sexta-feira, 30 de maio de 2008
Portal da associação Guarda Digital arranca hoje
Almeida - Idoso morre em incêndio
Diario XXI
Guarda: Hospital Sousa Martins vai ter unidade de AVC
Segundo o director clínico, Luís Ferreira, o novo serviço, que irá receber os casos agudos, evitando a transferência para outras unidades hospitalares, terá três camas na unidade de cuidados intensivos, recentemente remodelada e ampliada, e quatro camas no serviço de medicina.
A sua criação justifica-se porque o distrito da Guarda "tem uma população muito idosa e possui uma grande incidência de AVC", disse.
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Trancoso - Feriado Municipal
O Orgulho dos Heróis de Trancoso
Pão e Laranjas para os Invasores
Foi uma carnificina e os castelhanos saíram completamente desbaratados. Os de Trancoso tinham posto os castelhanos “a pão e laranjas”.
Concerto Chuchurumel ( CANCELADO )
Em Posta-Restante cruza-se a tradição musical portuguesa com linguagens musicais dos nossos tempos, estabelecendo-se, também, uma grande cumplicidade entre a música e o vídeo. A tradição musical portuguesa, ao passar pela peneira Chuchurumel, deixa-se influenciar por elementos contemporâneos que nos tocam tano quanto as nossas raízes musicais mais profundas. A concertina, a sanfona, a gaita-de-foles, os instrumentos de corda e as vozes misturam-se com o processamento digital do som, com programações e com música electrónica.
terça-feira, 27 de maio de 2008
Painéis informativos instalados em Trancoso
A Guarda
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Romenos detidos por suspeita de furto
Programa apoia jovens voluntários para as florestas
Diario XXI
Trancoso - Pintura
Politécnico estreia veículo para circuito urbano na Shell Eco-Marathon
Diario XXI
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Trancoso - Colóquio 'Profetismo de Bandarra a Vieira'
Segundo a mesma fonte, o padre António Vieira reconheceu as trovas de Gonçalo Annes Bandarra, profeta, poeta e sapateiro de Trancoso, o qual viria a escrever: “Bandarra foi verdadeiro profeta, pois profetizou e escreveu tantos anos antes, tantas cousas, tão exactas, tão miúdas e tão particulares, que vemos todos cumpridas com os nossos olhos”.
O programa da iniciativa, aberto à participação do público em geral, integra pelas 9h 30m uma sessão de abertura, com a participação do presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Júlio Sarmento, do Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício e do presidente da Assembleia Municipal de Trancoso.
Pelas 10 horas, começa uma mesa redonda, que será moderada por Carla Alexandra Gaspar dos Santos (Historiadora da Câmara Municipal de Trancoso), com intervenções do padre José Júlio Pinheiro (Delegado da Cultura da Diocese da Guarda) que falará da temática “A presença de Bandarra no pensamento de Vieira”, seguindo-se Fernando Santos Costa (presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Trancoso-Eventos) que falará de “O Mito do V Império” e José Luís Lima Garcia (docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda) falará de “Futurismo e Profecia Lusitanista no V Império de Vieira”.
Segue-se, pelas 11h 20m outra mesa redonda, moderada pelo padre Joaquim António Duarte (Arcipreste de Trancoso), com intervenções de Antonieta Garcia (professora aposentada da Universidade da Beira Interior) sobre “Textos de Bandarra e a sedução de Babel” e Armando Fernandes “Os comeres no tempo do Bandarra”.
Após o almoço, pelas 14 horas, será feita uma homenagem a Bandarra, junto ao Túmulo na Igreja de S. Pedro, com recitação de trovas por Antonieta Garcia, António Carvalho e Fernando Santos Costa.
Seguidamente terá lugar outra palestra, moderada por Fernando Santos Costa, com intervenções de Manuel Sandra (Director do Centro Ernesto Soares de Iconografia e Simbólica) que falará de “O Sebastianismo no feminino” e de António Carlos Carvalho (jornalista e escritor) abordará o tema “Profetas e Videntes – o que nos resta de profecia em tempo de ideias feitas e lugares – comuns”.
