terça-feira, 30 de junho de 2009

Colóquio em Foz Côa e Trancoso...

30 de Junho e 1 de Julho
Colóquio em Foz Côa e Trancoso debate património e o desenvolvimento.

Vila Nova de Foz Côa e Trancoso são os palcos para o colóquio internacional dedicado ao Património e Desenvolvimento que vai decorrer hoje e amanhã e que vai debater a contribuição de projectos de promoção do património natural e cultural no desenvolvimento económico.

O colóquio tem lugar nos centros culturais dos dois municípios e conta com a presença de especialistas nacionais e internacionais, que entre outros temas vão falar da contribuição do potencial do património natural e cultural enquanto “espaço da memória” e elemento impulsionador do desenvolvimento económico regional e planear estratégias que privilegiam o desenvolvimento sustentado de actividades turísticas, conciliadas com a consciência ecológica e o envolvimento das comunidades locais. A iniciativa pertence ao Instituto Piaget em colaboração das Câmaras Municipais de Vila Nova de Foz Côa e Trancoso.

PressTur / BandarraFm

Testamentos: Michael Jackson e Farrah Fawcett

Testamento de Michael Jackson não inclui pai...

O pai de Michael Jackson, Joseph, não estará contemplado no que se acredita ser o mais recente testamento do cantor, escrito em 2002, segundo a edição de hoje do diário financeiro The Wall Street Journal. De acordo com o jornal, o testamento divide os activos do cantor entre «a sua mãe, os três filhos e uma ou duas instituições de caridade».

«Um ou dois testamentos anteriores surgiram desde a morte de Jackson na quinta-feira passada, de acordo com pessoas familiares com a situação. A (agência de notícias) Associated Press informou que os pais de Jackson, Joseph e Katherine Jackson, disseram num documento enviado à Justiça crer que o cantor morrera sem um testamento válido», afirmou o jornal. «Acredita-se que Joseph Jackson não está incluído no testamento mais recente.»

Num e-mail citado na reportagem, o advogado dos pais da estrela pop teria dito que nem ele nem os seus clientes haviam visto o testamento de 2002. «Vamos examinar qualquer testamento quando o tivermos», afirmou. Para o WSJ, «desfazer o nó da herança de Jackson deve ser um desafio complicado dado o tamanho e a complexidade tanto dos activos quanto das dívidas envolvidas».«No total, Jackson morreu com cerca de 500 milhões de dólares em dívidas», diz o jornal, «mas o valor dos seus activos provavelmente supera esta quantia, possivelmente em 200 milhões de dólares ou mais, de acordo com pessoas envolvidas com o assunto».

Farrah Fawcett deixou parte da herança a instituições...

Farrah Fawcett, que morreu na passada quinta-feira, vítima de cancro do cólon, deixou parte da sua fortuna a várias instituições de solidariedade, destinadas a proteger mulheres vítimas de violência doméstica, avança o site Pop Crunch. Desde que interpretou uma mulher que sofria de abusos por parte do marido, em «The Burning Bed», que a actriz apoiava esse tipo de entidades. O papel, inclusivamente, rendeu-lhe uma nomeação para um Emmy.

O funeral do símbolo sexual da década de 70 realizar-se-á esta terça-feira na Catedral Católica de Los Angeles, nos EUA. A cerimónia será restrita a amigos e familiares da principal protagonista de «Os Anjos de Charlie». «Fizemos o que ela queria que fizéssemos, ou seja, lutar até tudo ter terminado», esclareceu o médico pessoal da actriz, Lawrence Piro, acrescentando que, «só no último dia, quando os órgãos vitais já não funcionavam, é que decidimos que era hora de tomar as medidas finais necessárias». «Vou sentir muito a falta dela», disse o companheiro da protagonista de «Os Anjos de Charlie», que morreu na quinta-feira.

«Ela passou ao seu último dia alternando entre a consciência e a inconsciência e eu estive com ela a noite toda», desabafou o actor, que tinha anunciado recentemente que a diva tinha aceitado casar com ele. «Eu disse-lhe o quanto a amava», revelou. «Ela agora está com a sua mãe e irmã e o seu Deus, está num lugar melhor», continuou O´Neal, com quem a principal protagonista de «Os Anjos de Charlie» tinha um filho, de 23 anos, actualmente preso devido a problemas com drogas, não tendo recebido permissão para se despedir da mãe, depois de, há algumas semanas, ter falado com ela.

DD / BandarraFm

Jogos da Lusofonia: Presença de Timor «é indispensável»

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, considerou hoje «indispensável a presença de Timor-Leste» nos segundos Jogos da Lusofonia, depois de serem conhecidas dificuldades financeiras para a vinda a Portugal da delegação desportiva timorense.
«É indispensável que Timor-Leste esteja presente nos 2ºs Jogos da Lusofonia», disse Vicente Moura, adiantando que «estão a ser desenvolvidas diligências por diversas entidades e personalidades, a nível nacional e internacional, para viabilizar a vinda a Portugal da delegação timorense».

Os jogos decorrem em Lisboa de 11 a 19 de Julho e juntam atletas de 12 países de regiões, repartidos por nove modalidades. Para Vicente Moura, a presença timorense torna-se indispensável, designadamente por Timor-Leste ser membro de pleno direito dos países lusófonos e fundador da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP). «Vamos fazer força para que estejam presentes, se não com a equipa completa, pelo menos com os atletas das modalidades individuais», concluiu o também presidente do Conselho de Gestão dos jogos.
Diário Digital / Lusa

Gripe A: Confirmados mais quatro casos em Portugal

O Ministério da Saúde confirmou hoje mais quatro casos de gripe A (H1N1), elevando para 17 o número total de pessoas infectadas em Portugal. A ministra da Saúde, Ana Jorge, disse em Évora que os quatro novos casos estão internados no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

São portugueses que tinham viajado para Londres, Irlanda, Palma de Maiorca e Valência, adiantou a governante. Por outro lado, encontram-se em investigação cinco casos suspeitos, referiu também Ana Jorge. Durante a tarde de hoje ou na quarta-feira deverão ser conhecidos os resultados laboratoriais desses casos em investigação, segundo o Ministério da Saúde.

Um estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine e pelo jornal britânico The Independent aponta que a pandemia de gripe A (H1N1) pode ter resultado de um «acidente» de pesquisa em algum laboratório no final dos anos 1970.
Investigadores acreditam que o vírus, extinto entre os humanos, foi reintroduzido acidentalmente por cientistas e causou a pandemia em 1977, iniciada na Rússia e na China.
Shanta Zimmer e Donald Burke, da Universidade de Pittsburgh (EUA), disseram que a gripe suína desapareceu entre os humanos depois de uma pandemia de outra linhagem do vírus em 1957. Depois, o H1N1 não foi detectado até Janeiro de 1976, quando ocorreu um novo surto.
O alarme desse surto levou cientistas de todo o mundo a voltar a estudar o vírus, com amostras congeladas e armazenadas desde os anos 1950. «Eu imagino que a maioria dos laboratórios possuía a linhagem dos anos 1950. Mas não podemos dizer qual deles deixou que ele acidentalmente escapasse», disse Zimmer. Depois da pandemia de 1977, a gripe suína reapareceu anualmente, mas só agora acabou por se tornar uma nova pandemia.

Diário Digital / Lusa

Michelle Pfeiffer pediu para voltar a ser Catwoman

Michelle Pfeiffer pediu ao realizador de «Batman Begins» e «O Cavaleiro das Trevas», Christopher Nolan, para poder reinterpretar o papel de Catwoman na próxima aventura da saga, de acordo com a revista britânica Daily Star. A actriz, actualmente com 52 anos, interpretou o papel em «Batman Returns», em 1992, e «adoraria» revivê- lo actualmente. Em 2004, por sua vez, foi Halle Berry que encarnou a personagem. «Seria muito divertido», considera Pfeiffer, em entrevista ao site Moviefone, acrescentando que acredita que «isso não irá acontecer, porque eles devem preferir um novo rosto para a personagem». Michelle conclui, dizendo «eu entendo isso, mas, sim, foi óptimo na época».

A questão é que ainda nem se sabe se haverá, realmente, uma nova aventura do homem-morcego e, inclusivamente, se esta será dirigida por Christopher Nolan. «Se ele não conseguir encontrar uma história interessante o suficiente, o novo filme não vai acontecer», disse o protagonista dos últimos filmes, Christian Bale. Na semana passada, um dos argumentistas da saga, David Glover, já tinha sublinhado a importância de um bom guião, para atrair a atenção do cineasta. «Creio que, se conseguíssemos construir uma história que o deixe feliz, ele poderia regressar», explicou. A Warner Bros. teria já uma lista de possíveis substitutos para Christopher Nolan, mas Bale, que interpretou Batman em «O Cavaleiro das Trevas», não adiantou se faria parte de uma nova aventura com outro realizador. «Não quero pensar nisso, nem sei se teremos um terceiro», declarou.

Realizador iraniano quer fazer filme sobre Ronaldo

Mohamad Hussein Latifi quer fazer um filme sobre Ronaldo, de acordo com a agência Fars, que adianta que o realizador iraniano viajou até São Paulo, no Brasil, para apresentar a proposta ao jogador. O guião preliminar intitula-se «Ronaldo, O Número Nove». O cineasta fez-se acompanhar pelo produtor iraniano Mansur Sohrabpour, depois de, em Abril, o vice-presidente de marketing do Corinthians, actual equipa do atacante brasileiro, ter anunciado a possibilidade de fazer uma produção sobre a actual estrela do clube.

O regresso do jogador aos relvados seria o argumento da sequela de «Fiel – O Filme», que mostrou a volta do Corinthians à primeira divisão do campeonato brasileiro após a queda da equipa para a Série B, em 2007. Ronaldo retomou a sua carreira no início deste ano, depois um ano de recuperação de uma lesão no joelho esquerdo. Em 2004, surgiu o boato de que Fernando Meirelles, de «Cidade de Deus» e «Ensaio Sobre a Cegueira», estaria a planear realizar a cinebiografia do atleta, relatando a sua história, desde a sua origem humilde até ao sucesso no futebol europeu, passando pela selecção canarinha.

