.com/optimussecretshows. De seguida, imprima o perfil MySpace dos Optimus Secret Shows e seja um dos primeiros a chegar ao local do concerto.

Times escolhe álbuns da década

O jornal inglês Times escolheu os melhores álbuns da década que agora termina.
Este é o top ten:
10 – The Seldom Seen Kid; Elbow (Polydor, 2008)
9 – Raising Sand; Robert Plant & Alison Krauss (Decca, 2007)
8 – Elephant; The White Stripes (2003, XL)
7 – Coles Corner; Richard Hawley (Mute, 2005)
6 – Is This It; The Strokes (Rough Trade, 2001)
5 – Blackout; Britney Spears (SonyBMG, 2007)
4 – Speakerboxxx/The Love Below; Outkast (Arista, 2003)
3 – In Rainbows; Radiohead (XL, 2007)
2 – Back To Black; Amy Winehouse (Island, 2006
1 – Kid A; Radiohead (Parlophone, 2000)

Novo álbum dos Strokes começa a ser gravado em Janeiro
O novo álbum dos Strokes vai começar a ser gravado no início do próximo ano.

Tanto Julian Casablancas como Nikolai Fraiture deixaram entender que Janeiro é a data marcada para o início das sessões de gravação de um novo álbum. «Estamos a tentar há anos», disse o vocalista à Pitchfork.

«Tenho estado sempre disponível mas é difícil juntar toda a gente», acrescentou ainda Casablancas. Já Fraiture assumiu na sua página do Twitter ter estado em Nova Iorque para visitar alguns estúdios.

DD/Supersonico

Rotações 24 Novembro 2009

IRC: Meeke vence na Escócia

Kris Meeke encerrou da melhor forma a sua temporada 2009 do Intercontinental Rally Challenge com a vitória no Rali da Escócia. O Campeão do IRC ainda teve alguma réplica de Guy Wilks na primeira etapa, mas o piloto da Peugeot Sport UK não se intimidou com a competitividade de Wilks na estreia com o carro checo, acabando por controlar na segunda etapa a vantagem conquistada no último troço da etapa inicial.Wilks fez a sua estreia com o Skoda e mostrou-se muito interessado em manter a aposta para a próxima temporada.Alister Mcrae terminou a prova no terceiro posto, acabando por ter uma prestação muito interessante com o Proton Satrio Neo S2000, equipa com a qual deverá correr no IRC em 2010.

Classificação final:
1º Kris Meeke / Paul Nagle - Peugeot 207 S2000
2º Guy Wilks / Philipe Pugh - Skoda Fabia S2000
3º Alister McRae / Bill Hayes - Proton Satria S2000
4º Jonathan Greer / Dai Roberts - Mitsubishi Lancer Evo IX
5º Jock Armstrong / Kirsty Riddick - Subaru Impreza
6º Kaspar Loitla / Andres Ots - Honda Civic Type R

O triunfo de Kris Meeke no rali da Escócia, encontra-se suspenso e o veredito final será conhecido mais tarde. O já campeão do IRC viu serem levantadas duvidas pelos comissários técnicos no final da prova, tendo os resultados ficados provosórios. Poderão existir irregularidades no peso de alguns dos componentes da secção dianteira do Peugeot 207 S2000 de Meeke.

Campeões em tempo de Aniversário

O Museu da Miniatura Automóvel vai assinalar o 2.º aniversário com um vasto programa e onde se destaca a 5.ª Conferência de Gouveia organizada pelo Clube Escape Livre e que vai ter presente os campeões do mundo, Rui Madeira, Carlos Sousa e Armindo Araújo. A Mitsubishi terá em exposição o Lancer Evo IX na Capital da Aventura.É no Sábado dia 5 de Dezembro que o Museu da Miniatura Automóvel celebra dois anos de vida e de muitos milhares de visitantes.O programa de comemoração contempla da parte da manhã a recepção aos convidados e a homenagem a pilotos e coleccionadores estando previsto para a tarde, no Cine Teatro de Gouveia, a Conferência subordinada ao tema “Portugueses Campeões do Mundo. Como chegar lá?”No exterior do Cine Teatro vai estar em exposição o Mitsubishi que permitiu a Armindo Araújo e a Miguel Ramalho vencer o Campeonato do Mundo de Ralis de Produção.Visitar o Museu da Miniatura Automóvel, ver o Mitsubishi Lancer de competição, ouvir, questionar e pedir autógrafos aos três campeões do Mundo, um programa aliciante para quem quiser deslocar-se a Gouveia no primeiro fim-de-semana de Dezembro.