Após uma pausa, pelas 16h 30m terá início uma mesa redonda moderada por Cármen Ballesteros (Membro do Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades da Universidade de Évora) que terá intervenções de Augusto Moutinho Borges (Conservador do Museu de S. João de Deus da Ordem Hospitaleira) que falará de “Desejo, Vontade e Identidade: A Eloquência Profética em Frei Bernardo de Brito” e do padre doutor Pires Gameiro (Irmão da Ordem Hospitaleira S. João de Deus) sobre “Profecia e Visão Antropológica Alternativa em S. João de Deus. Para uma Visão Identitária de Portugal.”
Pelas 17h 10m terá lugar um debate e apresentação de conclusões, seguindo-se a sessão de encerramento com a participação do presidente da Câmara Municipal de Trancoso e do Bispo da Guarda.
A Guarda
domingo, 11 de maio de 2008
Ferido Grave - Queda de avioneta em Mêda...
RTP
Em busca de soluções para fecho de fábricas
Susana Margarido / Lusa / Diario XXI
Portal Bombeiros.pt pronto em Outubro
Liliana Machadinha / Diario XXI
sábado, 10 de maio de 2008
Fotografia
“À espera”: aquela em que o caçador parado, emboscado ou não, e com ou sem negaça ou chamariz, aguarda os animais a capturar;
Informações:271881245 938723037
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Novo inspector-geral da IGAL é de Rio de Mel
A tomada de posse, a conferir pelo secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, está marcada para sexta-feira.
Orlando Santos Nascimento sucede assim a Raul Melo dos Santos, cuja comissão de serviço chegou ao fim segunda-feira, segundo informação prestada à Lusa pelo gabinete do secretário de Estado.
O novo inspector-geral nasceu em 1956 na Freguesia de Rio de Mel, concelho de Trancoso (Guarda), e licenciou-se em Direito na Universidade Clássica de Lisboa, em 1981.
Actualmente, exercia funções de juiz desembargador na 7ª Secção Cível do Tribunal da Relação de Lisboa.Em 1983, ingressou no Centro de Estudos Judiciários e foi nomeado juiz de Direito em 1985, tendo desempenhado funções, sucessivamente, no Tribunal de Instrução Criminal de Santarém, no Tribunal Judicial de Coruche, nos juízos criminais de Lisboa (actuais varas criminais), nos juízos cíveis de Lisboa (actuais varas cíveis), no Tribunal de Trabalho de Lisboa, no Tribunal Militar Territorial de Lisboa, no Tribunal Militar da Marinha e no Tribunal da Relação do Porto.
Orlando Nascimento presidiu à Comissão Nacional de Objecção de Consciência entre 1996 e 2008, por designação do Conselho Superior da Magistratura.
Foi vogal da Comissão do Domínio Público Marítimo e da Comissão de Direito Marítimo Internacional entre Setembro de 1996 e Setembro de 2004.
A IGAL é o serviço central da administração directa do Estado que tem por missão assegurar o exercício da tutela administrativa e financeira a que se encontram sujeitas as autarquias. A mudança na direcção da IGAL segue-se à publicação, no final de Setembro do ano passado, da nova lei orgânica daquele serviço.
Candidaturas ao QREN
A Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras) vai receber 60 milhões de euros do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) destinados a projectos que integram o seu Plano Estratégico
Em comunicado, recebido à hora de fecho desta edição, a Câmara da Covilhã refere que a atribuição das verbas foi confirmada aos autarcas por António Paiva, administrador do QREN para a Região Centro, numa reunião da Junta da Comunidade, realizada na segunda-feira, na Covilhã.
“Deste modo, consagra-se a estratégia seguida de aposta na criação de uma entidade que agrega pela primeira vez na Região, duas NUT’S completas – Cova da Beira e Beira Interior Norte – que constituem uma base com grande potencial para o desenvolvimento integrado dos doze municípios”, refere o comunicado.No encontro estiveram os presidentes dos municípios da Covilhã, Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso.A Junta volta a reunir no Sabugal no próximo dia 12 de Maio.
Diario XXI
quarta-feira, 7 de maio de 2008
5 a 9 de Maio - Exposição de Fotografias - Centro Cultural de Trancoso
E.S. Gonçalo Anes Bandarra /BandarraFm
" Os Lusiadas " - Re-manuscritos em Trancoso
A acção denominada "Os Lusíadas manuscritos pelo Povo Português" foi iniciada no dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, e deverá estar concluída no final de 2008, segundo Santos Costa, presidente da Trancoso Eventos.