DD / BandarraFm
Nova digressão dos U2 arranca hoje
É hoje à noite no Camp Nou, de Barcelona, que os U2 dão início à nova digressão intitulada U2 360º Tour. O pretexto é a apresentação do último álbum «No Line On The Horizon», editado em Março. O estádio, com lotação para 90 mil pessoas, esgotou em menos de uma hora, tendo o grupo adicionado uma segunda data para o mesmo local, na quinta-feira, encontrando-se ainda alguns bilhetes disponíveis. Dos 44 concertos previstos para este ano, Portugal está fora do mapa. Contudo, é previsível que os U2 regressem a Lisboa no próximo ano.

Uma das grandes novidades para esta digressão será a estrutura do palco, com quatro patas que se elevam a 50 metros de altura. Segundo o director da digressão, Jake Berry, a inspiração para tão invulgar estrutura surgiu há quatros anos no Hawai. A concepção da digressão é da responsabilidade de Willie Williams e do arquitecto Mark Fisher, que já colaborou com os Pink Floyd ou Rolling Stones. O concerto dura cerca de 2 horas, durante as quais a banda interpretará entre 20 e 22 canções, das quais meia dúzia pertence ao último álbum.

Pixies alinham nova digressão europeia
Os Pixies estão a marcar datas para uma digressão europeia no mês de Outubro em que irá ser revisto «Doolittle».

O disco foi editado há vinte anos e os Pixies já prometeram tocar todas as canções presentes no alinhamento assim como os lados B de singles.

Para já, estão confirmados espectáculos em cidades como Dublin, Glasgow, Londres, Amesterdão, Paris e Bruxelas.
Blur gravam concertos de Hyde Park para futura edição
Os concertos de reunião dos Blur, nos próximos dias 2 e 3 de Julho, no Hyde Park, em Londres, serão gravados em áudio para edição posterior.

A edição será limitada, estando para já apenas prevista uma distribuição online (em mp3 ou via duplo CD, igualmente a encomendar via Internet).

Os concertos fazem parte de uma reunião que devolve os Blur aos palcos durante este Verão.

Tributo e álbum ao vivo na agenda póstuma de Michael Jackson
Os irmãos de Michael Jackson já preparam uma digressão de tributo em que Janet fará as vezes do Rei da Pop, diz o Hollywood Reporter.

Já o Daily News refere que o último ensaio antes da sua morte foi gravado e poderá ver agora a luz do dia em CD e DVD.

Por outro lado, sabe-se também que Michael Jackson deixou muito material na gaveta sem um fim determinado.
DD/ BandarraFm

Rotações 30 Junho 2009

Hirvonen vence e Latvala bate no fecho

Não podia começar da pior forma a primeira edição do rali da polónia a contar para o campeonato do mundo de ralis em termos de acessibilidades.Os parques era para esquecer, o da imprensa não existia, os VIP eram inúmeros e enchiam tudo, para sair da super especial foram necessárias mais de duas horas para percorrer escassos metros, pois as estradas ficaram bloqueadas de tanto carro e gente, com a policia incapaz de suster o transito.Hotéis não existiam que dessem para albergar os milhares que ai ocorreram, e só o hotel imponente fazia as honras da casa onde nem restaurantes existem para suporte de tanta gente. Para um rali que pretendia entrar no WRC deixa tudo a desejar apesar de ser o primeiro ano e a muita boa vontade.Os acessos aos troços estavam em bom estado e o publico andou sempre em todo o percurso sem necessidade de recorrer a zonas privadas, cada um esteve onde mais gostava de estar.

Na primeira etapa do rali da Polónia revelou-se um pesadelo para a Citroen e um dia dourado para as cores da Ford, com Malcon Wilson a ficar numa posição de poder ver Hirvonen chegar à liderança do mundial de ralis. O início da prova foi muito animado, com Hirvonen a conseguir passar Loeb na liderança por apenas 0,3s. Loeb no 4º troço deu um toque que o atirou para fora de prova. Regressou na 2ª etapa mas com 19 minutos de atraso. Com Loeb de fora os dois Ford entretiveram-se numa luta que não se percebeu bem se era a sério ou a brincar, mas que deve ter sido mesmo séria, já que Daniel Sordo lamentou não conseguir chegar-se aos Ford.
Petter Solberg era 4º já longe dos homens da frente, o norueguês teve na Polónia a prova que o motor do Xsara WRC é tão pouco competitivo quanto esperava. Henning Solberg teve uma interessante luta com Sebastien Ogier, da qual saiu vencedor, mas benificiou ainda do abandono de Andreas Mikkelsen para chegar ao 5º lugar. Mikkelesen impressionou na sua presença com o Skoda Fabia WRC, chegou a rodar na frente de Petter Solberg até que o Skoda começou a perder óleo do diferencial traseiro e um problema de motor levou ao abandono no derradeiro troço.
Wilson e Rautembach fecham os lugares dos pontos.
Na segunda etapa, a Ford dependia apenas de si para garantir o precioso doblete na Polónia, que leva Hirvonen a ascender à liderança do campeonato de pilotos. Os pupilos de Marlcon Wilson sabem que não podem cometer erros, mas também não podem baixar os braços dada a pressão exercida por Daniel Sordo, especialmente sobre Jari-Matti Latvala. Sebastien Loeb voltou à prova no 19º lugar, conseguindo uma subida natural ao 13º lugar, averbando 5 triunfos em 7 troços e reconhecendo que está a recuperar a confiança. Hirvonen e Latvala tentaram fugir o máximo possível de Sordo, mas este chegou até a vencer um troço. A vantagem dos Ford sobre Sordo era curta e não permitia erros na derradeira etapa. Sebastien Ogier é o 4º depois de uma subida na classificação. Um pião permitiu que Petter e Henning Solberg se "colassem" às na traseira.

Matthew Wilson era o 7º e com Krzyzstof Holowczic na sua perseguição depois de Conrad Rautembach ter perdido tempo com a visita a um campo de erva.A Ford manteve na Polónia a veia vencedora que iniciou na Sardenha, graças ao abandono de Sebastien Loeb no primeiro dia de prova. Mas Malcolm Wilson não teve razões para estar contente devido à saida de estrada de Jari-Matti Latvala. Latvala conseguiu rodar um rali inteiro a pressionar Mikko Hirvonen para não ceder segundos a Daniel Sordo, no derradeiro troço, acaba por quebrar uma suspensão num ressalto e acabar ai o rali, já com Malcolm Wilson de garrafa champanhe na mão à espera dos dois Ford.
Daniel Sordo subiu ao 2º lugar da prova e arrecadou mais pontos para o campeonato, depois de três dias em que não conseguiu chegar aos homens da Ford. Ogier no início da etapa com problemas de motor, mas a ultrapassagem a Henning Solberg consegue um lugar no pódio. Petter Solberg teve de se resignar à inferioridade técnica do seu Xsara WRC nesta prova, ficando no 5º lugar. Matthew Wilson remediou uma prova menos boa com o 5º lugar final, na frente do local Krzyzstof Holowczic. Sebastien Loeb logrou conseguir somar 2 pontos com o 7º lugar final. Conrad Rautembach atrasou-se propositadamente para Loeb subir a 8º, mas o abandono de Latvala deixou o francês no 7º lugar, enquanto o piloto do Junior Team fechou os lugares dos pontos. No Mundial de Junior, Kevin Abring levou o Renault Clio R3 ao triunfo, sendo este também o primeiro triunfo do holandês que ficou na frente de Martin Prokop e Youan Bonato.

Classificação final:
1º Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen - Ford Focus WRC08
2º Daniel Sordo / Marc Marti - Citroen C4 WRC
3º Henning Solberg / Catto Menkerud - Ford Focus WRC08
4º Petter Solberg / Phil Mills - Citroen Xsara WRC
5º Matthew Wilson / Martin Scott - Ford Focus WRC08
6º Krzyzstof Holowczic / Lukzs Kurzeja - Ford Focus WRC08
7º Sebastien Loeb / Daniel Elena - Citroen c4 WRC
8º Conrad Rautembach / Daniel Barritt - Citroen C4 WRC
9º Evgeny Novikov / Dale Moscatt - Citroen C4 WRC
10º Michal Bebenek / Grzegorz Bebenek - Mitsubishi lancer Evo IX
Classificações dos Campeonatos:
Pilotos:
1º Mikko Hirvonen - 58
2º Sebastien Loeb - 57
3º Daniel Sordo - 39
4º Henning Solberg - 27
5º Jari-Matti Latvala - 25
= Petter Solberg - 25
Construtores:
1º Citroen - 106
2º Ford - 89
3º Stobart - 60
JWRC:
1º Michal Kosciuszko - 36
2º Martin Prokop - 36
3º Aaron Bukart - 30
PWRC:
1º Nasser Al-Attaiyah - 39
2º Armindo Araújo - 35
3º Patrik Sandell - 28

Para o ano Polónia está de fora vamos ver se alguma vez mais regressa. Mas para mim muito teria de mudar muito em termos logísticos, até o parque de concorrentes deixava muito a desejar ao tentar meter uma catedral numa capela.Para já uma coisa é certa o Rali de Portugal integra a proposta de calendário para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) 2010, apesar da política de rotatividade da Federação Internacional do Automóvel (FIA), que deixaria a prova portuguesa fora do próximo Mundial.A impossibilidade da Indonésia e da Rússia, e a decisão de Monte Carlo em manter o campeonato IRC, levou a organização a “repetir” algumas provas – para além do Rali de Portugal, mantêm-se no calendário o Rali da Finlândia, o Rali da Grã-Bretanha e o Rali de Espanha, estendendo a competição de 12 para 13 provas.
O calendário agora proposto será avaliado na próxima reunião do Conselho Mundial do Desporto Automóvel, no próximo mês, em Paris. Com a ausência de Monte Carlo, o Mundial começará na Suécia, seguindo-se uma longa viagem até ao México. Portugal consta como a terceira prova da temporada. O Rali da Bulgária também integra a lista, mas a sua posição será reavaliada mais tarde. O Rali da Argentina, que também faz parte do calendário deste ano, aparece como prova de reserva.