João Barbosa dominou mas terminou em 4º

Não houve chuva ou temperaturas mais baixas que colocassem travão ao andamento de João Barbosa na derradeira jornada do V de V que neste fim-de-semana a ACDME trouxe até ao Circuito do Estoril. Contudo, o piloto luso, que fez tripla com o britânico Martin Short e com o gaulês Tony Samon aos comandos de um Mosler MT 900, acabou por ver a sua prova afectada por três incumprimentos de regulamento que o fizeram concluir a corrida de seis horas na quarta posição. Os pilotos da Mosler Europe dominaram três das quatro sessões de treinos livres e assinaram a pole position com mais de 1,8s sobre o rival mais próximo, dando a entender que eram os claros alvos a bater na corrida. E a verdade é que até começaram com ritmo muito forte, sendo mesmo os únicos a rodar abaixo dos dois minutos na prova, mas uma ultrapassagem entre bandeiras amarelas levou a uma penalização de passagem pela via de boxes. Ainda assim, a tripla de Barbosa não ficou desde logo fora da luta pelo triunfo. Isso só viria a acontecer devido a dois excessos de velocidade na via de boxes que ditaram outras tantas passagens pelo Pit Lane. A juntar a estas, a formação somou ainda mais quatro idas às boxes para as necessárias trocas de pilotos e abastecimentos, o que levou a um desapontante quarto posto final. Ainda assim, Barbosa teve como prémio de consolação o segundo posto entre os homens da classe GTV2 e a vitória entre os lusos.

Enquanto isso, a Nourry Competittion acabou por ser a grande beneficiada do contratempo da tripla de Barbosa. Eric Mouez, David Lorger e Michel Nourry partiram do terceiro posto da grelha com o seu Porsche 997 Cup S levando a cabo tirada regular e só ao fim de pouco mais de quatro horas lograram ascender ao segundo posto. Depois disso a tripla aumentou o ritmo para atacar a liderança, mas uma paragem muito tardia nas boxes ditou queda na classificação. Ainda assim, Mouez, Lorger e Nourry lograram recuperar para garantirem o triunfo à geral e na GTV2. No intermédio do pódio ficaram Bernard Moreau/Miguel Langin/Jean-Charles Levy, da Polybaie. Sextos à partida e tendo mesmo chegado a rodar em sétimo, os homens do Porsche 996 RSR chegaram mesmo a liderar depois das penalizações de Barbosa, mas ao cair do pano viram-se batidos pela Nourry Competittion o que, ainda assim, não lhes retirou a vitória na GTV1. Mais atrás ficou a dupla da Speedlover, composta por Oscar Slingerland e Markus Palttala (Porsche 997 Cup), que beneficiou de uma ida às boxes de última hora da IMSA Performance Matmut (Christophe Bourret, Pascal Gibon e Raymond Narac – Porsche 997 Cup) para ascender ao terceiro posto absoluto e assim garantir o triunfo na GTV3. Já Manuel Ferreira (Mosler MT 900), com Ludovic Bour e Eric V de V, foi oitavo da geral, segundo entre os lusos, e Manuel Monteiro (Porsche 997 Cup), com Fabrice Notari e Philippe Burel, foi nono.

Magalhães no IRC

A época de ralis de 2009 ditou que o título de campeões nacionais de Pilotos apenas ficaria decidido na última ronda da temporada. Bruno Magalhães e Carlos Magalhães chegaram a Portimão com uma vantagem de cinco pontos no duelo com Vítor Pascoal e Mário Castro, também em 207 Super 2000, mas tudo esteve em aberto até ao ‘casino’ da prova algarvia, com a dupla oficial da Peugeot a sair do Algarve com o título.Ao vencer o Rali Casinos do Algarve, Bruno Magalhães sagrou-se este fim-de-semana tricampeão português de ralis. Ao volante do 207 Super 2000, o piloto oficial da Equipa Peugeot Total impôs-se no rali decisivo para a atribuição do ceptro de Pilotos e fechou com chave de ouro a época 2009, onde a Peugeot já tinha garantido o título de Marcas. Some-se a isto o feito de Bruno ser o 5º piloto, na história dos Ralis em Portugal, desde 1956, a vencer três campeonatos consecutivos e estamos perante um ano de glória para o piloto da Peugeot Portugal.

Com o resultado deste fim de semana, foi a 7ª vez que a Peugeot viu um piloto da marca sagrar-se campeão nacional absoluto (97, 98, 01, 02, 07, 08, 09), sendo a 6ª vez que o título de marcas absoluto fica para o "leão" (97, 01, 02, 07, 08, 09).Após o titulo, a Peugeot Portugal confirmou este que Bruno Magalhães está confirmado no Rali de Monte Carlo, naquele que se espera que seja o início de uma aventura internacional de oito ralis. Pablo Puey, Administrador da Peugeot Portugal, esteve no Algarve para ver a marca que representa assegurar mais um título, tendo confirmado também a viabilização da presença em Monte Carlo. Carlos Barros explicou que "para já está apenas confirmado Monte Carlo. Pela logística que envolve um rali tão específico como este, a decisão teria de ser tomada agora. Começamos já na 3ª feira a trabalhar nesta participação." Em relação ao resto do projecto, Carlos Barros mantém-se optimista, mas "temos que aguardar pela decisão dos responsáveis da Peugeot. Estamos a trabalhar para garantir a presença em 8 ralis do IRC." A aposta em 2010 é mesmo a internacionalização, estando afastada em definitivo a possibilidade de voltarem disputar o Campeonato de Portugal de Ralis.

Salvador Cabral / BandarraFm