O responsável explicou que no âmbito desta iniciativa serão copiadas 1.102 estrofes por igual número de pessoas, numa acção que considera "de grande alcance cultural e social".
A obra épica será "escrita" a duas colunas, com a utilização de esferográfica de cor preta, em folhas de papel normal reforçado, que no final darão corpo ao único volume do livro.
Numa primeira fase, o projecto está acessível a qualquer pessoa na Biblioteca Municipal de Trancoso, onde os interessados em colaborar "escolhem as estrofes e reproduzem a obra pelo seu punho", disse o responsável.
"Começámos no Canto IV, que já está quase concluído", referiu Santos Costa, adiantando que o trabalho "foi iniciado em Trancoso, mas tem a participação de pessoas que visitam a cidade e de jovens que pedem para o fazer".
"Há uma fase experimental, iniciada em Trancoso, e agora partimos para a fase mais a sério, daí termos reservado os primeiros Cantos para as personalidades" que irão ser convidadas a participar.
As personalidades serão contactadas e "vamos junto delas, de acordo com a sua agenda, e levaremos essa obra para que a possam reescrever pelo seu punho", explicou.
Adiantou que serão convidadas a participar figuras de todos os quadrantes administrativos, políticos, económicos, culturais e desportivos, com destaque para o Presidente da República, primeiro-ministro e Presidente da Assembleia da República.
Os promotores também vão lançar o repto a membros do Governo, dirigentes desportivos, responsáveis autárquicos, desportistas, actores, jornalistas, poetas, escritores, historiadores, estudantes e funcionários públicos, entre outros.
Por outro lado, Santos Costa salientou que também é dada a oportunidade de participação a artistas, amadores ou profissionais, que queiram ilustrar as estrofes da obra.
O livro terá um formato de 50 cm por 35 cm e "a primeira página será adaptada do original", segundo o presidente da empresa municipal Trancoso Eventos.
Santos Costa contou que a ideia, que foi sua, surgiu "já algum tempo" e teve por base a necessidade de "pôr as pessoas a escrever 'Os Lusíadas' por ser uma obra emblemática" de Portugal.
Os colaboradores figurão numa listagem final do volume "re-manuscrito".
Adiantou que a missão não é inédita, porque "já depois de ter esta ideia" leu que, "no século XIX também foi levada a cabo uma cópia destas".
Lusa / BandarraFm
domingo, 4 de maio de 2008
Jovem de 17 anos morre afogado no Mondego
Amadeu Araujo / Diario de Noticias
sábado, 3 de maio de 2008
Guarda:Administração Interna
Sem abordar objectivamente a questão relatada pelo jornal, o ministro disse que o Governo "em conjunção de esforços com a Direcção Nacional da PSP e com o Comando Geral da GNR, está a fazer um esforço nunca antes visto, para apetrechar devidamente as forças de segurança".
Recordou que foi aprovada uma lei de programação das forças de segurança, válida por cinco anos, "que implica uma duplicação do investimento nas forças de segurança".
O investimento disponibilizado servirá para construir novas instalações, modernizar ou restaurar as instalações existentes, comprar novas viaturas para a PSP e GNR, novas armas, meios de comunicação e informáticos, segundo o ministro.
Lusa / BandarraFm
Incêndios: Hélicóptero vai para a Mêda
O distrito da Guarda, com uma área florestal de 110.469 mil hectares, onde existem o Parque Natural da Serra da Estrela (92.200 hectares), o Parque Natural do Douro Internacional (64.900 hectares) e a Reserva Natural da Serra da Malcata (18.700 hectares), conta na fase Charlie (entre Julho e Setembro) com 603 efectivos e 135 viaturas.
Segundo António Fonseca, no mesmo período, operarão três helicópteros que estarão estacionados nas helipistas de Guarda, Seia e Mêda.
Um dos helicópteros ficará, pela primeira vez, sedeado no concelho da Mêda, pois em anos anteriores operava a partir da helipista de Aguiar da Beira.
O CODIS da Guarda justifica a mudança por razões "técnico-operacionais", relacionadas com a necessidade de fazer a cobertura da zona Nordeste do distrito.