WRC calendario 2010
Swedish Rally
Rally Mexico
Rally of Portugal
Rally Jordan
Rally Turkey
Rally New Zealand
Rally Bulgaria
Rally Finland
Rally Deutschland
Rally Japan
Tour de Corse
Rally Catalunya
Rally GB
Reserve: Rally Argentina

Salvador Cabral desde Mikolajki-Polónia / BandarraFm

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson morre aos 50 anos

O cantor norte-americano Michael Jackson morreu esta quinta-feira, após ter dado entrada nas urgências de um hospital de Los Angeles, na Califórnia, já em coma. O famoso cantor pop teve uma paragem cardíaca em casa.

O cantor norte-americano recebeu reanimação cardio-respiratória antes de ser transportado para o hospital, onde acabou por falecer. De acordo com a agência de notícias AP, Jackson já não estava a respirar quando os paramédicos o assistiram na sua casa em Los Angeles. Chegou em coma ao hospital. Morreu pouco depois. Deixa três filhos, Prince Michael I, Paris and Prince Michael II. Imagens emitidas pelas estações de televisão mostram já dezenas de pessoas reunidas à volta do hospital UCLA, em Los Angeles, a prestar homenagem a um dos maiores nomes da música pop mundial.

Depois de ter praticamente desaparecido, por causa do julgamento em que era acusado de ter abusado sexualmente de uma adolescente - processo esse onde acabou absolvido -, Jackson tinha anunciado em Março o seu regresso aos palcos, num concerto em Londres, no Verão. No final de Maio os organizadores desse evento anunciaram que os concertos de Julho tinham sido adiados alguns dias, assegurando, na altura, que isso não se devia a qualquer problema de saúde relacionado com o cantor.

Michael Joseph Jackson
Começou a cantar e a dançar quando tinha 5 anos. Iniciou a carreira profissional aos 11 anos como vocalista dos Jackson 5. Mais tarde aventurou-se numa muito bem sucedida carreira a solo. Conhecido como o "Rei do Pop", Jackson colocou cinco dos seus álbuns no top dos mais vendidos mundialmente: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1995), Dangerous (1991) e History: Past, Present and Future - Book I (1995). Michael Jackson é o primeiro cantor afro-americano a receber exibições constantes do seu trabalho no conhecido canal de música MTV.
Apesar deste reconhecimento, Jackson foi perdendo popularidade devido a algumas excentricidades na sua vida e à mudança de cor de pele ao longo de vários anos. Em 1993 foi acusado de abuso de crianças, um processo que acabou arquivado por falta de provas. Jackson não chegou a ir a tribunal mas a sua imagem pública ficou muito abalada. Já em 2005 foi novamente envolvido num caso de abuso infantil. Foi absolvido em julgamento.

RTP

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Rotações 24 Junho 2009

Motocross, Fernão Joanes:
Daniel Pinto venceu Elite


Na pista das Lajes, em Fernão Joanes – perto da Guarda – disputaram-se ontem nove corridas, pontuáveis para várias competições diferentes: Campeonatos Regional Norte e Nacional de Iniciados, Troféu Vintage e “Regional” de Infantis.

Daniel Pinto subiu ao comando do “Regional” Norte de Motocross / PentaControl, na categoria Elite e classe MX2, após ter ganho as respectivas corridas em Fernão Joanes. Idêntico desempenho foi alcançado por Bruno Dores, mas na classe MX1, num Domingo repleto de animação na pista beirã, do distrito da Guarda André Ruano foi 4º na Elite e Venícios fechou o top ten.Daniel Pinto confirmou o favoritismo que lhe era atribuído, ao assegurar a vitória na derradeira prova da elite, disputada em Fernão Joanes nas imediações da Guarda. Na categoria de Iniciados a vitória foi de Fábio Maricato, no troféu Vintage o vencedor foi Paulo Marque e nos Infantis A, a vitoria foi de Frederico Rocha e nos Infantis B o vencedor foi David Fernandes.

Na Elite Daniel Pinto nunca esteve em duvida e dominou de fio a pavio todas as operações deixando o segundo classificado a mais de 35 segundos de diferença. A luta na categoria centrou-se para o lugar mais baixo do pódio onde o piloto da Guarda natural de Famalicão André Ruano e Bruno Dores que se alteravam na classificação volta a volta, tendo no final levado o mais baixo do pódio Bruno Dores.Também em evidencia esteve Vinícios Ferreira que acabou por ficar no 10 lugar da geral depois de uma corrida onde a preparação física foi indo abaixo no final da corrida.

No troféu Vintage após as duas mangas Paulo Marques, a raposa do deserto a não deixar o crédito por mãos alheias e a vencer pela segunda vez este ano.Quanto a prova “é fácil para quem aguentava 7 e 8 horas diárias no deserto nas provas do Dakar fazer agora apenas 15 minutos” referiu Marques.O segundo lugar do pódio coube a Armindo Nascimento que na primeira corrida teve a oposição de Cristóvão Teixeira, que acabou por levar de vencida, o mesmo não aconteceu na segunda manga pois João Moreira foi mais lesto, não conseguindo no entanto melhor que o 3º lugar da geral.

Os concorrentes Iniciados enfrentaram na pista das Lajes a quinta jornada do respectivo Campeonato.Pedro Carvalho viu-se desclassificado depois de uma manobra que o responsável da Federação entendeu valer a desclassificação do piloto na corrida, beneficiando com isso Fábio Maricato que tinha vencido a primeira corrida.Sandro Peixe e Jorge Maricato alternaram-se na classificação nas mangas mas Sandro acabou no segundo lugar do pódio relegando Jorge Maricato para terceiro por ter sido mais rápido nos treinos.

Na categoria de Infantis B cinco pilotos a demonstrarem a arte do bem andar com David a mostrar sempre que era seu o primeiro lugar na pista das Lages onde rodou á media de 39,86 km por hora com saltos de grande nível para a sua tenra idade.Carlos Moreira também não sentiu oposição para o segundo lugar, já para o mais baixo do pódio foi André Silva a levar a melhor numa luta com Fábio Freire.

Nos Infantis A que correram sempre com os infantis B Frederico Rocha foi o grande denominador.O segundo lugar do pódio coube a Nuno Santos piloto da Figueira da Foz que com apenas seis anos de idade demonstrou que a idade não o intimida e ficou com o segundo.O lugar do pódio apesar do 3º lugar na manga final que viu Abel Carreiro ser segundo.Uma corrida que se pautou pelo desportivismo com uma organização irrepreensível por partes da Organização.Para o ano há mais e com grandes novidades pois a elite vai estar em força na pista das Lages em Fernão Joanes.

Classificação Final Elite
1º Daniel Pinto Kawasaki
2º Luís Cardoso Kawasaki
3º Bruno Dores Suzuki
4º André Ruano Kawasaki
5º Luís Fernandes Honda
6º Diogo Pereira Suzuki
7º Henrique Nogueira Honda
8º André Almeida Suzuki
9º Nelson Cunha Honda
10º Vinícios Ferreira Kawasaki
Classificaram-se 30 pilotos

Classificação Troféu Vintage
1º Paulo Marques Honda
2º Armindo Nascimento Honda
3º João Moreira JPM
4º Hernâni Giesta Suzuki
5º Cristóvão Teixeira Suzuki
Classificaram-se 21 pilotos

Classificação Iniciados

1º Fábio Maricato KTM
2º Sandro Peixe Kawasaki
3º Jorge Maricato KTM
4º Ruben Luís Suzuki
5º Álvaro Gonçalves Honda
Classificaram-se 17 pilotos

Classificação Infantis B
1º David Fernandes KTM
2º Carlos Moreira KTM
3º André Silva KTM
4º Fábio Freira KTM
5º João Barcelos KTM

Classificação Infantis A

1º Frederico Rocha Husqvarna
2º Nuno Santos KTM
3º Abel Carreiro KTM

Salvador Cabral / BandarraFm

terça-feira, 23 de junho de 2009

Risco de incêndio 'extremo', nos distritos do Interior

A maior parte do território de Portugal Continental apresenta desde ontem um risco de incêndio 'muito elevado', havendo 14 concelhos com risco 'extremo', de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM). Os concelhos com risco 'extremo', situam-se nos distritos de Braga, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.

Além destes distritos, os de Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Beja e Setúbal apresentam um risco 'muito elevado', A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) tem accionado até às 20h00 de hoje o alerta Amarelo - o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis - devido ao risco de incêndio, atendendo às condições climatéricas.No domingo, a ANPC registou 146 incêndios, mais do dobro dos verificados sábado.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o 'reduzido', e o 'máximo', O cálculo do índice de risco de incêndio é feito com base nos valores observados às 13h00, tanto da temperatura como da humidade. Castelo Branco tem hoje risco 'extremo', de incêndio .

Diario XXI

Rotações 23 JUnho 2009

A caminho para Mikolajki onde vamos acompanhar a 66ª Edição do Rally da Polónia no Rotações,

O nosso país rebece pela primeira vez Le Mans Séries

O Autódromo Internacional do Algarve vai receber no fim-de-semana de 30 de Julho a 2 de Agosto, e pela primeira vez em Portugal, o Campeonato Le Mans Series – 1000 Kms do Algarve.Portimão recebe assim os carros que no passado fim-de-semana disputaram as míticas 24 Horas de Le Mans, prova tão acarinhada pelos aficionados portugueses de desportos automóveis.O evento irá marcar certamente o Verão algarvio, já que será a primeira vez que se realiza em Portugal uma corrida nocturna. Os 1000 kms do Algarve terão início às 19h numa prova que se irá prolongar por seis horas ou seja até à uma da manhã. O plantel será repleto de estrelas, com cerca de 50 carros na grelha de partida num total de quatro dias de muita adrenalina.A honrar as cores nacionais vamos ter Pedro Lamy, Tiago Monteiro, João Barbosa, Miguel Ramos, Miguel Pais do Amaral ou Francisco Cruz Martins em máquinas tão variadas que vão desde Peugeot a Ferrari passando por Aston Martin ou Porsche.