Na fase Bravo, que tem início a 15 de Maio, são 385 os elementos das diversas forças que vão estar disponíveis para o combate aos fogos, com 85 viaturas e um meio aéreo em Seia.
Lusa / BandarraFm
quinta-feira, 1 de maio de 2008
Federação dos Produtores abre delegação na Guarda
Susana Margarido / Diario XXI
Unidade de saúde móvel em Celorico da Beira
Diario XXI
Assembleia Municipal de Trancoso
Nesta reunião deste órgão deliberativo foi, pela primeira vez, implementado um novo sistema de controlo de presenças e que implica a marcação de falta, aos membros que se ausentem por um período superior a trinta minutos. Segundo o Presidente da Assembleia, este sistema pretende uma maior responsabilização dos eleitos.
Sobre este assunto, as grandes dúvidas foram acerca de qual será a regra a seguir pelo município no futuro.
Em resposta, o Presidente da Câmara referiu que o mercado semanal precisa de uma reflexão profunda, pois actualmente é essencialmente procurado por pensionistas, reformados e agricultores, com limitado poder de compra. Júlio Sarmento disse haver a necessidade de aproveitar o maior poder de compra de outro tipo de consumidores, não tendo dúvidas de que isso só poderá acontecer se o mercado passar para o sábado, tal como acontecia antigamente.
Quanto à alteração da data sempre que coincidir com feriados, a opinião do edil é de que só devem ser antecipados os mercados que calhem no dia 1 de Janeiro, 1 de Maio, 29 de Maio, 15 de Agosto ou 25 de Dezembro. Todos os outros se deverão manter no dia.
-Já no segundo ponto, dedicado à informação do Presidente da Câmara acerca da actividade municipal, são elencadas as obras concluídas ou execução desde a última assembleia.
-No terceiro ponto, procedeu-se à análise, discussão e votação dos documentos de prestação de contas referentes ao ano de 2007, tendo estes sido aprovados com maioria, com 36 votos a favor, 4 abstenções e 8 votos contra.
-No quarto ponto, foi analisada, discutida e votada a 1ª revisão ao orçamento da receita e despesa e às grandes opções do plano. Esta revisão, que segundo o presidente da Câmara se deve, essencialmente, à necessidade de inclusão da verba dedicada à componente municipal necessária para a construção do novo quartel dos Bombeiros de Vila Franca das Naves, foi aprovada por unanimidade.
-No quinto ponto, foi apreciado o inventário dos bens do município e respectiva avaliação, o qual, após aprovação por unanimidade por parte do órgão executivo, mereceu apreciação positiva por parte da Assembleia Municipal.
No último ponto, destinado ao público, não houve intervenções.
Portal de Trancoso / BandarraFm
Trancoso: Obras no Concelho...
Dentro de dias começam as obras de remodelação do edifício que receberá a Unidade de Cuidados Continuados. Esta unidade, da Santa Casa da Misericórdia de Trancoso, vai ter trinta camas e representa um investimento de cerca de um milhão de euros.
No interior do Castelo de Trancoso, o IPPAR vai iniciar as obras de reconversão do monumento.
Ainda durante o próximo mês de Maio, terá início a construção do Centro Cultural de Vila Franca das Naves, a reabilitação do Convento dos Frades e a Central de Transportes de Trancoso, uma obra há muito desejada.
Logo no mês seguinte deverá começar a construção do Centro de Interpretação da Cultura Judaica – Isaac Cardoso. Julho deverá ser o mês da colocação do relvado sintético no campo de futebol do Estádio Municipal Fernando Henriques Lopes.Lá mais para Outubro terão início as obras de reabilitação do campo da feira de Trancoso e do novo bloco para o 1º ciclo da Escola Básica Integrada da cidade.Para o ano de 2009, prevê o Município, que em Março, comece a construção do Museu da Cidade e em Maio tenha início a obra mais emblemática, que é a construção do novo mercado municipal e do centro comercial. Em 2010 as obras continuam, estando previstas para Março, a construção do Centro de Interpretação da Batalha de Trancoso e do Museu do Design do tempo.
2010 será também o ano em que terão início as obras de remodelação do edifício da Câmara Municipal.
Portal de Trancoso