Mas, o fim-de-semana vai ser repleto de outras emocionantes corridas. No total serão 12 provas correspondentes a sete Campeonatos: Le Mans Series, Fórmula Le Mans, Classic Endurance Racing, Super Copa Seat Leon, Radical European Masters, Superstars e Fórmula Reanult 3.5. Um conjunto de provas que fará do evento um dos mais emocionantes e atractivos do ano.Os bilhetes vão estar à venda nos locais habituais já na próxima semana e variam entre os 10€ e os 65€. As crianças com menos de 12 anos não pagam. Para Paulo Pinheiro, CEO do Autódromo Internacional do Algarve: “É uma honra receber pela primeira vez no nosso país as Le Mans Series, sobretudo numa inédita prova nocturna. Queremos atrair para o evento o número elevado de turistas que se encontram no Algarve para as habituais férias de Verão. Vamos ter em pista 240 carros que perfazem 75 milhões de Euros num total de sete Campeonatos. Acho que temos todas as condições para fazer um dos melhores eventos do ano”, começou por dizer.“Será ainda um orgulho acrescido poder contar com a participação de Pedro Lamy e Tiago Monteiro neste evento que queremos que marque o início do melhor Verão dos últimos tempos. Vai ser, sem sombra de dúvida um fim-de-semana de festa”, concluiu.
Patrick Peter, Chairman da Le Mans Series reforçou as condições ímpares do Autódromo do Algarve: “No dia em que visitei o Circuito, em Julho do ano passado, ficou de imediato decidido que faríamos uma das nossas corridas em Portimão. O projecto é simplesmente fantástico e vai ser um desafio efectuar a prova nocturna”.Pedro Lamy que no passado fim-de-semana disputou a mítica prova das 24 Horas de Le Mans salientou que estas corridas: “São simplesmente espectaculares e disputá-las no Algarve e à noite vai ser um momento único. Entro em todas as provas para vencer, e pese embora não tenha ainda definido com que carro marcarei presença, o certo é que será com a vitória em mente que vou entrar em pista”, disse.Tiago Monteiro confirmou também a sua participação nos 1000 kms do Algarve depois da sua participação o fim-de-semana passado nas 24 Horas: “Vou efectuar esta corrida com o Team Oreca, a mesma equipa com que estive nas 24 Horas. É um orgulho poder estar presente. Correr em Portugal tem sempre um significado especial, e nesta pista magnífica, vai ser um momento único. Tenho a certeza que vai ser uma enorme festa. Espero que o público adira em massa e que venha apoiar os pilotos portugueses”, concluiu.

Bragança: Salvador soma e segue


Pedro Salvador venceu esta a rampa de Bragança disputada debaixo de temperaturas abrasadoras no nordeste transmontano. Os mais de 12 segundos de vantagem para António Nogueira deixam bem patente o andamento do piloto do Juno SSE que é cada vez mais primeiro no campeonato. António Nogueira logrou colocar o Porche 911 GT2 na 2ª posição ao bater o Juno de Paulo Ramalho que foi 3º. A este resultado António Nogueira somou também o habitual triunfo na Categoria 1. Os lugares a seguir ao pódio foram ocupados por António Barros no BRC CM05 e Luís Nóvoa no BRC CM02. Na categoria 3 o triunfo foi para Rui Mendonça num Ford Escort e na categria 4 Martine Pereira no Lola T70 foi o vencedor.

Classificação final:
1º 2 - Pedro Salvador - Juno SSE
2º 1 - António Nogueira - Porsche 911 GT2
3º 2 - Paulo Ramalho - Juno SSE
4º 2 - António Barros - BRC CM05
5º 2 - Luís Nóvoa - BRC CM02
6º 2 - Joaquim Rino - BRC CM05
7º 2 - João Fonseca - BRC CM02
8º 1 - António da Cunha - BMW M3
9º 2 - Ricardo Lima - Radical SR3
10º 1 - Nuno Guimarães - Mazda MX5

Rali Amarante:
Rui Morais venceu com margem mínima


A quarta prova do Regional de Ralis Douro revelou-se bastante disputada até final. Com apenas 0,6s de vantagem sobre os 2ºs classificados, Rui Morais / Rui Teixeira em VW Golf VR6 levaram a melhor sobre Paulo Barata / António Santos em Ford Escort RS Cosworth. Vencendo 4 da 6 PE que compunham o Rali de Amarante, Rui Morais / Rui Teixeira partiram para a última classificativa da prova a apenas 1,9s da liderança, atingindo a vitória em cima da linha de meta: “foi um bom Rali, difícil até ao fim! Entramos com muita calma e muita atenção, mas acreditámos que esta vitória seria possível. Atacámos no final e conseguimos vencer na última PE.” conclui o piloto. Para a dupla do carro Inglês, que foi líder da 2ª até à 5ª PE, ficou a verdadeira sensação que não há vencedores sem vencidos: “Sem dúvida que foi um rali bastante disputado, tal como se pode ver pelos resultados. Penso que os troços eram um pouco desfavoráveis para o nosso carro, mas correu tudo sem qualquer problema.”
Tal como na geral, também na divisão I a vitória foi decidida na espectacular Super Especial Restaurante Quinta do Outeiro. Fazendo uma prova de trás para a frente, Jorge Leite / Estefânio Pinto em Nissan Sunny conseguiram o último lugar do pódio e a vitória entre os carros de duas rodas motrizes, com apenas 2,9s de vantagem sobre os 2ºs classificados, Nuno Pinheiro / Ricardo Pinto em Opel Kadett. Para a dupla do Nissan “entramos bastante cautelosos, adormecendo um pouco nos primeiros troços, mas o balanço é naturalmente positivo. Era uma posição que não contávamos, pois os restantes adversários amarantinos são bastante fortes, mas acabamos por conseguir boas exibições nas segundas passagens que nos levaram à vitória final. Sem dúvida que beneficiamos de alguns azares da concorrência, mas os ralis só acabam no fim!” Filipe Leite / Daniel Ribeiro foram também uns dos principais animadores, sendo relegados na última PE para a 5ª posição da geral e 3ª entre os duas rodas, depois de terem dominado a categoria da 2ª à 5ª PE.
Na prova extra Vitor Pascoal e Martim Azevedo dominaram de início a fim, impondo naturalmente o Peugeot 207 S2000 à concorrência. Manuel Pinto e Tiago Bica, ambos em Citroën Saxo, completaram o pódio. Pascoal divertiu-se bastante, “é sempre um orgulho correr na minha cidade e dar espectáculo para o público que tanto nos incentiva ao longo da temporada. Esta prova serviu também fazer um agradecimento muito especial ao meu “navegador de serviço”. O Martim Azevedo há muito que apoia o desenvolvimento dos meus projectos, pelo que este é apenas um pequeno gesto de agradecimento a toda a ajuda que me dá." Como nota final, Paulo Silva, Presidente do Clube Automóvel de Amarante fez um balanço positivo: “estamos bastante satisfeitos com o desenrolar da prova. Tivemos um rali bastante disputado com luta ao segundo até à ultima PE da prova nas duas categorias em disputa. O público aderiu em força e penso que o Clube Automóvel de Amarante está preparado para subir de “divisão”!
Classificação final:
1º Rui Morais / Rui Teixeira - VW Golf VR6
2º Paulo Barata / António Santos - Ford Escort Cosworth
3º Jorge Leite / Estefânio Pinto - Nissan Sunny GTI
4º Nuno Pinheiro / Ricardo Pinto - Opel Kadett GSI
5º Filipe Leite / Daniel Ribeiro - Renault Clio Williams
6º António Oliveira / António Campos - Peugeot 205 GTI
7º José Lourenço / Américo Ribeiro - Subaru Impreza GC8
8º Luís Bastos / Paulo Marques - BMW M3 - a 2m58,4s
9º José Esteves / António Moreira - Toyota Celica
10º Paulo Mendes / luís Cardoso - Citroen AX Sport

Salvador Cabral / BandarraFm

Receitas Fiscais em queda

O Estado recebeu, entre Janeiro e Maio de 2008, menos 3.143 milhões de euros em impostos, o que representa uma quebra de 20,7 por cento em relação a igual período do ano anterior. Os dados constam no Boletim de Execução Orçamental de Maio divulgado pela Direcção-Geral do Orçamento.

O Ministério das Finanças justifica esta queda com a aceleração nos reembolsos e a queda do IVA de 20 para 21 por cento, uma medida que custou aos cofres do Estado 224 milhões de euros nos primeiros cinco meses do ano. "Se se descontaram os efeitos da medida política (que incluem um aumento dos reembolsos de IVA e de IRS, bem como os efeitos do aumento das transferências e da redução normal do IVA de 21 para 20 por cento) a receita fiscal registaria, para o mesmo período, um decréscimo de 9,8 por cento relativamente a igual período do ano anterior", lê-se no Boletim de Execução Orçamental de Maio. Segundo o documento, a receita fiscal - a soma dos impostos directos e dos impostos indirectos - caiu 20,7 por cento.

Os impostos directos, que englobam entre outros o IRS e o IRC, renderam aos cofres do Estado 5.202,5 milhões de euros, menos 21,9 por cento do que em igual período do ano anterior. Nos impostos indirectos - que abrangem o ISP, IVA, Imposto de consumo sobre o tabaco, Imposto de Selo, Imposto Único de Circulação, entre outros - a queda foi de 19,8 por cento. Em 2008, o Estado a arrecadou 8.495,9 milhões de euros contra 6.813,4 milhões de euros recebidos este ano. O Imposto Único de Circulação e o Imposto de consumo sobre o tabaco foram os únicos impostos indirectos que registaram um crescimento. Com as taxas homólogas acumuladas de 48 por cento e 26,9 por cento, respectivamente.

Nos primeiros cinco meses de 2009, a despesa do subsector Estado situou-se nos 18.290,7 milhões de euros, um aumento de 4,2 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2008 a despesa do subsector Estado foi de 17.546,4 milhões de euros. Nas despesas do subsector Estado, as "despesas com o pessoal" registaram um aumento de 0,4 por cento em 2009. Entre Janeiro e Maio de 2009 representaram um encargo de 4.113,4 milhões de euros, contra os 4.098,7 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano anterior.
No entanto, a despesa com a aquisição de bens e serviços correntes representa a parte mais expressiva das despesas do Estado, com um aumento de 7,6 por cento. Nos primeiros meses de 2008 apresentou um custo de 384 milhões de euros contra os 413 milhões deste ano. Também a despesa corrente primária registou um aumento de 6,5 por cento. De 14.634 milhões de euros em 2008, para 15.578,9 milhões de euros em 2009.

Os dados do Boletim de Execução Orçamental de Maio apontam para um défice provisório de 4.330,7 milhões de euros. No mesmo período de 2008, situava-se nos 555,4 milhões de euros.
"O agravamento do défice relativamente a igual período do ano anterior deveu-se em cerca de 80 por cento à redução da receita e em cerca de 20 por cento ao aumento da despesa", lê-se no documento. Segundo o Boletim de Execução Orçamental, "a receita registou uma taxa de variação homóloga de 17,8 por cento tendo as receitas ficais justificado essa contracção", por outro lado "a despesa cresceu 4,2 por cento relativamente ao período homólogo do ano anterior, sendo o respectivo grau de execução na ordem dos 37,3 por cento".
Cristina Sambado, RTP

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Trancoso - Festa da História

27 e 28 de Junho 2009
Festa da História - Bodas Reais

Pelo 8.º ano consecutivo realiza-se este evento, que decorrerá na zona nobre da antiga vila de Trancoso com espaços dedicados às tendas de artesanato, tabernas, tendas militares e de ofícios medievais, com animação de folguedos, danças, torneios de armas, bobos, saltimbancos e desfiles, rememoração do casamento real de D. Dinis e Isabel de Aragão.

Trancosos Eventos / BandarraFm

Comandante da TAP impede embarque a deficiente visual

O comandante da TAP que ontem pilotava o avião da companhia aérea portuguesa de Paris para Lisboa impediu o embarque do atleta paralímpico Carlos Lopes. O piloto do aparelho justificou a sua atitude com o facto do cão-guia estar sem açaime o que obrigou Carlos Lopes a pernoitar na capital francesa. A TAP já veio dizer que se tratou de excesso de zelo.

O piloto do aparelho que fazia a ligação entre Paris e Lisboa não deixou Carlos Lopes embarcar porque o cão-guia, que sempre acompanha o deficiente visual, estava sem açaime, mas a administração da TAP, por intermédio do seu porta-voz, já veio dizer que se tratou de excesso de zelo do comandante. Quem não se conforma perante esta situação é Carlos Lopes, que também é Presidente da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, que já disse que foram violadas as leis nacionais e da aviação civil e por isso promete tomar medidas. Nunca lhe tinha acontecido nas viagens que já não consegue contar. Mas desta vez, em Paris, no aeroporto de Orly, e com um comandante da TAP a tradição quebrou-se e Carlos Lopes foi impedido de embarcar.
"Tinha assuntos importantes para tratar em Lisboa e qual é o meu espanto quando me dizem que o comandante não deixava o meu cão embarcar sem colocar o açaimo. É uma situação estranha, posso mesmo considerar muito estranha, estar aqui numa aeroporto sem saber bem para onde ir porque um comandante da TAP resolveu que o regulamento da TAP se sobrepõe à legislação nacional que é bem clara ao dizer que os cães-guia são transportados na aeronave, na cabine, sem utilização de açaime", referiu Carlos Lopes à RTP.
O atleta mais medalhado de sempre foi assim obrigado a ficar em Paris, acompanhado da mulher, estando agora a ponderar efectuar um pedido de indemnização à TAP. A companhia aérea portuguesa já veio falar em excesso de zelo por parte do comandante segundo o porta-voz da empresa, António Monteiro. "Houve, com certeza, aqui um excesso de zelo que prejudicou o passageiro, um excesso de apreciação do que são as regras aplicáveis e que qualquer bom-senso teria resolvido e ter-se-ia evitado este problema", referiu o representante da TAP.

Rtp

Portugal reduziu número de mortos nas estradas entre 2001 e 2008

Portugal reduziu em 47 por cento o número de mortos nas estradas entre 2001 e 2008. Os dados são do relatório sobre Segurança Rodoviária que vai ser hoje apresentado em Bruxelas, o documento revela ainda que o país está a três pontos percentuais do objectivo traçado pela União Europeia de diminuir esses valores até 2010.

Nos últimos dez anos, Portugal, Luxemburgo e França foram os países que mais progrediram para atingir a meta proposta por Bruxelas. No entanto, o relatório prevê que Luxemburgo e França atinjam o objectivo já em 2009, e Portugal só em 2010. Portugal é indicado, no documento, como o país que tem a melhor redução da mortalidade infantil nas estradas, com 15 por cento. Cerca de 18.500 crianças, até aos 14 anos, morreram em acidentes rodoviários nos últimos 10 anos. Segundo o relatório, na Roménia e na Bulgária o número de mortos nas estradas foi maior em 2008 do que em 2001.

Nos primeiros quatro meses do ano, os cofres do Estado receberam menos 14 milhões de euros em multas, o que representa uma queda de 61,3 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números são avançados pelo jornal "I" que revela que "os dados reflectem todos os pagamentos feitos na hora, em acção de fiscalização, como os herdados de anos anteriores". De acordo com o diário, os números podem ser justificados por duas razões: "A greve de zelo da GNR - motivada pela extinção da Brigada de Trânsito- uma situação que incluiu mudanças orgânicas que não agradam aos militares" e pelo "facto do quadro de juristas da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária não estar completo o que faz atrasar os processos".

Rtp

Rotações 22 Junho 2009

AIA apresenta ‘Racing School’

O Autódromo Internacional do Algarve fez hoje a apresentação oficial da ‘Racing School’. A nova escola de pilotagem do novo Circuito de Portimão tem como instrutores pilotos de renome: Tiago Monteiro, Pedro Lamy, Pedro Couceiro, Manuel Gião, Filipe Albuquerque, José Monroy nos carros e Miguel Praia e Eugene Laverty nas motos. Os cursos ministrados são de condução desportiva e defensiva e dirige-se a todos aqueles que queiram aperfeiçoar os seus conceitos de pilotagem ou simplesmente desfrutar de uma experiência diferente.

Para Paulo Pinheiro, CEO do Autódromo do Algarve este é mais um produto de primeira linha que o Circuito disponibiliza: “Estes cursos destinam-se ao público em geral, às empresas e a todos aqueles que queiram desfrutar de uma experiência nova e ao mesmo melhorar o seu estilo de condução. À disposição dos instruendos estarão máquinas tão variadas como: Porsche Cayman S, Porsche Boxter S, Nissan GT-R, Porsche 911 GT3, Porsche 911 Carrera, Porsche 911 GT3 RS, Ferrari 360 Challenge e BMW M3 e nas Motos a Honda CBR 1000 RR”. Os amantes da condução em pista vão poder assim desfrutar de uma aprendizagem com qualidade e segurança na pista do novíssimo Autódromo Internacional do Algarve com quatro tipos de curso: Classic, Silver, Gold e Platinium com os preços a variarem entre os 299€ e os 899€.

LMS: Tiago Monteiro nos 1000Km do Algarve

Tiago Monteiro vai participar nos 1000KM do Algarve. Depois de uma experiência muito positiva nas 24 horas de Le Mans, o Team Oreca decidiu lançar novo desafio ao piloto. O reforço da confiança em Tiago é a prova da excelente prestação na prova francesa. Assim, a presença do português na próxima etapa da Le Mans Series será mais um atractivo para a ronda portuguesa, a única corrida nocturna do calendário. Tiago diz que este era um convite que não podia recusar: "A experiência em Le Mans foi muito positiva e fiquei muito satisfeito com o convite que o Hugues de Chaunac me endereçou para o Algarve. O Oreca 01 é um carro fascinante com sensações muito próximas das de um Fórmula 1. No Algarve vou conhecer melhor o carro e estou ansioso por ver como se comporta num traçado espectacular como é o de Portimão. O facto de ser uma corrida nocturna também acrescenta interesse à competição.
Mais uma vez, foi muito bom pilotar à noite em Le Mans e esta é uma oportunidade de repetir a experiência. Por sorte, os 1000KM do Algarve não coincidem com nenhuma etapa do WTCC, que continua a ser a minha prioridade, pelo que pude aceitar o convite sem pensar duas vezes. Não posso deixar de agradecer à SEAT ter permitido a minha participação em mais este desafio, que têm várias particularidades. Em primeiro lugar porque vou estar a correr perante o público português e num circuito que me entusiasma. Depois é também um momento em que poderei estar perto dos meus patrocinadores e amigos" admite Tiago. O regresso a Le Mans renovou a paixão pelos protótipos. A etapa portuguesa da Le Mans Series terá lugar entre os dias 31 de Julho e 2 de Agosto. Para o público português esta será uma das melhores oportunidades para ver Tiago a defender as cores da bandeira nacional a bordo de um carro de excepção e logo na estreia desta competição em Portugal. Um desafio a mais de 300km/h.

Sta Cruz: Camacho tudo levou

Sem dar hipóteses aos mais directos adversários e liderando de fio a pavio torna-se complicado vermos outro nome como vencedor das provas. Alexandre Camacho e Pedro Calado a bordo do Peugeot 207 S2000 começaram da melhor maneira na especial espectáculo e ao longo da prova não abrandaram, perdendo apenas terreno para Miguel Nunes e Victor Calado na 3ª prova especial, onde a diferença cifrou-se em escassas 4 décimas. Num rali sem problemas e pautado pelo grande calor, o campeão regional em título terminou com vantagem para o segundo classificado, Miguel Nunes.
A outra equipa que também tripula um Peugeot 207 S2000 travou na parte final da prova uma luta contra alguns problemas de embraiagem, problemas esses que os impediam de proceder da melhor maneira no arranque para as especiais, acabando por prejudicar o decorrer normal da especial a Miguel Nunes e Victor Calado. A fechar o pódio e como primeiro do agrupamento de produção, terminou um surpreendente Vítor Sá com o seu novo Evolution IX. Foi uma estreia auspiciosa do deca-campeão madeirense que acompanhado por José Camacho, não deu quaisquer hipóteses à concorrência e ainda conseguiu superiorizar-se a Filipe Freitas e Daniel Figueiroa durante a prova.

Vítor Sá terminou na frente de Miguel Nunes e com vantagem para o primeiro da S1600, Filipe Freitas. O piloto do Renault Clio S1600 ainda tentou debater-se com Sá mas a maior motricidade do tracção integral de Sá foi superior à tracção frontal de Freitas num piso que se encontrava a escaldar e algo sujo nas primeiras passagens. Na 5ª posição terminou João Magalhães, segundo da produção e que confessou ser impossível acompanhar o ritmo de Sá, ainda tentou alcançar o piloto do Clio S1600 de Filipe Freitas. No sexto posto da geral e 1º da Júnior, Samir Sousa com o Peugeot 206 S1600 veio redimir a sua ausência no Rali de São Vicente e graças a um azar de João Silva que numa especial fura e na outra dá uma traseirada, acabou por averbar 10 preciosos pontos naquela que é a sua luta com o jovem piloto do Renault Clio R3. Sétimo foi o regressado Rui Fernandes na frente de um Rui Pinto que esteve uns furos abaixo do que é costume, confidenciando mesmo que não ficou feliz com algumas alterações que efectuou no seu Mitsubishi Lancer Evolution IX.
A encerrar o Top10, José Camacho foi 9º com alguns problemas no Peugeot 206 S1600 e Wilson Aguiar foi 10º e 1º do Troféu Eng.º Rafael Costa. Wilson Aguiar jogou em casa e saiu com uma vitória sobre toda a concorrência, aproveitando a desistência de André Silva e os problemas sentidos por João Ferreira, o jovem piloto de Santa Cruz ganhou vantagem sobre os seus adversários e terminou à frente de Luís Serrado. A posição de vencedor só ficou decidida no decorrer do último round de especiais, uma vez que até lá o piloto da casa e o homem da Madeira Inerte estavam separados por poucos segundos, tendo na 2ª passagem pela especial da Freguesia do Caniço que Wilson Aguiar e Nuno Gomes se descolaram dos seus adversários. No que diz respeito às competições monomarca e troféus particulares, e como já foi acima referido, Samir Sousa levou a melhor no Campeonato Júnio e Wilson Aguiar no Troféu Eng.º Rafael Costa. Por entre as senhoras, Isabel Ramos voltou a liderar as operações e impôs-se a Joana Fernandes por mais de 4 minutos e 27 segundos e a Carolina Costa por mais de 6 minutos e 44 segundos. Na competição dedicada aos Citroën Saxo, João Sousa e Mauro Sousa venceram com alguma naturalidade Joana Fernandes e Sofia Pereira.
Depois da vitória no Rali de São Vicente, Rui Nunes e Nuno Rodrigues amealharam em Santa Cruz mais uma vitória no Campeonato Open de Ralis da Madeira. A dupla do Ford Escort voltou a não dar hipóteses à concorrência e especial a especial foi aumentando a vantagem para os seus perseguidores e restante caravana. Um misto de espectáculo e andamento rápido permitiram à dupla do Team C.S. Marítimo somar a 3ª vitória da temporada, aproximando-se assim dos líderes do campeonato e que terminaram na segunda posição. Apesar dos esforços, Miguel Andrade e Bruno Gouveia levaram o Renault 5 Turbo ao lugar intermédio do pódio, tendo várias dificuldades para acompanhar o ritmo da dupla vencedora. Ainda assim o segundo posto acaba por ser um mal menor para a dupla da viatura francesa, dado que a diferença pontual acaba por ser apenas de 2 pontos. No terceiro e último lugar desta competição, dado que foram algumas as desistências, terminou Narciso Andrade e Rubina Mendonça em Toyota Starlet, bem melhores que no Rali de São Vicente. Sem grandes exageros a dupla da viatura japonesa conquista um resultado que tão cedo não vai esquecer

Classificação:
1 Alexandre Camacho / Pedro Calado
2 Miguel Nunes / Victor Calado
3 Vitor Sá / José Camacho
4 Filipe Freitas / Daniel Figueiroa
5 João Magalhães / Jorge Pereira

Open
1Rui Nunes / Nuno Rodrigues
2 Miguel Andrade / Bruno Gouveia
3 Narciso Andrade / Rubina Mendonça

Salvador Cabral / BandarraFm

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Rotações 18 Junho 2009

Filipe Zanol sobe ao 8.º lugar Campeonato do Mundo de Enduro

Felipe Zanol subiu ao 8.º lugar na classe 1 do Campeonato do Mundo de Enduro, após a prova disputada na Finlândia, que completou a primeira metade da competição, na qual o piloto brasileiro continua a evoluir.Nesta quarta jornada do "Mundial" de Enduro não houve pilotos lusitanos entre os 99 participantes, mas apenas uma equipa nacional, o Team CRN/ Yamaha/ Motofundador, que inscreve Felipe Zanol. Como é habitual nestas paragens, as "especiais" foram traçadas em florestas, com as árvores muito perto do percurso. Na classe E1, Felipe Zanol foi 10.º classificado no Sábado, e 9.º no dia seguinte. "Cheguei a estar em sétimo, mas depois perdi algum tempo. Entrei muito bem nos dois dias, rápido e consistente, mas a concorrência no final baixou os tempos e eu mantive os meus", explicou Zanol. Com estes resultados, o piloto brasileiro subiu dois lugares no Campeonato, ocupando agora a 8.ª posição. O "Mundial" de Enduro continua já este fim-de-semana, na Eslováquia.
Campeonato do Mundo de Motocross Basaúla no “Top Ten”

Hugo Basaúla prosseguiu a sua campanha no “Mundial” de Motocross, classe MX3, terminando no 9.º lugar o G.P. da Bulgária. Com este resultado o piloto português subiu à 10.ª posição no Campeonato, quando estão disputadas seis das quinze jornadas.A prova búlgara realizou-se na pista de Troyan, situada a cerca de 160 Km da capital, Sofia. Em acção estiveram 23 pilotos, e Hugo Basaúla começou por obter o 9.º lugar na primeira manga, que concluiu a 45,0s do vencedor, o francês Julien Vanni, após vinte voltas à pista.Na segunda manga os mais rápidos totalizaram dezanove voltas e Alex Salvini levou a melhor, enquanto Basaúla chegava no 8.º posto, a 47,3s do italiano. Em consequência o lusitano subiu uma posição na tabela do Campeonato, fechando agora o "top ten". Por outro lado, na Bulgária estiveram também os concorrentes ao Campeonato na Europa, classe MX2. O francês Christophe Charlier reforçou a liderança nesta competição ao ganhar as duas mangas, enquanto Jeffrey Herlings e Klemen Gercar alternaram nos segundo e terceiro lugares.

Campeonato – "Mundial" MX3:
1.º Julien Vanni (Honda) 250 pontos;
2.º Alex Salvini (Husqvarna) 227;
3.º Pierre Renet (Suzuki) 207;
10.º Hugo Basaúla (Suzuki) 100; etc.
Em Alqueidão domínio Carlos Pereira e Tiago Gomes

Carlos Pereira na classe Q1, e Tiago Gomes na Q2, conquistaram o máximo de pontos na pista de Alqueidão, palco de boas corridas de Quad-Cross nesta tarde de Domingo. Assim, Pereira reforçou a liderança no Campeonato Q1, enquanto Gomes ascendeu ao comando na sua classe.

No Crossódromo internacional de Alqueidão estiveram 36 pilotos para completar a primeira metade do Campeonato Nacional de Quad-Cross, que teve aqui a sua terceira jornada. Os 14 concorrentes das classes Q1 (acima de 400cc) e Q2 (até 400cc), partilharam a pista em duas mangas muito interessantes de seguir, pese embora o domínio exercido por Carlos Pereira, destacado vencedor em ambas as corridas.Na primeira manga Q1/ Q2, durante meia-dúzia de voltas Jonathan Gil ainda acompanhou Carlos Pereira na fuga ao pelotão, mas depois o comandante do Campeonato isolou-se para ser o incontestado vencedor.

Na ponta final da corrida Gil ainda teve de aplicar-se para manter o 2.º posto, perante o "forcing" de Pedro Teixeira, acabando estes dois pilotos separados por apenas sete décimos de segundo.Na 4.ª posição absoluta ficou o melhor representante da Q2, Tiago Gomes, sem dificuldades para ganhar a classe diante de Jorge Bernardo. Contratempos tiveram outros dois pilotos de referência: Vítor Soares registou sérios problemas de transmissão e rodou com muitas cautelas nas duas mangas, com o objectivo de marcar pontos para o Campeonato – e ainda assim foi 3.º da classe nesta corrida – enquanto Leandro Ferreira desistiu na sexta volta, com a moto a falhar e o escape solto. Na lista de azarados, menção ainda para Adrien Félix (Q1) que terminou muito atrasado as duas mangas – na primeira devido a um pneu furado, e na outra com problemas eléctricos no seu Quad.

Carlos Pereira esteve imperturbável na segunda manga Q1/ Q2, liderando todo o tempo para conquistar mais um triunfo. Também Jonathan Gil não teve dificuldades em assegurar a 2.ª posição, enquanto desta vez Tiago Gomes completava o pódio absoluto, sendo novamente o melhor classificado da Q2. O actual campeão da Q1, Jorge Cardoso, manteve o 4.º posto até três voltas do fim, quando teve de abrandar drasticamente o ritmo devido a furo no pneu traseiro esquerdo, sendo então ultrapassado por Pedro Teixeira. A seguir classificaram-se dois homens da Q2, Jorge Bernardo e Leandro Ferreira.

Na classe Quad Basic, com 9 pilotos em acção, João Silva deu seguimento ao domínio que tem exercido neste Troféu. Na fase inicial da primeira manga uma saída de pista fê-lo perder momentaneamente o comando, para depressa recuperou para vencer destacado, enquanto na segunda corrida da classe andou sempre na dianteira.Um credenciado piloto de TT, Filipe Leal, decidiu fazer uma "perninha" no Quad-Cross e alinhou em Alqueidão, confirmando a sua proverbial rapidez, embora naturalmente tenha de aprimorar a técnica de transposição dos saltos. Na primeira manga Leal aguentou bem a pressão exercida por Pedro Loureiro e foi 2.º classificado. Já na segunda manga a situação inverteu-se, pois Loureiro rodou sempre no 2.º posto, cruzando a meta 3 segundos mais cedo que o adversário directo.

Nada menos de 13 pilotos (7 Iniciados e 6 Infantis) alinharam nas corridas para os escalões mais jovens. Sandro Pais averbou mais dois triunfos, mas teve trabalho no duelo com Kevin Cecília. Este espanhol pressionou Pais durante a primeira metade da manga inaugural, embora sem nunca conseguir passar o lusitano. Na segunda manga Kevin andou muito tempo na frente, só sendo ultrapassado por Sandro Pais a três voltas do fim. João Santos bisou no 3.º lugar, embora uma saída de pista na segunda manga tenha encurtado para apenas 1,2s a vantagem sobre o perseguidor imediato, Diogo Moura.Entre os Infantis, Victor Hugo ganhou as duas mangas, enquanto Frederico Nazaré também bisou no 2.º lugar. Já o 3.º posto teve proprietários diferentes, João Tomás na primeira manga e Martim Cerqueira na restante.Com três jornadas cumpridas e outras tantas em falta, o "Nacional" de Quad-Cross prossegue no dia 5 de Julho, em Ourém.

Campeonato da Europa de Motocross prepara “Geração MX”

Os jovens pilotos da “Geração MX” estão a preparar a próxima intervenção no Campeonato da Europa de Motocross, classe de 85cc. Para o efeito, recentemente efectuaram um estágio em Vendas Novas.O estágio na pista da "ZA Motos" teve lugar no primeiro fim-de-semana de Junho, com o objectivo de preparar a participação nas provas do "Europeu" de 85cc, a disputar na Holanda (em Valkenswaard) nos próximos dias 27 e 28, e na Alemanha (em Bielstein) uma semana mais tarde.No estágio compareceram os quatro pilotos da "GMX" – Fábio Maricato, Pedro Carvalho, Jorge Maricato e Ruben Luís – e a convite da F.M.P. mais alguns pilotos do mesmo escalão, no sentido de melhorarem as suas capacidades técnicas.

O actual líder do Campeonato Nacional de Iniciados (85cc), Fábio Maricato, foi o mais rápido durante o fim-de-semana, seguido de bem perto por Pedro Carvalho. Por sua vez, os dois jovens recrutas da "GMX", Jorge Maricato e Ruben Luís, também demonstraram excelente ritmo e atitude, deixando claro que pretendem conseguir o apuramento neste seu primeiro ano no escalão de 85cc.Para as próximas provas a enfrentar no "Europeu", Fábio Maricato e Pedro Carvalho têm como principal objectivo pontuar – ou seja, ficar entre os vinte primeiros numa classe recheada de bons valores, pois os "jovens lobos" revelados nos campeonato nacionais encontram no "Europeu" uma importante plataforma para começarem a dar nas vistas a nível internacional.

Salvador Cabral /Bandarrafm

Sardinhas Doçes de Trancosos

Pedido de Certificação das Sardinhas Doces de Trancoso como ETG (Especialidade Tradicional Garantida).

Como na altura foi dado conhecimento junto da comunicação social da região, apresentou a AENEBEIRA um processo para efeitos de registo e certificação das Sardinhas Doces de Trancoso na modalidade de ETG - Especialidade Tradicional Garantida. O processo foi remetido a 21 de Julho de 2006 ao Exmo. Senhor Director da Direcção Regional da Agricultura da Beira Interior (DRABI). Na ausência de qualquer resposta foi efectuado um pedido de informação dirigido à DRABI a 20 de Maio de 2008.
A 3 de Junho de 2008 a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, em resposta, informa-nos que o processo foi em tempo, devidamente encaminhado para o organismo competente para a atribuição do reconhecimento, na altura, o Instituto do Desenvolvimento Rural e Hidráulica (IDRHa ).Na posse de tal resposta, solicitou a AENEBEIRA em 26 de Maio de 2008 ao IDRHa, um pedido de informação sobre o processo de certificação de tal produto.Por ofício datado de 11 de Junho de 2008, a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, informa-nos que o mesmo processo foi remetido ao Gabinete do Planeamento e Politicas, entidade com competência na matéria.
A 13 de Junho de 2008, a AENEBEIRA efectuou um pedido de informação sobre o processo da Certificação dirigido ao Senhor Director do Gabinete de Planeamento e Politicas do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.Por Fax de 7 de Agosto de 2008, o Gabinete do Planeamento e Politicas, informa-nos que o “Pedido apresentado irá ser enquadrado nas prioridades actualmente em definição naquele gabinete” e das quais seriamos posteriormente informados.
Na ausência de qualquer dado sobre o processo, entendeu a AENEBEIRA a 25 de Maio de 2009, solicitar ao Gabinete do Planeamento e Politicas, nova informação sobre o pedido de registo das Sardinhas Doces de Trancoso como ETG, ao abrigo do REG. (CE) nº 509/2006 do Conselho.
A 9 de Junho de 2009, o Gabinete do Planeamento e Politicas do Ministério da Agricultura, emite resposta ao pedido efectuado pela AENEBEIRA, conforme cópia em anexo. No referido ofício, somos informados que, analisados os critérios para o nome de Sardinhas Doces de Trancoso, não foi considerado prioritário para o ano de 2009.
Pese embora, todo o empenho desta Associação Empresarial que, em nome dos produtores tem procurado defender este produto tradicional, insistindo na sua certificação, as autoridades competentes não a consideram relevante nem prioritária, postura que não podemos deixar de denunciar por, além do mais, ser contrária à legislação comunitária existente sobre esta matéria.
O Presidente de Direcção da AENEBEIRA
António Santiago Oliveira

Distritos de Setúbal e Beja com alerta devido a calor

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) colocou hoje os distritos de Setúbal e de Beja em alerta Amarelo devido às temperaturas elevadas, advertindo para eventuais efeitos na saúde.
O alerta Amarelo - o nível intermédio de uma escala de três - corresponde a uma situação em que a DGS pede «atenção» à população face a eventuais efeitos das temperaturas elevadas na saúde.

Por causa do calor, também o Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje com aviso Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis, os distritos de Braga, Bragança, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja.
Diário Digital / Lusa

Gripe A: Treze portugueses em navio espanhol de quarentena

Fontes sanitárias venezuelanas confirmaram hoje a existência de 13 portugueses entre os 749 passageiros que viajavam a bordo do navio cruzeiro espanhol Ocean Dream que se encontra de quarentena na Venezuela. Até ao momento estão confirmados três casos de Gripe A H1N1, entre os 14 tripulantes que apresentavam sintomas de infecção.

Uma delegação médica, presidida pela vice-ministra de Redes de Saúde Colectiva da Venezuela, Nancy Pérez Sierra, viajou até à Ilha de Margarita para averiguar o estado de saúde dos tripulantes e passageiros do cruzeiro, nomeadamente de 376 venezuelanos que aguardam para poder regressar a casa.

Diário Digital / Lusa

Exames Nacionais:

Mais de 28 mil alunos estão inscritos para realizar hoje os exames nacionais do ensino secundário, a maioria dos quais para testar conhecimentos à disciplina de Economia A, segundo dados do Ministério da Educação (ME).

A partir das 9:00, 6 198 estudantes realizam o exame de Desenho A do 12º ano, ao mesmo tempo que 6 671 se distribuem pelas provas do 11.º/12.º ano de Alemão (1 128 inscritos), Espanhol (2 081), Francês (1 628) e Inglês (1 834).
Durante a parte da tarde (14:00) realiza-se a prova de Economia A (10.º/11.º ou 11.º/12.º), uma das necessárias para a entrada nos cursos de Medicina, para a qual estão inscritos 15 253 alunos.
Diário Digital / Lusa

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Rotações 15 Junho 2009

Peres mantêm vitoria no Open

Pedro Peres e o Escort Cosworth são mesmo de outro campeonato, vão-se sucedendo os ralis do Open, mas o nome do vencedor vai-se mantendo.Na primeira prova do Open deste ano, Ricardo Costa surpreendeu Peres, vencendo, a partir daí, o piloto do Escort Cosworth não deixou de acumular vitórias.Para um piloto com a reconhecida qualidade que já tem Peres deve ser complicado andar num campeonato como o Open onde não tem adversários na luta pelas vitórias, o que poderá tirar competitividade ao piloto da Peres competição.Um rali marcado pelo número de desistências, apesar da sua curta extensão, Raul Aguiar, com uma aparição esporádica, efectua uma boa prova, mas com o Mitsubishi a apresentar sinais de um contacto logo no primeiro troço do dia, obtendo merecidamente o segundo do pódio.Ricardo Costa, ficou perto de Aguiar, mas teve que se contentar com o último lugar do pódio, que lhe garante continuar na luta pelo segundo lugar do open..

Classificação:
1 Pedro Peres Tiago Ferreira Ford Escort Cosworth
2 Raúl Aguiar Pedro Pereira Mitsubishi Lancer Evo IV
3 Ricardo Costa Nuno Almeida Mitsubishi Carisma
4 Sérgio Arteiro José Carlos Silva Peugeot 206 GTI
5 Pedro Gaspar Fabrice Gaspar BMW 325 IX
6 Pedro Ortigão Mário Castro Peugeot 206 GTI
7 Pedro Silva Vitor Martins Mitsubishi Carisma GT
8 Diogo Salvi José Carvalho Mitsubishi Lancer Evo IV
9 Francisco Grilo António Carrasco Fiat Punto
10 Fernando Teotónio Luis Morgadinho BMW 325I

Sérgio Arteiro alcança vitória Troféu ModelStand

O Desafio Modelstand muda o piso e muda o vencedor, Sérgio Arteiro, depois de um rali onde comandou a prova.Na terceira especial de classificação, do Desadio Modelstand, Sérgio Arteiro passaou para a frente e não mais largou o comando da prova, obtendo no final uma meritória vitória.Na primeira secção Sérgio Arteiro, acompanhado por José C. Silva considerou que o carro estava muito baixo e algo duro, mas na segunda secção tudo correu pelo melhor, acabando assim o domínio de Nuno Pina nesta competição.Pedro Ortigão/Mário Castro a acusaram alguma falta de ritmo na terra, foram em crescendo ao longo do rali, mas a desvantagem para Arteiro já era grande no final da primeira secção pelo que a opção foi mesmo suster o segundo lugar, um excelente resultado que baralha as contas no terceiro lugar do Desafio Modelstand.José Cruz /Luís Lauro já estiveram mais à vontade na terra. Cedo se viram atirados para o terceiro lugar em Arganil, um excelente resultado que os mantêm na luta pelo pódio do Desafio.O promotor do Desafio Modelstand, José Costa, referiu no final do Rali de Arganil que “foi mais um grande resultado para os concorrentes do Desafio Modelstand. Houve um novo vencedor e isso veio baralhar as contas do Desafio e aumentar a pressão desportiva entre os pilotos para as próximas provas. Também à geral, os pequenos Peugeot 206 GTi estiveram em grande nível”.Agora o Desafio Modelstand segue para a sua segunda prova em terra, o Rali de Murça, dias 11 e 12 de Setembro.

Classificação Final:
1º Sérgio Arteiro/José C. Silva
2º Pedro Ortigão/Mário Castro
3º José Cruz/Luís Lauro

Classificação Desafio Modelstand (5/8)
1º Nuno Pina/Guilherme Pereira 40
2º Daniel Ribeiro/Hugo Magalhães 32
3º Pedro Ortigão/Mário Castro 25
4º Sérgio Arteiro/José C. Silva 25
5º José Cruz/Luís Lauro 24
6º José Figueiredo/Rui Coelho 6
7º Francisco Trindade/Sérgio Rufino 7
8º Henrique Rodrigues/Miranda Cardoso 0

Calendário Desafio Modelstand (ainda por disputar)
Setembro 11.12 - Rali de Murça (Terra)
Outubro 03.04 - Rali de Loulé (Terra)
Outubro 30.31 - Rali Sentir Penafiel (Terra)

Paulo Barros venceu Troféu FastBravo

O mais novo do pelotão Fastbravo, Ivo Nogueira, venceu o maior número de especiais cronometradas, no entanto, viria a ser surpreendido na derradeira especial pelo piloto de Penafiel, que soma assim duas vitórias no troféu e lidera a classificação. Apenas duas décimas de segundo separaram o vencedor Paulo Barros, do segundo classificado Ivo Nogueira no rali de Arganil.Óscar Coelho ainda seguiu de perto os dois primeiros, no inicio do rali, mas os problemas de embraiagem não permitiram melhor que o terceiro lugar.Numa prova calma, Fábio Ribeiro teve ainda alguma dificuldade por causa do pó de outros concorrentes, mas garantiu a quarta posição na frente do estreante Sérgio Vaz, que teve aqui, um carro pouco colaborador por falta de rendimento do motor. António Costa, mesmo com muito azar, levou o carro até ao final, depois de um capotanço logo na primeira especial que danificou alguns órgãos do motor, comprometendo assim a sua prestação em toda a prova.Mais uma vez, a classificação prova a excelente competitividade do troféu, que ainda com cinco provas por disputar, está cada vez mais interessante de seguir. A classificação está sujeita a confirmação, depois efectuadas as verificações técnicas aos carros dos três primeiros classificados, nas instalações da Fastbravo na quarta feira.

Classificação na prova:
1º- Paulo Barros / Nuno Queirós
2º- Ivo Nogueira / Orlando Duarte
3º- Óscar Coelho / José Ferreira
4º- Fábio Ribeiro/ Saúl Campanário
5º- Sérgio Vaz / Rufino Silva
6º- António Costa / Fábio Vasques

Classificação do Troféu:
1º- Paulo Barros - 54 Pts
2º- Ivo Nogueira - 50 Pts
3º- Óscar Coelho - 45 Pts
4º- António costa - 25 Pts
5º- Fábio Ribeiro - 22 Pts
6º- Paulo Marques -14 Pts
7º- Isaac Portela -10 Pts
7º- Luís Campos -10 Pts
9º- Sérgio Vaz - 9 Pts
10º- Cristiano Queiroga -1 Pts

Salvador Cabral / BandarraFm

Torneio de Futsal Cidade de Trancoso

4 a 26 Julho - Pavilhão Multiusos

Inscrições até ao dia 28 de Junho
Mais Informações:966 282 856, 938 452 321 ou 963 260 968.

Prémios:
1º Classificado:1000Euros
Classificado: 500 Euros
3º Classificado: 150 Euros
( Taças para Todos os participantes )

Torneio de Futsal Cidade de Trancoso

Organização: Grupo Desportivo de Trancoso
Apoios: Câmara Municipal de Trancoso, Junta de Freguesia de São Pedro, Junta de Freguesia de Santa Maria, Trancoso Eventos. BandarraFm e Governo Civil Guarda.

Visita a Trancoso de Sua Excelência, O Senhor Presidente da República

Dia 16 de Junho em Trancoso A Câmara Municipal de Trancoso, convida toda a população, a associar-se à visita de Sua Excelência o Senhor Presidente da República a Trancoso, no dia 16 de Junho a partir das 17 horas, bem como participar na inauguração no programa da visita.

17H00 - Recepção no Convento dos Frades a Sua Excelência o Senhor Presidente da República Prof. Doutor Cavaco Silva
17H15 - Inauguração da recuperação do Convento de S. Francisco para Teatro Municipal e sessão solene.
18H00 - Inauguração da Unidade de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Trancoso

Municipio de Trancoso

I Festival de Migas e Peixes do Rio

Realiza-se nos próximos dias 18, 19, 20 e 21 de Junho, o I Festival de Migas e Peixes do Rio na Praia Fluvial da Foz do Sabor.

O Festival de Migas e Peixes do Rio tem como objectivo promover os pratos de peixes do rio e migas, que são já uma tradição no Douro Superior.Durante os Festival, os visitantes têm a oportunidade de provar os diversos pratos confeccionados com peixe do rio e migas pelos restaurantes “a Preguiça” e “o Pingo”. Nos tradicionais restaurantes da Foz do Sabor, “ Beira-Rio”, “Primavera” e “Lameirinho” também serão servidas especialidades de migas e peixes.
Os visitantes podem ainda participar em diversos concursos relacionados com peixes do rio. No dia 20, às 08h30m tem início o concurso de pesca, no dia 21 às 12h30m o concurso de pratos de peixe e durante o festival decorrerá o concurso de desenhos destinados aos alunos dos jardins de infância e 1º ciclo do ensino básico dos concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.
A animação musical no dia de abertura, quinta-feira ficará a cargo de Quim Barreiros, no dia 19 sobem ao palco a Banda Filarmónica de Carviçais e Coro da Escola Sabor Artes e no dia 20 actuará o Rancho Folclórico e Infantil de Vila Nova de Foz Côa, a Banda Filarmónica de Freixo de Espada à Cinta e Grupo de Cavaquinhos da Escola Sabor Artes.
A Praia Fluvial da Foz do Sabor será ainda animada com um cruzeiro no rio Douro, com embarque no Pocinho até à Foz do Sabor e passeios de barco, gaivotas e bicicleta a contratar no local.Parte integral deste festival faz também uma mostra de produtos regionais de excelência do Douro Superior que os visitantes podem visitar durante os quatros dias em que decorre o festival.Este festival é uma iniciativa da Douro Superior, Associação de Desenvolvimento em parceria com a Associação de Comerciantes e Industriais de Moncorvo (ACIM).

ACIM/BandarraFm

*Foto da autoria de Jorge Delfim publicada em Cantinhodojorge.blogspot.com

Programa Voluntariado Jovem para as Florestas 2009

Vai decorrer de 15 de Junho a 30 de Setembro de 2009, o Programa Voluntariado Jovem para as Florestas, criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 63/2005.

Este Programa destina-se a apoiar as acções a desenvolver no âmbito da prevenção, limpeza, sensibilização, vigilância da floresta e outras áreas afins.O sucesso deste programa que pretende incentivar a participação dos jovens no grande desafio que é a preservação da natureza e da floresta em particular só será possível de atingir se houver um grande esforço e empenhamento por parte das diversas entidades parceiras como, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações Florestais e outras entidades/ associações, em apresentarem candidaturas.

Este Programa é também um contributo do IPJ para que um elevado número de jovens, dos 18 aos 30 anos, possam ter umas férias diferentes, envolvidos num desafio que é de todos nós, preservar e valorizar a área florestal portuguesa.Direcção Regional do Centro do Instituto Português da Juventude, informa que as candidaturas deverão dar entrada neste serviço até 15 dias antes do projecto iniciar.Para mais informações todas as entidades interessadas, particularmente na Zona Centro, devem contactar as Lojas Ponto JA do IPJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

Instituto Português da Juventude - Direcção Regional do Centro

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Madonna gasta 34 mil euros em equipamento de DJ para Jesus

Madonna gastou cerca de 30 mil libras (mais de 34.440 euros) em equipamentos de DJ para o seu namorado, Jesus Luz, de acordo com o The Sun. A cantora teria até contratado o popular DJ Enferno, para dar aulas particulares ao modelo brasileiro. Segundo uma fonte, citada pela publicação britânica, a «rainha da pop» gostaria que o manequim se dedicasse ao hip hop old school, mas Jesus estará mais interessado no ritmo techno. No mês passado, o Sunday Mirror teria adiantado que a cantora estaria a gastar mil dólares (quase 706 euros) por semana com o namorado, para conseguir derrubar a barreira da língua que existe entre ambos. A «Material Girl» teria contratado um professor de inglês para o carioca.

O casal está a planear realizar uma «cerimónia de compromisso» num centro de Cabala em Nova Iorque, nos EUA. A celebração será também baseada no judaísmo, uma religião da qual a «rainha da pop» é uma grande seguidora, ainda segundo a publicação. O modelo brasileiro teria abandonado o catolicismo para abraçar a corrente espiritual da cantora, como sinal de lealdade, tendo já sido fotografado, várias vezes, a visitar centros de Cabala com a namorada e os filhos, Lourdes, de 12 anos, Rocco, de oito, e o adoptado David Banda, de três anos.

Diario Digital